O que gostavas de perguntar à Microsoft sobre o Windows 8?

Necroman_AI

Power Member
Contribui com perguntas interessantes que gostavas de ver respondidas sobre o Windows 8 e quem sabe elas não serão respondidas muito em breve...

Coloca todo o tipo de perguntas (mesmo aquelas mais difíceis de responder :D) que te ocorram e não te esqueças que o Windows 8 não é só o sistema operativo, são os fabricantes, os serviços Microsoft, as aplicações, etc

Contamos com a vossa preciosa participação!


Participa também em:

Perguntas à Microsoft sobre o Windows 8
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=709591

Perguntas à Microsoft sobre o Windows Phone
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=709589

Perguntas à Microsoft sobre o Windows Azure
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=709592

Perguntas à Microsoft sobre a Xbox

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=709594
 
Última edição:
Será possível editar a imagem que aparece em cada "tile" do Start Screen?

Por exemplo, num jogo como o Colin McRae Dirt (bem anterior ao Win8), em vez de ter estes auto-executáveis assim:

8165.png


....ter uma imagem do jogo, um logotipo ou outra coisa qualquer?

E quem diz o Dirt diz qualquer outro programa.
 
Porquê a falta de animações e de sensação de fluidez em todo o sistema operativo?

Porque a utilização da interface metro quando a mesma não esta minimamente adaptada ao rato e teclado?

Porque as restrições na personalização do SO?
 
E porque não haver uma espécie de update ou algo do género que fosse simples e eficaz para os gamers ? sem metro UI ou uma coisa mais simplificada " não é querer dizer que não o seja" mas os gamers a meu ver não beneficiam "necessitam" muito de tais aplicações, penso que percebem o que eu quero dizer com isto ;)
 
Havendo a interligação de diversas contas/plataformas, relativamente à XBox Live, os jogos do Windows (Solitário, Copas, etc.) poderão ter Achievements tal como todos os jogos na plataforma XBox 360?
 
Rexobias se testares a consumer preview penso que terás a resposta à tua questão que é sim... pois os jogos já tem achievements...

A minha questão passa pelo seguinte, como é costume nos produtos da microsoft existem sempre várias versões dos mesmos... porque não fazer uma versão com e sem metro do windows 8?

[]
 
Na versão final do Windows 8 haverá uma opção para utilizar desde o arranque do sistema a interface e start menu clássicos, ou estamos restringidos à interface metro?
 
Rexobias se testares a consumer preview penso que terás a resposta à tua questão que é sim... pois os jogos já tem achievements...

A minha questão passa pelo seguinte, como é costume nos produtos da microsoft existem sempre várias versões dos mesmos... porque não fazer uma versão com e sem metro do windows 8?

[]

Testei o Solitário na versão 64 bits (através de uma máquina virtual) e embora ter feito Login com a minha conta XBox Live (no canto superior direito até apareceu o meu Avatar da XBox) não encontrei em qualquer lado qualquer referencia a Achievements.

P.S: A pergunta do ravager é para mim a mais importante de todas, lol.
 
Eu tinha lido que iriamos ter a hipotese de nao usar o Metro, mas da maneira como saiu a ultima versão do win 8, começo a perder a esperança... As tantas o 8 para mim vai ser um SO a saltar, como fiz com o Vista...
 
Boas! Já recolhemos as vossas perguntas e fizemos à Microsoft! Brevemente colocaremos os comentários oficiais pelas equipas Portuguesas, estejam atentos!!

Entretanto posso responder a algumas perguntas:

Será possível editar a imagem que aparece em cada "tile" do Start Screen?

Por exemplo, num jogo como o Colin McRae Dirt (bem anterior ao Win8), em vez de ter estes auto-executáveis assim:

....ter uma imagem do jogo, um logotipo ou outra coisa qualquer?

E quem diz o Dirt diz qualquer outro programa.

É possível personalizar os icones dos programas tal e qual já acontece com qualquer Windows actual. Essa personalização é reflectida no Start Screen e onde se fixe o icone (taskbar por ex.). Os icones "normais" ñ passam disso, mas o Start Screen tem ainda suporte para tiles e live tiles, mas será necessário esperar que os programas do futuro suportem essas funções. Por ex. o jogo Dirt pode vir a suportar uma Live Tile que mostre a última pista jogada, tempo feito, etc, é tudo uma questão de imaginação do developer e não se trata de uma limitação do SO.

Porquê a falta de animações e de sensação de fluidez em todo o sistema operativo?

Porque a utilização da interface metro quando a mesma não esta minimamente adaptada ao rato e teclado?

Porque as restrições na personalização do SO?

O Windows 8 é bastante fluido e animado, a não ser que tenhas as animações desligadas ou o teu sistema seja já bastante antigo que não as suporte.

Porquê a interface Metro? Para ser usada em dispositivos touch e repara que um dispositivo touch pode ser mta coisa e não apenas um ecrã, como habitualmente se pensa. O touchpad é um dispositivo touch e hoje em dia até os ratos e teclados podem ser touch. Por curiosidade, diz-se que a interface actual do "desktop" não funciona bem com touch, agora é a Metro que não funciona bem com rato - por isso existem as duas!! Pessoalmente, acho que o que é para touch funciona na mesma com teclado e rato, o inverso pode não acontecer tão bem.

Restrições na personalização do SO ou restrições na personalização da interface Metro? Como dá a entender que não gostas do Metro, para quê personalizá-lo? :D
De qualquer forma, isto é apenas o inicio do Windows 8 - é uma BETA e ainda faltam sair mtos dos "goodies" disponibilizados por terceiros que mta gente usa para alterar o SO a seu belo prazer...

Havendo a interligação de diversas contas/plataformas, relativamente à XBox Live, os jogos do Windows (Solitário, Copas, etc.) poderão ter Achievements tal como todos os jogos na plataforma XBox 360?
Sim, os Games for Windows estão integrados no serviço Xbox Live e terão achviements e muitas outras surpresas!
 
Última edição:
É possível personalizar os icones dos programas tal e qual já acontece com qualquer Windows actual. Essa personalização é reflectida no Start Screen e onde se fixe o icone (taskbar por ex.). Os icones "normais" ñ passam disso, mas o Start Screen tem ainda suporte para tiles e live tiles, mas será necessário esperar que os programas do futuro suportem essas funções. Por ex. o jogo Dirt pode vir a suportar uma Live Tile que mostre a última pista jogada, tempo feito, etc, é tudo uma questão de imaginação do developer e não se trata de uma limitação do SO.

Muito obrigado. É questão de aguardar!

Será possível saber como anda o desenvolvimento de aplicações para a loja? esperava muito mais. No caso português, seria muito bom ter Live Tiles de jornais e revistas nacionais, de canais de TV e rádios, enfim... há tanto para fazer e é pena eu não saber fazer nada disso!
 
Muito obrigado. É questão de aguardar!

Será possível saber como anda o desenvolvimento de aplicações para a loja? esperava muito mais. No caso português, seria muito bom ter Live Tiles de jornais e revistas nacionais, de canais de TV e rádios, enfim... há tanto para fazer e é pena eu não saber fazer nada disso!

Pois as apps têm sempre a ver com os developers, claro! Temos que esperar que eles lancem mais apps nacionais e com o apoio que a MS tem dado aos mercados no geral isso vai acontecer seja da parte das grandes empresas, como da parte de indie developers.

Se tiveres um Live ID internacional (USA por ex.) vais notar que já existem mais apps nesses países que por cá - vai acabar por acontecer o que acontece na Xbox, em que certos conteúdos não aparecem em PT porque simplesmente as empresas que fazem esses conteúdos não os lançam por cá. Infelizmente isso é de vivermos em Portugal :(
 
Quando é que a Microsoft lança um Windows gratuito?

Li várias vezes a questão e não consigo interpretar onde está a relação com o Windows 8.

Isso é uma questão genérica que tanto podia ser com o Windows 95 como com o Windows "Minority Report", ou seja, tem mais a ver com o modelo de negócio da Microsoft (que não é a Santa Casa da Misericórdia) que com o próximo SO.

Há alternativas opensource de excelente qualidade e que permitem fazer aquilo que a maioria quer. Eu próprio uso uma e para o que quero estou muito satisfeito.

Desculpem o off-topic.
 
Ainda vamos a tempo?

se sim, gostava de saber se na versão ARM ainda têm a antiga API do windows para interfaces gráficos (GDI)
para a parte do windows clássico. Sei que não está acessível aos progrmadores, apenas gostava de saber se é a mesma API ou
algo novo como o WinForms para o .NET.
 
Back
Topo