1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que leva um utilizador a ser banido?

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por abc, 26 de Maio de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 2640)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. abc

    abc [email protected] Member

    Só quero dizer o seguinte, tenho visto alguns users a serem banidos e demarcando-me de qualquer posição acerca do banimento em si, confesso que por vezes fico surpreendido e um pouco intrigado com os motivos.

    Uma vez que um banimento é à priori uma sentença permanente penso que seria pertinente criar um post informativo sem opção de reply com uma descrição breve das regras violadas (ou seja, simples menção das regras violadas não sendo necessária ou desejável a descrição extensiva de todo o problema).

    Sei perfeitamente que um sistema deste género poderia dar origem a lavagem de roupa suja mas honestamente o banimento assim sem justificação aparente para nós meros mortais por vezes lembra-me as pessoas no V for Vendetta a desaparecerem misteriosamente sem se saber muito bem porquê.

    Por estes motivos penso que talvez fosse benéfico e salutar.
     
    Última edição: 26 de Maio de 2006
  2. timber

    timber Zwame Advisor

    Um user só é banido se incorrer numa violação bastante grave ou várias vezes recorrente das regras do Fórum.
    Por exemplo o último user que tive que banir ocorreu porque o mesmo considerou que os restantes users do Fórum eram uma "cambada de anormais" (citando o referido). Naturalmente este tipo de considerações amigáveis não fica lá para dar espectáculo.
    Às vezes o mesmo também se verifica porque se chega à conclusão que dado user é uma versão renascida dum user anteriormente banido. Ora como não são os nicknames que são banidos quando se estabelecer sem dúvida que o mesmo que é um "renascido" é imediatamente banido.
    Depois há alguns casos de pessoas que se registam apenas para fazer spam obcessivo, às vezes a situações ilegais.
    Acho que isto cobre basicamente todos os casos comuns.
     
  3. The_Z

    The_Z Since the Beginning

    Evangelion-01,

    Eu entendo o que dizes mas podes estar descansado que todas as decisões tomadas no q diz respeito a ban's são ponderadas por as regras internas q temos e muitas vezes para não dizer quase sempre, são discutidos entre o painel de moderadores do forum.

    Nada é feito de animo leve, acredita.
     
  4. Sway

    Sway To fold or to FOLD?

    por acaso concordo, de vez enquando vejo pessoal até bastante activo no forum ser banido e eu nunca o vi quebrar uam regras sequer (e acreditem, eu passo muito tempo neste forum.) e gostava de saber porque é que acontece.

    normalmente assumo que eram clones mas de qualquer forma era bom saber.

    ha coisa de 1/2 meses, em conversa com o Chip, revelei-lhe um clone que por acaso topei e o menino ainda anda por aí.

    penso que banir recorrentemente os clones não é grande politica porque basta-lhes fazer reset ao modem (para nao serem detectados de palmatoria) e asseguir registar-se de novo.

    ao banir clones quando estes já há 5 ou 6 registos que nao fazem nada de errado só serve para criar mais registos. assim deixavam-nos andar (aos clones) assim que pussessem o pé fora da linha, pimba!


    se calhar é disparate, mas é a minha opinião.
     
  5. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    Banem-se uilizadores, não os seus nicks.

    Já tentámos essa via, ou seja, deixavamos andar o "clone" para ver se assim esse user mudava de atitude em relação ao que lhe valeu o ban.
    Não funcionou, salvo raras (mesmo raras) excepções.
     
  6. StormhawK

    StormhawK Power Member

    O que leva um utilizador a ser banido?
    Ofensas à comunidade.

    Se virem bem, as regras que temos e o bom senso a que apelamos têm como grande objectivo prevenir situações que possam prejudicar a comunidade ou o fórum (prejudicar o fórum prejudica a comunidade automaticamente) de alguma forma.

    De qualquer forma, em caso de dúvida não há nada como mandar uma PM a um mod ou admin.
     
    Última edição: 26 de Maio de 2006
  7. nothing

    nothing Power Member

    Acho que ficava porreira uma thread (onde só os moderadores pudesse escrever) onde se dissesse quem foi banido, porquê, e por quanto tempo. Acabava-se com as dúvidas de vez.
     
  8. brock

    brock Folding Member

    Gostei da ideia nothing ficava tudo exclarecido acerca de um determinado ban.
     
  9. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Boas,

    Como já foi dito pelo timber, utilizador é banido quando não cumpre as regras do fórum e para tal esteja previso um ban. Quem são banidos são os utilizadores e não os nicks por isso frequentemente são banidos novos utilizadores quando nos conseguimos aperceber que são uma reincarnação de um user banido.

    Não iremos ter uma thread a dizer quem e porquê foi banido uma vez que os bans apenas dizem respeito a quem é banido e ao staff da Techzone. A thread das regras é publica e é por ela que nos regimos para aplicar bans ou outro tipo de sanções. Uma thread pública só servirá para lavagem de roupa suja; com os maus exemplos que já tivemos no passado não iremos enveredar por esse caminho novamente. A razão do ban ou de outra sanção é regra geral comunicada ao utilizador prevaricador.

    Uma coisa vos posso assegurar, os users não são banidos porque um dia alguém do staff acorda e diz "Hoije vou banir alguém".

    Sway, recordo-me disso, mas não me recordo do tratamento que dei ao caso, se o perdi nas muitas pm's que tenho e nunca mais fiz nada, ou se não consegui ter a certeza que era o mesmo membro, mas ainda bem que me recordas, vou procurar a tua PM, se puderes envia-a de novo e eu vou ver o que foi feito.
     
    Última edição: 26 de Maio de 2006
  10. Pocas

    Pocas 1st Folding then Sex

    Eu pessoalmente tenho plena confiança em todo o staff da Techzone, e acho que eles se banem é porque tem razões para isso. Até porque banir membros nunca dá uma boa imagem ao forúm, mas infelizmente é necessário e tem de ser feito doa a quem doer. Não vejo qualquer necessidade de ser reportado a todos os users os motivos da ocorrência de bans. Os moderadores já são crescidos e sabem bem o que fazem.

    Pocas
     
  11. Sway

    Sway To fold or to FOLD?


    Sway, com Y.

    PM sent.
     
  12. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Somos dois. Confio muito no pessoal que impõe aqui o respeito :)
    Cumps!
     
  13. HecKel

    HecKel The WORM

    Boas!

    Para quem é apologista de colocar publicamente os motivos de um ban..., então aqui vai a opinião de um ex-banido.

    Os motivos do meu ban foram simples, dia mau para mim, deparei-me com a thread errada, agi da pior forma. Insultei moderadores, utilizadores e uma pessoa em especifico, tive direito a uma viagem por tempo indeterminado a fora do fórum até que pedi a remoção do meu ban após 6 meses.

    Durante esse tempo visitei o fórum e por orgulho e respeito achei por bem não registar nenhum utilizador novo. A meu ver a decisão de tornar PÚBLICO o motivo do MEU erro é unicamente minha, deram-me oportunidade de regressar à comunidade (o que agradeço).

    Se o motivo do meu ban fosse tornado público..., garantidamente não iria gostar e garantidamente não iria querer voltar à comunidade, por orgulho e/ou vergonha de um unico post mau.

    Sobre o facto de pensarem que os bans não são ponderados nem discutidos..., senti na pele que são bem ponderados :p

    abraços, HecKel
     
  14. abc

    abc [email protected] Member

    Como reponsável pelo início da thread devo dizer que por agora estou satisfeito com as justificações dadas pela equipa do techzone.

    Posso estar enganado mas nunca senti que houvesse abuso de poder por parte dos responsáveis e enquanto assim for estou feliz e não me queixo.

    Pela minha experiência pessoal acho até que existe uma grande tolerância. Já perdi a paciência com um ou outro membro em discussões mais acesas e em fóruns mais "exigentes" talvez fosse punido.

    Fico feliz que pareçam procurar distinguir explosões esporádicas de comportamentos sistemáticos.
     
    Última edição: 26 de Maio de 2006
  15. Chip

    Chip Zwame Advisor

    ups, my mistake
     
  16. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Quando assim não for então podes e deves contactar um super-moderador ou um administrador e expor a situação :)
     
  17. sotavento

    sotavento [email protected] Member

    Deixando aqui uma opinião "contrária" á do HecKel:

    Aqui há tempos atrás "articulei" um bocado mal um paragrafo numa thread do geral , logo pro azar na frase dava um exemplo em que falava aqui da Gestão do forum ...

    ... conselho ? não se metam a "citar" atitudes tomadaspela gerencia , se calham a não se exprimirem bem (o que foi o meu caso na altura, só depois de ter vindo do ban é que fui reler o que tinha escrito e até a mim me pareceu TUDO ao contrário do que tinha tentado dizer) dão com o rabinho na prisa(ou seja BAN).

    (...)acho que os moderadores fazem bem em não tornar os motivos dos ban's publicos.

    P.S.: que a moderação/administração não entenda isto como criticas ás mesmas uma vez que estão no seu pleno direito para procederem de todas e q.q. forma que entendam uma vez que somos simples clientes na vossa casa.
    P.S.2: até recebem bastante bem aqui os convidados ... ;)
    P.S.3: Eu só vim aqui ao subforum QSC perguntar se ali embaixo o subforum p2p não deveria ser só para powermembers e superiores ... entretanto já moderaram tanto o topico de que me vinha queixar como este ... o que demonstra que a moderação anda a trabalhar bem. :)
     
    Última edição: 1 de Junho de 2006
  18. ajax

    ajax Banido

    E se um utilizador achar que foi injustamente suspenso por um moderador o que pode fazer? Há porventura um provedor do fórum?

    Obrigado.
     
  19. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    Contacta um supermoderador ou um admin.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página