O que mais vos faz falta no Mac OS X?

Chamar maus hábitos a, por exemplo, renomear ficheiros com o F2, é no mínimo discutível. Pelo menos eu uso muito mais vezes o Enter para abrir pastas/ficheiros do que o F2 (acho que só o utilizei uma ou duas vezes). Quanto ao resto, concordo em absoluto.

Alterar a forma de trabalhar do OS X seria a pior coisa que a Apple faria. Sempre foi assim. Querem!? Adaptem-se!!! :)

Alterar a forma de trabalhar do OS X seria a pior coisa que a Apple faria. Sempre foi assim. Querem!? Adaptem-se!!! :)

Aliás, é a mesma treta de querer ter o OS X num pc. Querem usar as coisas boas da Apple? Comprem um Apple.

o exposé funciona sempre, estejam as janelas a ocupar o ecrã todo ou não.
se gostas de estar a trabalhar num programa e ter o ruído visual de outras janelas no ecrã que nem sequer estás a usar... epá, fantástico para ti. quem quiser ter a opção de maximizar, porque não? ora que diabos... aposto que dizes que não só porque é mania da apple.

e no windows vista também edita só a parte do nome do ficheiro :P

Mais uma mania dos windoze users. Maximizar, fazer uma janela do Finder tapar tudo!! Fantástico, espectacular. NÃO OBRIGADO. Tiraria toda a potencialidade de fazer Drag'n Drop, arrastaria as cenas para onde?????!!!!!! Gosto, e tem lógica, de estar sempre a ver algo mais. Faz sentido sim no Photoshop, e para isso ele tem os seus modos de visualização mas, também é util ver o Desktop enquanto se está no Photoshop. Faz lá Drag'n Drop duma imagem que esteja no Safari ou outra coisa qualquer se tiveres essa app "maximizada"!!!! Lindo!!!! Não fazes. Abre rapidamente uma nova janela de Finder tendo uma app ou que quer que seja "maximizada"!!!! Fixe!!! Vais ter de te deslocar e acertar no icon do Finder que está na Dock. Sim, vais ter de acertar porque eu disse - rapidamente. :)
Deixem lá de querer transformar este maravilhoso e quase perfeito OS numa ralé da MS. :P
 
Última edição pelo moderador:
Quem tem um ecrã de 20" ou 30", pode perfeitamente trabalhar com as aplicações sem estar a ocupar a janela toda, agora para quem usa um ecrã de 12" ou 13", as coisas já não são bem assim.

E depois há pessoas que privilegiam a utilização do teclado, onde não temos esses problemas de acertar no ícone.
Não preciso de ter o Finder maximizado, mas o Safari, o Mail, o iTunes, ou até o iCal, já estão quase sempre maximizados.
 
Desculpem lá mas acho que estes comentários têm a sua piada. Qual é o mal de querer estar a usar o ecrã inteiro? Se estiveres só a usar o Safari, ou o Xcode, vais estar só com uma parte do ecrã para quê? Para enfeitar? para dizer que é diferente dos outros? Tal como já disse, o que se adapta a ti pode não se adaptar aos outros. O que não quer dizer que seja melhor ou pior. É tudo uma questão de gostos, e não de (maus) hábitos.
 
Há uma coisa que não estou a perceber ! Por alguém maximizar as janelas já é um mau utilizador do OS X ?
Isso vem em algum manual ? Era o que mais faltava, não poder maximizar a janela porque fica parecido com o windows .
 
Não entendo porque criticam quando alguém diz, e com razão, que janelas maximizadas é a maneira do windows e janelas a usarem apenas o necessário é a maneira do mac os x. Não é prepotência, é facto, porque se repararem quando carregam no verde do Safari ele não maximiza a janela, ele ajusta a janela ao tamanho do site. Na minha opinião é uma forma mais inteligente de funcionar, com a resolução e tamanho dos monitores a aumentarem tanto hoje em dia é um desperdício ver o utilizador de windows com uma janela do IE maximizada com 500px de cada lado vazios.

Outro caso é o do finder, que funciona bem pequeno e com varias janelas abertas, ao inves da forma de trabalhar no windows explorer que geralmente é de janela maximizada com cortar, ir pra cima ou pra tras, colar. No finder arrasta-se de janela para janela, por exemplo, porque é tão mais simples clicar na barra lateral+cmd e abre outra janela.. e pq temos a barra lateral tao personalizavel, nao acontece como no windows quando queres passar dos teus documentos para uma pen, por exemplo. Tens de ir ao menu start, meu computador, pen.. dps ou arrastas de uma janela pra outra ou cortas ou copias.. mas a diferença é que no finder aparece logo a pen na barra lateral.

Mas voltando ao assunto de janela maximizada ou nao, prefiro ter espaço dos lados ou para ver um bocado da janela do adium e assim vejo logo se alguem falou e basta clicar na tab por exemplo.. ou se quiser arrastar uma imagem dum site para alguem, arrasto do safari pro adium assim.. sem ter de alterar janelas. tb gosto de poder ter uma janela do finder a mostrar um bocado por tras do safari para sacar imagens por exemplo. Claro que nao é só assim que as coisas funcionam no os x, e eu uso muito os cantos activos....




A mim fazia-me falta no MBP as teclas HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN e DELETE. Bem sei que existe combinações para o mesmo resultado.... mas custava muito colocar mais 5 teclas.

Digamos que são teclas que já se "tornaram" standard para um utilizador de qualquer sistema operativo.

Uma coisa que gosto muito no mac é ao seleccionar alguma coisa.. um endereço no safari, por exemplo.. se clicares e arrastares pra cima ele selecciona tudo ate ao fim, ou se seleccionares e arrastares pra baixo ele selecciona td antes... muito bom, e no windows n tens isso, tens de arrastar ate ao fim.

Não sinto falta dessas teclas que falas, habituei-me tanto ao up e down para ir pro inicio ou fim de uma linha (ou cmd+setas na maior parte dos casos).
 
Não entendo porque criticam quando alguém diz, e com razão, que janelas maximizadas é a maneira do windows e janelas a usarem apenas o necessário é a maneira do mac os x. Não é prepotência, é facto, porque se repararem quando carregam no verde do Safari ele não maximiza a janela, ele ajusta a janela ao tamanho do site. Na minha opinião é uma forma mais inteligente de funcionar, com a resolução e tamanho dos monitores a aumentarem tanto hoje em dia é um desperdício ver o utilizador de windows com uma janela do IE maximizada com 500px de cada lado vazios.

Só por curiosidade, qual é o tamanho do teu ecrã?
Como já referi, ainda há quem use ecrãs de 12"... E por vezes "apenas o necessário" é equivalente a "janelas maximizadas".
 
Estou a escrever num de 13'' (1280*800) mas trabalho da mesma forma que no de 17'' e o de 20''.

Então começa a usar o Eclipse numa resolução de 1024, sem estar maximizado... Até 1280 não é de mais.
Ou mesmo o Safari, é que são poucos os sites que me lembro de usar frequentemente que não tirem partido de usar a largura toda do ecrã.
As outras aplicações que uso regularmente maximizadas são o iTunes, o Mail, o Vienna, e o iCal, e em qualquer uma delas justifica-se estarem assim.

Se há pessoas que não têm a aplicações maximizadas só porque é estilo do utilizadores do windows, problema deles, eu uso da forma que me permite tirar melhor rendimento. E com o expose, nem vejo muito muitos motivos para fazer as coisas de outra forma (principalmente quando uso sobretudo o teclado).
 
Última edição:
Então começa a usar o Eclipse numa resolução de 1024, sem estar maximizado... Até 1280 não é de mais.
Ou mesmo o Safari, é que são poucos os sites que me lembro de usar frequentemente que não tirem partido de usar a largura toda do ecrã.
As outras aplicações que uso regularmente maximizadas são o iTunes, o Mail, o Vienna, e o iCal, e em qualquer uma delas justifica-se estarem assim.

Se há pessoas que não têm a aplicações maximizadas só porque é estilo do utilizadores do windows, problema deles, eu uso da forma que me permite tirar melhor rendimento. E com o expose, nem vejo muito muitos motivos para fazer as coisas de outra forma.

Entendo. Eu prefiro assim... as janelas maximizadas "abafam-me".
 
x2. Usar o Eclipse com Visual Editor+Code View+Package Explorer+ a outra barra do lado direito que não me lembro o nome, sem ter a janela maximizada é um bico de obra. Mesmo com ela maximizada já é (e eu tenho resolução 1440x900). Cada um usa como quer. Não vejo porque é que usar janelas maximizadas é um mau hábituo de Windows.
 
Outro caso é o do finder, que funciona bem pequeno e com varias janelas abertas, ao inves da forma de trabalhar no windows explorer que geralmente é de janela maximizada com cortar, ir pra cima ou pra tras, colar. No finder arrasta-se de janela para janela, por exemplo, porque é tão mais simples clicar na barra lateral+cmd e abre outra janela.. e pq temos a barra lateral tao personalizavel, nao acontece como no windows quando queres passar dos teus documentos para uma pen, por exemplo. Tens de ir ao menu start, meu computador, pen.. dps ou arrastas de uma janela pra outra ou cortas ou copias.. mas a diferença é que no finder aparece logo a pen na barra lateral.

pelo que dizes facilmente se conclui que nunca usaste o windows vista. ou se usaste, não percebeste grande coisa. nem sequer sabes que tem uma barra "personalizável" tal como o mac os, nem sabes que a pen também aparece nessa barra.
isto já para não falar do resto das coisas que disseste que não era possível fazer no windows. falas muito daquilo que não sabes, e isso é um erro. :007:
 
Pois eu uso 1920x1200 e dá-me jeito andar com janelas normais, uso muito imagem, arrasto muito...sim sei que dá para limpar tudo e ir para o desktop...
Situações que uso janela completa..... é apenas em Illustrator e Photoshop (apenas em photos uso o ultimo screen o preto)

Mas se querem usar janelas a ocupar tudo.... é com voces... acho que afecta é o work flow....
 
pelo que dizes facilmente se conclui que nunca usaste o windows vista. ou se usaste, não percebeste grande coisa. nem sequer sabes que tem uma barra "personalizável" tal como o mac os, nem sabes que a pen também aparece nessa barra.
isto já para não falar do resto das coisas que disseste que não era possível fazer no windows. falas muito daquilo que não sabes, e isso é um erro. :007:

Usei sempre windows até 2004, desde aí só tenho usado os x, e casualmente windows. Quando me refiro ao windows é ao xp, portanto. Experimentei uma vez o Vista e fiquei com uma impressão péssima. Não sabia que agora o windows já fazia isso, ainda bem que implementaram isso, deve melhorar e muito a usabilidade. De qualquer forma é algo que o osx ja faz desde 2000. :)
 
Uma coisa que gosto muito no mac é ao seleccionar alguma coisa.. um endereço no safari, por exemplo.. se clicares e arrastares pra cima ele selecciona tudo ate ao fim, ou se seleccionares e arrastares pra baixo ele selecciona td antes... muito bom, e no windows n tens isso, tens de arrastar ate ao fim.

Não sinto falta dessas teclas que falas, habituei-me tanto ao up e down para ir pro inicio ou fim de uma linha (ou cmd+setas na maior parte dos casos).
Atenção que não estou a fazer comparações directas ao Windows. Até porque utilizei windows bastantes anos, mas os últimos 3-4anos tenho sido utilizador de Linux (Red Hat, Mandrake/Mandriva, Ubuntu, Mint).

E tal como referi anteriormente, bem sei que existe atalhos para as combinações HOME, END, PAGE UP e PAGE DOWN..... e nem tenho outra forma de fazer o pretendido se não utilizar as combinações. Apenas refiro que é algo de tão básico e "standard" que se pode fazer com uma só tecla, porque terá de se andar com combinações. Pode ser uma questão de habituação, mas continuo a preferir uma tecla só.

Ou ainda por exemplo ter de se clicar em SHIFT+ALT+8/9 só para fazer { e }. Acho que a Macintosh a nível de teclado poderia tentar uniformizar.... iria ajudar muita gente.

E no que toca a defender Sistemas Operativos, não defendo nenhum.... tão depressa utilizo Windows, Linux ou Mac. Cada um tem os seus pontos negativos e positivos.
 
1. true
2. gosto mais de usar o rato para esses comandos. dois cliques ou botão direito->renomear
3. no explorer também podes mudar as extensões, não percebi
4. sem opinião
5. true
6. a barra lateral do explorer também é personalizável
7. há outras maneiras de o fazer ;)
8. sem opinião
9. no explorer é muito fácil fazer uma nova pasta... organize>new folder

refiro-me ao vista :p

2. Muda ao meu lado o nome a 10 ficheiros consecutivos com esse método, quando estiveres no 3º ou 4º já renomeei os 10. Eu ou outro user qualquer.
9. shift cmd n , mais uma vez, quando estiveres a fazer a 3ª ou 4ª pasta já tenho as 10.

É precisamente nos pontos onde discordaste que o Mac tem uma eficiência bem superior.
Cumps
 
Maximizem o que quiserem, não venham é dizer que o OS X ficava melhor se o botão + das janelas maximizasse, e é aí que não me estão a perceber!!!! Obviamente faz sentido que quem tem um ecrã pequeno ou uma aplicação que necessite de tal maximização aumente ao máximo a janela, que o façam, agora aquele botãozinho fazer isso é que não.
Imaginem o seguinte: abram o Photoshop, abram 2 imagens, coloquem o Photoshop no modo de visualização de ecrã preto ou o anterior (aquele que não se vê nada a não ser uma imagem), agora arrastem a outra imagem para dentro dessa! Conseguem?? Boa!!! Qual a forma mais rápida e eficiente?? Vá, não me lixem! :)
É certo que o OS X tem muitas maneiras de fazer isto ou aquilo, uns utilizadores fazem duma forma, outros doutra mas, a filosofia do sistema sempre foi esta, a do Windoze sempre foi outra.
 
Back
Topo