O que não consegues fazer em LINUX?

Sim é possível e sim é ilegal, mas decerto que podes fazer uma pesquisa rápida e ver que não é tudo assim tão simples como parece a partida... São ele instruções por vezes crípticas, e são as milhentas pequenas coisas que dão problemas de sistema para sistema... A verdade é que Mac OSX é software proprietário que corre apenas em HW proprietário e seria necessário a apple ter muitos mais developers para tornar o OSX num sistema universal, como quem diz que funcione em qualquer sistema... Já me estou a alargar mas para mim o mac osx não é um bom SO, pois qualquer SO fechado consegue ser tão bom como ele, mac os é no fundo mediano...
 
Não consigo encontrar uma distribuição que não me instale milhões de aplicações "repetidas". Para que quero eu o amarok, o kaffeine, o mplayer, o noatun, e não sei quantos mais players?
Bem, para falar a sério, até encontrei uma que não faz isso: o Arch. Mas como não tenho net em casa tenho de sacar os pacotes que quero um a um na UM (desculpem o trocadilho).

Não consigo programar para .NET. Existe Mono, mas acho que não dá para ir muito para lá do Hello World. E números de versões que começam por 0.xxx sempre me afugentaram.


Não consigo correr o linuxconf. Mas porquê? Porquê? Quem é que teve a ideia de acabar com isso?
 
uso o frontpage pk sp usei, pk foi o primeiro software de edição html "WYSIWYG" realmente decente e ao qual mais me habituei...

Esse é o teu problema... no frontpage não crias websites, desenhas bonecos que no final comportam-se mais ou menos como sites.
É por isso é que ele te respondeu assim. O que disseste disseste sobre o Gimp, só se justifica se usas esse tipo de programas a um nivel profissional e ao dizeres que usas o FrontPage (com orgulho) acabaste por dar um tiro no pé. Ou seja, por mais ofendido que fiques, ele tem razão na resposta que te deu.
 
Qualquer informático que se preze foge de ferramentas como o dreamweaver. É esta a minha visão. E o mesmo se aplica a Nvu's.

o melhor ide para programar html é um vim ou emacs, cheat sheet de html/css/php, e um bom manual.
 
Não consigo encontrar uma distribuição que não me instale milhões de aplicações "repetidas". Para que quero eu o amarok, o kaffeine, o mplayer, o noatun, e não sei quantos mais players?
Bem, para falar a sério, até encontrei uma que não faz isso: o Arch. Mas como não tenho net em casa tenho de sacar os pacotes que quero um a um na UM (desculpem o trocadilho).

Sem instalar aplicações "repetidas" de base:

1- Gentoo
2- Arch
3- provavelmente mais umas quantas

Alternativamente:

Perder algum tempo a gerir o sistema instalado.
O facto de virem instaladas aplicações indesejadas não implica que não possam ser removidas.

Quanto à questão de sacar os pacotes um a um, dificilmente se encontra hoje em dia um package manager que não retorne as dependências.
E são vários os que exportam listas para download através do wget (ou outro download manager qualquer) permitindo que os packages possam ser descarregados noutro PC que tenha ligação à net.

Não consigo programar para .NET. Existe Mono, mas acho que não dá para ir muito para lá do Hello World. E números de versões que começam por 0.xxx sempre me afugentaram.

Dá para ir além do Hello World.

Não consigo correr o linuxconf. Mas porquê? Porquê? Quem é que teve a ideia de acabar com isso?

http://en.wikipedia.org/wiki/Linuxconf <-- Aparentemente, obsoleto, mas pode ser que o Webmin resolva a questão.
De resto, cada distribuição tem a sua forma de gerir serviços, hardware e software.
Umas mais simples que outras, umas mais versáteis que outras, é escolher.

Nenhum sistema se administra sozinho, embora me pareça ser essa a solução ideal para a maioria das dificuldades referidas acima.

Linux conta com dificuldades no suporte por parte dos fabricantes de hardware, situação que apesar de ter vindo a ficar menos problemática com o passar dos anos, ainda continua a ser a principal "chatice".
De resto, em termos de soluções de software e métodos de administração, há sempre a necessidade de investir algum tempo e paciência, como em qualquer outra plataforma.

Embora haja quem, de muito boa vontade, queira fazer com que linux seja para todos, o que é facto é que não é e se por limitação do utilizador, não serve como solução, que se use Windows ou outra coisa qualquer, mais em conta...
 
Perder algum tempo a gerir o sistema instalado.
O facto de virem instaladas aplicações indesejadas não implica que não possam ser removidas.
Eu não quero perder tempo a remover aplicações. Se não as quero, não instalo. Se quero, instalo. É por isso que gosto do Arch.
Quanto à questão de sacar os pacotes um a um, dificilmente se encontra hoje em dia um package manager que não retorne as dependências.
E são vários os que exportam listas para download através do wget (ou outro download manager qualquer) permitindo que os packages possam ser descarregados noutro PC que tenha ligação à net.
Estupidez da minha parte.

Dá para ir além do Hello World.
Claro que dá. Eu estava a usar uma hipérbole. E parece que estava errado. Da última vez que eu tinha experimentado a coisa estava bastante subdesenvolvida... Parece que fizeram um trabalho porreiro.

De resto, em termos de soluções de software e métodos de administração, há sempre a necessidade de investir algum tempo e paciência, como em qualquer outra plataforma.
Correcção: MAIS tempo e MAIS paciência.
Embora haja quem, de muito boa vontade, queira fazer com que linux seja para todos, o que é facto é que não é e se por limitação do utilizador, não serve como solução, que se use Windows ou outra coisa qualquer, mais em conta...
É isso mesmo que eu penso.
 
Não se pode comparar Linux a OS X, ou mesmo comparar Windows ao OS X.

A Apple trabalha com hardware muito próprio e muito deles
What?? NVidia, ATI, Intel... não te diz nada? O que não consigo fazer em linux: -Ter som numa conexant com hda -Ter o compiz fusion e o gpu abaixo de 60º -instalar bons programas sem ter de instalar mais de 4 librarias
 
Qualquer informático que se preze foge de ferramentas como o dreamweaver. É esta a minha visão. E o mesmo se aplica a Nvu's.

o melhor ide para programar html é um vim ou emacs, cheat sheet de html/css/php, e um bom manual.

Provavelmente vives num mundo demasiado "geek" (sem ofensa) para compreender a diferença de tempo que existe entre criar uma tabela com diversos row e colspans num editor WYSIWYG e num editor de texto. Claro que, de seguida me falas do tableless design, mas quem fala em tabelas fala, por exemplo em estilos, e na rapidez com que defines determinados estilos como border´s, margins, paddings, colors, whatever para determinado elemento (tipo divs). Quando se fala em DreamWeaver, não se fala necessariamente naqueles "INSERT RECORDS, REPEAT REGIONS, etc..", que exigem toneladas de código dispensável que facilmente se "coda" à mão com 3 ou 4 linhas. Aí sim, já se passa para a vista de código que muitos editores de texto devidamente artilhados conseguem igualar.

Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.

Dizer que o GIMP é idêntico ao Photoshop, é, no mínimo, ser pouco realista. O GIMP é uma excelente aplicação e um exemplo real de que um software grátis pode ser bastante capaz, mas o Phostoshop provem de uma das casas que mais evolução apresentou nestes dois anos, que, a maioria dos produtos que tem, são de qualidade exímia. Se assistissem a uma palestra da Adobe, então aí ficariam surpresos com o que a junção de todo a suite consegue e virá a conseguir fazer. A aquisição da Macromedia tornará toda a suite da Adobe ainda bastante mais poderosa, algo que um simples software de edição de imagem nunca o conseguirá. Aqui, apostaria mais em acreditar que a Adobe eventualmente desenvolva também para ambientes UNIX, do que estar a menosprezar um trabalho de tão elevada qualidade.

Já agora, existe alguma forma de aceder a terminais windows através de algo idêntico ao Remote Desktop, a partir de Linux? Pretendo utilizar mesmo o Remote Desktop, e não alternativas à base de software VNC, etc...
 
Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.
bem não posso dizer que neste momento estou num ambiente real de trabalho, mas posso-te dizer que durante 6 meses estive a trabalhar num projecto em php bem complicado, tudo junto ultrapassava as 60 000 linhas de código. Tudo feito apenas por mim. Durante esse tempo fui remunerado.

As minhas ferramentas foram, tal como te disse, o vim e um bom manual. O resto ia ver á net. Como trabalho muito proximo do código, posso dizer que o meu código é excelente, tudo com css. tableless e frameless. E mesmo que quizesse usar tabelas há milhentas formas de o fazer rapido no vim, eu pessoalmente usaria macros. Existe uma coisa chamada armazem de código, onde guardo tudo o que faço, para depois reutilizar.

Nunca na minha vida teria feito aquele projecto tão bom e tão rapidamente com um editor como o Dreamweaver.

Quando dizes que num ambiente real de trabalho não se pode usar o vim acho melhor consultares os melhores programadores do mundo, ou webdesigners neste caso.

ps: Já escrever no notepad...enfim...as pessoas que o fazem estão a perder muita productividade...é um erro!

Shockwave... Não sei se há se não mas não consigo meter a funcionar para o meu sobrinho jogar...
julgo que não há mesmo. pelo menos há uns tempos vi uma petição para a adobe fazer...
 
Última edição pelo moderador:
Pois também me rendi que não havia... Não encontrei em lado nenhum... Dual-boot para estas coisas tem de ser...

Como assim não há em lado nenhum? Digam-me um jogo de shockwave que não consigam jogar. Eu instalei o firefox pelo wine (versão windows obviamente )e consigo ver flash e shockwave como se estivesse no Windows, mas talvez hajam algumas páginas mais complicadas.

Se os sites precisarem do IE para correr, aí já é outra história.
 
Já agora, existe alguma forma de aceder a terminais windows através de algo idêntico ao Remote Desktop, a partir de Linux? Pretendo utilizar mesmo o Remote Desktop, e não alternativas à base de software VNC, etc...
Código:
$ man rdesktop
NAME
       rdesktop - Remote Desktop Protocol client

SYNOPSIS
       rdesktop [options] server[:port]

DESCRIPTION
       rdesktop is a client for Remote Desktop Protocol (RDP), used in a number of Microsoft products including Windows NT Termi-
       nal Server, Windows 2000 Server, Windows XP and Windows 2003 Server.
.......
 
Código:
$ man rdesktop
NAME
       rdesktop - Remote Desktop Protocol client

SYNOPSIS
       rdesktop [options] server[:port]

DESCRIPTION
       rdesktop is a client for Remote Desktop Protocol (RDP), used in a number of Microsoft products including Windows NT Termi-
       nal Server, Windows 2000 Server, Windows XP and Windows 2003 Server.
.......

Thankx slack ;)
 
Provavelmente vives num mundo demasiado "geek" (sem ofensa) para compreender a diferença de tempo que existe entre criar uma tabela com diversos row e colspans num editor WYSIWYG e num editor de texto. Claro que, de seguida me falas do tableless design, mas quem fala em tabelas fala, por exemplo em estilos, e na rapidez com que defines determinados estilos como border´s, margins, paddings, colors, whatever para determinado elemento (tipo divs). Quando se fala em DreamWeaver, não se fala necessariamente naqueles "INSERT RECORDS, REPEAT REGIONS, etc..", que exigem toneladas de código dispensável que facilmente se "coda" à mão com 3 ou 4 linhas. Aí sim, já se passa para a vista de código que muitos editores de texto devidamente artilhados conseguem igualar.

Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.

Dizer que o GIMP é idêntico ao Photoshop, é, no mínimo, ser pouco realista. O GIMP é uma excelente aplicação e um exemplo real de que um software grátis pode ser bastante capaz, mas o Phostoshop provem de uma das casas que mais evolução apresentou nestes dois anos, que, a maioria dos produtos que tem, são de qualidade exímia. Se assistissem a uma palestra da Adobe, então aí ficariam surpresos com o que a junção de todo a suite consegue e virá a conseguir fazer. A aquisição da Macromedia tornará toda a suite da Adobe ainda bastante mais poderosa, algo que um simples software de edição de imagem nunca o conseguirá. Aqui, apostaria mais em acreditar que a Adobe eventualmente desenvolva também para ambientes UNIX, do que estar a menosprezar um trabalho de tão elevada qualidade.

Já agora, existe alguma forma de aceder a terminais windows através de algo idêntico ao Remote Desktop, a partir de Linux? Pretendo utilizar mesmo o Remote Desktop, e não alternativas à base de software VNC, etc...
Totalmente de acordo. Não sou experiente com webdesign, mas a pouca experiência que tive só ajuda a concordar com o post acima. Exemplo foi para uma cadeira do ano passado, parte do trabalho consistiu fazer um site +- "artilhado". Pois no dreamweaver, fiz aquilo relativamente rápido e depois foi só ir ao notepad++ limpar e organizar o código, como por exemplo passar o javascript para ficheiros, em vez de ficar tudo espetado ao molhe (até facilita a reutilização, visto que um dos javascript era para efeitos de mousehover e afins e apenas 1 .js serve para todos os HTML's criados)

O speed-up do que seria fazer tudo A UNHA é tremendo e ajuda na aprendizagem. Os próprios profs recomendaram "vivamente" utilizar o dreamweaver para despachar isso e depois "limpar/arrumar" o código.

E sim, já utilizei o GIMP, é um bom software, mas não consigo me adaptar :D O photoshop é um vicio :lol:
 
Se eu fizesse tudo com WYSWYG, provavelmente, não me conseguia orientar com o Nvu/KompoZer mas como faço só o rudimentar com isto depois é pegar num editor de texto com syntax highlighting (e aqui em Linux/sistemas open-source no geral temos muitos e bons) como o SciTE e programar mesmo o site.

É verdade, porém, que nalgumas coisas (vulgo vídeo e imagem) não basta fazer texto para renderizar a posteriori, mas o profissionais da montagem de texto + imagem não usam WYSWYG, o problema é que poucos têm paciência para montar um trabalho grande com textos grandes, equações, imagens, tabelas, quebras, etc com um editor de texto (por muito bom que este seja) e syntax highlighting em *TeX, e talvez em ferramentas de edição muito user-friendly o GNU/Linux (repito, o open-source no geral) peque.
 
Back
Topo