O que não consegues fazer em LINUX?

Ora ai está, porque voces pensam que sites a nivel profissional é uma brincadeira num WYSIWUG qualquer...
Voces acham mesmo que um site de vendas online, um forum, ou algo equivalente se faz num frontpage?
Sites desse calibre, são feitos em application frameworks, em que o trabalho é dividido por mais do que uma pessoa a trabalhar em simultaneo, em que quem trabalha no backoffice quase nem precisa de conhecimentos de html e cabe só à parte de design trabalhar com templates sem que tenha, necessariamente, de ter o site a funcionar.

O dreamweaver não deixa de ser um bom IDE, tem tudo o que um bom programador precisa, mas a nivel profissional fica-se por ai...
O photoshop, já me "fartei" de dizer, e tal como tu referiste agora... é um vicio. E tenho quase a certeza, que se não fosse a web tar atulhada de tutoriais para o photoshop que o pessoal estava espalhado plo gimp e outras tools gratis, porque para 98% dos utilizadores de computador, qualquer alternativa ao photoshop serve.
 
Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.
Os profissionais usam as ferramentas mais apropriadas - de entre as que têm ao seu dispor - para desempenhar a sua função.

O que me parece é que estás a confundir 'universos'. Um programador trabalha com linguagens de programação (e HTML não é uma linguagem de programação); um webdesigner trabalha com HTML+CSS+imagens. O webdesigner cria maquetes/templates, cria a forma; o programador encarrega-se de 'encher' com conteúdo e de interligar os vários componentes da aplicação.

Há casos (muitos) em que um site não exige programação, é apenas um conjunto de ficheiros HTML ao alcance de qualquer pessoa que disponha de ferramentas que substituam a falta de conhecimentos mais aprofundados. Não é uma questão de tempo, é uma questão de conhecimento, ou de falta dele.
 
slack, limitei-me a, apresentar o meu ponto de vista em relação a ....

lolikapuxa disse:
Qualquer informático que se preze foge de ferramentas como o dreamweaver. É esta a minha visão. E o mesmo se aplica a Nvu's.

o melhor ide para programar html é um vim ou emacs, cheat sheet de html/css/php, e um bom manual.

Independentemente do HTML ser um markup, ou uma linguagem de programação (algo que não está sequer em questão), o seu desenvolvimento, em conjunto com o CSS associado aos estilos, é bastante facilitado e executado num menor espaço de tempo quando apoiado por um editor WYSIWYG. Custa-me a acreditar que assim não seja, dependendo também, claro, da complexidade inerente à implementação do design. Já falando da programação propriamente dita, como disse, o DreamWeaver dispõe de um editor de código, vulgar, idêntico a um qualquer editor de texto munido com indexes das funções / color-coding, etc... Se se adopta uma framework para esta fase, ou um simples editor tipo o referido VIM, já é outro caso, que também julgo não estar em discussão.

Evidenciando as 2 a 3 fases que constituem a elaboração propriamente dita de uma aplicação web...

Na fase de design, adopta-se uma ferramenta elegida pelo designer e/ou indicada pela empresa, na, maioria dos casos, o Adobe Photoshop, Adobe Flash, Adobe After-Effects, etc... tudo software que não corre sobre Linux (nativamente, pelo menos, que tenha conhecimento).

Na fase de elaboração do markup, que poderá ser desempenhada pelo designer ou programador (depende da forma como a empresa está organizada, já que, ao nível de conhecimento geralmente ambos têm essa capacidade). Para esta fase, um editor WYSIWYG não me parece ser dispensável (uma vez mais, independentemente de ser o DW, NVU, ou outro qualquer). Existem bons editores WYSIWYG para Linux, como o referido NVU. No entanto, experimenta abrir um ficheiro .psd, com layer effects, no GIMP, e verás que o resultado não é idêntico. Indirectamente, a escolha do Adobe Photoshop na fase anterior, inviabiliza a possibilidade de escapar ao Windows / MacOS nesta fase, independentemente de ser o programador ou o designer a "cortar" o site e a elaborar o seu markup.

Por fim, a fase de programação, já possibilita sim, a adequação de um software, tipo a framework da Zend, que é excelente para desenvolvimento web e funciona perfeitamente sobre Linux.

VuDu disse:
Ora ai está, porque voces pensam que sites a nivel profissional é uma brincadeira num WYSIWUG qualquer...
Voces acham mesmo que um site de vendas online, um forum, ou algo equivalente se faz num frontpage?
Sites desse calibre, são feitos em application frameworks, em que o trabalho é dividido por mais do que uma pessoa a trabalhar em simultaneo, em que quem trabalha no backoffice quase nem precisa de conhecimentos de html e cabe só à parte de design trabalhar com templates sem que tenha, necessariamente, de ter o site a funcionar.

VuDu, Frontpage != Dreamweaver. Não são equiparáveis, embora sendo ambos editores WYSIWYG comerciais. O problema do FrontPage é a adição de código completamente dispensável, algo que não acontece no DreamWeaver. No DreamWeaver podes inclusive configurar certos aspectos em relação à forma como queres o markup elaborado.

Quanto ao Photoshop, enquanto considerado como aplicação isolada, tem efectivamente um concorrente de peso... o GIMP. Se for considerado inserido em toda a suite Adobe, não me parece ser adequado sequer considerar que o GIMP o pode substituir para fins profissionais ligados ao webdesign, e muito menos quando considerados trabalhos de design profissional.

Gostava também de ter testemunhos reais de empresas ou particulares que trabalhem, profissionalmente, na àrea do webdesign sobre o GIMP (independentemente de ser Linux ou Windows), e ver alguns resultados desse trabalho.
 
Última edição:
Quanto a guerra photoshop gimp, na minha opinião, o photoshop é mais usado pq ... os profissionais usam e está á mão de semear.

Como distinguir um profissional de um não profissional? Não sei, mas o certo é q o gimp tem um potencial mt grande, e quando explorado faz grande mossa ao photoshop, mas uma coisa é certa, não se pode fazer as coisas á photoshop no gimp, há q procurar a equivalencia.

Há duas coisas certas, o ultimo grito do photoshop, aquelas opções e extras colocados q ninguem ainda sabe usalas, ainda nao existe no gimp. Nem existem empresas dedicadas a criar plugins para o gimp como as q há para o photoshop. Basta precisarmos desse plugin q só temos duas soluções, procuramos um plugin similar para o gimp ou usamos o photoshop.

Eu uso o gimp algum tempo, e serve para o q faço e ainda tou longe de utilizar td o seu potencial.

On topic, algo q falta no linux é de um editor de video, existe o cinelerra, mas tive problemas a instalar este pacote no ubuntu e andei a compilar coisas, tb fiz o update para a versao 7.10 q correu mal pelo meio. Agora devez em quando o sistema congela por completo, incluindo o kernel. Deixei ter possibilidade de testar o cinelerra :(
 
Gostaria de vos lembrar que a thread é sobre o que não se consegue fazer em GNU/Linux e não se o Photoshop é melhor que o GIMP ou se os programadores que usam WYSIWYG fazem um melhor ou pior trabalho que os que usam o vim ou o notepad.
 
Pode parecer uma necessidade muito básica, mas a única coisa que me falta é um substituto decente do Outlook, que se ligue ao Exchange e sincronize decentemente todos os itens. Não, o evolution não é, de forma alguma, solução.
 
Eu não consigo ficar suficientemente frustrado ao ponto de ficar amuado e a questionar-me da minha falta de sorte, ao mesmo tempo que dou pontapés no pc.
O windows é sem dúvida excelente no que toca a stressar.

Ah! já agora: eu não consigo por o meu supermodem icedata 500 da oni a funcionar no ubunto.
 
bom, ainda não tinha postado nada aqui porque simplesmente tinha conseguido fazer tudo o que pretendia (porque sabia à partida que jogar "não era possivel"), a maioria das vezes simplesmente googlando.

neste momento não consigo duas coisas:

- ter o opera a funcionar decentemente com flash (usar firefox não é opção). neste momento estou a usar a beta 9.5b que resolve "mais ou menos" o problema do flash mas tem ainda muitos bugs. honestamente deixa-me chateado.

- fazer undervolt ao meu pentium M 740. já googlei qb mas ainda não consegui fazer undervolt (apesar de não contar com a simplicidade com que o faço no windows - nhc - contava conseguir faze-lo).

já agora, há algum programa compativel com o formato nativo do logic/design works? .cct, salvo erro.
 
Isso do flash no opera não funcionar bem é so regressar a versão anterior.
Eu não consigo apanhar virus e spyware.
 
Última edição:
Não consigo que ele seja menos bonito que o Vista ou XP [Beryl + Costumised Splash Screen and GDM screen + AWN e um wallpapper bonitinho fazem milagres ;)]
 
Esse já está com um aspecto mais polido.

Utilizei o tema e toolbar daqui... http://tiaurus.deviantart.com/art/Opera-Tango-Pinspire-27898608... depois mudei para o tema Ubuntu no opera skins http://my.opera.com/community/customize/skins/info/?id=7218 mantendo a tollbar anterior!

Quantos às fontes... por vezes o opera fica com as fontes desfocadas: Basta ir à pasta do opera editar o ficheiro opera6.ini e onde tens User Prefs colocas uma linha como a seguinte:

Enable Core X Fonts=0

Espero que ajude!
 
Back
Topo