O que não consegues fazer em LINUX?

boas,


neste momento o que eu precisava era de um screen recorder, tipo o Intant Demo...

demonstraçao do Idemo, para ficarem com uma ideia do que pretendo:
http://www.instant-demo.com/tutorials/demo.htm

Isso é screencast... Tens estes todos para Linux:
Video screen capture tools include:
Espero que resolva alguma coisa.
 
O que distingue Linux de Windows não é um ter um pinguim e outro uma janela: um é software Livre, o outro é software fechado.

Há quem argumente: "ah! e tal, mas se este software proprietário tivesse suporte em Linux haveria mais gente a mudar para este sistema operativo". E eu pergunto: "e que interessa isso se o software continua fechado? Eu gostava era que o software fosse Livre, independentemente da plataforma em que é executado."

Pois, mas o que a mim e muita gente interessa não é se o software é livre ou não, mas sim se é bom. Esta é a razão principal porque comecei a usar sistemas operativos Linux, por ver mérito nelas em relação à oferta no mercado em determinados campos.
 
Pois, mas o que a mim e muita gente interessa não é se o software é livre ou não, mas sim se é bom. Esta é a razão principal porque comecei a usar sistemas operativos Linux, por ver mérito nelas em relação à oferta no mercado em determinados campos.

Faço tuas as minhas palavras. Podemos fazer tudo em Linux tanto quanto podem noutros sistemas comerciais, fazendo uso de software livre, gratuito e ao nível (em muitos casos melhor) dos comerciais. É uma questão de procurar.
 
Última edição:
para o ppl do Photoshop:

Photoshop CS2 on Linux: Just the Beginning

The Wine team has recently announced that Adobe Photoshop CS2 works under Wine, a program to enable Windows programs to run on Linux. (Softpedia news article) Although Photoshop CS2 on Wine may not be perfect yet, it may well be soon, potentially opening Linux up to many people who rely on Photoshop. CS2 is one version back from the current version, but it has not been long since CS3 was released, so it is likely that most users are still on CS2. While it is great that Photoshop CS2 works, this is just the beginning.
Adobe’s applications, ranging from pro photo management, to web design, to video, are widely used by many, many people, including web designers (of course, I use GIMP and it works just fine), photographers, graphics people, videographers, and so on. One application might not enable many of these people to use Linux, but as time goes by and the Wine team makes it possible to use more and more of these applications, many people who have been tied to Windows will suddenly be cut free and able to choose Linux.
 
Usar aplicações comerciais que necessito (Photoshop, Illustrator, Freehand, etc).

Outras aplicações especificas (media centers, por exemplo, nunca gostei muito do MPlayer, não tenho uma replica do Media Player Classic)

Aceleração grafica conveniente (pode ser falta de tentativa/informação minha)
 
Phothoshop e derivados já começam a ser compatíveis com o Wine como vês no post anterior ao teu.

Em relação ao que entendes por media centers ou players, há soluções extremamente competentes. Não há um único formato que me lembre que não consigas reproduzir em linux. No caso de media centers, se te estás a referir a algo parecido com Windows Media Center tens o Elisa (http://elisa.fluendo.com/), Entertainer (http://www.entertainer-project.com/) , bem como outras soluções mais complexas como o LinuxMCE ou o GeekBox

Aceleração Gráfica é algo que na maioria das distros se activa com um clique :D
 
Phothoshop e derivados já começam a ser compatíveis com o Wine como vês no post anterior ao teu.
Isso não é a solução ideal pelo que não a torna numa alternativa viável para mim; ultimo recurso se tanto, mas a ter outras alternativas não cairei em ultimos recursos.

Já usei o Wine no passado; na tentativa de meter o AutoCad a funcionar (andava a tentar meter o 2002 ou 2004 a funcionar), e só consegui meter o R14; e já na altura o photoshop 6.0 funcionava (creio). Claro que melhorias são bem vindas e tudo mais, mas para ter que andar com esses workarounds... uso Windows. (e digo isto, não sendo pró-windows, atenção)
Em relação ao que entendes por media centers ou players, há soluções extremamente competentes. Não há um único formato que me lembre que não consigas reproduzir em linux.
O meu problema em linux não é não conseguir ler x ficheiro, ou falta de competencia, é mesmo a interface; para mim o MPlayer sempre fez tudo (e outros) nunca gostei foi das interfaces.
No caso de media centers, se te estás a referir a algo parecido com Windows Media Center tens o Elisa (http://elisa.fluendo.com/), Entertainer (http://www.entertainer-project.com/) , bem como outras soluções mais complexas como o LinuxMCE ou o GeekBox
LinuxMCE é aliciante, os outros nem por isso; for starters não gosto muito da interface "actual" do media player (nem de todas desde o WMP6.4); ou seja a interface assim mais parecida que estou a ver em linux é o VLC, mas não é 100% o que eu queria.

É picuinhas da minha parte, admito.
Aceleração Gráfica é algo que na maioria das distros se activa com um clique :D
Sim, mas eu refiro-me a "drivers decentes", com as opções de configuração todas, e afins.

Nunca tive a sorte de sentir que estava tudo a funcionar a 100% nessa vertente (apesar de realisticamente nunca ter precisado, porque não jogo ou corro aplicações 3D em linux)
 
Última edição:
mas neste momento já se corre p.ex o Photoshop CS2 com grande facilidade e sem perdas de performance. mas tudo bem, entendo que preferisses suporte nativo.

em relação ao mplayer, há milhões de frontends, não gostas de nenhum? (eu costumo usar o smplayer):

MPlayer Frontends
  • SMPlayer
    QT MPlayer frontend for Windows and Linux
  • KMPlayer
    KDE MPlayer frontend
  • KPlayer
    KDE MPlayer frontend
  • KumaPlayer
    KDE MPlayer frontend
  • namp
    GTK2 frontend
  • Pymp
    GTK2 based frontend for MPlayer written in Python.
  • Pygme
    Python/PyGTK MPlayer frontend written with audio and video songs in mind complete with media library and playlist support.
  • GtkPlayer
    GTK widget embedding MPlayer to play movies.
  • MPlayerTCL
    MPlayerTcl allows to play a movie file in Linux TCL/TK application.
  • eMotion
    Qt MPlayer frontend
  • QUI for MPlayer
    Simple Qt-based MPlayer frontend that emphasizes simplicity and ease-of-use, particularly in the playlist.
  • MPlayer & XMP GUI Project
    Qt frontend for MPlayer and XMP
  • Qxmp
    Qt4 media player based on MPlayer
  • MPlauncher
    multiplatform Qt4 MPlayer frontend
  • QEMPlayer
    QT4 GUI frontend to MPlayer
  • Kino2
    Qtopia frontend for ARM machines like the Zaurus
  • mplayerTV
    TV-watching MPlayer frontend
  • mplay
    console based MPlayer frontend
  • X-ChaMan
    Simple GUI that allows launching MPlayer with the correct command line options to emulate DVD chapters.
  • Beeh! Player
    BeOS MPlayer GUI
  • Home Theater Personal Computer Menu
    htpc-menu is a frontend to MPlayer for use on Linux or Mac OS X.
  • IDRA
    frontend for terminal applications, supports MPlayer
  • jmPlayer
    Java MP3 player and advanced MP3 ID3-tag batch editor
  • gHDTV
    GTK + Python + MPlayer DVB TV watching software
  • WebMplayer
    web-based frontend for music-files only
  • FrogEye
    A filemanager for Windows and Linux with built-in support for videos, images, file encryption and much more.
  • ASDF
    ASDF is A Simple DVD Frontend intended to make watching DVDs with MPlayer easier.
  • GNOME-MPlayer
    GNOME-MPlayer is a simple GUI based on the mplayerplug-in project
  • libplayer
    libplayer is a C library that allows frontends to easily control MPlayer's slave mode.
  • mpxtended
    A GTK + Python MPlayer frontend specializing in playlist and media library features.
  • XULPlayer
    Mozilla/Firefox XUL MPlayer frontend
  • PyMPlayer
    Python wrapper and client/server for MPlayer
os drivers não sei exactamente a que te referes, p.ex a ATI os drivers proprietários trazem um aplicação de configuração e todas as restantes são complementadas pelo sistema (umas distros mais completas que outras). além disso, já desde há mt tempo que a aceleração 3d em Linux deixou de ser problemática.
 
os drivers não sei exactamente a que te referes, p.ex a ATI os drivers proprietários trazem um aplicação de configuração e todas as restantes são complementadas pelo sistema (umas distros mais completas que outras). além disso, já desde há mt tempo que a aceleração 3d em Linux deixou de ser problemática.

Em ATI ainda é... pelo menos o AIGLX. Em NVIDIA não tenho problemas! Por isso é que próximo PC é NVIDIA de certeza. ATI para desktop nunca! (e também devo ir para Intel que os Phenom de 45nm só saem no fim do ano, por isso desta vez a AMD/ATI não vê um tusto meu)
 
Photoshop no wine é muito lindo e tal, mas depois os atalhos de teclado não funcionam (alguns deles) e para quem trabalha mais a sério com isso é o mesmo que não funcionar. Já testei o Photoshop 7 e funciona lindamente, mas ou crashava sem mais nem menos ou tinha os problemas dos atalhos. Com o CS2 não deve ser diferente, e de qq modo eu já tenho licença do CS3, portanto não me serve de nada.

Depois há a questão da edição de vídeo. Não há um único programa minimamente decente em Linux para edição de vídeo, enquanto que no Mac estou no céu, em relação a isso. E atenção que quando falo de programas, não estou a referir-me e software gratuito/open source, estou a referir-me a qualquer tipo de software. Se em linux houve-se os programas que há noutras plataformas, livres, não livres, abertos, fechados, whatever, eu tinha-me mantido em Linux, que usei durante mais de 2 anos, o problema é que quando queria trabalhar tinha que fazer o belo do boot para windows.

E por favor, não quero mais listas de editores de vídeo, que é o costume de cada vez que refiro isto. Já conheço os programas todos, de cor e salteado, e sei que não se aproveita um único ... É pena, porque tinha evitado ter que comprar um portátil Mac para trabalhar (é uma máquina brutal, não é esse o problema, mas vi-me obrigado a mudar de plataforma). Unix world para sempre :D

ps: sim, windows estava completamente fora de questão ...
 
Última edição:
sim, concordo.

ainda me lembro de quando saiu o Compiz pela primeira vez, ainda com XGL à mistura. para por aquilo a funcionar numa placa ATI era um bico de obra.

até vos posso dizer mais, eu estava com tanta vontade de por aquilo a funcionar que:
1) imprimi zilioes de tutoriais
2) fiz backups
3) format, fresh install ubuntu
4) seguia um tutorial (incluia instalação de drivers e config de compiz)
5) ou não funcionava e volta a 3) (uma instalação de ubuntu é rapidssima) para evitar estar a remexer na ****** q já tinha feito ou funcionava e então é q configurava o resto
 
mas neste momento já se corre p.ex o Photoshop CS2 com grande facilidade e sem perdas de performance. mas tudo bem, entendo que preferisses suporte nativo.
Isso torna-o numa alternativa +/- viável, mas ainda assim... Já uso o CS3 neste momento e não deixa de não ser nativo; é uma alternativa de ultimo recurso para mim.

Bom, bom... era o Linux começar a ser viável para aplicações comerciais, a Adobe tem Photoshop para o MacOS que é OpenBSD acredito que uma port para linux seria relativamente fácil. De facto, considero a versão MacOS a de referencia, e que a versão windows é consequentemente pior em algumas soluções "praticas" (exemplo: o fundo transparente a dar para o desktop na interface em MacOS é mais vantajoso para drag and drops que o fundo cinzento da versão Windows) Em linux a poder escolher... sei qual delas queria.
em relação ao mplayer, há milhões de frontends, não gostas de nenhum? (eu costumo usar o smplayer):
Não os experimentei todos, mas obrigado pela dica referente ao smplayer, próxima vez que tiver linux testo.

Mas, eu diria que a minha questão com os media players e linux, é a habituação extrema a determinadas aplicações; por mim até os icones do ffdshow eu tinha no linux; como disse, estou a ser picuinhas; podem fazer o mesmo, mas não o fazem da mesma maneira.

Lembro-me no entanto de ter problemas a ler ficheiros WMV9; algo raros. (não é um problema real, e mesmo em Windows era necessário software da microsoft para o fazer)
os drivers não sei exactamente a que te referes, p.ex a ATI os drivers proprietários trazem um aplicação de configuração e todas as restantes são complementadas pelo sistema (umas distros mais completas que outras). além disso, já desde há mt tempo que a aceleração 3d em Linux deixou de ser problemática.
Pois, admitidamente já não uso linux no "high-end" aqui de casa há muito tempo.

Mas na altura em que tinha uma ATi lembro-me de literalmente ter andado numa luta visceral com a coisa e com os drivers da época e nada suportava tudo o que eu queria a 100% (e acho que eram tudo menos oficiais). Não é que não funcionasse minimamente sem drivers, mas não tinha opções de configuração nenhumas; não com o grau que tinha em windows e pronto, sentia que a grafica era completamente desperdiçada naquilo.
Photoshop no wine é muito lindo e tal, mas depois os atalhos de teclado não funcionam (alguns deles) e para quem trabalha mais a sério com isso é o mesmo que não funcionar. Já testei o Photoshop 7 e funciona lindamente, mas ou crashava sem mais nem menos ou tinha os problemas dos atalhos. Com o CS2 não deve ser diferente, e de qq modo eu já tenho licença do CS3, portanto não me serve de nada.
Se ainda fôr assim... então o Wine não evoluiu tanto como seria ideal e sem duvida que não é uma alternativa viável para mim. (mesmo em ultimo recurso a ter essas limitações)
sim, concordo.

ainda me lembro de quando saiu o Compiz pela primeira vez, ainda com XGL à mistura. para por aquilo a funcionar numa placa ATI era um bico de obra.

até vos posso dizer mais, eu estava com tanta vontade de por aquilo a funcionar que:
1) imprimi zilioes de tutoriais
2) fiz backups
3) format, fresh install ubuntu
4) seguia um tutorial (incluia instalação de drivers e config de compiz)
5) ou não funcionava e volta a 3) (uma instalação de ubuntu é rapidssima) para evitar estar a remexer na ****** q já tinha feito ou funcionava e então é q configurava o resto
Não insisti ao ponto de fazer backups e fresh installs, mas fartei-me de ler tutoriais, nada funcionava.
 
Última edição:
De facto, considero a versão MacOS a de referencia, e que a versão windows é consequentemente pior em algumas soluções "praticas"

A versão Mac é sem dúvida nenhuma a referência, até porque apareceu primeiro em Mac e só depois para windows. É bem mais agradável trabalhar na versão Mac.

Quanto ao "port" para Linux não é assim tão linear, porque o facto de o OSX ter base unix não tem nada a ver para o caso.
 
A versão Mac é sem dúvida nenhuma a referência, até porque apareceu primeiro em Mac e só depois para windows. É bem mais agradável trabalhar na versão Mac.

Quanto ao "port" para Linux não é assim tão linear, porque o facto de o OSX ter base unix não tem nada a ver para o caso.
Mas seria mais fácil do que uma "port" do windows para o Linux, certo? Não sei que razões especificamente fariam uma adaptação difícil, mas claro que não seria copy/paste do codigo fonte; a questão é que seria muito mais fácil.

Mas estava a dar a mea culpa, a poder escolher uma versão do photoshop para o Linux... não escolhia a do Windows (via Wine ou sem ele)
 
Mas seria mais fácil do que uma "port" do windows para o Linux, certo? Não sei que razões especificamente fariam uma adaptação difícil, mas claro que não seria copy/paste do codigo fonte; a questão é que seria muito mais fácil.

Mas estava a dar a mea culpa, a poder escolher uma versão do photoshop para o Linux... não escolhia a do Windows (via Wine ou sem ele)

A dificuldade tem a ver com a linguagem de programação que se usa nas aplicações nativas OSX (cocoa, etc), ou seja, para Linux haver versão Mac ou não é igual. Teria que ser refeito de raíz, ou quase ...
 
Back
Topo