O que saber no fim da licenciatura para entrar no mercado de trabalho

DarkDroid

Power Member
Estou neste momento a acabar a minha licenciatura mas sinto me 0 preparado para entrar no mercado de trabalho... este ultimo ano de confinamento ajudou 0 pois quanto mais tempo livre tive pior eu o consegui gerir / aproveitar da melhor forma. A licenciatura que estou a acabar não é Engenharia informática mas basicamente dou 80% do mesmo menos que no meu tenho menos matemáticas. Aprendi basicamente o que se da numa licenciatura de informática menos frameworks (curioso que agora que vou acabar o curso os anos passados começaram a abordar as frameworks). O problema é que sei só o básico que ensinam nas cadeiras (aceito não ser autodidata e não procurar muito aprender sozinho) mas sinto que estou 0 preparado para o que quer que seja (pelo menos dos anúncios que vejo na internet a oferecer emprego) e eu sei que é +- normal pois ando aqui no fórum a uns bons anos... mas sempre que vou dormir aparece sempre o pensamento de "em junho acabo a licenciatura mas não sei quase nada do que pedem no mercado" (não sei ao nível de trabalhar naquilo e receber por isso).
Em geral pelo menos por agora tenho mais interesse na área de web development e mobile development.
-Sei php, html, css, mexi um pouquinho em JS. (o problema é que o que sei é mais daquilo que nos ensinaram nas aulas e que depois de pesquisar o o mercado pede percebi que não sei nada).
-De mobile development dei Java e Kotlin, mas como digo so o que me foi dado nas aulas e para o projeto que fiz para o fim da cadeira.

Neste momento estou a estagiar numa empresa que vai usar a framework Ionic, será boa ideia focar me bastante na framework por fora para no fim saber o suficiente para poder meter no currículo? pelo que pesquisei de emprego so 2/3 empresas pediam essa framework...

Queria perguntar o que recomendam a aprender ou focar me nestes 3 próximos meses para estar minimamente preparado para o mundo de trabalho, de preferência para a área de web development ou talvez mobile (desconheço como esta o mercado de mobile)...
(Desculpem este desabafo...)
 
Acho que o melhor seria fazeres um apanhado do que estão a pedir na tua área ou numa outra que estejas disposto a trabalhar, e te focares nisso. Para webdev eu creio que o que te vai render mais é o próprio conhecimento de JavaScript, talvez mais especificamente no contexto de Angular ou React seria melhor até. Tudo depende da empresa e do stack que usam, ou seja, foca-te nas bases e podes sempre aprender as especificidades no emprego.
 
Estou neste momento a acabar a minha licenciatura mas sinto me 0 preparado para entrar no mercado de trabalho... este ultimo ano de confinamento ajudou 0 pois quanto mais tempo livre tive pior eu o consegui gerir / aproveitar da melhor forma. A licenciatura que estou a acabar não é Engenharia informática mas basicamente dou 80% do mesmo menos que no meu tenho menos matemáticas. Aprendi basicamente o que se da numa licenciatura de informática menos frameworks (curioso que agora que vou acabar o curso os anos passados começaram a abordar as frameworks). O problema é que sei só o básico que ensinam nas cadeiras (aceito não ser autodidata e não procurar muito aprender sozinho) mas sinto que estou 0 preparado para o que quer que seja (pelo menos dos anúncios que vejo na internet a oferecer emprego) e eu sei que é +- normal pois ando aqui no fórum a uns bons anos... mas sempre que vou dormir aparece sempre o pensamento de "em junho acabo a licenciatura mas não sei quase nada do que pedem no mercado" (não sei ao nível de trabalhar naquilo e receber por isso).
Em geral pelo menos por agora tenho mais interesse na área de web development e mobile development.
-Sei php, html, css, mexi um pouquinho em JS. (o problema é que o que sei é mais daquilo que nos ensinaram nas aulas e que depois de pesquisar o o mercado pede percebi que não sei nada).
-De mobile development dei Java e Kotlin, mas como digo so o que me foi dado nas aulas e para o projeto que fiz para o fim da cadeira.

Neste momento estou a estagiar numa empresa que vai usar a framework Ionic, será boa ideia focar me bastante na framework por fora para no fim saber o suficiente para poder meter no currículo? pelo que pesquisei de emprego so 2/3 empresas pediam essa framework...

Queria perguntar o que recomendam a aprender ou focar me nestes 3 próximos meses para estar minimamente preparado para o mundo de trabalho, de preferência para a área de web development ou talvez mobile (desconheço como esta o mercado de mobile)...
(Desculpem este desabafo...)
Boas, o desabafo é sempre bem vindo e uma pessoa tenta ajudar e levantar a moral mas ao mesmo tempo tens de abrir os olhos

Pelo teu discurso parece que sabes onde estás a errar ou onde erraste e se nao sabes eu digo-te. A universidade da-te as bases e tu só vais realmente aprender se saires da tua zona de conforto e fores fazer projetos, fores pesquisar, fores estudar, ou seja, se fores INTERESSADO. O interesse é das coisas mais importantes nesta area, e ficar na ignorância é um passo atrás. O bom disto é que ainda és novo, tens muito tempo para recuperar esse tempo perdido e podes sempre começar agora a fazer coisas. Se sais do curso a sentir que sabes 0 deixa-me dizer-te que isso é um sentimento normal, mas podes contrariar isso aprendendo e fazendo. No estagio podes sair da zona de conforto e começar a dar ideias de coisas novas, de certeza que o teu orientador e com quem trabalhas vai achar interessante tu estares interessado, mesmo que a ideia seja menos boa, só mostra que estás interessado e mais uma vez te digo, isso é MUITO IMPORTANTE.

O meu conselho é, investiga e pesquisa, encontra coisas que gostavas de fazer para o teu CV para crescimento pessoal e para crescimento profissional. Tens montes de videos, artigos na net, basta pesquisares.

Nao baixes é a cabeça nem te sintas em baixo porque isso é normal, tens é de começar a pensar em alternativas para contrariar esse sentimento, abraço ;)
 
Back
Topo