1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

O que são drives ?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por dammfast, 27 de Maio de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 2598)

1. dammfast

dammfast Power Member

Boas a todos

Nao sei se é o local correcto para expor a minha duvida. Se não for os moderadores que mudem o post para forum mais adequado

Nao me considero um "idiota informatico", mas tenho uma duvida ja ha algum tempo sobre o que são e para que servem as drives de um PC, e quando falo em drives nao falo em elementos fisicos, mas aquilo que eu julgo (e espero nao estar a dizer nenhuma idiotice) que é um elemento "virtual" de comunicação entre a motherboard e, por exemplo, uma placa grafica (espero sinceramente nao estar a dizer nenhum descalabro :joker::joker:)

A minha duvida é exectamente saber o que sao, para que servem, qual a necessidade de serem actualizadas e como saber se estão desactualizadas e qual a diferença entre drive e controlador.

Obrigado a todos.

2. Sway

Sway To fold or to FOLD?

3. Liteflame

Liteflame Power Member

Driver ou controlador são a mesma coisa. Controlador é a tradução da palavra Driver.

Basicamente os drivers servem para estabelecer uma comunicação entre o software e o hardware. Os drivers são necessários para o hardware funcionar correctamente.

4. dammfast

dammfast Power Member

Obrigado a ambos pela rapida resposta.

Pelos vistos nao estava tao longe da minha definiçao, apesar de eu pensar que era um elemento virtual que possibilitava a comunicaçao entre 2 hardwares :D.

Agora a minha questao é: como e que sei que e necessario actualizar uma drive, por ex, da placa grafica, e quais os riscos de o fazer?

cumps

5. Sway

Sway To fold or to FOLD?

riscos assim de repente nao tem absolutamente nenhuns.

actualizar drivers geralmente é boa ideia. mas quando se trata de hardware "antigo" (antigo é sempe relativo, sobretudo no hardware) os drivers deixam de ser actualizados.

deste o exemplo da placa gráfica.

se tens uma gráfica recente convem ires actualizando enquanto ela foro centro das atenções por assim dizer,

eu por exemplo tenho uma gráfica com mais de 2 anos. 3 talvez. nao me adianta nada andar com os ultimos drivers quando os que foram feitos especificamente para ela sairam no seu devido tempo. esses sao os melhores para mim.

isto é o exemplo da nvidia que utiliza os mesmo drivers para grande parte da sua oferta em gráficas.

Mas geralmente o conselho é, sobretudo se nao sabes grande coisa de informatica, se está a funcionar não tentes arranjar. lol se funciona deixa estar sossegado.

6. Liteflame

Liteflame Power Member

Ora nem mais. No que toca às placas gráficas, a actualização dos seus drivers/controladores pode aumentar substancialmente o seu desempenho nos jogos. Normalmente no painel de transferência de controladores da NVIDIA, no seu site, é-te indicado quais os drivers mais recentes recomendados para o teu modelo da gráfica. Suponho que o mesmo acontecerá com o sita da AMD (antiga ATI).:)

7. Driver vs Controlador

Boas ppl,
    Tou as postar pq até hoje também pensava que driver e controlador eram a mesma coisa mas não é bem assim...tanto os drivers como os controladores fazem a ponte entre os processos(programas em execução) e o hardware mas os drivers pertencem à parte lógica(software) desta ponte e os controladores pertencem à parte física(hardware)...os controladores não se podem actualizar(só comprando hardware novo) ao contrário dos drivers que se podem actualizar como qq software...não sei se consegui explicar muito bem os conceitos, mas ficam os links mais explicativos...

http://en.wikipedia.org/wiki/Device_Driver

http://simple.wikipedia.org/wiki/Device_controller

8. Captomente

Captomente Power Member

Há um bom programa freeware que "descobre" os drivers que estão desactualizados e disponibiliza os downloads dos actuais de modo a os podermos instalar. Chama-se radarsync. Muito bom, aconselho.

Cumps

Partilhar esta Página