O que se deve ter em conta para comprar uma TV HDTV?

The_Z

Since the Beginning
Já sei que existem muitas threads a falar sobre o assunto, mas acho que importaria sintetizar um pouco as caracteristicas essenciais (nos dias de hoje) que qualquer TV devia ter.

Para tal queria a ajuda de todos, com a vossa opinião de forma chegarmos a uma conclusão. A medida que surgem ideias serão incluídas neste 1º post.

Características essenciais de qualquer TV HDTV:

icon2.gif
720p
icon2.gif
Contraste
Nativo min (1:1000) (Contraste Dinâmico 1:2000)
icon2.gif
Resolução min (1366 x 720)

icon2.gif
HDMI (ideal 2)
icon2.gif
1:1 no VGA/DVI (Esta é mais dedicada a quem quer ligar o PC a TV)
icon2.gif
<=8ms
icon2.gif
nº de cores do painel (Sistemas base (baratos) costumam ter 6bit por pixel)
 
Última edição:
Neste momento n acho os 1080p mt importante, a n ser q se consiga algo a rondar os 1500 €....

Como n dou + que 1000€ por um LCD, acho q é preferivel esperar até q eles cheguem a esse preço...

Se fosse comprar um LCD, seria à volta dos 1000€ mesmo q só fizesse 720p...
 
Aqui o que realmente interesa debater, não é o preço ou tamanho ou o local. Pq embora estes factores sejam importantissimos na escolha de uma TV, o que realmente interessa saber é um ponto de partida comum para qualquer compra. Por ex:

- Ter HDMI
- Ter o minimo de 720p
- etc.

São estes factores q eu me refiro.
 
A meu ver:

. 720p
. 2 HDMI
. 1:1 no VGA/DVI
. <=8ms
. nº de cores do painel

O resto já tem quase tudo a ver com os motores de cada marca.
 
Kid e resto do ppl,

Dá para fazer uma sintese do que tem cada motor (os mais importantes) já sei que deve ser super dificil, mas entre todos talvez cheguemos algum lado.

---
Lesson:

O que queres dizer com:
. 1:1 no VGA/DVI
. nº de cores do painel
 
. 1080p
. 2 HDMI
. 1:1 no VGA/DVI
. Tek display -> SED

Mas como ainda vão demorar uns tempos a ficarem a preços acessiveis... eu vou esperando! :D
 
mas quem pode comprar uma hdtv que faça os 1080 p, tem que ser mto rico
e os 1080 p so se nota diferença num lcd bem grande, segundo dizem

isto na pratica é um bocado ingrato, porque uma pessoa gasta uma fortuna (hdtv 720 p + ps3 por ex, e mesmo assim nao fica a tirar proveito maximo)

a questao é: para ver tv? decididamente nao, em portugal isso é ainda uma incognita. para ver um ou dois canais por cabo, com receptor fika tmb mto caro.
alias eu acho mesmo que o CRT continua mesmo a ser preferivel ao lcd, na televisao que temos em portugal

para ligar uma ps3 ou blu-ray, sim isso vale, por isso, tem que ter hdmi e ser pelo menos 720 p (a 1080 p so vi uma no mercado e custava quase 800 cnts8| )


HDMI, contraste razovel (pelo menos 1:2000), 1378 x 720; VGA, marca de qualidade (philips, loewe, panasonic....)
 
Sejam lá bons rapazes :D e expliquem o q quer dizer:

. 1:1 no VGA/DVI
. nº de cores do painel

- 1:1.
Suponho que o kidloco se esteja a referir ao overscan, que coloca uma margem negra à volta do ecrã quando a reproduzir conteúdos VGA (ligação analógica por D-Sub ou digital por DVI) de uma placa gráfica de PC.
Muitas TV's HD, quando ligadas a PC's, em vez de 1280x720p, exibem uma imagem a 1366x768 (resolução nativa do painel), adicionando a tal "frame" negra para completar os pixels em falta, em vez de fazer scaling correcto para full-screen.
Nos jogos até nem deve aparecer a borda negra (caso a resolução possa ser seleccionada nos drivers ou no jogo), mas a ver filmes em DVD, vídeos, Blu-ray ou HD-DVD, etc, quase de certeza que aparece.
Há algumas televisões que são suficientemente "espertas" para adaptar o sinal à resolução nativa, quando a usar ligações que não Componentes ou HDMI, mas, já se sabe, a qualidade e features (smart scaling, etc) pagam-se sempre como um extra.

Este efeito pode ser facilmente corrigido com as opções respectivas nos drivers da Nvidia para ligação a HDTV's, por exemplo.



- nº de cores.
Um painel HDTV pode parecer barato, mas depois ter apenas 6bit por pixel.
Isto melhora a capacidade de resposta para cenas de acção, com muito movimento, etc, eliminando o efeito "ghosting", ou arrastamento.

No reverso da medalha, a reprodução de cor (em relação aos paineis de 8 ou 10bit por pixel) é tremendamente afectada, sendo bastante visível o "banding" (transições de cor bruscas, pouca escalabilidade nos efeitos de sombras, pretos que não são mesmo pretos, mas sim cinzas ou azuis muito escuros, empastelamento de detalhes minuciosos, etc).



A grande maioria das HDTV's de entrada de gama baratas são paineis 6bpp.


Um teste que eu recomendo para ver a fidelidade de cor é correr o Matrix na HDTV (cópias, MPEG's-4, e recompressões MPEG-2 não recomendo porque a qualidade não é tão boa como o DVD original, claro).
Como tem muitos tons de verde, é mais fácil reconhecer o efeito "banding" (a visão humana é mais sensível aos tons verdes do que aos restantes).
Por outro lado, como tem muitas cenas de acção e movimento rápido, é possível verificar também se aparece ou não "ghosting" na HDTV testada.
 
Última edição:
3 notas :

Contraste min (1:2000)

Este contraste min é normal ou dinâmico?! é q vê-se bastantes LCDs com esses valores, mas são dinâmicos quando na realidade o contraste é 1:700 por ex...

Resolução min (1378 x 720)

Aqui penso q queiram dizer 1366x768, pois é a 1ª vez q vejo essa resolução...

2 HDMI

Penso q isto é ideal, quanto ao minimo, será um HDMI, até pq nesta fase, n é mt habitual ver um LCD com 2 HDMIs...
 
Última edição:
Como vou pegando nos post que o ppl faz falta sempre alguma info.

Vou corrigir os erros.


Quanto ao ser dinamico ou não qual é o contraste normal desejado?
 
Em relação ao contraste é complicado pq há marcas que referem o normal e outras preferem referir o dinâmico...

Mas assim por alto diria 1:1000 contraste normal, dinâmico é q n faço ideia...
 
Pessoal e que mais temos q ter em conta?

Como já aqui foi dito cada marca/motor tem uma tecnologia que os diferencia dos restantes quais são os mais apeteciveis hoje em dia e pq?
 
Back
Topo