Dúvida O que se precisa de melhorar aqui?

GyGu

Portugal@Home Member
Olá!

Estou um bocado espantado (ou não) pois com os componentes pensei que isto desse mais, isto porque quero fazer umas lives mas como é obvio precisa-se de ter alguns programas abertos enquanto se joga o jogo pretendido, a questão é que o processador, placa gráfica e memoria RAM vão logo para os 100% de utilização como se pode ver nesta imagem https://imgur.com/TlZrCAY, e consequentemente uma descida drástica de FPS´s.

Pois preciso desses programas abertos que estão na imagem (talvez menos o Chrome)

O meus componentes são:

Processador: i5 8400
Placa gráfica: GTX 1050
Ram: 8Gb DDR4 (apenas um dimm)
SSD: 120GB

Talvez seja a placa gráfica que não dê para mais ou apenas ter 8GB em single ou até mesmo o processador, sinceramente preciso de ajuda dos entendidos.

Obrigado


Edit - Estranho fui experimentar novamente e já não havia tanta utilização, deixo aqui a imagem https://imgur.com/9veO6cC no entanto queria saber ainda o que se pode melhorar

Edit 2> Afinal parece que nao, assim que coloquei em fazer stream ficou logo assim https://imgur.com/p2QjFa6 e l]a foram os FPSs depois fechei um programa o Facerig a coisa ja deu ...
 
Última edição:
É normal quando se joga um jogo a gpu ficar a 100% alias seria mau se assim não fosse em relação á memoria e cpu, ao que parece o Pubg só ocupa 46% de cpu e 2.7gb de ram o google chrome e o facerig é que estão a consumir o resto da memoria e do cpu, em todo o caso o Pubg é um jogo com leaks de memoria tanto ram com vram, 8gb ainda chega para uso normal mas uma vez que usa multitasking enquanto joga como stream, etc mais 8gb só iriam ajudar, a gráfica não é nada de especial mas também não é má e chega para jogar tudo desde e-sports a AAA mesmo que tenha que baixar as definições gráficas nos AAA, eu no seu caso a primeira coisas que investia era mesmo mais 8gb de memoria ram.

PS: O i5 de oitava geração é um bom cpu mas se calhar para o que usa um Ryzen 5 1600 ou mesmo Ryzen 7 teriam sido uma melhor opção ou até mesmo um i7 que já tem mais threads e ajudava uma vez que faz stream ao mesmo tempo que joga, de qualquer forma esse i5 8400 da conta do recado.

Eu investia primeiro em mais ram depois nova gráfica.
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pela resposta @gr33nbits. Então o melhor seria mesmo mais 8GB de RAM para ajudar a ficar tudo melhor, sim a placa gráfica é provavelmente o componente mais fraco, mas tenho visto outras pessoas a fazer streams com uma igual e conseguem sem problemas nenhuns apenas não utilizam o facerig. apenas o programa para a stream (obs) o jogo e web cam eu também consigo fazer o mesmo mas quando ligo outro programa (facerig) então a coisa é que fica má.
 
Obrigado pela resposta @gr33nbits. Então o melhor seria mesmo mais 8GB de RAM para ajudar a ficar tudo melhor, sim a placa gráfica é provavelmente o componente mais fraco, mas tenho visto outras pessoas a fazer streams com uma igual e conseguem sem problemas nenhuns apenas não utilizam o facerig. apenas o programa para a stream (obs) o jogo e web cam eu também consigo fazer o mesmo mas quando ligo outro programa (facerig) então a coisa é que fica má.

Sim mais 8gb vão ajudar imenso na carga depois mais tarde e quando os preços normalizarem e achar que essa 1050 não chega investir noutra.
Sim a 1050 é bem capaz de jogar e fazer stream ao mesmo tempo, é uma gráfica já com algum poder gráfico.
 
O problema é aquele facerig, que para alem de usar bastante cpu, ainda usa muito gpu.

Sim, quando o desliguei já deu para jogar bem sem os problemas de pequenos lags, também partilhas da mesma opinião do user @gr33nbits que para isso não acontecer (ou não) seria melhor mais 8GB de Ram?

Sim mais 8gb vão ajudar imenso na carga depois mais tarde e quando os preços normalizarem e achar que essa 1050 não chega investir noutra.
Sim a 1050 é bem capaz de jogar e fazer stream ao mesmo tempo, é uma gráfica já com algum poder gráfico.

Vou então pensar nisso, tenho é medo que fique quase tudo na mesma, ou seja, melhor sim, mas não o suficiente para poder fazer as mesmas coisas representadas nas imagens a cima.
 
Sim, quando o desliguei já deu para jogar bem sem os problemas de pequenos lags, também partilhas da mesma opinião do user @gr33nbits que para isso não acontecer (ou não) seria melhor mais 8GB de Ram?



Vou então pensar nisso, tenho é medo que fique quase tudo na mesma, ou seja, melhor sim, mas não o suficiente para poder fazer as mesmas coisas representadas nas imagens a cima.

Vai ficar sempre melhor com 16gb de memoria, não vai usar o disco quando a memoria é toda usada no caso dos 8gb, ou seja eu pessoalmente acho que vai notar uma grande diferença.
 
Sim, quando o desliguei já deu para jogar bem sem os problemas de pequenos lags, também partilhas da mesma opinião do user @gr33nbits que para isso não acontecer (ou não) seria melhor mais 8GB de Ram?

De facto o uso de ram está gritante, mas parece-me que ainda podes gerir isso melhor, e não ter aplicaçoes desnecessárias abertas/a correr, enquanto não bater nos 99% não deve fazer swaping.

Agora o que tens de compreender, é que esse programa facerig é muito pesado no lado da gráfica.
Usa-te a dada altura 60-70% de capacidade da mesma, o que é que sobra para processar o jogo, ainda para mais sendo uma placa de entrada?
Mais o peso do cpu, e mesmo da ram que não abunda, esse software tem que saltar ou ser reconfigurado.
 
De facto o uso de ram está gritante, mas parece-me que ainda podes gerir isso melhor, e não ter aplicaçoes desnecessárias abertas/a correr, enquanto não bater nos 99% não deve fazer swaping.

Agora o que tens de compreender, é que esse programa facerig é muito pesado no lado da gráfica.
Usa-te a dada altura 60-70% de capacidade da mesma, o que é que sobra para processar o jogo, ainda para mais sendo uma placa de entrada?
Mais o peso do cpu, e mesmo da ram que não abunda, esse software tem que saltar ou ser reconfigurado.
+1
Eu falei em mais 8gb de ram mas os preços no momento não são os melhores, talvez como o dead_mouse disse gerir melhor a utilização.
 
tens de baixar a qualidade do facerig, tens ele a renderizar a que qualidade/resolução?
É que para todos os efeitos é como se fosse um jogo normalíssimo, e se tiveres a qualidade muito alta, papa tanto quando os jogos que queres correr, se no stream so tens a imagem pequenina, fazeres o rendering a 480 é capaz de ser mais que suficiente.

quanto ao uso do cpu, tens o facerig a ver as expressões faciais?
isso pesa bastante, e se desligares isso o consumo é bastante mais baixo.
 
por ai ja da para reduzir umas coisas, estas a fazer o rendering a 720p e com a maioria dos setting no maximo.

Dizme qual a resolução a que fazes o stream? 1080?
Se for isso por acaso estas a meter o facerig a ocupar metade do ecran? não? então não precisas de meter ele a 720p (a não ser que ocasionalmente metas a imagem completa e não apenas a um canto).

Se for só a um canto tambem nao precisas de meter as settings todas no maximo, so ai poupas um monte de GPU.
depos o CPU, ai já é a tab da performance.
 
Já estamos a fazer progressos @rjSampaio agora coloquei o facerig quase em low, fechei o chrome por completo coloquei a transmitir para testar e parece que a coisa está a safar-se deixo aqui uns prints: https://imgur.com/a/5aOxT isto no CS:GO que consome menos FPS's dá para jogar relativamente bem, pode haver um pequeno mas quase nem preceptivel lag mas mais nada que isso e é quase raro aparecer (talvez seja ai que entre os mais 8GB de RAM não?)
 
Nossa senhora seja abençoada @rjSampaio bastou-me mudar uma definição no programa que faço a transmissão da live e olha me só isto olhem para isto https://imgur.com/a/QnI3Y @gr33nbits. Os FPS's estavam a 270 e ainda tinha o chrome aberto OMG!!!

A definição que mudei no OBS (programa da live) foi aqui https://imgur.com/R8U34FT mudei de x264 para o outro e parece que fiquei com 16GB de RAM no PC e uma placa gráfica 1070 que diferença que isto fez.
 
Logo vi que eras boa pessoa, da minha idade e a fazer anos no mesmo mês que eu :)
Bem mas quero agradecer também ao user @gr33nbits e ao @dead_mouse pelas explicações/ajudas. Mas realmente acho estranho pois andei a pesquisar e aquela opção que mudei dizem utilizar mais a placa gráfica e o x264 utiliza mais o processador, por isso sempre tive o x264 uma vez que o processador é mais potente, mas parece que estava enganado.
 
Sim @MindThief aparentemente dá na boa, digo isto porque conheci um rapaz que tem uma 1050 também e ele faz stream sem problemas e também tem 8GB de RAM acho que tem é um i7 da geração passada ou assim deixo aqui por exemplo um video dele


 
Back
Topo