1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que utilizam para programar no Ubuntu...

Discussão em 'Programação' iniciada por migueloliv, 17 de Maio de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 2529)

1. migueloliv

migueloliv Power Member

Boas eu ando um bocadito à nora com o programa que hei-de usar para programar em Linux...
    No Windows uso o Dev, foi o que o meu prof me aconselhou, agora em Linux precisamente no Ubuntu 7.04, qual acham o programa para poder programar?
    Abraço e desde já o meu obrigado

2. HecKel

HecKel The WORM

3. deathsurf

deathsurf I fold therefore I AM

Editor de Texto: Kate (KDE), Gedit, ...

4. hYpe

hYpe [email protected] Member

Joe, gcc, g++ e javac \o/

5. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

para editor, Vim :x2:

6. MadOnion

MadOnion Folding Member

Usas mesmo, ou é so para parecer hardcore?
    não percebi se o post é irónico ou não.

Uso eclipse e emacs para tudo, mairoritariamente eclipse.

7. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Nunca percebi a cena do emacs...uso gedit com os relevos, e acho que não preciso de mais...

8. MadOnion

MadOnion Folding Member

O que queres dizer com "relevos"?
    A cena do emacs é que identa logo o código todo, o gedit só uso como editor de texto porque é mais rápido que o emacs.

9. Rui_Carlos

sim, uso mesmo.

só para Java/AspectJ é que uso o Eclipse, e mesmo nesse ando a ver se consigo por um plugin do Vim a funcionar...

10. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

A cena do Emacs é com ele faz-se tudo. Eu uso-o para correr shells, correr o gdb, compilar, ver o mail, jogar tetris, consultar o psicanalista e de vez em quando também gosto de o usar para editar código :D

Seriously, aconselho qualquer gajo que queria codar decentemente e com eficiência a aprender um editor decente tipo Emacs ou *gasp* Vi. O tempo que se poupa depois de dominar um deles é imenso :)

Quando vejo N colegas meus a codar no Gedit ou no Kate até me faz confusão a falta de atalhos no teclado e o facto de se estar dependente do X :P

Ontopic: para programar em Linux (não só no Ubuntu), uso o trio maravilha gcc+emacs+gdb. Também já usei o Java SDK e o Valgrind por causa das fugas de memória em C e afins :)

11. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Destacar os tipos, e funções base...

Usem lá o emacs, eu acho que escusam de tar a usar uma "bimby" só para fazer sumo de laranja...que atalhos têm que realmente fazem a diferença?

12. Rui_Carlos

no caso do vim, atalhos para copiar/cortar linhas/palavras, para andar 10 linhas para trás/frente, ir para a n-ésima linha a contar do fim, etc. e mais uns quantos que só nos lembramos deles quando precisamos.

mas para além dos atalhos o vim tem outras vantagens, como por exemplo para procurar/substituir textos, em que simples expressões regulares às vezes dão muito jeito. ou podermos fazer tudo sem usar o rato o que me parece que traz alguns ganhos no tempo necessário a editar os textos.

eu também já usei o GEdit, até que tive que trabalhar num pc da univ em que só podia usar o vim ou nano/pico, e depois de me habituar aos atalhos nunca mais quis o GEdit para nada.

Partilhar esta Página