O que utilizam para programar no Ubuntu...

migueloliv

Power Member
Boas eu ando um bocadito à nora com o programa que hei-de usar para programar em Linux...
No Windows uso o Dev, foi o que o meu prof me aconselhou, agora em Linux precisamente no Ubuntu 7.04, qual acham o programa para poder programar?
Abraço e desde já o meu obrigado
 
Usas mesmo, ou é so para parecer hardcore?
não percebi se o post é irónico ou não.

Uso eclipse e emacs para tudo, mairoritariamente eclipse.

sim, uso mesmo.

só para Java/AspectJ é que uso o Eclipse, e mesmo nesse ando a ver se consigo por um plugin do Vim a funcionar...
 
A cena do Emacs é com ele faz-se tudo. Eu uso-o para correr shells, correr o gdb, compilar, ver o mail, jogar tetris, consultar o psicanalista e de vez em quando também gosto de o usar para editar código :D

Seriously, aconselho qualquer gajo que queria codar decentemente e com eficiência a aprender um editor decente tipo Emacs ou *gasp* Vi. O tempo que se poupa depois de dominar um deles é imenso :)

Quando vejo N colegas meus a codar no Gedit ou no Kate até me faz confusão a falta de atalhos no teclado e o facto de se estar dependente do X :P

Ontopic: para programar em Linux (não só no Ubuntu), uso o trio maravilha gcc+emacs+gdb. Também já usei o Java SDK e o Valgrind por causa das fugas de memória em C e afins :)
 
Destacar os tipos, e funções base...

Usem lá o emacs, eu acho que escusam de tar a usar uma "bimby" só para fazer sumo de laranja...que atalhos têm que realmente fazem a diferença?

no caso do vim, atalhos para copiar/cortar linhas/palavras, para andar 10 linhas para trás/frente, ir para a n-ésima linha a contar do fim, etc. e mais uns quantos que só nos lembramos deles quando precisamos.

mas para além dos atalhos o vim tem outras vantagens, como por exemplo para procurar/substituir textos, em que simples expressões regulares às vezes dão muito jeito. ou podermos fazer tudo sem usar o rato o que me parece que traz alguns ganhos no tempo necessário a editar os textos.

eu também já usei o GEdit, até que tive que trabalhar num pc da univ em que só podia usar o vim ou nano/pico, e depois de me habituar aos atalhos nunca mais quis o GEdit para nada.
 
Back
Topo