O que vês?

Rui Marto

Power Member
Mais um tópico sobre fotografia... :)

O que vês?
Irei colocar regularmente uma fotografia e o que pretendo é que cada membro faça a sua própria análise dela. Que vejam com "olhos de ver" as cores, o enquadramento, a situação e aquilo que representa, época, corrente artística, etc. Tudo o que conseguirem.

Vou começar por um dos meus fotógrafos preferidos:

Lesmoking.jpg


YSL Le Smoking by Helmut Newton, 1975, Paris​

A fotografia, tirada para a Vogue Paris, retrata um smoking de Yves Saint Laurent.
 
Última edição:
Uma fotografia classica de um dos fotografos de moda mais conceituados de todos os tempos. esta foto transpira misterio,glamour,classe. Gosto especialmente do facto de ser a p&b e do facto de Newton ter conseguido destacar tao bem e tao subtilmente a modelo de um fundo que em muitos casos se tornaria confuso E, para mim, uma foto simples mas extremamente eficaz.
 
o fundo e as diagonais formadas pela estrada conduzem muito bem o olhar, a escolha da perspectiva resulta bastante bem, noutro caso a escolha de colocar a figura mesmo no centro não ficaria equilibrada.
 
A nível de estética, tanto YSL como HN tinham visões semelhantes, o que é bastante favorável em fotografia de moda. YSL foi o estilista responsável por introduzir o corte masculino no vestuário feminino, enquanto que Newton foi o maior impulsionador de uma visão "emancipada" da mulher, em que a mulher era muitas vezes retratada em poses despojadas da feminidade, que era de certa forma imposta pelas mentalidades da época.
 
Vcs estão a apreciar principalmente a componente técnica...

Eu que não sou tão fotografo, a primeira coisa que pensei mal vi a foto foi "Uma modelo anoréctica!" e não vejo glamour nem classe em alguém assim :rolleyes:
 
Vcs estão a apreciar principalmente a componente técnica...

Eu que não sou tão fotografo, a primeira coisa que pensei mal vi a foto foi "Uma modelo anoréctica!" e não vejo glamour nem classe em alguém assim :rolleyes:

Curiosamente, ainda ninguém aqui apreciou a componente técnica.
Os comentários foram relativos à componente estética e artística de uma fotografia.
Tu que não és fotografo, pelos vistos não consegues apreciar uma fotografia pela sua arte. ;)
 
o fundo e as diagonais formadas pela estrada conduzem muito bem o olhar, a escolha da perspectiva resulta bastante bem, noutro caso a escolha de colocar a figura mesmo no centro não ficaria equilibrada.

Parece-me técnica...

Eu comentei a estética, como disse, não vejo glamour nem classe devido à modelo.

A modelo até me parece que foi colada ali, parece nem fazer parte da foto... ou serei eu.
 
Parece-me técnica...

Eu comentei a estética, como disse, não vejo glamour nem classe devido à modelo.

A modelo até me parece que foi colada ali, parece nem fazer parte da foto... ou serei eu.

Ele comentou a composição, que é parte da estética e não técnica. E no meu post também não toquei na parte técnica, portanto continuo sem perceber aquele comentário.

De qualquer das formas, é válido comentar/analisar seja o que for. No entanto se olhares à época vês que classe e glamour é o que não falta naquela foto. Aliás, a mulher com o cigarro é símbolo disso mesmo.

PS: Em relação ao recorte da modelo, quem é bom é bom.
 
Última edição:
Ele comentou a composição, que é parte da estética e não técnica. E no meu post também não toquei na parte técnica, portanto continuo sem perceber aquele comentário.

De qualquer das formas, é válido comentar/analisar seja o que for. No entanto se olhares à época vês que classe e glamour é o que não falta naquela foto. Aliás, a mulher com o cigarro é símbolo disso mesmo.

PS: Em relação ao recorte da modelo, quem é bom é bom.

Já tou a aprender qq coisa ;)
 
PS: Em relação ao recorte da modelo, quem é bom é bom.

concordo com ele acerca do recorte.
esse comentário parece mais algo do genero "se foi um gajo famoso que fez é pq é bom"
n acho que seja uma foto por ai alem. o que me chama logo a atenção é o halo à volta da modelo e os brancos estoirados

mas se calhar como n sou fotografo tb n tenho "categoria" para apreciar como ja me foi dito :rolleyes:

btw este tópico é estranhamento parecido com o "foto do momento"
 
Esta foto está brutal. Foi bem escolhida pois é dificil dizer o porquê do "brutal".
Bem, primeiro o fotógrafo conseguiu centrar a modelo muito bem. Exactamente onde a rua estava especialmente iluminada.
Depois é a pose da modelo, o fato, o corte de cabelo. Tudo muito bem executado.
O estilo moderno do smoking contrasta com o resto da cena, o cigarro e a pose descontraída ajudam á festa.

Acho que sim, que o glamour e a classe estão lá.
As calças desviam ás vezes o olhar, mas fazem parte do estilo.


PS: Concordo com o adolfo, acerca da foto do momento. Na minha opinião é preciso juntar os tópicos. Têm fins demasiado parecidos.
 
Última edição:
Já tou a aprender qq coisa ;)

concordo com ele acerca do recorte.
esse comentário parece mais algo do genero "se foi um gajo famoso que fez é pq é bom"
n acho que seja uma foto por ai alem. o que me chama logo a atenção é o halo à volta da modelo e os brancos estoirados

Certamente não foi montagem, como ele deu a entender. A modelo tem um excelente recorte porque foi devidamente colocada no alinhamento dos reflexos de luz no chão molhado (ver post do Andre_pais) e certamente que foi tirada com bom equipamento.

Além disso não sei onde vão buscar a ideia de que uma boa foto tem que ter tudo "by the book". É a mesma cena de andar a reparar em horizontes tortos quando são fotos de retrato, ou em pessoas "cortadas" quando o objectivo é precisamente simular uma snapshot.

Nem tudo nas boas fotos é pensado, mas nem tudo é relevante. Há coisas que dependem puramente da sensibilidade estética/artística e nada têm a ver com a técnica. Ou acham que ele estava propriamente preocupado em saber se os brancos estoiraram? Se calhar devia ter olhado para o histograma do live-view da sua Hasselblad de filme... :rolleyes:

Esta foto está brutal. Foi bem escolhida pois é dificil dizer o porquê do "brutal".
Bem, primeiro o fotógrafo conseguiu centrar a modelo muito bem. Exactamente onde a rua estava especialmente iluminada.
Depois é a pose da modelo, o fato, o corte de cabelo. Tudo muito bem executado.
O estilo moderno do smoking contrasta com o resto da cena, o cigarro e a pose descontraída ajudam á festa.

Acho que sim, que o glamour e a classe estão lá.
As calças desviam ás vezes o olhar, mas fazem parte do estilo.

Tendo em conta que é uma foto de moda, também é objectivo destacar a roupa. Mas concordo com tudo o que dizes. A foto está lá...

btw este tópico é estranhamento parecido com o "foto do momento"

PS: Concordo com o adolfo, acerca da foto do momento. Na minha opinião é preciso juntar os tópicos. Têm fins demasiado parecidos.

Das duas uma, ou não perceberam o objectivo deste tópico, ou não perceberam o objectivo do outro. Aqui é só mesmo olhar e analisar, no outro é tentar reproduzir...
 
Das duas uma, ou não perceberam o objectivo deste tópico, ou não perceberam o objectivo do outro. Aqui é só mesmo olhar e analisar, no outro é tentar reproduzir...

Ah! Peço desculpa ;) Tou a perceber.

Nem tudo nas boas fotos é pensado, mas nem tudo é relevante. Há coisas que dependem puramente da sensibilidade estética/artística e nada têm a ver com a técnica. Ou acham que ele estava propriamente preocupado em saber se os brancos estoiraram? Se calhar devia ter olhado para o histograma do live-view da sua Hasselblad de filme...

Qual histograma! HDR!!!
 
Última edição:
Certamente não foi montagem, como ele deu a entender. A modelo tem um excelente recorte porque foi devidamente colocada no alinhamento dos reflexos de luz no chão molhado (ver post do Andre_pais) e certamente que foi tirada com bom equipamento.

Além disso não sei onde vão buscar a ideia de que uma boa foto tem que ter tudo "by the book". É a mesma cena de andar a reparar em horizontes tortos quando são fotos de retrato, ou em pessoas "cortadas" quando o objectivo é precisamente simular uma snapshot.

Nem tudo nas boas fotos é pensado, mas nem tudo é relevante. Há coisas que dependem puramente da sensibilidade estética/artística e nada têm a ver com a técnica. Ou acham que ele estava propriamente preocupado em saber se os brancos estoiraram? Se calhar devia ter olhado para o histograma do live-view da sua Hasselblad de filme... :rolleyes:


Das duas uma, ou não perceberam o objectivo deste tópico, ou não perceberam o objectivo do outro. Aqui é só mesmo olhar e analisar, no outro é tentar reproduzir...

a forma como disseste aquilo parecia mais que era bom pq tinha sido um gajo conhecido.
n, uma foto n tem (até acho que nem deve) ser feita "by the book". uma foto a mim agrada-me acima de tudo pelo impacto que causa e pela originalidade, por isso fazer fotos iguais aos dos outros n é para mim, o que n impede que se reparem em horizonte tortos ou luzes queimadas e se comente os mesmos

qt á ironia da hassy é como disse em cima...

em relação ao tópicos, realmente estava com outra ideia acerca deles.
mea culpa
 
Esta foto se for enquadrada na época respectiva está associada a emancipação da mulher, a uma nova visão da mesma, porque se olharmos bem, uma mulher sozinha na rua, a fumar, de smoking é algo muito vanguardista para a época. Talvez por isso seja tão contemporânea.
Eu associo esta foto a glamour e a elegância, mas de YSL não se poderia esperar outra coisa.
 
Já vi e revi a foto, e inexplicavelmente a minha mente só desvia para um lado: a senhora parece ali colada, não a consigo encaixar na foto, por muito que queira. Até aos joelhos ainda vá que não vá, daí para cima parece-me nitidamente uma montagem ...

E não, não consigo ver nada de especial na foto, transmite solidão, tristeza, reflexão, mas não a acho nada de especial.

esclarecimento: posso gostar muito de fotografia, gosto muito de pintura, e mais meia dúzia de coisas no mundo da "arte", mas moda e alta costura não me dizem absolutamente nada ... zero.
 
Última edição:
Honestamente...

O que me ocorre olhando a foto,é de facto a luz conseguida na modelo e toda a rua.Não me lembro de facto,se já se usava luzes de estúdio como hoje em dia nas ruas :D.O que me lembro para o antigo era uns flashes que disparavam e ficavam meia hora à espera que o fumo passa-se LOL.
Prontos e para a época,minha observação fica no ar.Não terá algo haver com técnicas de luz conseguidas também para a época? :o
 
Back
Topo