1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que vês?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 9 de Maio de 2009. (Respostas: 49; Visualizações: 2917)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mais um tópico sobre fotografia... :)

O que vês?

Vou começar por um dos meus fotógrafos preferidos:

A fotografia, tirada para a Vogue Paris, retrata um smoking de Yves Saint Laurent.

Última edição: 9 de Junho de 2009
  2. Hiver

Hiver Power Member

Uma fotografia classica de um dos fotografos de moda mais conceituados de todos os tempos. esta foto transpira misterio,glamour,classe. Gosto especialmente do facto de ser a p&b e do facto de Newton ter conseguido destacar tao bem e tao subtilmente a modelo de um fundo que em muitos casos se tornaria confuso E, para mim, uma foto simples mas extremamente eficaz.

3. helius

helius Power Member

o fundo e as diagonais formadas pela estrada conduzem muito bem o olhar, a escolha da perspectiva resulta bastante bem, noutro caso a escolha de colocar a figura mesmo no centro não ficaria equilibrada.

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A nível de estética, tanto YSL como HN tinham visões semelhantes, o que é bastante favorável em fotografia de moda. YSL foi o estilista responsável por introduzir o corte masculino no vestuário feminino, enquanto que Newton foi o maior impulsionador de uma visão "emancipada" da mulher, em que a mulher era muitas vezes retratada em poses despojadas da feminidade, que era de certa forma imposta pelas mentalidades da época.

5. apmartins

apmartins Power Member

Vcs estão a apreciar principalmente a componente técnica...

Eu que não sou tão fotografo, a primeira coisa que pensei mal vi a foto foi "Uma modelo anoréctica!" e não vejo glamour nem classe em alguém assim :rolleyes:

6. arkannis

arkannis Power Member

Curiosamente, ainda ninguém aqui apreciou a componente técnica.
    Os comentários foram relativos à componente estética e artística de uma fotografia.
    Tu que não és fotografo, pelos vistos não consegues apreciar uma fotografia pela sua arte. ;)

7. apmartins

apmartins Power Member

Parece-me técnica...

Eu comentei a estética, como disse, não vejo glamour nem classe devido à modelo.

A modelo até me parece que foi colada ali, parece nem fazer parte da foto... ou serei eu.

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ele comentou a composição, que é parte da estética e não técnica. E no meu post também não toquei na parte técnica, portanto continuo sem perceber aquele comentário.

De qualquer das formas, é válido comentar/analisar seja o que for. No entanto se olhares à época vês que classe e glamour é o que não falta naquela foto. Aliás, a mulher com o cigarro é símbolo disso mesmo.

PS: Em relação ao recorte da modelo, quem é bom é bom.

Última edição: 9 de Maio de 2009
  9. apmartins

apmartins Power Member

Já tou a aprender qq coisa ;)

10. adolfo dias

adolfo dias Power Member

concordo com ele acerca do recorte.
    esse comentário parece mais algo do genero "se foi um gajo famoso que fez é pq é bom"
    n acho que seja uma foto por ai alem. o que me chama logo a atenção é o halo à volta da modelo e os brancos estoirados

mas se calhar como n sou fotografo tb n tenho "categoria" para apreciar como ja me foi dito :rolleyes:

btw este tópico é estranhamento parecido com o "foto do momento"

11. guipatinador

guipatinador I fold therefore I AM

Uma fotografia a preto e branco, com uma mulher a fumar no meio da rua.

12. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Esta foto está brutal. Foi bem escolhida pois é dificil dizer o porquê do "brutal".
    Bem, primeiro o fotógrafo conseguiu centrar a modelo muito bem. Exactamente onde a rua estava especialmente iluminada.
    Depois é a pose da modelo, o fato, o corte de cabelo. Tudo muito bem executado.
    O estilo moderno do smoking contrasta com o resto da cena, o cigarro e a pose descontraída ajudam á festa.

Acho que sim, que o glamour e a classe estão lá.
    As calças desviam ás vezes o olhar, mas fazem parte do estilo.

PS: Concordo com o adolfo, acerca da foto do momento. Na minha opinião é preciso juntar os tópicos. Têm fins demasiado parecidos.

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Certamente não foi montagem, como ele deu a entender. A modelo tem um excelente recorte porque foi devidamente colocada no alinhamento dos reflexos de luz no chão molhado (ver post do Andre_pais) e certamente que foi tirada com bom equipamento.

Além disso não sei onde vão buscar a ideia de que uma boa foto tem que ter tudo "by the book". É a mesma cena de andar a reparar em horizontes tortos quando são fotos de retrato, ou em pessoas "cortadas" quando o objectivo é precisamente simular uma snapshot.

Nem tudo nas boas fotos é pensado, mas nem tudo é relevante. Há coisas que dependem puramente da sensibilidade estética/artística e nada têm a ver com a técnica. Ou acham que ele estava propriamente preocupado em saber se os brancos estoiraram? Se calhar devia ter olhado para o histograma do live-view da sua Hasselblad de filme... :rolleyes:

Tendo em conta que é uma foto de moda, também é objectivo destacar a roupa. Mas concordo com tudo o que dizes. A foto está lá...

Das duas uma, ou não perceberam o objectivo deste tópico, ou não perceberam o objectivo do outro. Aqui é só mesmo olhar e analisar, no outro é tentar reproduzir...

14. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Ah! Peço desculpa ;) Tou a perceber.

Qual histograma! HDR!!!

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a forma como disseste aquilo parecia mais que era bom pq tinha sido um gajo conhecido.
    n, uma foto n tem (até acho que nem deve) ser feita "by the book". uma foto a mim agrada-me acima de tudo pelo impacto que causa e pela originalidade, por isso fazer fotos iguais aos dos outros n é para mim, o que n impede que se reparem em horizonte tortos ou luzes queimadas e se comente os mesmos

qt á ironia da hassy é como disse em cima...

em relação ao tópicos, realmente estava com outra ideia acerca deles.
    mea culpa

16. Miss Marple

Miss Marple Power Member

Esta foto se for enquadrada na época respectiva está associada a emancipação da mulher, a uma nova visão da mesma, porque se olharmos bem, uma mulher sozinha na rua, a fumar, de smoking é algo muito vanguardista para a época. Talvez por isso seja tão contemporânea.
    Eu associo esta foto a glamour e a elegância, mas de YSL não se poderia esperar outra coisa.

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Já vi e revi a foto, e inexplicavelmente a minha mente só desvia para um lado: a senhora parece ali colada, não a consigo encaixar na foto, por muito que queira. Até aos joelhos ainda vá que não vá, daí para cima parece-me nitidamente uma montagem ...

E não, não consigo ver nada de especial na foto, transmite solidão, tristeza, reflexão, mas não a acho nada de especial.

esclarecimento: posso gostar muito de fotografia, gosto muito de pintura, e mais meia dúzia de coisas no mundo da "arte", mas moda e alta costura não me dizem absolutamente nada ... zero.

18. guipatinador

guipatinador I fold therefore I AM

Não consigo detectar bem a sombra da mulher...
    edit: já detectei...

Última edição: 10 de Maio de 2009
  19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

À época uma foto destas era... Original era pouco. lol

Em relação ao outro tópico, reprodução de outras obras é um método válido de aprendizagem nas artes.

Muito suave, no sentido da câmara. :)

20. Honestamente...

O que me ocorre olhando a foto,é de facto a luz conseguida na modelo e toda a rua.Não me lembro de facto,se já se usava luzes de estúdio como hoje em dia nas ruas :D.O que me lembro para o antigo era uns flashes que disparavam e ficavam meia hora à espera que o fumo passa-se LOL.
    Prontos e para a época,minha observação fica no ar.Não terá algo haver com técnicas de luz conseguidas também para a época? :o

Partilhar esta Página