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O segredo da vantagem das NV35 no Doom3

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 5 de Junho de 2003. (Respostas: 24; Visualizações: 1404)

  1. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    http://www.hothardware.com/hh_files/S&V/ushadow_doom3.shtml

    Parece que a grande vantagem vem da utilização do "Ultrashadow", uma nova tecnologia da nVidia ( que não se tem falado muito ).
    Esta tecnologia está patenteada e os jogos têm que ter código para que o "Ultrashadow" funcione.

    "When invoked, these methods provide the information necessary for our GPU's with UltraShadow to cull out shadow pixels beyond the constraints set by depth bounds"

    Em poucas palavras, ele "deita fora" certa informação que não precisa.

    Parece-me sem duvida uma grande vantagem da nVidia. Agora vamos lá ver quantos jogos vão suportar a tecnologia ( até agora já há dois ).
     
  2. Elrond

    Elrond To fold or to FOLD?

    Parece q afinal eles ate têm ideias alem de processar outras empresas.......Idiotas...(GET IT??)

    []z
     
  3. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    axo mt eskezito nao ser ter falado disso antes...
    ja parece akela da MSI com o seu overclocking dinamico! lolol... :P
     
  4. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    O "Ultrashadow" foi anunciado com a NV35, mas passou ao lado em quase todos os sites.

    Parece ser uma feature muito boa em termos de performance e sem perder qualidade de imagem.. A unica coisa negativa é que é uma feature só das nVidia e por isso não sei se vai ser muito adoptado.
    Se calhar vai pelo mesmo caminho do "Truform" da ATI, mas se o Doom3 suporta-lo, quer dizer que todos os jogos com esse motor ( umas centenas ) vão suportar o "Ultrashadow"
     
  5. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Seja como for acho q nao devemos julgar esse ganho de performance nestas benchs do Doom3, q foram feitos em condições... algo suspeitas... e conhecendo agora algumas das malandrisses da nvidia, nao eh dificil imaginar q tenham mesmo manipulado alguns resultados...
     
  6. gonx_me

    gonx_me Power Member

    Se não me engano, é tipo a tecnologia usada pela antiga Power VR1, que só renderizava as partes que eram supostas serem vistas....
     
  7. Rudzer

    Rudzer Power Member

    Acho que keres dizer o Tile Rendering usado pelas Kyro...de qualquer das maneiras parece que a ideia é a mesma, se bem que não é a mesma tecnologia de certeza (para não falar que com as kyro não era preciso codigo especial por parte dos jogos pra por o TR a bomba)!
     
  8. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    É um pouco diferente.....

    As powervr (Tile rendering) é bem mais complicado ( Mete hardware, divisão do ecrã em "partes", testar "as cordenadas Z" para ver o que está à frente e atrás, drivers, etc ).

    O Ultrashadow, tal como o nome indica é, atravez de uma "extensão" OpenGL ( ainda não é suportado pelo directx ) fazer a eliminação de calculos de sombras ( stencil shadows ) que não aparecem no ecrã.

    Nem sei se há alguma parte de hardware especifica para o Ultrashadow, ou se é só drivers.
    Eles chama-lhe ""hardware assist" feature.

    Edit: O Pdf da nVidia tb não esclarece muito.....
     
  9. iJFerreira

    iJFerreira Banido

    vocês tem algumas noções de computação gráfica?
     
  10. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Podes explicar melhor?
     
  11. Crusher

    Crusher Power Member


    Não me parece que o UltraShadow se vá perder... se é uma tecnologia que pode aumentar a perfomance retirando partes não vissíveis das sombras em tempo real do ecrã, acho que é demasiado mau para se deixar de lado... mas acho que as aplicações têm que estar escritas para essa tecnologia, porque se não já podiamos ver uma boa vantagem da NV35 em relação ao NV30 no Doom3... não é como acontece com o LMA ou o HyperZ que em qualquer jogo já tens o beneficio uns mais do que outros.

    O TruForm é que parece ter o dias contados... ainda há tempos acabei de saber que a unidade de TruForm do R300 é por software e não em hardware como no R200. Ou seja uma simples 8500 até é mais rápida que uma 9700 em TruForm. É uma tecnologia porreira... eu até postei imagens de um jogo a beneficiar disso e até o RtCW também suporta TruForm e depois de activado o jogo fica bem porreiro assim como não dá um enorme hit de perfomance. O Doom3 nem vai suportar TruForm ou outra tecnologia semelhante... o próprio JC já explicou as razões.

    EDIT:

    Cá está... :D

    http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=9028&highlight=truform
     
    Última edição: 6 de Junho de 2003
  12. estigma

    estigma Power Member

    Diz la a verdade, eras grande fã dos x-files?

    :D

    Cada empresa tem os seus trunfos.
    Placas Graficas não são Clubes de Futebol.
     
  13. Rudzer

    Rudzer Power Member

    explai a razão de tais palavras oh mestre... /sarcasm :rolleyes:
     
  14. SKATAN

    SKATAN Power Member

    Epah eu só acho estranho que na fase da fx 5800 ultra não haver ultra shadow , e agora a 5800 ultra tmb bomba na beta do doom3
     
  15. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Por acso isso é estranho.
    Pelo que li o Ultrashadow só está disponivel na 5900. Será que tb está disponivel na 5800?
     
  16. iJFerreira

    iJFerreira Banido

    lembro-me de ter lido há uns tempos
    (já não acompanho com regularidade o
    mundo dos PC's) que o NV35 é um GPU
    programavel. Ou seja, uma placa gráfica
    nele baseada que não tenha hoje uma
    determinada tecnologia não quer dizer que não
    tenha no futuro próximo.
    Basta um reprogramação do GPU para a
    implementar.

    CPU's programáveis é uma coisa que está
    agora na berra.

    Sobre a questão da computação gráfica.
    Nada do que se discute é novo ou nova
    tecnologia. Já desde dos anos 80 que
    se sabe *quase* tudo. O que é novo
    são alguns algoritmos mais simples e rapidos
    para saber o que se deve *renderizar* e o
    que não vale a pena por : estar tapado ou
    ser irrelevante para a resolução e qualidade
    da imagem gerada.

    Qualquer imagem gerada pelas
    placas gráficas da Ati e nvidia estão muito
    longe da qualidade cinematográfica de
    qualquer banal programa de *rendering*.
     
  17. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Sim, pelo que li ( especialmente as previews NV30 no beyond3d e tech report ) a NV30/35 é bem mais flexivel que que a R300/350. Tão flexivel que para certas operações pode ser um 4X2 e para outras 8X1. Pelo que li, hoje em dia, na maior parte do tempo é um 4X2.
    Além disso temos o caso da precisão nos shaders ( FP12, FP16, FP32 na NV30 e FP24 na R300 ).

    Talvez aconteca à nVidia o mesmo que à intel ( PIV ). No inicio era um gozo e agora é o que se vê.

    O problema da nVidia é que quando o Nv35 for competitivo, já temos os futuros GPU's ( NV40,R500 ). O ciclo de vida é bem mais curto.
     
  18. ptzs

    ptzs Power Member

    No caso da 5800 pode ser uma feature extra trazida pelas drivers.

    Não é nada do outro mundo.
     
  19. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Acho q queriam dizer o r400... :P
    o prob da nvidia eh q se atrasou. este chip devia ter saido pouco depois do r300 (2 meses no maximo). Assim sim, teriamos competitividade. Porque desde o r300, ja a quase um ano, que a ati trabalha no seu proximo chip (o r400). Nao confundam o r400 com o r350. o r350, como devem saber, saiu para catapultar de novo a ati, so para fazer frente ao nv30 (q fez mt bem, ja q o nv35 so o supera nalgumas coisas, e mm assim...).
    enfim, espera-se novidades da ati, e espero q a nvidia tb diga qq coisa do nv40, pq competitividade eh bom para todos :D
     
  20. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Não, não queria.

    O R400 foi cancelado e substituido pelo R390/R420/Locci que vai ser um R350 optimizado. Não se sabe o nivel de optimização.

    O R500 é a seguir, não se sabe pormenores, mas só deve sair para o ano.

    Edit: Se o Nv40 sair este ano é bem possivel que a nVidia volte ao topo.
     

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