1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Compara os preços de Smartphones das marcas mais populares:
    ASUS | Alcatel | Huawei | HTC | LeEco | LG | Meizu | Motorola | Nokia | Samsung | Sony | Xiaomi

O software das câmaras Samsung e Iphone realmente compensa o hardware?

Discussão em 'Aquisições Telemóveis' iniciada por Tank, 14 de Julho de 2018. (Respostas: 8; Visualizações: 293)

1. Tank

Tank Power Member

Tentei não prolongar muito o título, e simultaneamente tentar atrair alguma atenção para este tema, porque é algo que me deixa perplexo.

Pesquisando por melhores smartphones no que toca a fotos, é quase impossível não estarem lá os topos de gama ou antigos flagship dos Samsung e Iphones. Ainda assim, eu, nada entendedor de fotografia, só quero algo point and shoot que me dê qualidade de foto, fico perplexo quando vejo que as câmara dos samsungs e iphones (mesmo recentes, como os S8, I7, etc; assim de cabeça, se calhar até os ainda mais recentes também) "apenas" têm 12MP de sensores. Mais coisa menos coisa, mais dual camera menos dual camera... e, ainda assim, estão lá nos rankings. O mesmo se pode dizer dos Google Pixel, que também não passam dos 12MP e são quase incontestavelmente considerados os melhores smartphones em termos de câmara.

Por outro lado, vejo marcas como a Huawei a investir forte em duplas (ou triplas, agora) câmaras de p.ex 20+12MP, com associação à Leica, com n modos de fotografia para noite, portrait, etc. A One Plus também, apesar de (creio eu) não ter essa associação à Leica, também tem esta gama de MP nas suas câmaras.

Portanto, a minha questão é: a Huawei e One Plus, com o seu Hardware de MP (e até os modos) conseguem dar resposta à Samsung e Iphone atualmente? Ou estas duas marcas, através dos seus softwares, continuam à frente dos outros (até tenho ideia de ler alguém importante da Android dizer "não percebo como quem gosta de fotografia escolhe um android em vez de um iphone"...)?

Isto para dizer: se ligo apenas à câmara, vale mais ir para, p.ex, um Iphone 6s plus ou S8, mesmo que ligeiramente desatualizado e com os tais 12MP? Ou os Huaweis Mate 10 Pro, P20, One Plus 6, etc, já conseguem ser melhores respostas?

Agradeço desde já!

2. ptfuzi

ptfuzi Power Member

A camara do iphone é má comparando com o resto

3. Tank

Tank Power Member

Sem discordar, estou de mente aberta, porque dizes isso? Experiência própria entre gamas semelhantes iOS e Android? Artigos?

4. dm222

dm222 Power Member

Deve ser pq e e um tlm com 3 anos.
    O s8 apenas 1...

5. Resposta curta e grossa: ter mais ou menos megapixels vale menos do que muita gente pensa.

Já lá vai o tempo em que só o número de MP já determinava a qualidade das fotos. Hoje em dia, para o uso que a maior parte das pessoas dá às fotos (ver no telemóvel, colocar nas redes sociais, ou na melhor das hipóteses, fazer impressões de pequena dimensão) 12MP são mais que resolução suficiente. A qualidade do software e pós-processamento faz muita diferença na actualidade. Isso nota-se em particular com os Pixels 2, com uma só câmara, graças ao software conseguem efeitos bokeh e HDR superiores à grande maioria da competição, mesmo os que usam 2 câmaras.

6. Tank

Tank Power Member

Obrigado pelo feedback, e vai tudo em linha com o que fui descobrindo sobre o assunto. Que os MP não são tudo, que o software é importantíssimo e que os Pixel 2 são de longe os melhores (talvez agora ultrapassados pelos Huawei 20 Pro).

Tendo isso em conta, e de forma concreta, como sugerias que avalie e compare as câmaras em exemplos concretos? Neste caso, o Mate 10 Pro, P20 normal e o S8, que são os modelos que estou a ponderar. Olho para o gsmarena e poucas diferenças vejo, ou quando vejo (lá está, os 12MP do S8) pode não querer dizer nada. Para além de ver vídeos comparativos no Youtube, recomendas mais alguma coisa a que deva estar atento?

7. Quando se fala de aparelhos de gama alta ou media-alta, as diferenças entre eles não são muito grandes, muitas vezes acaba por ser mais uma questão de preferência pessoal do tipo de tratamento que cada telemóvel faz às fotos.

Se quiseres ver mais em termos técnicos quais as melhores câmaras o site DxOMark faz testes bastante exaustivos, e os 3 que colocaste estão entre aqueles que eles avaliaram.

E depois é como disseste, comparativos de youtube, e o ideal seria "blind tests", no fim por muitos números que nos atirem pra cima o que vai contar é o nosso gosto pessoal.

8. Tank

Tank Power Member

Agradeço novamente. Tenho mesmo que perder algum tempo a estudar os artigos nesse famoso site e comparativos no Youtube.

Uma pergunta final que me ocorreu. Exceptuando o P20 Pro, todos os outros smartphones que se gabam de ter +20MP, isso é sempre na câmara Black e White, sendo a de cores "naturais" de 12MP (ou o que for), certo? Nunca o oposto, com +20MP nas cores naturais e 12MP nas Black e White, certo?

Pergunto isto porque, para um não-entendedor como eu, se assim fosse, poderia fazer sentido o porquê de câmaras como as do iphone e samsung, em que as cores naturais, lá está, são os tais 12MP, como as dos outros, não se gabam dos 20MP (que no fundo só seriam para BW), mas depois eventualmente se superiorizam com o processamento/tratamento; enquanto que as outras marcas, tendo os mesmos 12MP, já não teriam a mesma qualidade no tratamento e software

9. blocnt

blocnt Power Member

Depende muito se gostas de fotografias mais naturais (cores reais) ou mais processadas (com muito contraste e tratamento). A minha sugestão é olhares para blind tests e ver qual te agrada mais. Exemplo:

Cuidado com reviews enviesadas :)
    Do que vejo na NET, na minha opiniao, no global o pixel 2 é o melhor. Se dás valor ao zoom e fotografia noturna, Huawei p20.

Partilhar esta Página