O software de um Técnico de Informática

BlitzMX

Power Member
O meu patrão bem me avisou:

"Olhe que não é porque sabe trabalhar em casa que sabe alguma coisa de técnico..."

E bem tinha razão. Mal sabia eu no que me estava a meter.... Mas adoro isto. HEHE

Preciso saber o mais pormenorizado possível o software que os técnicos mais batidos usam no seu dia a dia para tudo.

Postem a vontade, que seja freeware ou não, e a sua utilidade.
Quem estiver mais batido e tiver uma lista pré criada é favor postar aqui também.

Portem-se
 
  • Hiren's Boot CD - Ferramentas de diagnóstico
  • Linux LiveCD - Caso precises de ter acesso aos discos de um pc que não faça boot
  • Daemon Tools - Emulador de drives CD/DVD para testares imagens sem teres de gravar
  • VMware Workstation - Emulador de sistemas operativos
  • Uma Pen com ferramentas de Anti-spyware/Limpeza/etc
 
Sou estágiario e uso:

a) Quando é necessario formatar o pc:
- Windows XP (mais os seguintes programas: Acrobat Reader; VNC; WinXP Service Pack 2; Power DVD)
- Windows 98
- Office ou Openoffice
- Anti-Virus (freeware: AVS; pago: PANDA 2007)
- Nero

b) Diagnosticos
- Easy Recovery Tools (para detectar eventuais danos no disco)
etc...
 
Se tiveres que instalar sempre a mesma mrda em mts pcs, podes sempre usar o nlite para fazeres imagens do SO com os componentes e drivers que queres e sem perguntas.

Ainda à dias o nlite safou-me numa instalação do windows server 2003 numa san.

Tens também as utils da sysinternals que são bem porreiras.

De resto, o Dameware para assistência remota e as tretas normais de AV, anti-spyware e afins.
 
  • Hiren's Boot CD - Ferramentas de diagnóstico
  • Linux LiveCD - Caso precises de ter acesso aos discos de um pc que não faça boot
  • Daemon Tools - Emulador de drives CD/DVD para testares imagens sem teres de gravar
  • VMware Workstation - Emulador de sistemas operativos
  • Uma Pen com ferramentas de Anti-spyware/Limpeza/etc

VNC, Putty, e aqueles utilitários todos indispensáveis...
 
o teu patrão deve ser um gajo porreiro............
da minha modesta experiência o que tenho visto é "técnicos de informática" a usarem o software da m$ para fazerem a reinstalação do os....e, às vezes, quando estão num dia bom, a salvarem dados que o cliente considera importantes...
achas que o teu patrão te vai pagar para estares a limpares cavalos de tróia ou vírus, durante 3 ou 4 horas? achas que sim? ou ele te paga muito mal ou então vai cobrar verdadeiras fortunas aos clientes....
e, como os problemas das máquinas não são só de software mas, muitas vezes de hardware, o que aconselho, com toda a humildade, é que aprendas quais são os significados dos códigos dos beeps...
podes sempre pôr a correr um memtest para verificares se as memórias tem problemas ou um spinrite (que o teu patrão não deve ter) para recuperares um hd que seja mesmo importante....
boa sorte!
 
boas!
eu tambem estou a tirar um curso de tecnico de informatica e estou quase a ir para estagio...
luikki podias te esplicar melhor?
obrigado
 
Todas as ideias são bem vindas... Quanto á ideia do spyware e virus, ou de ser bem ou mal pago. Primeiro ha que saber o que se passa antes de passar á acção.

Já agora, tirando os manuais das boards ha algum sitio pa ver isso dos diferentes bipes?

Abraço

P.S. Mais softwar: Monitorização de redes, diagnóstico em windows ou dos.... sei la, ha tanta cena tanta tanta...
 
muitas vezes de hardware, o que aconselho, com toda a humildade, é que aprendas quais são os significados dos códigos dos beeps...
podes sempre pôr a correr um memtest para verificares se as memórias tem problemas ou um spinrite (que o teu patrão não deve ter) para recuperares um hd que seja mesmo importante....
boa sorte!

apartir dai...como vamos saber quantos beeps sao? so mesmo pelo livro da board?
e isso do memtest
 
Procuro também uma Boot CD ISO com MS-DOS, utilitários de diagnóstico, Optimização, Correcção de erros um pouco para todo o sistema em principal para os discos...
Por exemplo preciso para arrancar um Toshiba Satellite e tentar fazer scandisk ou outros ao disco pois este não permite nem instalação nem qualquer formatação.

Acho que deu o berro mas como ta na garantia não queria abri-lo (outra vez, lol).
 
Última edição:
Procuro também uma Boot CD ISO com MS-DOS, utilitários de diagnóstico, Optimização, Correcção de erros um pouco para todo o sistema em principal para os discos...
Por exemplo preciso para arrancar um Toshiba Satellite e tentar fazer scandisk ou outros ao disco pois este não permite nem instalação nem qualquer formatação.

Acho que deu o berro mas como ta na garantia não queria abri-lo (outra vez, lol).
Para isso tens logo o primeiro item da lista que meti, o Hiren's Boot CD

Para os beeps, googlem por "Beep Codes" que aparece muita coisa.
 
Back
Topo