O software de um Técnico de Informática

Boas, o nlite funciona de forma similar ao norton ghost?

Não. Permite-te é criares um cd de instalação do windows personalizado a todos os níveis (drivers, componentes, etc). E, como já disseram, para muitas mrdas novas precisas de drivers que não vêem no cd do windows e em mts pc's não tens drives de diskettes. No meu caso foram os drivers para uma SAN da Clariion.
 
Tenho estado a ler os posts do pessoal e é bom ver que ainda há pessoas neste país que sabem do que falam... Desculpem o off-topic mas, do que tenho visto em bastantes lojas de PCs (e nem quero falar das grandes superfícies!...) o panorama é bastante pobre!
Eu uso o Winternals ERD Commander 2005 (espécie de WinPE), o Knoppix ou o Hiren's para aceder aos PCs qd há problemas de arranques.
Para recuperar ficheiros, não há nada como o Winternals Administrator's Pak 2006 Pro (tem o software da Ontrack).
(Convém lembrar que a Winternals agora é da M$)
Os CDs da Paragon e da Recoversoft também dão jeito.
É obrigatório os CDs do XP (Home e Pro), mas também não é má ideia ter os do Win98SE e do Win2KPro!! Ainda há muitos PCs relativamente lentos por aí!! Se bem que o maior problema é mesmo a grave falta de memória!!!
 
nlite e sysprep?

Nope. O nLite safou-o pq lhe permitiu provavelmente integrar os drivers sem so quais estava á rasca. Só o integrar de mass storage controllers do bixo já o faz merecer o dinheiro que custasse. Si, pq nesta altura de não haver drives de disquettes temos o maior vendedor (de SO's) do mundo a pedir os drivers RAID/SATA... em disquette. Go figure. Ou melhor dizendo, aqulela m***a é assim desde o WinNT e ninguem quer ter trabalho a mudar.

Para evitar eu tirar uma ideia errada, o nlite funciona para instalaçao unattended do windows? é entao, de certa forma, bastante similar ou com as mesmas funçoes do sysprep?

nlite tutorial

edit: Aparentemente nao, serve sim para criar uma imagem de um cd win, e actualiza-lo com drivers e actualizaçoes. Nice!

nlite tutorial2 (melhor)
 
Última edição:
Talvez eu tenha interpretado mal o topic, e sem dúvida que o software técnico dá pano para mangas consoante a opinião de cada um, mas penso que há campos em falta no que diz respeito a ser um técnico sério.
O problema aqui é que, muitas vezes a opinião não conta, dado que quem trabalha como técnico de informática está a servir clientes, e o cliente é que manda (ou seja, manda o que entrarmos em acordo num contrato com ele).
Já vi neste topic software a ser mencionado que absolutamente nada tem a ver com o help desk, como por exemplo o Firefox. Apesar de eu gostar muito do Firefox, quando estou com um cliente a minha função não é a de lhe "vender" tecnologia nenhuma, por muito que goste dela. A minha função divide-se em 2 campos: Ou resolver um problema ou implementar um pedido.

Um tipo de software que ninguém mencionou aqui mas que é essencial hoje em dia para quem quer ser um técnico sério, é uma ferramenta de service desk (ou help desk, ou seja o que for), que garanta uma boa prestação aos clientes e o respeito pelo SLA (Service Level Agreement) do mesmo, acordado no contrato. Se quisermos ser realmente um técnico que queira abranger grandes empresas, esse software terá necessariamente de ser ITIL compilant (as normas pelas quais se rege qualquer empresa de TI que queria ter um certificado de qualidade).
Esta ferramenta torna-se particularmente importante quando a nossa empresa cresce e começamos a não conseguir organizar "na folhinha" os nossos pedidos e problemas.
Sugiro, neste campo de software, o CA Unicenter Service Desk dado que é o que tenho maior conhecimento dado que trabalho com ele, outras hipóteses haverá com certeza.

[SIZE=-1] [/SIZE]
 
recomendo vivamente:
foxit reader >> lê .pdf
7-zip >> comprimir/descomprimir ficheiros
poweriso >> trabalha com ficheiros de imagem (iso,daa,mds, etc)
divx >> codec pack
sandra sisoft >> analisa o hardware do pc
opera e/ou mozilla firefox >> internet browsers
ccleaner >> limpa a sujidade do sistema operativo
office >> dispensa apresentações
windows xp pro sp2 x86 >> dispensa apresentações
 
Já agora: Bart PE -> Windows PE CD Creator

Por outras palavras, fazes de forma legal um Live CD do Windows..

cumps

PS: já agora qual é o curso de técnico de informática? Não parece ter nada a ver com ciencia de computadores, ou é mesmo isso :P
 
boas ppl
eu tb estou a tirar um curso de informatica(estou no segundo ano)e á pra ki mts programas ke eu nunca ouvi falar mas ke por akaso em ceras alturas me teriam dado mt jeito!!
gostaria saber mais sobre estes programas onde posso arranjar este tipo de informação??:x2:
 
Boas, eu sendo técnico de informática uso MUITO o hiren's boot, é uma ferramenta espetacular e com muitas funções para diversos tipos de problemas.
Tambem ando sempre com anti-spywares pois ha sempre aqueles que vão aos sites menos próprios lol. ERD commander, muito util. Multiboot pois aqui na empresa instalamos SO por imagens que estão gravanas nos servidores, então o multiboot vai buscar automaticamente á rede essa imagem, mete-se password de admin de rede e voilá:007:
 
PS: já agora qual é o curso de técnico de informática? ...


Eu pergunto o mm. Estou curioso para saber o que dão os técnicos de informática nas aulas. Têm programação? Hardware??? Reparações?... Pelo que percebi voces dão é muita teoria não?

Estou curioso por saber o que tem um técnico mais que eu :lol: :lol: :lol:

Btw uso
hiren's boot, Lastxp
cd's do windows e live cd linux
disco externo (na verdade o que faz falta é a caixa)
antivirus - firewall's - anti spyware
placas de rede, graficas, boards, fontes e tal (embora antigas mas da jeito pa descobrir o problema)
e acima de tudo internet para consultar o Techzone :x2:


Cmpts
 
epah basicamente num curso profissional de tecnico de informatica com equivalencia ao 12ºano da-se muita coisa, mas nao td...lol mas tambem depende do programa da disciplina, porque existe cursos em que dao umas coisas e outros cursos dao-se outras...

existe disciplina de TLP (programaçao) em k eu dei VB, HTML (acho k tb dei access por aki)
SEAI, que lol n sei bem explicar as letras...sistemas qualquer coisa qualquer coisa...lol em que se da offices, access, dei um pouco de imagem digital (photoshop)
TI em que se da o hardware e eu pelo menos no meu curso fiz testes com makinas trocar peças, ver avarias etc etc..em que muitas das aulas era passadas de roda das makinas para as arranjar ou para as "lixar" e dar a outro grupo para aranjar...lol dei tambem redes, mas foi mais teorico, pratico tambem n tinhamos muitas condiçoes para tal, e por fim dei server 2003, e fazia-se exercicios para montar uma rede numa empresa o k era preciso bla bla bla....

basicamente foi mais ou menos isto, ah koisas que dei e nao me estou a recordar.
pelo meio estagiei 1 mes e meio no 1º ano, 3 meses no 2º ano e 5 1/2 - 6 meses no 3º ano.
o que se aprende num curso destes penso k é o necessario para ir trabalhar para uma loja de informatica, porque se da um pouco de tudo em geral, para areas mais especificas convem tirar os cursos mesmo dedicados a esas area, mas pare quem gosta de informatica e está no 9 ano acho que é uma boa soluçao, pois equivale ao 12ºano, é de nivel 3 e nas escolas secundarias é so de nivel 1 se n estou enganado...
bem espero ter explikado bem o k se dá mais ou menos num curso de informatica...lol
ahh e o resto das disciplias é o costume, matematica, portugues, ingles,tambem se da organizaçao e gestao de empresas, tecnicas comerciais, mundo actual e dsp
ptt se bem
 
epah basicamente num curso profissional de tecnico de informatica com equivalencia ao 12ºano da-se muita coisa, mas nao td...lol mas tambem depende do programa da disciplina, porque existe cursos em que dao umas coisas e outros cursos dao-se outras...

existe disciplina de TLP (programaçao) em k eu dei VB, HTML (acho k tb dei access por aki)
SEAI, que lol n sei bem explicar as letras...sistemas qualquer coisa qualquer coisa...lol em que se da offices, access, dei um pouco de imagem digital (photoshop)
TI em que se da o hardware e eu pelo menos no meu curso fiz testes com makinas trocar peças, ver avarias etc etc..em que muitas das aulas era passadas de roda das makinas para as arranjar ou para as "lixar" e dar a outro grupo para aranjar...lol dei tambem redes, mas foi mais teorico, pratico tambem n tinhamos muitas condiçoes para tal, e por fim dei server 2003, e fazia-se exercicios para montar uma rede numa empresa o k era preciso bla bla bla....

basicamente foi mais ou menos isto, ah koisas que dei e nao me estou a recordar.
pelo meio estagiei 1 mes e meio no 1º ano, 3 meses no 2º ano e 5 1/2 - 6 meses no 3º ano.
o que se aprende num curso destes penso k é o necessario para ir trabalhar para uma loja de informatica, porque se da um pouco de tudo em geral, para areas mais especificas convem tirar os cursos mesmo dedicados a esas area, mas pare quem gosta de informatica e está no 9 ano acho que é uma boa soluçao, pois equivale ao 12ºano, é de nivel 3 e nas escolas secundarias é so de nivel 1 se n estou enganado...
bem espero ter explikado bem o k se dá mais ou menos num curso de informatica...lol
ahh e o resto das disciplias é o costume, matematica, portugues, ingles,tambem se da organizaçao e gestao de empresas, tecnicas comerciais, mundo actual e dsp
ptt se bem

Bem, eu tive para ir para um assim, mas optei por ciencias e tecnologias, pois não estava 100% decidido e alem do mais as notas eram boas e tal...

Mas pelo menos nas vossas aulas da area de informática devia me safar muito bem.. Pelo o que disseste que se fazia, não é nada que já não tenha feito, excepto VB, que já peguei mas não me safei lá muito bem :( mas foi assim só por umas horinhas, de qualquer forma tenho aqui um guia enorme que saquei de sites com tutoriais, e durante as férias vou começar a ler e a experimentar..

Imagem, tenho eu um curso disso (lol só mesmo para me gabar?? :P) por acaso não foi nada de especial e como tinha sido o melhor aluno do curso anterior tive desconto de 60%!!
Redes, não posso dizer que saiba tudo mas safo me bem, montagem, configuração. Já ajudei na montagem de uma rede num pequeno escritório, nada de especial..

A nivel de OFfice isso já é brincadeira, foi o primeiro curso que tirei e tive média de 98% porque desci um pouco no teste de Access lol

Hardware isso já desde os 10 anos :P por acaso sempre gostei de desmontar coisas e tal e sempre me safei nisso.

lool
vamos lá ver futuro

agora back to the topic :P


cumps
 
Última edição:
Para evitar eu tirar uma ideia errada, o nlite funciona para instalaçao unattended do windows? é entao, de certa forma, bastante similar ou com as mesmas funçoes do sysprep?

nlite tutorial

edit: Aparentemente nao, serve sim para criar uma imagem de um cd win, e actualiza-lo com drivers e actualizaçoes. Nice!

nlite tutorial2 (melhor)

Pois DG :) O nLite é o que a MS podia ter feito mas não quis fazer pq não tinha helpdesk que chegasse para atender nhurros a perguntar coisas do tipo "eu removi o printer spooler e agora não consigo imprimir".

O nLite é uma ferramenta simples e, como muitas ferramentas simples, assume que te pode dar o poder de fazer e tu vais ter neurónios que cheguem para entender as implicações. Infelizmente não é bem assim...

No entanto, se usares o nLite apenas para teres unnatended com hotfixes actualizados e sem drivers do hw que não tens a coisa corre mais ou menos 90% das vezes :)
 
PS: já agora qual é o curso de técnico de informática? Não parece ter nada a ver com ciencia de computadores, ou é mesmo isso :P

epa a varios cursos de informatica por exemplo o meu curso esta mais relacionado com o harware tanho uma so disciplina pa a isso uma disciplina para redes e outra para programação a varias variantes no curso de informatica..
 
Para mim, o que se pode chamar Tecnico de Informatica n se deveria chamar assim.... pois nenhum curso que uma pessoa tire numa escola/instituto/faculdade nos vai preparar para o que vamos encontrando ao longo do tempo..

O que se precisa de fazer é ter bastante contacto com o maior numero de maquinas possiveis.. para assim ir percebendo manhas, problemas comuns e causas frequentes.. Uma forma facil de prevenir os problemas, ou entao saber de antemao o que se passa com a maquina antes de uma pessoa lhe por a mao, é ouvir o diagnostico que o cliente nos da, e saber que tipo de uso este da ao computador.. Pois maior parte das vezes a maquina esta bem, ou entao é apenas um problema pequeno e o cliente faz daquilo uma coisa catastrofica...


Temos claro de ter na nossa mao um pekenito exercito de programas, entre os quais inumero o Tune Up Utilities, que axo FANTASTICO, para recuperar um windows bastante danificado, depois para Spyware o que uso mais é o Adaware, spybot e hijackthis. Como antivirus uso o Avast e firewall a do windows com a do avast fazem um trabalho bem porreiro.
Para teste de hardware existem mtos, mas costumo usar apenas o 3dmark 03 para as graficas... e o 01 para cpu, mems e grafica.. para se fazer um teste relativamente facil e pratico... tambem uso bastante o super pi para ver se ou o processador ou memorias estao com problemas (quem ja usou este prog sabe bem kando o prob é das rams ou cpu).
Nao esquecer que muitos clientes usas o Outlook ou o Outlook Express.. aconcelho vivamente a lerem bastante sobre como fazer backups, pois a custa disto perdi mtas horinhas...
E depois o pesadelo de qualquer um.. recuperar dados de discos formatados, entrar nos documentos de discos com SO de outras makinas que tenham users com pass's...


Pronto, aqui fica um pequeno resumo do que eu acho necessario para alguem que se aventure no mundo da informatica...


Concelho: preparem-se para muita hora a marrar em frente a um pc, com clientes sempre a moer o juizo as orelhas ;)




offtopic: ai que saudades tenho eu dos tempos em que trabalhava em informatica.. (suspiro) ...
 
entao acho que tu como futuro tecnico deixaste enganar facilmente.. pk isso e totalmente errado..lol e sinceramente acho a coisa mais parva que ja por ai ouvi dizer..lol nao me leves a mal ok..
isso nao é trab pra qq tipo de tecnico de infor.. pk como mt bem ja ai disseram so te habilitavas a levar uma "coça" por andares a ver se o ke as pessoas tem no pc esta tudo legal e conforme a lei.. lolol.. pra ja se viesses ao meu pc acho que irias passar aqui um dia interiso a ver tudo o ke tenho e depois o cliente acho que te punha na rua bem antes disso, isto se nao te desse uma coça antes ou chamado a bofia e depois o teu patrao tinha que pagar bem esse tempo gasto a ver se estava tudo legal... lol

Usei as palavras erradas!

Não é Obrigatório veres pastinha a pastinha, ficheiro a ficheiro, mas como téc.informático tens o direito e o dever ( caso vejas algo ilegal ) de reportar!

Isto falado é tudo muito bonito! Na práctica...

Aliás essa pessoa quem e disse isto tinha sérios problemas ... ( já por isso saí de lá :p ) e como foi no inicio do meu estágio lá provevelmente foi para se armar em sr. da sabedoria!

Achas que eu ando a ver o que os clientes têm nos PCs?? nem quando são colegas me dou ao trabalho...

sorry pelo OFFTOPIC mais uma vez...

esta semana vou reestruturar a minha bolsa e actualizar a PEN e depois digo algo ;P
aproveitando as ideias que aqui foram dadas!

=)
 
Relativamente à questão "XT"...

" O IBM Personal Computer XT (IBM 5160), às vezes abreviado para PC XT ou simplesmente XT foi o sucessor do IBM PC original. Foi lançado em 8 de Março de 1983"
 
Última edição:
Eu mais do que ler esse artigo, tive contacto com essas máquinas com processador "Intel 8088", só chamei à atenção pk pela tua resposta parece não teres ficado convencido k a designação "XT" foi usada muito antes de surgirem os "286".

Para mim isso era um 286 e nunca um XT, mas pronto... Tb mexi nesses!!
 
Back
Topo