SwimmerBoy
Folding Member
Isso foi antes da explicação do que era a designação dos XT
o teu patrão deve ser um gajo porreiro............
da minha modesta experiência o que tenho visto é "técnicos de informática" a usarem o software da m$ para fazerem a reinstalação do os....e, às vezes, quando estão num dia bom, a salvarem dados que o cliente considera importantes...
achas que o teu patrão te vai pagar para estares a limpares cavalos de tróia ou vírus, durante 3 ou 4 horas? achas que sim? ou ele te paga muito mal ou então vai cobrar verdadeiras fortunas aos clientes....
e, como os problemas das máquinas não são só de software mas, muitas vezes de hardware, o que aconselho, com toda a humildade, é que aprendas quais são os significados dos códigos dos beeps...
podes sempre pôr a correr um memtest para verificares se as memórias tem problemas ou um spinrite (que o teu patrão não deve ter) para recuperares um hd que seja mesmo importante....
boa sorte!
Os grandes e famosos Europc's da Schneider eram XT's com um cpu 8088, foi dos pc's que mais se venderam naquela epoca, grandes tempos que foram esses.... keyb po.. 850/860... dos high, buffers, files, set's, path's,...ehhehe
Off :: topic off
Quanto ás ferramentas de software uso o que todos por aqui usam, umas mais conhecidas que outras. E mais uma que ainda ninguem fez referência, o bom senso.
Uma maquina não poderá estas mais de 1h na bancada, seja qual for a sua avaria, fora disto o tempo dispendido deverá ser imputado ao cliente, ou não. Ao fim de uns minutos já se deverá saber o seu real diagnóstico e decidido a solução, ou formatar e está andar, ou partir para a sua limpeza de bicho e afins.
Em relação ao SO do cliente, ou a maquina tem a etiqueta com o numero e está tudo bem, se não tem o cliente tem sempre que apresentar o cd, seja ele qual for. Já apanhei centenas de casos que o cliente nada tinha, porque tinha sido o primo do tio a instalar, ah e tal e coiso... Nestes nem lhes toco, como alternativa proponho sempre a aquisição do SO, e em 15% as pessoas têm compreendido e aceite.
Off :: topic on
Sobre a questão da informação contida no hdd dos clientes, considero isso um caixa de pandora. Vai contra todas a minhas regras de tocar seja onde for, considero isso uma total ausência de noção etica e respeito pela privacidade de cada um.
Os técnicos não são juizes, nem têm o direito de julgar nada seja o que for muito menos a informação que cada um detém. Pessoalmente sou contra a pedofilia e enoja-me todo o que seja relacionado com isso. Mas não se pode quebrar uma regra para alcançar outra, de certeza que não será este o caminho.
Off :: topic off
Ora eu sou Técnico, e sim... tenho que andar a fazer backups quase diariamente sejam de ficheiros para a escola da filha, ou de teses, ou de pr0n. Não passa um dia em que não o faça.
Para quem pensa que ser técnico de informática numa loja é só formatar, instalar windows, e "trocar fontes e gráficas" pode sempre requerer um estágio (non-paid of course) na empresa onde trabalho. PM ME for details. Mas notem uma coisa, aquilo não é uma 2ª escola.
Em todo o caso aqui vai o conteúdo da minha bolsa de CD's \ Pen:
Bolsa CD's:
Windows XP (PT e ING, Home e Pro, Todos com SP2 integrado e DriverPacks também)
Norton Ghost 10
CD com o conteúdo dos DriverPacks (para instalar hardware é do melhor. Poupa estar a sacar os drivers da net).
Hiren's Boot CD 8.7 (e sempre actualizado)
MemTest++ 3.2
Nero 6.x e 7.x
Mandriva One 2007 \ Ubuntu 6.10 LTS
Portable WinXP (CD de Boot WinPE com milhares de aplicações tipo Hiren's Windows BootCD).
Pen:
NOD32 (para win9x e 2k/xp) (bom antivírus)
CCCleaner (para apagar um lixinho...)
DriverGenius (Backup de Drivers)
Everest Ultimate Edition 3.50 (Saber o hardware que tem sem abrir a caixa)
GetDataBack NTFS\FAT (Recuperador de dados perdidos 6*)
Firefox 2.0 + Adblock + Adblock Updater (juntamente com uma nota, faz com que seja mais complicado o utilizador apanhar spam pois anula a maior parte da "pub" da net)
SpyBOT Search & Destroy (Adware remover de borliu e bem bom)
The Unlocker (Para o ficheiro que teima em não apagar)
E depois tenho uma pasta chamada "Small Utilities" que contém:
MultiPasswordRecovery (hmm...)
Prime95 / Orthos (testa a estabilidade)
Asterisk Logger (revela passwords)
Autoruns (SI) (Edita a lista de programas no boot e muito mais)
Current Ports (Verifica q portas estão abertas na máquina)
Dialupass (revela passwords de ligações DialUP (56k e DSL c\ modem)
Mail Passview (hmmm que fará este?)
ProduKey (Vê que chaves foram usadas para instalar Windows\Office)
Protected Storage PassView (Vê senhas guardadas no IE e não só)
RegMon (Monitoriza alterações no registo)
MessenPass (revela passwords de Instant Messaging Clients)
TCPView (Mostra portas abertas)
AdapterWatch (Mostra informações sobre adaptadores de rede)
Network Password Recovery (hmmm este tb deve ser difícil de adivinhar)
NetResView (Mostra recursos de rede disponíveis)
OpenedFilesViewer (Mostra ficheiros abertos e por que aplicação)
Process Explorer (Similar ao Task Manager mas 3x melhor)
Registry Scanner (Procura no registo por filtros)
USB Deview (Informações sobre dispositivos USB.
Angry's Port Scanner (PortScanner)
A maior parte destas "Small Utils" são freeware e podem ser obtidos em:
NirSoft ou em M$ SysInternals Homepage
gostava de saber como ele fornece aquele software todo aos clientes :| devem pagar uma fortunaE que tal desenterrar este tópico para ver se alguem faz um post actualizado do genero deste para sabermos o que mudou até então se há softwares melhores etc.
gostava de saber como ele fornece aquele software todo aos clientes :| devem pagar uma fortuna
Para isso existem as trial versions... se o cliente quer compra...ex: nod32 e everest, não são grátis :|