O software de um Técnico de Informática

Espero que tenhas sorte na tua futura premissa mas cuidado tens de mudar a tua linha de pensamento não existem sapateiros.
Existe sim prática e experiência não há ninguém que trabalha no ramo de informática que domina todos os campos desta vasta ciência, tenta aprender com quem sabe mais e ouvir quem sabe menos as vezes o simples facto de ouvir as pessoas nos ajuda muito no nosso trabalho.
E quanto a programas de nada te serve darem-te muitas referencias pois quando funcionam 100% para umas coisas ha outras que simplesmente recusam-se a ajudar-nos :)
Tens de aprender quando e quais usar com as diversas situações e nunca tenhas vergonha de não saber é normal toda a gente começa em algum sitio boa sorte companheiro não é fácil esta vida acredita!!!


p-s E alguma duvida posta aqui e verás que os sapateiros sabem muito mais do que imaginas lol
 
o teu patrão deve ser um gajo porreiro............
da minha modesta experiência o que tenho visto é "técnicos de informática" a usarem o software da m$ para fazerem a reinstalação do os....e, às vezes, quando estão num dia bom, a salvarem dados que o cliente considera importantes...
achas que o teu patrão te vai pagar para estares a limpares cavalos de tróia ou vírus, durante 3 ou 4 horas? achas que sim? ou ele te paga muito mal ou então vai cobrar verdadeiras fortunas aos clientes....
e, como os problemas das máquinas não são só de software mas, muitas vezes de hardware, o que aconselho, com toda a humildade, é que aprendas quais são os significados dos códigos dos beeps...
podes sempre pôr a correr um memtest para verificares se as memórias tem problemas ou um spinrite (que o teu patrão não deve ter) para recuperares um hd que seja mesmo importante....
boa sorte!

Qual era a diferença entre trabalhar 8 horas a formatar e reinstalar e fazer 8 horas a apagar cavalos de troia? é me IGUAL.

CUMPS
 
Verdade, mas para o cliente doméstico uma reinstalação demora 1/2h no máximo e uma limpeza pode demorar 2/3x isso dependendo do que estejas a limpar e verificações pós-limpeza.

E claro que isso pesa na balança quando levas €50/h... E depois tens o factor pessoal. Um trabalho de 8h é a famosa estopada, por muito bem que paguem. Um trabalho de 1/2h e "está acabado" em 90% dos casos é melhor em termos de "saturação do técnico" ,)
 
Quanto ás ferramentas de software uso o que todos por aqui usam, umas mais conhecidas que outras. E mais uma que ainda ninguem fez referência, o bom senso.
Uma maquina não poderá estas mais de 1h na bancada, seja qual for a sua avaria, fora disto o tempo dispendido deverá ser imputado ao cliente, ou não. Ao fim de uns minutos já se deverá saber o seu real diagnóstico e decidido a solução, ou formatar e está andar, ou partir para a sua limpeza de bicho e afins.

Em relação ao SO do cliente, ou a maquina tem a etiqueta com o numero e está tudo bem, se não tem o cliente tem sempre que apresentar o cd, seja ele qual for. Já apanhei centenas de casos que o cliente nada tinha, porque tinha sido o primo do tio a instalar, ah e tal e coiso... Nestes nem lhes toco, como alternativa proponho sempre a aquisição do SO, e em 15% as pessoas têm compreendido e aceite.

Off :: topic on
Sobre a questão da informação contida no hdd dos clientes, considero isso um caixa de pandora. Vai contra todas a minhas regras de tocar seja onde for, considero isso uma total ausência de noção etica e respeito pela privacidade de cada um.
Os técnicos não são juizes, nem têm o direito de julgar nada seja o que for muito menos a informação que cada um detém. Pessoalmente sou contra a pedofilia e enoja-me todo o que seja relacionado com isso. Mas não se pode quebrar uma regra para alcançar outra, de certeza que não será este o caminho.
Assisti no ano passado em Madrid a uma palestra da 'Guardia-Civíl' em como dar caça aos pedófilos na net, resumidamente era feito um 'tracking' através dos EXIF e headers das fotos e mais qualquer 'coisa', conseguindo por vezes um serial number dando aqui um ponto de partida para uma investigação.

Os grandes e famosos Europc's da Schneider eram XT's com um cpu 8088, foi dos pc's que mais se venderam naquela epoca, grandes tempos que foram esses.... keyb po.. 850/860... dos high, buffers, files, set's, path's,...ehhehe
Off :: topic off
 
hey ppl, e agora com o vista sera que teremos de usar novas ferramentas?
Eu ainda não o uso a tempo inteiro, mas ja me apareceu um portatil com o vista que no arranque reiniciava-se.
Depois la consegui resolver usando o cd do hiren's boot e a tool ntfs dos pro, pra fazer um check disk...
 
Estive a ver e ninguém falou deste utilitário que entre outras funcionalidades serve para retirar a palavra-passe de contas de utilizador/administrador.

*ERM Commander
 
software de um tecniico

eu tenho 15 anos disto, e digo que o que conta e a experiencia,
pelos problemas novos que surgem todos os dias,
eu ja passei por problemas diversos e do arco da velha,
tb por ex saber clonar um disco com 2 partiçoes e colocar todo o
conteudo noutro, etc etc,
claro uso uma pen com varios utilitarios

spybot, adware, macfee versao descompactada do superdat,
ccleaner, um programa de testes para simular a carga com a percentagem que quiser.
Reparar portateis requer algum jeito e nao utilitarios,utilizo um cd para remover passwords
o active boot disk,p winboot pe para correr o ghost para clonar discos sata, o memtest,
por ex portateis que vem com o xp home ,se voçes tiverem a versao oem, podem instlar com a key do cliente, isto de reparar tem muitos truques que cada um vai descobrindo.
Utilizo para fazer o backup total do disco na minha maquina o drive image da power quest.
E muito bom experimentem.
 
Os grandes e famosos Europc's da Schneider eram XT's com um cpu 8088, foi dos pc's que mais se venderam naquela epoca, grandes tempos que foram esses.... keyb po.. 850/860... dos high, buffers, files, set's, path's,...ehhehe
Off :: topic off

Eu tive um 8088, Um schneider, o pc era só o teclado, LOL Uma grande máquina!
 
software de um tecniico

eu lembro-me dos scheneiders, tive um zx spectrum 48 kb,
tive um commodore amiga mais tarde,
o primeiro pc que tive , fornecido pela empresa onde o meu pai trabalhava
er um 386 sx 16 com disco de 40 mb e impressora agulhas, ficou nalguns 600 contos
 
Quanto ás ferramentas de software uso o que todos por aqui usam, umas mais conhecidas que outras. E mais uma que ainda ninguem fez referência, o bom senso.
Uma maquina não poderá estas mais de 1h na bancada, seja qual for a sua avaria, fora disto o tempo dispendido deverá ser imputado ao cliente, ou não. Ao fim de uns minutos já se deverá saber o seu real diagnóstico e decidido a solução, ou formatar e está andar, ou partir para a sua limpeza de bicho e afins.

Em relação ao SO do cliente, ou a maquina tem a etiqueta com o numero e está tudo bem, se não tem o cliente tem sempre que apresentar o cd, seja ele qual for. Já apanhei centenas de casos que o cliente nada tinha, porque tinha sido o primo do tio a instalar, ah e tal e coiso... Nestes nem lhes toco, como alternativa proponho sempre a aquisição do SO, e em 15% as pessoas têm compreendido e aceite.

Off :: topic on
Sobre a questão da informação contida no hdd dos clientes, considero isso um caixa de pandora. Vai contra todas a minhas regras de tocar seja onde for, considero isso uma total ausência de noção etica e respeito pela privacidade de cada um.
Os técnicos não são juizes, nem têm o direito de julgar nada seja o que for muito menos a informação que cada um detém. Pessoalmente sou contra a pedofilia e enoja-me todo o que seja relacionado com isso. Mas não se pode quebrar uma regra para alcançar outra, de certeza que não será este o caminho.
Off :: topic off

Concordo totalmente.
 
software de um tecnico

é impossivel uma maquina que esteja com gigas de informaçao e com virus e ou spyware
repara-la numa hora
Só tirar o disco para liga-lo na minha maquina e correr os antispywares e antivirus, checkdisks completo e defrag com backup do disco inteiro prévio pelo drive image para depois poder trabalhar á vontade ,são pelo menos 3 horas dedicadas
 
Ora eu sou Técnico, e sim... tenho que andar a fazer backups quase diariamente sejam de ficheiros para a escola da filha, ou de teses, ou de pr0n. Não passa um dia em que não o faça.
Para quem pensa que ser técnico de informática numa loja é só formatar, instalar windows, e "trocar fontes e gráficas" pode sempre requerer um estágio (non-paid of course) na empresa onde trabalho. PM ME for details. Mas notem uma coisa, aquilo não é uma 2ª escola.

Em todo o caso aqui vai o conteúdo da minha bolsa de CD's \ Pen:
Bolsa CD's:
Windows XP (PT e ING, Home e Pro, Todos com SP2 integrado e DriverPacks também)
Norton Ghost 10
CD com o conteúdo dos DriverPacks (para instalar hardware é do melhor. Poupa estar a sacar os drivers da net).
Hiren's Boot CD 8.7 (e sempre actualizado)
MemTest++ 3.2
Nero 6.x e 7.x
Mandriva One 2007 \ Ubuntu 6.10 LTS
Portable WinXP (CD de Boot WinPE com milhares de aplicações tipo Hiren's Windows BootCD).

Pen:
NOD32 (para win9x e 2k/xp) (bom antivírus)
CCCleaner (para apagar um lixinho...)
DriverGenius (Backup de Drivers)
Everest Ultimate Edition 3.50 (Saber o hardware que tem sem abrir a caixa)
GetDataBack NTFS\FAT (Recuperador de dados perdidos 6*)
Firefox 2.0 + Adblock + Adblock Updater (juntamente com uma nota, faz com que seja mais complicado o utilizador apanhar spam pois anula a maior parte da "pub" da net)
SpyBOT Search & Destroy (Adware remover de borliu e bem bom)
The Unlocker (Para o ficheiro que teima em não apagar)

E depois tenho uma pasta chamada "Small Utilities" que contém:
MultiPasswordRecovery (hmm...)
Prime95 / Orthos (testa a estabilidade)
Asterisk Logger (revela passwords)
Autoruns (SI) (Edita a lista de programas no boot e muito mais)
Current Ports (Verifica q portas estão abertas na máquina)
Dialupass (revela passwords de ligações DialUP (56k e DSL c\ modem)
Mail Passview (hmmm que fará este?)
ProduKey (Vê que chaves foram usadas para instalar Windows\Office)
Protected Storage PassView (Vê senhas guardadas no IE e não só)
RegMon (Monitoriza alterações no registo)
MessenPass (revela passwords de Instant Messaging Clients)
TCPView (Mostra portas abertas)
AdapterWatch (Mostra informações sobre adaptadores de rede)
Network Password Recovery (hmmm este tb deve ser difícil de adivinhar)
NetResView (Mostra recursos de rede disponíveis)
OpenedFilesViewer (Mostra ficheiros abertos e por que aplicação)
Process Explorer (Similar ao Task Manager mas 3x melhor)
Registry Scanner (Procura no registo por filtros)
USB Deview (Informações sobre dispositivos USB.
Angry's Port Scanner (PortScanner)

A maior parte destas "Small Utils" são freeware e podem ser obtidos em:
NirSoft ou em M$ SysInternals Homepage


E que tal desenterrar este tópico para ver se alguem faz um post actualizado do genero deste para sabermos o que mudou até então se há softwares melhores etc.
 
software

para mais, eu alem de tudo e mais alguma coisa que tenha na pen de 32 gb,
tenho uma pen com o windows xp, a arrancar e outra com u linux ubuntu.
 
Back
Topo