O Stress de instalar cenas no linux....

Status
Fechado a novas mensagens.

pemaolca

Membro
Boas...

sou entre muitos, mais um newbie no mundo do linux. Há já alguns anos que tento mudar do windows para o linux... mas sempre que chego ao stress das dependências que aparecem sempre que se tenta instalar uma aplicação, é de espancar o pc! Esta última tentativa, está a ser feita com o Fedora 8, já tentei com o Caixa Mágica, mas esse tinha stress com a ligação à minha rede privada, pelo que experimentei o Fedora, e nem se passou nada, apanhou logo à primeira. Assim como o gerênciador de pacotes que é o yum.
Ainda passei pelo Slackware, mas esse se tem gerênciador de pacotes, não encotrei info, pelo menos não era o que eu conheci com o Fedora, por isso voltei para o Fc8.

Acho que mais uma vez vou arrumar o linux na prateleira... é demasiado frustrante a cena de tentar instalar uma cena e o linux bater sempre na mesma tecla! Começo a ficar mais que saturado com a minha dificuldade.

Se alguém tiver alguma solução, por favor indiquem.

Agredecido
 
Boas...

sou entre muitos, mais um newbie no mundo do linux. Há já alguns anos que tento mudar do windows para o linux... mas sempre que chego ao stress das dependências que aparecem sempre que se tenta instalar uma aplicação, é de espancar o pc! Esta última tentativa, está a ser feita com o Fedora 8, já tentei com o Caixa Mágica, mas esse tinha stress com a ligação à minha rede privada, pelo que experimentei o Fedora, e nem se passou nada, apanhou logo à primeira. Assim como o gerênciador de pacotes que é o yum.
Ainda passei pelo Slackware, mas esse se tem gerênciador de pacotes, não encotrei info, pelo menos não era o que eu conheci com o Fedora, por isso voltei para o Fc8.

Acho que mais uma vez vou arrumar o linux na prateleira... é demasiado frustrante a cena de tentar instalar uma cena e o linux bater sempre na mesma tecla! Começo a ficar mais que saturado com a minha dificuldade.

Se alguém tiver alguma solução, por favor indiquem.

Agredecido


se disseres o que precisas de instalar, o que já tentaste, as dependências que faltam, talvez te consigamos ajudar.

mas qual é a dificuldade de fazer "yum install blabla"

http://www.mjmwired.net/resources/mjm-fedora-f8.html
http://www.howtoforge.com/installation-guide-fedora8-desktop
http://www.fedoraguide.info/index.php/Main_Page

tens aí quase tudo o que precisas para te iniciares no fc8, muitos exemplos e hows to. Começa a usar o google, porque essa é uma distro muito usada e tem muita informação por ai. Mas de qq maneira se tiveres mais dúvidas, dispõe.

Cumprimentos
 
Lá está, as pessoas vêm com os vicios do Windows e esperam que o processo seja o mesmo em linux, como não é, dizem que é complicado, já várias pessoas vieram ter comigo com o mesmo genero de problemas, já vi pessoal a sacar os exe dos programas que querem instalar e depois queixarem-se, que Linux é complicado isto não funciona e blah blah blah, como já disseram caso o programa que queres instalar não seja nada de muito especifico, é provavel que esteja nos repositorios, agora muito sinceramente diz-me lá o que é mais complicado, um yum install nomeprograma, ou ir à net, sacar o programa, correr o instalador e carregar umas 10 vezes em next? Segue os links que o heeven te deu, perde uma meia horinha a ler e depois caso não resolvas o problema diz aqui qual o programa que queres instalar e os erros que te estão a aparecer, que nós ajudamos, agora abrir threads a dizer mal, sem especificares minimamente qual o problema que tens, não te vai ajudar a resolve-lo.

Outro ponto que não percebi e que referiste é o stress das dependências, onde é que o yum não resolve as dependências?!?!? Até no Slackware o slapt-get (tens que o instalar claro) te resolve as dependências e agora até GUI bonitinho tem :) sim já usei :sad:
 
tou de acordo com o op, tentei linux (ubuntu) á ums tempos e passado umas semanas a tentar instalar uma placa wireless (atheros) desisti, e qd tentava instalar a placa gráfica (ati) o pc deixava de arrancar :rolleyes:
/\ boa parte por noobice da minha parte, mas linux podia ser um bocadinho mais fácil
 
tanto quanto sei, com o pclinuxos 2007 (depois de actualizado é um 2008).... não existem desse tipo de problemas....
além de reconhecer a maioria do hardware, tudo o que é preciso instalar, faz-se com uma "perna às costas" através do synaptic....
se ainda assim houver problemas, existe um belo forum para os resolver.....
 
Lembra-me um colega meu, que passou uma semana à volta de um programa que não conseguía instalar por nada, era compilar isto aqui e acolá, umas versões atrás das outras, perguntei-lhe o que se passava e ele disse-me que andava a tentar instalar, penso ser o Emac ou algo do género (isso e é o programa que ainda me lembro da seguinte linha de instalação)...

sudo apt-get update && sudo apt-get install emacs-glx

O stress de instalar cenas no Linux deve-se a pessoas que estão habituadas a sistema operativos Microsoft e que não dão uso às ferramentas do sistema operativo em que se encontram, a titulo de exemplo, uma distribuição Debian based e não se dar uso ao apt-get é como ter um carro e não se dar uso ao motor de arranque...
 
Última edição:
olha eu para ti recomendava te algo como o linux mint...
pelo menos para te ambientares.. e depois passares para algo mais elaborado..

como o mint tem os repositórios recheados OOB (Out of box), so tens de abrir o gestor de sinaptic e tens lá de tudo...
ambienta te... e depois passa para algo que requer um pouco mais, não muito, de trabalho...
 
Meus amigos para termos este sistema operativo a funcionar em condições e como queremos temos de:
- Ser pacientes;
- Ser perseverantes;
- Ser leitores e investigadores (a internet é a nossa salvação);
- Ter uns "amigos" porreiros aqui na Techzone para nos ajudarem quando tudo falha.

Posto isto e fazendo o papel do esquiso do AndrePL, e como este assunto é mais que velho, sigam as instruções das enumeras threads por aqui criadas acerca destes desabafos.

:D Como já foi dito por aqui: Linux não é para todos!!!:D

Just Kidding
 
tanto quanto sei, com o pclinuxos 2007 (depois de actualizado é um 2008).... não existem desse tipo de problemas....
além de reconhecer a maioria do hardware, tudo o que é preciso instalar, faz-se com uma "perna às costas" através do synaptic....
se ainda assim houver problemas, existe um belo forum para os resolver.....

O Ubuntu também reconhece a maioria do hardware e também tem um belo fórum para resolver os problemas.
 
Peço desculpa, mas esta thraed é completamente useless. Caso haja alguma dúvida concreta é favor coloca-la no fórum apropriado e na thread apropriada (se a houver, é claro).
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo