1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Ó tempo, volta para trás! - Os jogos e consolas e a sua evolução

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Pedrocas, 20 de Agosto de 2008. (Respostas: 102; Visualizações: 7575)

1. Pedrocas

Pedrocas Banido

Ainda me lembro do tempo em que jogar num computador ou numa consola era uma coisa tão simples como tirar macacos do nariz.

Os computadores eram potentes o suficiente para a época, os jogos eram básicos, mas entretiam bastante, sempre que saia um jogo novo não era preciso comprar uma placa gráfica nova de mais de 500 euros nem meter mais 515684432 gigas de ram no computador.

Nas consolas era a mesma coisa. Os jogos entretiam durante tempos a fio, davam para jogar sozinho ou com os amigos e se os cartuchos não entravam à primeira, era só tirá-los, dar uma sopradela e voltar a enfiá-los nas consolas.

Quer os computadores, quer as consolas, duravam anos, sempre a funcionar e sem problemas.

Hoje em dia, os computadores e as consolas sofreram uma evolução tremenda. Já não servem apenas para jogar, mas também para ver filmes, navegar na internet, fazer trabalhos quase profissionais ao nivel da programação, etc...

Mas os problemas também se agravaram. Os computadores avariam com mais frequência, qualquer subida de temperatura é uma dor de cabeça para os informáticos, as placas gráficas e as memórias estão num constante vai-e-vem entre o cliente e a garantia e sempre que sai um jogo novo quase que temos que trocar de computador para o mais recente e poderoso.

As consolas também viram os seus problemas aumentarem exponencialmente. Encravam mais, breakam mais, não se pode tê-las em funcionamento dias a fio senão aquecem demasiado e morrem, dois dias depois de as tirarem da caixa já estão com problemas e os jogos ou acabam depressa demais ou ficam na prateleira a apanhar pó porque já não divertem tanto como antigamente.

Terá sido esta evolução boa para o publico em geral? Será que não estávamos melhor no tempo da Megadrive e do Sonic 2 do que agora no tempo das PS3 e dos GTAIV?

Opinem.

2. Frabex

Frabex Power Member

Quando joguei todos os Street of Rage há uns meses, reparei que o jogo era muito antigo, para a Mega Drive.
    Também pensei e afirmei que o jogo nessa altura seria um clássico.
    Não critico os computadores mas sim as consolas.
    Os computadores não servem só para jogar.
    Acho ridículo ser possível uma consola ir à internet.
    Ficaríamos bem com o computador.
    Uma consola é para jogos, sim.
    Um computador é para tudo e mais alguma coisa.
    Apoio completamente o que disseste.

Última edição: 20 de Agosto de 2008
  3. bassmaster

bassmaster Folding Member

Pelo menos no que toca de jogos estávamos bem melhor, hoje em dia os jogos para mim não são tão cativantes (excepto alguns claro) como os da mega drive e master sytem (como não joguei snes e as outras não sei) eram tão simples mas eram excelentes, passei milhentas vezes os sonics, gods, kid kameleon, etc e até agora de vez enquando ainda ligo e volto a passar e não me farto, porque eram excelentes jogos.

Última edição: 20 de Agosto de 2008
  4. Limanima

Limanima Power Member

Concordo com algumas coisas que disseste mas não com tudo.

Vou falar somente sobre as consolas, porque há muitos anos que não jogo em PC.
    De facto está tudo cada vez mais complexo e há mais problemas (tipo encravamentos, se bem que a PS3 parace ter estabilizado e já não me pendura há meses), mas em contrapartida temos muito mais funcionalidades (algumas úteis, outras inúteis).
    Para jogar, continua a ser bastante básico. Inserir o disco e já está.

Quanto ao entretenimento, poderá estar relacionado com a idade. Hoje em dia também já tenho mais dificuldades em me entreter. Sou muito mais exigente com os jogos. Quando era puto, praticamente todos os jogos serviam para me entreter.

5. Anoni Mus

Anoni Mus I'm cool cuz I Fold

Não sei se isso é causado pela evolução das consolas/pc's ou por nós crescermos, ou ambos.

6. Frabex

Frabex Power Member

Talvez.

7. airjoca

airjoca Power Member

Faltando a ingenuidade da infância, nem tudo nos parece rosas, e os defeitos são mais visíveis aos nossos olhos sábios e experientes... ;)

8. Pad

Pad Power Member

Ainda me lembro dos tempos em que jogava no meu MS-DOS, AlleyCat era lindo.:D

Também tinha um jogo do Nesquik que gostava imenso (acho que já era com Windows), mas o PC foi para a reparação e formataram o disco, perdi o jogo. Por acaso ninguém se lembra dele e que o tenha/saiba onde arranjar? Já deve ser abandonware e gostava de matar saudades. :P

Outros grande jogos que me lembro, são o Wolfenstein 3D e Quake, simplesmente brutais.

Acredito que o nosso crescimento também tem influência. Hoje em dia já não tenho tanto interesse nos jogos.

9. Frabex

Frabex Power Member

Jogava-se na internet?

10. PanterA

PanterA Power Member

Ainda me lembro quando passava horas na Tv game a passar os jogos :D. Quando começava um era logo para acabar, pois não tinha saves... LOOL

Belos tempos...:sad:

11. caraguatatuba

caraguatatuba Power Member

não precisavamos de internet, nos divertiamos sozinhos, ou com uma porrada de amigos metidos em casa nos fds, sempre antes ou depois de um futebolzinho na rua ...
    isso sim eram bons tempos...
    jogos via internet também tem seu q de engraçado, mas definitivamente não é a mesma coisa

:x2:

12. Monstro

Monstro Power Member

Quanto a idade, não sei se sera muito por ai, pois na altura da megadrive quase que tinha que garrear com o meu pai para poder jogar, talvez por isso a idade n seja o factor mais importante. ja que na altura o meu pai tinha 30 e tal 40 anos..

13. Monstro

Monstro Power Member

Então e à Pedrada? LOLOL

nao sei se seria relevante mas era engraçado dizermos as nossas idades para sabermos mais ou menos "com quem estamos a falar"

25 Here

14. Pad

Pad Power Member

O do Nesquik? Não, era off-line.

15. lohka_86

lohka_86 Banido

Tópico de encher chouriços, if you ask me...

Podíamos estar melhor, mas podíamos estar pior, quem sabe...

1+1=2.

2-1=1

16. Alchemist

Alchemist I'm cool cuz I Fold

Ai, ai... o tempo da minha querida SNES era tão bom :P

Que saudades de passar todos os dias a jogar Mario World e All Stars...

Hoje em dia os jogos já não me agarram muito tempo ao visor.

17. airjoca

airjoca Power Member

Comigo a mesma coisa salvo muito raras expepções... (Mario Galaxy, HL2...)

18. ewar

ewar Power Member

quantas e quantas horas passadas a jogar sonic na master system...

19. Resev

Resev Power Member

Está tudo na cabeça das pessoas.
    Um jogador que se preze tem de encontrar valor tanto nos jogos do passado como do presente.
    Mas não basta dar valor, há que gostar de jogá-los a apreciá-los pelo que eles representam, mas mais que tudo há que saber discuti-los.

Já não tenho consolas abaixo das 128bit e o meu PC é um topo de gama doméstico, mas com todo este firepower estou volta e meia sempre a voltar aos jogos das gerações anteriores, ainda que para isso tenha hoje em dia de recorrer á emulação para a maioria.

Encontro mais divertimento nesses jogos antigos do que na maior parte dos contemporâneos.

É incrivél ver o que se conseguia fazer com apenas alguns milhares de pixeis no ecrã. O som MIDI com melodias prodigiosas. Os controlos espartanos.

Não é apenas nostálgia, é a realização de que as bases do que se considera standart hoje, foram as grandes novidades de ontem.

Dito isto, os putos hoje em dia estão muito mal habituados, não sabem apreciar um jogo relativamente recente com 5 anos, quanto mais jogos com 15 a 20 anos.

Faço 29 anos daqui a duas semanas, não fosse ter uma atitute jovial e do contra, sentir-me-ia deprimido e frustrado com esta geração rasca de jogadores que andam por aí.

20. Monstro

Monstro Power Member

entao e o desenvolvimento gráfico que houve...

Antes quando saia um Fifa novo, ficava tudo fascinado com a evolução grafica de uns para outros. lol Grandes torneios que se fazia.

O que se nota tmb era a longevidade do jogo. hoje alguem que queira perder um pouco mais de tempo a jogar passa um jogo em 3 4 dias, n havia tutoriais nem nd do genero. hoje damos por nos com tutoriais a dizerem-nos o que fazer do principio ao fim do jogo, so falta jogar por nós

Partilhar esta Página