Partilha O último jogo

Uma das personagens principais não conseguiu cativar a tua atenção e achaste que a historia tem plot holes, e mesmo assim dás um 10/10 que basicamente significa que o jogo é perfeito sem qualquer tipo de falha?

Se desses um 9.5/10, compreendia tendo em conta o que disseste.

Vá, 9.9.

São jogos... isso do perfeito não existe, visto que qualquer jogo tem falhas. Não é por não gostar de certos aspetos que não consigo ver o resto do bolo. Scores de jogos têm a sua subjetivide, sobretudo na parte da historia/argumento. No resto, na parte técnica, já não é bem assim e nisso, este é second to none. Além disso eu gostei do tom dark do jogo, e gostei de muito da história, mesmo com os seus momentos mais apalermados.

E no geral gostei imenso da viagem que foi o jogo. Só dei outro 10/10 aqui no fórum, que foi ao Witcher 3, e toda a gente sabe que esse jogo tem imensas falhas. São scores de um user num fórum... no metacritic tens que este jogo é 3/10. Vale o que vale.
 
Última edição:
Ao longo dos anos desta indústria muitos 10/10 já foram dados pelas mais diversas entidades e nenhum desses jogos era perfeito..

Na minha opinião o mais perto da perfeição que um jogo pode estar, é ser tão bom naquilo que faz bem que o menos bom é facilmente esquecido e remetido para segundo plano.
 
tlou2.jpg

The Last of Us: Part II
10/10

(Podem ler à vontade que não contém SPOILERS)

Há quem chore a ver filmes, novelas ou séries, e há quem chore a jogar videojogos. Eu confesso, chorei no Final Fantasy VII na PS1, chorei no Red Dead Redemption 1 e chorei baba e ranho neste The Last of Us Part II. Este jogo consegue mesmo mexer com os sentimentos de uma pessoa e mais do que uma vez.

A história do jogo é soberba, a Naughty Dog fez aqui algo arrojado e com tomates para o que fez. Com o final do primeiro jogo ficou tudo em aberto, como a Ellie ia reagir ao saber a verdade, e este jogo é a continuação disso. Só que pelo meio há muitas, mas muitas surpresas. O jogo consegue encostar à parede o jogador, e eu pelo menos senti que o jogo ficou perfeito nesse aspecto porque esclarece imensa coisa.

O jogo consegue pegar na jogabilidade do primeiro e meter isto na perfeição. Apesar de ser um jogo linear existe muito por onde explorar, e depois o facto de poder escolher a melhor maneira de derrotar os inimigos ou até mesmo entrar em edificios e uma coisa boa. Imaginem uma edifício, vocês podem entrar por uma janela, ou por uma porta, ou encontrar uma parede meia destruída e passar por lá, e já dentro do edifício existem mais opções para se esconderem ou até mesmo passar pelos inimigos sem ter de matar ninguém. O jogo neste aspecto está brutal.
O craft das armas está muito realista, encontrar uma bancada para fazer upgrade às armas e ver o realismo com que aquilo é feito é surreal. O detalhe daquilo deixa-me sem palavras.
Outra aspecto delicioso do jogo é andar no meio da vegetação abaixado e os inimigos nem nos conseguem ver, até eu tinha dificuldades em saber onde estava a personagem.
A nível gráfico e design do jogo, Excelente. Eu demorei 25h a terminar o jogo e tirei mais de 130 screenshots. O jogo visualmente é soberbo!

Quanto à controvérsia que existe me torno do jogo, li alguns comentários sobre malta que queria que mudassem a história do jogo. Ora bem, um videojogo é uma Arte e cabe a nós entender essa Arte. A escritor do jogo deu-nos uma história e nós temos de saber interpretar isso da ideologia do autor. Eu consegui entender o que ele quis mostrar com a história do jogo, agora quem lança hate ao jogo por causa da história é porque não sabe interpretar uma Arte.

A cena da LGBT, para mim é indiferente se o jogo tem homosexualidade ou não. Agora concordo com algumas opiniões de que o Neil Druckmann exagerou um pouco nas suas ideias sobre isso, mas não é por isso que o jogo deixa de ser uma Obra de Arte.

Se este é o melhor jogo desta geração? Muito provavelmente sim. Se é o meu jogo preferido desta geração? Não. Esse ainda pertence ao God of War.
 
tlou2.jpg

The Last of Us: Part II
10/10

(Podem ler à vontade que não contém SPOILERS)

Há quem chore a ver filmes, novelas ou séries, e há quem chore a jogar videojogos. Eu confesso, chorei no Final Fantasy VII na PS1, chorei no Red Dead Redemption 1 e chorei baba e ranho neste The Last of Us Part II. Este jogo consegue mesmo mexer com os sentimentos de uma pessoa e mais do que uma vez.

A história do jogo é soberba, a Naughty Dog fez aqui algo arrojado e com tomates para o que fez. Com o final do primeiro jogo ficou tudo em aberto, como a Ellie ia reagir ao saber a verdade, e este jogo é a continuação disso. Só que pelo meio há muitas, mas muitas surpresas. O jogo consegue encostar à parede o jogador, e eu pelo menos senti que o jogo ficou perfeito nesse aspecto porque esclarece imensa coisa.

O jogo consegue pegar na jogabilidade do primeiro e meter isto na perfeição. Apesar de ser um jogo linear existe muito por onde explorar, e depois o facto de poder escolher a melhor maneira de derrotar os inimigos ou até mesmo entrar em edificios e uma coisa boa. Imaginem uma edifício, vocês podem entrar por uma janela, ou por uma porta, ou encontrar uma parede meia destruída e passar por lá, e já dentro do edifício existem mais opções para se esconderem ou até mesmo passar pelos inimigos sem ter de matar ninguém. O jogo neste aspecto está brutal.
O craft das armas está muito realista, encontrar uma bancada para fazer upgrade às armas e ver o realismo com que aquilo é feito é surreal. O detalhe daquilo deixa-me sem palavras.
Outra aspecto delicioso do jogo é andar no meio da vegetação abaixado e os inimigos nem nos conseguem ver, até eu tinha dificuldades em saber onde estava a personagem.
A nível gráfico e design do jogo, Excelente. Eu demorei 25h a terminar o jogo e tirei mais de 130 screenshots. O jogo visualmente é soberbo!

Quanto à controvérsia que existe me torno do jogo, li alguns comentários sobre malta que queria que mudassem a história do jogo. Ora bem, um videojogo é uma Arte e cabe a nós entender essa Arte. A escritor do jogo deu-nos uma história e nós temos de saber interpretar isso da ideologia do autor. Eu consegui entender o que ele quis mostrar com a história do jogo, agora quem lança hate ao jogo por causa da história é porque não sabe interpretar uma Arte.

A cena da LGBT, para mim é indiferente se o jogo tem homosexualidade ou não. Agora concordo com algumas opiniões de que o Neil Druckmann exagerou um pouco nas suas ideias sobre isso, mas não é por isso que o jogo deixa de ser uma Obra de Arte.

Se este é o melhor jogo desta geração? Muito provavelmente sim. Se é o meu jogo preferido desta geração? Não. Esse ainda pertence ao God of War.

Tal e qual, há muito boa gente que não está mesmo a perceber o que foi feito neste jogo.

Ainda não o acabei, vou com 20h e estou no local onde se apanha a
flecha e o arco.



(Alguem me sabe dizer se ainda tenho muito pela frente?)

Mas se pudesse ainda andava mais devagar!
Estou a apreciar cada detalhe que este jogo tem para oferecer. Existem pormenores absolutamente fantásticos, onde só os descobrimos se levarmos o nosso tempo.

Simplesmente adoro a Saga The Last of Us.
 
Tal e qual, há muito boa gente que não está mesmo a perceber o que foi feito neste jogo.

Ainda não o acabei, vou com 20h e estou no local onde se apanha a
flecha e o arco.
(Alguem me sabe dizer se ainda tenho muito pela frente?)

Mas se pudesse ainda andava mais devagar!
Estou a apreciar cada detalhe que este jogo tem para oferecer. Existem pormenores absolutamente fantásticos, onde só os descobrimos se levarmos o nosso tempo.

Simplesmente adoro a Saga The Last of Us.
Não te vou dizer se ainda falta muito ou não, devias ser tu a descobrir se te falta muito ou não. Pelo menos eu gosto de jogar assim. Desfruta do jogo!
 
the_last_us-768x432.jpg


The Last of Us Remaster PS4 PRO - 10/10

Joguei no lançamento em 2013 na PS3, voltei a jogar para relembrar.

Das melhores histórias de sempre nos jogos, uma obra prima!

The Last of Us 2 PS4 PRO - 7/10

O jogo que mais esperava de sempre até hoje.

Esperei por este jogo durante 7 anos, não queria acreditar ia haver uma sequela quando anunciaram em 2016, aguardei ansiosamente, fui seguindo as noticias, fui vendo os trailers.

Técnicamente é um marco dos jogos, gráficos, gameplay, som, cutscenes, tudo do melhor que existe.

Para mim o Last of Us, é a sua historia, é o ponto mais importante, nesse aspecto, para mim falhou redondamente no rumo que quiseram levar a história e a somar as falhas na mesma (plot holes), senão tiver motivado, senão houver um objectivo, uma razão para jogar, não me serve de nada olhar para gráficos de topo, neste jogo aconteceu-me isso.

Morte do Joel e a obrigação de jogar com Abby apartir do meio do jogo, podia ser a segunda vinda de Cristo que não ia conseguir ir com a cara da rapariga, ainda por cima depois de ter sido salva pelo Joel e de ter assistido á conversa do pai com a Marlene sobre matar a Ellie e mentir ao Joel no fim do primeiro jogo, segue em frente com uma morte cruel sem qualquer remorso

Joel e o Tommy peritos em sobrevivencia, caiem na armadilha quem nem patos e ainda revelam os nomes

Abby mata o Joel sem ter a certeza a 100% que é o Joel que ela queria, não poderia haver outro Joel em Jackson?

Bastou dizer Joel pronto já foste, mas antes ia de cavalo com ele a fugir dos infetados e nem sabia quem ele era

Muito má ideia eliminar logo a personagem principal do jogo anterior em 1 hora e meia de jogo

A Ellie decide mudar de ideias enquanto afoga a Abby, mas antes foi na boa limpar não sei quantas pessoas a sangue frio

E gramar com a Abby e o Lev metade do jogo (nem gostei nada dos amigos dela/Owen namorado), quando eu queria era mais Joel e Ellie, mais novidades sobre uma possivel cura/vacina, etc

Deixei varios comentários no topico do jogo no qual explico alguns dos motivos para quais esta enorme desilusão, mas atenção que isto não queira dizer que haja muita gente que adore o jogo, vai haver, mas acredito que muita gente também não vai gostar.

Fiquei muito desiludido, muito mesmo, era o jogo que mais aguardava de sempre e acabou por ser a maior desilusão, senão fosse o aspecto tecnico soberbo, levava menos de 5/10.

Melhor cena do jogo para mim e a mais memoravel foi esta:


E o flashback do museu foi qualquer coisa...

Mas essa cena, que poderosa, das melhores que assisti, mesmo em filmes e series.
 
Tal e qual, há muito boa gente que não está mesmo a perceber o que foi feito neste jogo.

Ainda não o acabei, vou com 20h e estou no local onde se apanha a
flecha e o arco.



(Alguem me sabe dizer se ainda tenho muito pela frente?)

Mas se pudesse ainda andava mais devagar!
Estou a apreciar cada detalhe que este jogo tem para oferecer. Existem pormenores absolutamente fantásticos, onde só os descobrimos se levarmos o nosso tempo.

Simplesmente adoro a Saga The Last of Us.

Damn. 20h e nem a meio vais ainda. estas mesmo a apreciar cada formiga que o jogo tem hehe
 
the_last_us-768x432.jpg


The Last of Us Remaster PS4 PRO - 10/10

Joguei no lançamento em 2013 na PS3, voltei a jogar para relembrar.

Das melhores histórias de sempre nos jogos, uma obra prima!

The Last of Us 2 PS4 PRO - 7/10

O jogo que mais esperava de sempre até hoje.

Esperei por este jogo durante 7 anos, não queria acreditar ia haver uma sequela quando anunciaram em 2016, aguardei ansiosamente, fui seguindo as noticias, fui vendo os trailers.

Técnicamente é um marco dos jogos, gráficos, gameplay, som, cutscenes, tudo do melhor que existe.

Para mim o Last of Us, é a sua historia, é o ponto mais importante, nesse aspecto, para mim falhou redondamente no rumo que quiseram levar a história e a somar as falhas na mesma (plot holes), senão tiver motivado, senão houver um objectivo, uma razão para jogar, não me serve de nada olhar para gráficos de topo, neste jogo aconteceu-me isso.

Morte do Joel e a obrigação de jogar com Abby apartir do meio do jogo, podia ser a segunda vinda de Cristo que não ia conseguir ir com a cara da rapariga, ainda por cima depois de ter sido salva pelo Joel e de ter assistido á conversa do pai com a Marlene sobre matar a Ellie e mentir ao Joel no fim do primeiro jogo, segue em frente com uma morte cruel sem qualquer remorso

Joel e o Tommy peritos em sobrevivencia, caiem na armadilha quem nem patos e ainda revelam os nomes

Abby mata o Joel sem ter a certeza a 100% que é o Joel que ela queria, não poderia haver outro Joel em Jackson?

Bastou dizer Joel pronto já foste, mas antes ia de cavalo com ele a fugir dos infetados e nem sabia quem ele era

Muito má ideia eliminar logo a personagem principal do jogo anterior em 1 hora e meia de jogo

A Ellie decide mudar de ideias enquanto afoga a Abby, mas antes foi na boa limpar não sei quantas pessoas a sangue frio

E gramar com a Abby e o Lev metade do jogo (nem gostei nada dos amigos dela/Owen namorado), quando eu queria era mais Joel e Ellie, mais novidades sobre uma possivel cura/vacina, etc

Deixei varios comentários no topico do jogo no qual explico alguns dos motivos para quais esta enorme desilusão, mas atenção que isto não queira dizer que haja muita gente que adore o jogo, vai haver, mas acredito que muita gente também não vai gostar.

Fiquei muito desiludido, muito mesmo, era o jogo que mais aguardava de sempre e acabou por ser a maior desilusão, senão fosse o aspecto tecnico soberbo, levava menos de 5/10.

Melhor cena do jogo para mim e a mais memoravel foi esta:


E o flashback do museu foi qualquer coisa...

Mas essa cena, que poderosa, das melhores que assisti, mesmo em filmes e series.
Pelo que vejo penalizaste demasiado o jogo apenas pela história, para mim se de facto o jogo for excelente em Gameplay, som, gráficos já é o suficiente para ter no mínimo 8/10. Mas é a tua opinião e forma de fazer análises.
 
Damn. 20h e nem a meio vais ainda. estas mesmo a apreciar cada formiga que o jogo tem hehe
É, costumo passar a pente fino, jogos que mais gosto.

Foi assim também no Resi 3 Remake. Levei imenso tempo num jogo de 5 horas.

Gosto de parar para apreciar o cenário e tal como neste, jogo sempre na dificuldade máxima disponivel.

E ja perdi a conta as vezes que morri
 
É, costumo passar a pente fino, jogos que mais gosto.

Foi assim também no Resi 3 Remake. Levei imenso tempo num jogo de 5 horas.

Gosto de parar para apreciar o cenário e tal como neste, jogo sempre na dificuldade máxima disponivel.

E ja perdi a conta as vezes que morri

Por norma, quando me descobrem, morro de propósito para tentar aquela secção o mais stealth possível, por isso o jogo também me está a durar imenso.
 
Por norma, quando me descobrem, morro de propósito para tentar aquela secção o mais stealth possível, por isso o jogo também me está a durar imenso.
Tal e qual, vou limpando o sebo aos inimigos e por um erro qualquer sou descoberto!

Restart logo! Ahahaha



Mas também gosto de simular por vezes o realismo de ser descoberto e tentar resolver a situação, por vezes é bastante tenso passar a correr por fendas na parede apanhar consumíveis e levar logo com um gajo a disparar pela janela!

Mira no gajo e headshot!!!

Sensação de dever cumprido e coração ao saltos
[emoji23][emoji23][emoji23]
 
Pelo que vejo penalizaste demasiado o jogo apenas pela história, para mim se de facto o jogo for excelente em Gameplay, som, gráficos já é o suficiente para ter no mínimo 8/10. Mas é a tua opinião e forma de fazer análises.
E a opiniao dele sim mas ainda assim teve que levar com um comentario pelo facto de ele nao lhe ter dado nota mais alta hehe. Sendo assim ele podia tambem ir dizer as pessoas que notaram 10/10 que deram nota demasiado altas ao jogo porque isso ou assim. Sera que seria bem visto ou falta de boa etiqueta?
 
Acho que não se trata disso, apenas este jogo não é jogo para 7/10 quer ele goste ou não! É uma nota pessoal e isso tem de ser respeitado mas de uma forma geral, nunca que um jogo com este calibre é jogo para 7/10

A nota dada pela empresa está por ai para todos verem.

O jogo transpira qualidade
Digam me qual é o jogo deste género que ultrapassa este em termos globais e não por gosto pessoal.
 
Última edição:
Acho que não se trata disso, apenas este jogo não é jogo para 7/10 quer ele goste ou não! É uma nota pessoal e isso tem de ser respeitado mas de uma forma geral, nunca que um jogo com este calibre é jogo para 7/10

A nota dada pela empresa está por ai para todos verem.

O jogo transpira qualidade
Digam me qualquer é o jogo deste género que ultrapassa este em termos globais e não por gosto pessoal.
Disse e volto a dizer, as notas sao totalmente subjectivas e a discrecao de cada um. Uma nota revela a appreciacao da PESSOA em relacao ao jogo. Seja ele jornalista ou jogador lambda, a nota de um jogador vale tanto como a de um jornalista, ou seja nada pois completamente subjetiva. Quere fazer passar o contrario e o mesmo que dizer que os gostos e as cores discutem-se e tem valors decidido por professionais da area (ou seja uma ditatura dos gostos ). O que felizmente nao e o caso. Onde um jornalista deve ser levado mais a serio nao e pela sua nota mas sim as informacoes necessarias e precisas em relacao ao jogo para uma pessoa decidir se deve ou nao comprar o jogo. O trabalho de um jornalista de jogos e precisamente esse, divulgar informacoes sobre o jogo em si, os seus problemas a nivel tecnico, gameplay, level design etc... agora a qualidade da direcao artistica, a historia, as musicas isso sao gostos pessoais nada mais nada menos.

Portanto quando uma pessoa vier aqui dizer eu acho este jogo um 7/10, so tens de aceitar e continuar o teu caminho.

A nota dada por jornlistas e somente isso, uma nota dada por 80 pessoas onde o trabalho e o mesmo que um jogadore como tu mas com o added feature de ter de descrever sucintamente e de maneira proffissional ( coisa que muitos de nos eu incluido nao somos capaz ) o porque de ele ter gostado daquilo. Quando na realidade devia ser somente informar o jogador de maneira imparcial sobre o jogo e os seus problemas. A nota deles devia estar ai no meio das notas dos jogadores pois vale tanto como essas.

senao, "why not go a step above" e criar uma seccao para notas de devs? Esses nao seriam mais a mesmo de identificar um bom jogo do que um jornalista? e afinal e o trabalho deles nao?

portanto por favor, leiam as reviews do pessoal e as suas notas como indicadores de apreciacao em relacao ao jogo, nada mais nada menos, e nao andem ai a querem forcar uma nota que gostavam que fosse so porque 80 pessoas com trabalho de escrever sobre jogo decidiram que era um jogo 9/10. Tenham mente criticas por favor.

Adoro a saga Metal gear e considero uma saga 9/10 na sua totalidade, mas nao ando ai a contradizer o pessoal que acha que metal gear e um 4/10. se a experiencia dele foi ma entao assim seja, esta no seu direito em nao estar de acordo comigo, contudo nao terei razao em vir contradizer os gostos dele so poque considero que a saga merece melhor nota.

Penso que o sistema de vote da steam e perfeito. So pode votar quem tiver conta na steam com o dito jogo na conta e de maneira totalmente indescriminada ( sejas jornalista ou nao ). tens duas opcoes, votar thumbs up ou thumbs down. A communidade depois e que com esses valors aumentam a nota do jogo para todos verem se o jogo vale na sua grande maioria vale ou nao a pena.
 
Última edição:
Amigo, disse e volto a dizer que respeito a opinião dele e a nota que ele deu ao jogo! No entanto, para mim não é uma nota justa. Tenho o direito de concordar ou não e de fazer ver o meu ponto de vista sobre forma de opinião fundamentada! E, volto a dizer, que na minha opinião, a maioria da malta, não está a ser justo com o jogo que claramente, na minha opinião, merece uma nota superior.

O jogo é perto de perfeito, não acho que mereca notas abaixo de 9, mas lá está, isto é só a minha opinião e vale o que vale.

Se não pudéssemos discordar/concordar ou discutir o que achamos em relação aos jogos, fóruns do género não fariam muito sentido.
 
Última edição:
O objectivo deste tópico é dar a nota pessoal, Não se trata de ser justa, trata-se da experiência que ele teve e a nota que ele sente que descreveu essa experiência.
 
Não estão mesmo a perceber que para além de respeitar a nota do user, também posso ou não concordar com a mesma! Não estou a dizer que o que eu acho é opinião geral e verdade absoluta! É apenas uma opinião.

Off-topic terminado de minha parte.
 
Back
Topo