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Hades, chamado de Plutão pelos romanos, era o Deus do submundo grego, a terra dos mortos na mitologia grega e romana."
Este foi o meu primeiro jogo do género roguelike, já tinha jogado um pouco de The Binding of Isaac há uns anos atrás mas não me chamou atenção nenhuma. Mas este
Hades (ou AIDS como eu e os meus amigos costumamos dizer) é um jogo onde a jogabilidade é fantástica e foi algo que me chamou a atenção.
O jogo saiu originalmente para a Nintendo Switch e PC em 2020 e logo nessa altura despertou-me o interesse, felizmente este ano foi lançado para as consolas da PlayStation e Xbox. Há mais de 10 anos atrás vi um jogo que também me despertou o interesse e eu sentia dentro de mim que "este jogo foi feito para mim", esse jogo era Demon's Souls. Com este Hades aconteceu o mesmo, sentia mesmo que o jogo era mesmo para mim.
Mas afinal que jogo é este? Neste jogo,
Hades não é a personagem principal, aqui a personagem principal é
Zagreus filho de Hades que quer fugir do submundo para encontrar respostas sobre a sua existência. Mais não digo porque não quero criar spoilers, mas tenho a dizer que a história do jogo é bem interessante não só a história principal como a de todas as outras personagens que entram no jogo.
Para escapar de casa do seu pai,
Zagreus vai ter de passar por várias zonas e vai ter a ajuda de vários outros Deuses da Mitologia, como
Zeus, Athena, Poseidon, Artemis, Hermes e muitos outros. Cada zona está dividida em chambers e cada chamber tem sempre uma ou mais recompensas para nos ajudar na fuga. Cada chamber tem inimigos que temos que derrotar para desbloquear a chamber seguinte e aí começam as decisões. Há chambers que no fim tem uma, duas ou três escolhas, então cabe a nós ter que decidir o que queremos, se queremos upgrade para a nossa personagem, se queremos aumentar a nossa barra de vida, se queremos dinheiro para comprar items ou se queremos um Boon de um Deus que esteja na chamber seguinte. Isto tudo é aleatório. E o que são os Boons? Os Boons são poderes que os Deuses nos dão e cada um deles tem sempre três onde só podemos escolher um deles. Por exemplo a
Athena pode dar-nos um Dash que faz deflect aos ataques dos inimigos, o
Zeus pode dar um ataque elétrico para a nossa arma, a
Artemis pode dar um cast em que lança uma flecha que atinge os inimigos, a
Aphrodite tem um Call que se encher a barra toda dá um dano absurdo. Este para mim é o Call que prefiro no jogo porque dá imenso dano.
E o que é o Call? O Call é uma espécie de super poder que vai enchendo à medida que dá-mos dano aos inimigos ou se tivermos um Boon equipado em que sempre que levamos dano a barra vai enchendo e depois com uma barra cheia podemos usar o Call, mas se deixar-mos encher as barras todas até ao máximo o Call será muito mais forte.
Tudo isto é jogado em perspetiva isométrica de que eu sou grande fã por acaso. A juntar a tudo isto a jogabilidade, que coisa mais linda. A jogabilidade de
Hades é mesmo frenética, derrotar vários inimigos ao mesmo tempo numa sala minúscula, onde temos inimigos por todo lado, armadilhas espalhadas pela sala, vários tipos de inimigos, avançar para cima de nós, a disparar para nós, e nós andamos ali sempre a dar dash, atacar com tudo o que temos para derrotar tudo em poucos segundos. Há chambers que se limpam em 30 segundos, outros em 1 minuto ou 2 no máximo.
Para nos ajudar nisto tudo existem 6
Infernal Arms mas inicialmente não temos acesso a todas. Para isso temos de ir apanhando várias Chthonic Keys que podem ser encontradas nas chambers.
As Infernal Arms são as seguintes:
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Stygius" Stygian Blade: Uma espada para quem gosta de ataques rápidos e corpo a corpo, um pouco de hack n slash
- "Varatha" Eternal Spear: Uma lança para combate a curta e média distância
- "Aegis" Shield of Chaos: Um escudo que pode ser lançado para longe e acertar em vários inimigos que também pode ser usado para defender
- "Coronacht" Heart-Seeking Bow: Um arco para combate a longa distância, para quem gosta de ser o Legolas do Hades
- "Malphon" Twin Fists of Malphon: Uns punhos frenéticos que dão socos num piscar de olhos, a minha arma preferida do jogo
- "Exagrpyh" Adamant Rail: Uma espécie de SMG que dispara a média e longa distância para quem não quer andar em cima dos inimigos
Em cada run que fazemos temos acesso a fazer upgrades à arma que usamos, com os tais Boons que já falei onde podemos ter mais dano, mais critical hit chance, chill ou até mesmo algumas das armas têm um boon que regenera a nossa vida por cada hit ou por cada inimigo derrotado.
Claro que isto é tudo muito bonito só que agora vem a pior ou melhor parte depende da perspetiva, é que sempre que morrem perdem tudo e voltam ao início do jogo! Como assim perdemos tudo? Calma! Isso faz parte do jogo. Até porque morrer ajuda-nos a evoluir e a ficar mais forte. As únicas coisas que são permanentes são as Cthonic Keys, Nectar, Gemstones, Darkness, Keepsakes, Renovations e as Infernal Arms.
No quarto de
Zagreus existe o Mirror of Night with Darkness onde podemos evoluir permanentemente as habilidades da personagem, como mais vida, mais dinheiro ganho em cada chamber, vidas extra, mais dano aos inimigos. Por isso não tenham medo de morrer porque faz parte, como eu costumo dizer, é lidar! Além disto tudo sempre que dão um Nectar a cada Deus ou outra personagem no jogo ele recompensa-vos com um Keepsake que é um item que podem equipar no início de cada zona do jogo que nos dão alguns buffs durante as runs.
Mais para a frente quando começarem a criar mais afinidade com as personagens eles vão dando missões secretas e algumas delas recompensam-nos com os Companions que depois podemos invocar nas batalhas para nos ajudarem a eliminar os inimigos ou mesmo os bosses!
Mas agora vocês estão a pensar, "Mas então o jogo é sempre igual, porque se morro volto ao início e tenho de voltar a fazer tudo. Grande seca." Errado!
Sempre que morrem a história do jogo continua, as falas das personagens são sempre diferentes, a maneira como morrem na última run será sempre lembrada por eles quando forem falar com eles, os bosses vão dizer piadas sobre isso, alguns bosses até serão diferentes das runs anteriores e têm ataques diferentes. As falas do jogo nunca são iguais, em todas as runs que fiz sempre que falei com uma personagem a conversa era sempre diferente e tinha continuidade.
Inicialmente o jogo é difícil e vão dar por vocês a tentar desistir, mas não desistam. Para quem tiver problemas existe um God Mode em que nos dá mais 20% de resistência ao dano e cada vez que morremos ganhamos mais 2%. Isto pode ser uma grande ajuda no início até porque depois com todos os upgrades que vamos fazendo ao
Zagreus o jogo fica mais fácil.
Quando terminam o jogo pela primeira vez desbloqueiam o Pact of Punishment que são debuffs que podemos ativar e dificultam o jogo, mas para ganhar mais items dos bosses temos mesmo de jogar com isso e ir aumentando o nível de Heat sempre que terminamos uma run com uma arma.
As runs podem durar entre 30 a 45 minutos, o meu recorde foram 27 minutos.
Já levo quase 50 horas de jogo na PS5 e já terminei mais de 20 runs e quanto mais jogo mais coisas novas vou descobrindo no jogo e ainda nem vi tudo o que o jogo tem para oferecer. Neste tempo todo nunca tive um momento de rage quit nem de frustração porque o jogo é genial. Não tenho jogado mais nada sem ser Hades nas últimas duas semanas.
Tudo neste jogo roça a perfeição, mas se calhar eu estou cego por este jogo. O Lore, as personagens, a jogabilidade, a história e até mesmo a arte do jogo são a junção do que é a perfeição no seu estado sublime.
Hades é um jogo sublime e merece todos os prémios que recebeu em 2020, pode não ser um jogo para toda gente, mas que ninguém lhe pode tirar o mérito de ser um jogo fantabulástico! Daqui a 15 anos este jogo será um jogo de Culto.
Este jogo é lindo boooooyyyy.