Shiny
Power Member
I did it...I finally beat Elden Ring! Nem acredito que estou a dizê-lo. Passámos tanto tempo sem saber nada sobre o jogo, e tudo o que tínhamos era aquele teaser que apareceu na E3 de 2019 que mostrava basicamente nada. Depois no Summer Games Fest é que foi finalmente mostrado um trailer de gameplay e foi incrível! Em termos de construir hype foi dos melhores trailers que vi na minha vida e indicava que este jogo iria ser o pico da From Software. Um mundo aberto com a qualidade de level design característica deles, mais o combate diversificado de Dark Souls com a tradicional apresentação misteriosa e linda que caracterizou os Souls. Antes do lançamento tivemos o Network Test em Novembro e aí é que a hype disparou para níveis absurdos. Ninguém se calava sobre o quanto bom o jogo iria ser e que mal conseguiam esperar que saísse. E quando finalmente saiu recebeu notas máximas a torto e direito, toda a gente estava literalmente a dizer que era um dos melhores jogos de sempre! Naturalmente eu fiquei parvo quando vi isto porque na minha opinião a From desde o primeiro Dark Souls ainda não voltou a esse nível de "greatness". Agora que finalmente o passei, depois de quase três meses a jogá-lo, será que é mesmo o melhor jogo de todos os tempos?
...epah...não. Este jogo na minha opinião ao tentar uma variedade de coisas originou alguns problemas de falta de polimento e atenção ao equilíbrio. Lembro-me de quando joguei o Network Test e ter tido a preocupação que as grutas e masmorras espalhadas no mundo seriam repetitivas e "copy-paste". Embora haja sim muito disso acho que o jogo fez um melhor trabalho a evitar isso do que eu esperava, com muitas delas terem me surpreendido genuinamente pela positiva, mas não posso dizer o mesmo dos inimigos. O jogo reutiliza-os simplesmente demasiado e para um jogo que depende do quanto maravilhoso o seu mundo é torna-se bastante notável e dececionante quando vês caranguejos em praticamente todas as áreas do jogo. Os bosses então nem se fala, eu sinceramente acho que o Elden Ring tem o pior conjunto de todos os Souls. Ainda tenho de pensar bem nisto pois alegar que tem piores bosses que o Dark Souls 2 é algo quase merecedor de cadeia, mas os bosses neste jogo são geralmente mauzinhos na minha opinião. É que não é só o facto de haver uma repetição ridícula mas também o facto que as lutas principais são dececionantes em termos de design. Muitos deles focam-se quase inteiramente em combos que nunca mais acabam, que te matam em dois ou três ataques, e eles têm esta tendência estúpida de fazer "delay" em quase todos os ataques numa tentativa de punir panic rolls. Eu percebo a intenção, e numa maneira até potencia o uso de escudos que a série já precisava à muito tempo, mas não é uma maneira interessante de desafiar o jogador na minha opinião. No último terço do jogo as coisas ficam demasiado ridículas e matar os bosses é mais aliviante do que gratificante, e isso nunca deve acontecer.
Pronto comecei logo a falar mal do jogo mas quero deixar isto claro: Elden Ring é um dos melhores jogos que alguma vez joguei. É simplesmente incrível o que conseguiram fazer aqui! Este mundo parece uma coisa impossível do quanto enorme e meticuloso é, nunca na vida esperava um mundo tão grande vindo de um estilo de jogo conhecido pelos seus mundos relativamente lineares. Mas o ser grande é uma coisa que vale pouco se os locais não forem interessantes e lindos...mas fosga-se que são! A primeira vez que entrei em Siofra até me caiu o queixo e isso repetiu-se várias vezes durante o meu primeiro playthrough. O mundo está mesmo algo de fenomenal e a maneira como eles integram as "legacy dungeons", que são os níveis tradicionais de Souls, é totalmente natural. Explorar o mundo e encontrar a várias grutas e masmorras é muito gratificante e recompensador, mesmo que estas não sejam exatamente qualidade de topo. Este é um mundo aberto verdadeiramente especial e vai ser uma referência para todos os jogos de género no futuro.
Eu também adoro muitas das adições e alterações feitas ao combate. Eu até percebo muito do pessoal que diz que o jogo é basicamente um Dark Souls 4 porque em termos de gameplay é mais do mesmo. Mas eu acho que as ideias novas são muito fixes. A nova mecânica de stance é mesmo muito fixe e acho que torna builds melee bem mais viáveis, especialmente os que usam bem as Ultra Greatswords ou outras mais pesadas. E com isto os guard counters que tornam os escudos infinitamente mais úteis. As Ashes of War são a evolução perfeita das Weapon Arts do Dark Souls...mas não têm nada a ver, são muito melhores! Não só são bem mais viáveis e a variedade é incrivelmente maior, como também é possível equipá-las nas armas que tens. É uma ideia brutal que ajuda os builds melee no sentido em que oferece utilidade à barra de FP e também mais opções potencialmente viáveis em combate. Curiosamente não sou o maior fã das Spirit Ashes pois acho que é a principal culpada pela dificuldade meio maluca do jogo. Estes tornam muitos dos bosses em autênticas anedotas e apercebi-me disso logo no início do jogo, e decidi nunca mais as usá-las. E por isto mesmo é que eu acho que os bosses causam tanto dano e têm opções ofensivas tão efetivas pois o jogador também tem mais opções úteis durante as batalhas.
Não que eu esperasse outra coisa da From Software mas a direção artística é mais uma vez fenomenal. Como a qualidade dos gráficos em si não é nada de especial eles dependem quase inteiramente nisto para fazer com que o jogo seja visualmente apelativo e fizeram um excelente trabalho. Muitos dos locais quando descobertos pela primeira vez são de tirar a respiração. Também gostei bastante da música apesar de não ser o maior fã de ter música de fundo durante a exploração do mundo. A história é que pronto...é Souls basicamente, por isso não percebi um cacete. E estou convencido que o George R. R. Martin não escreveu praticamente nada pois tudo parece exatamente aquilo que esperamos do Miyazaki. A minha teoria é que o George convidou o Miyazaki a ir beber um café, e a Bandai usou isso como argumento para meter no marketing A GEORGE R. R. MARTIN COLLABORATION...cringe.
9.5/10 - Os problemas que o jogo tem são bastante graves na minha opinião mas é impossível negar os pontos altos de Elden Ring. Muito do que faz é do melhor que se pode encontrar num videojogo e vai para a história como um dos melhores.
Última edição: