Durante a quarentena eu decidi atacar o meu backlog, começando por
Mega Man clássico através das coleções que a Capcom lançou. Mais de dois anos depois cá estou para fazer o mesmo mas para a outra série, uma que sempre quis jogar mas só agora é que finalmente o fiz.
Adorei este jogo! Depois de tantos jogos Mega Man que se jogam essencialmente da mesma exata maneira, este jogo foi precisamente aquilo que a série precisava desesperadamente. Embora a formula ser essencialmente a mesma, existem imensas ideias novas e melhorias naturais que transformam completamente a experiência.
Mega Man X pega no nosso robô azul favorito e o torna mais maturo, poderoso e também emocional. Há um esforço propositado nesta série "spinoff" em criar uma história mais elaborada e personagens memoráveis e mais desenvolvidos. Claro que as limitações da altura limitou os developers um bom bocado mas tudo isto foi importante para distinguir Mega Man X da série clássica e é um dos melhores jogos da SNES!
Eu acho que o elemento que este jogo faz que de certa maneira estava em falta nos clássicos é aquele sentido de progressão. Nos clássicos colecionavas mais armas para o teu arsenal e pouco mais, e embora ter resultado Mega Man X elevou isso para um nível totalmente diferente. Para além das armas também colecionas upgrades à tua armadura que não só tornam o X mais poderoso, como receber metade do dano, mas também desenvolve o seu movimento. Este jogo introduziu o icónico dash e é brutal usar isto! Os níveis estão feitos a pensar neste mesmo dash portanto vais encontrar imensos sítios secretos e ítens escondidos se souberes como usar o dash e se explorares bem. E isso traz-nos aos níveis em si que são mais longos e elaborados para acomodar o novo movimento, e todos eles estão impecáveis. A coleção de armas também é muito boa, certamente melhor que a grande maioria dos clássicos. Os bosses também são fixes e têm um nível de dificuldade muito bem afinado, nem muito fáceis nem extremamente difíceis. A minha única queixa é só um mini-boss específico do nível do Launch Octopus que achei extremamente irritante.
E também acho que os developers responsáveis pela apresentação estão de parabéns! Visualmente o jogo é brutal, o sprite do X está muito expressivo e apelativo e o mesmo aplica-se a todas as personagens e bosses. Os cenários estão surpreendentemente elaborados com uma atenção ao detalhe que não estava mesmo à espera. Mas a música é a estrela aqui, está simplesmente fantástica! Mega Man X tem a melhor música da série, exceto talvez o Mega Man 2 e 3, e é excelente não só pela qualidade das melodias e da instrumentação mas também por ter um estilo mais característico que condiz perfeitamente com este Mega Man mais sério e "shonen". A história não é nada demais mas ao contrário dos clássicos eles esforçaram-se para criar momentos memoráveis. como quando o Zero aparece e estabelece que nós iremos ser tão forte como ele.
9/10 - Mega Man X é um jogo incrível e um dos melhores jogos de ação/plataformas que alguma vez joguei.
...infelizmente não posso dizer o mesmo da sequela. Não me entendam mal, eu gostei do
Mega Man X2, mas o decréscimo em qualidade é notável. Basicamente tudo é pior!
Mas para falar do positivo, eu gostei que agora tens o dash logo de início. Foi uma mudança para melhor na minha opinião, e permite com que todos os níveis estejam feitos a pensar melhor no dash. Os níveis estão fixes mas a colocação de inimigos é mais irritante do que no primeiro, especialmente naqueles segmentos verticais apertados onde este jogo adora atirar uma carrada de inimigos lixados de atingir enquanto temos de fazer wall jumps constantemente. As armas são um bocado foleiras também, continua a ser um melhor arsenal do que maioria dos clássicos mas as armas são bem menos práticas do que as do primeiro. Continuam a ter alguns usos fixes e criativos, como a Crystal Hunter cristalizar inimigos e torná-los em plataformas, mas depois tens a Magnet Mine que para além de abusar da fraqueza de certos bosses é totalmente inútil. Os bosses em si também são bem piores na minha opinião, não gosto nada do Wheel Gator e a cena dele constantemente mergulhar e teres de ficar ali à espera dele. A Overdrive Ostrich também faz uma cena semelhante. Uma cena que curti foi que a animação que usaram quando atinges os bosses com a sua fraqueza está bem mais clara.
Uma cena que odiei neste jogo é a maneira como vês o ending verdadeiro. O jogo mete-te três bosses no meio dos níveis a certo ponto, e estes estão escondidos em pontos específicos. Está uma ideia fixe mas o grande problema é que eles desaparecem a um certo ponto, tornando impossível ver o ending verdadeiro sem ter de recomeçar de novo. Qual foi a necessidade disto? Porque não deixá-los sempre a circular entre os níveis já depois de matar todos os Mavericks? Uma grande chatice que isto cria é que faz com que lutar contra eles com um bom nível de upgrades mais frustrante do que devia ser, pois muitos dos upgrades em Mega Man X2 estão colocados a pensar que vais usar as armas e outros upgrades para os apanhar.
7/10 - Continua a ser um jogo bom mas é bem pior que o primeiro, e isso só mostra o quanto bom o primeiro realmente foi.