O Vende-se está a virar "Loja Online" ?

Status
Fechado a novas mensagens.
Boas,

Não sei se este tópico deveria estar nesta secção, ou no geral. Se não estiver no sitio certo, movam isto :D




Como já foi dito varias vezes, a secção dos classificados é um bonus deste forum, já que é orientado principalmente para as IT's.

Apesar de ser um bónus, admito que dá realmente muito jeito para se vender uma ou outra peça de hardware que fica cá encalhada em casa, ou mesmo para comprar algo.

Mas nos ultimos meses tenho vindo a assistir a algo que me deixa um bocado irritado.
Visto isto ser um forum DE utilizadores, PARA utilizadores, o Chip e companhia acharam por bem impedir que se estabelecessem bancas de venda de Lojas, ou outro tipo de vendas cujo objectivo seja o lucro.

Acontece é que graças ao fenómeno ebay (onde se conseguem arranjar grandes preços sobre algum material, as vezes 50%, 60% mais baratos) tenho visto muita gente fazer "importação" desses mesmos productos, para os vender em foruns, incluindo a TZ que deve ser dos foruns sobre IT com maior visibilidade.

Como está nas Regras, os classificados, servem para vender coisas as quais já não se dá uso, ou algo deste genero. Não serve para se vender um produto que cá custa 50 euros, mas nós lá fora, ou mesmo cá, conseguimos arranjar esse mesmo produto a 20 euros, compramos 10 unidades, vendemos a 30 euros, e voila, 100 euros faceis de ganhar.

Se calhar até nem tenho nada a ver com isto, mas irrita-me que tentem tirar partido do forum, pois eu tb conheço muitos bons negocios, mas por uma questão de respeito não venho para aqui aproveitar-me da visibilidade para arranjar lucro facil.




Digam da vossa justiça o que acham desta situação. Para terem uma ideia do que estou a falar, basta darem uma vista de olhos em algumas páginas do vende-se, e depois irem comparar os preços com por exemplo, o ebay (eu não vou dar nomes, a dar se necessário, darei directamente a um moderador/administrador).
 
Como o spastikman disse, a Techzone é um fórum de e para users, e os Classificados têm um fim muito específico. Não é que alguém ache mal os outros ganharem dinheiro, seja facilmente ou com dificuldade, mas este não é o sítio indicado para montar loja. Isso vai contra o objectivo com que a área Classificados foi criada.

Se ela se começar a encher de gente a fazer negociatas de "material novo e selado, várias unidades", lá se vai o espaço para pôr à venda aquela placa gráfica que queremos vender para comprar uma nova.
 
Bem eu acho que devias primeiro alertar primeiro a administração do fórum... se ainda não o fizestes.

É raro eu usar o vende-se mas acho que pelo menos foi boa a decisão da administração ter limitado o acesso aos Power Members. Isto têm crescido de uma tal maneira pelo que novas situações vão aparecendo...
 
Como já foi dito varias vezes, a secção dos classificados é um bonus deste forum, já que é orientado principalmente para as IT's.
Correcto.

Visto isto ser um forum DE utilizadores, PARA utilizadores, o Chip e companhia acharam por bem impedir que se estabelecessem bancas de venda de Lojas, ou outro tipo de vendas cujo objectivo seja o lucro.
Exactamente.

Como está nas Regras, os classificados, servem para vender coisas as quais já não se dá uso, ou algo deste genero.
É exactamente essa a sua finalidade e objectivo.


Para terem uma ideia do que estou a falar, basta darem uma vista de olhos em algumas páginas do vende-se, e depois irem comparar os preços com por exemplo, o ebay (eu não vou dar nomes, a dar se necessário, darei directamente a um moderador/administrador).
Se têm realmente conhecimento deste género de casos, devem participar dos mesmos, ()de forma a que este problema se resolva. A parte dos classificados é de facto um extra, que conta com regras e propósitos bem explícitos.

O que não falta online são fóruns especialmente dedicados a negócios, bons ou maus. O staff da Techzone não pretende que a mesma se torne num desses sites, descartando assim toda e qualquer tentativa de rentabilizar aquele espaço, por muitos "bons negócios" que possam aparecer. É um bónus e deve ser encarado como tal.

Há uma grande diferença em colocar jogos que já não jogamos à venda ou montar uma banca deles, sejam estes usados ou não. E sim, a diferença nota-se.
E quem diz jogos diz placas, monitores, etc.

As regras de utilização existem e devem ser respeitadas, de forma a garantir a permanência activa dos classificados que, como bónus que é, pode ser retirada, uma vez que não é parte essencial deste fórum.
 
Não sei se seria fácil de implementar uma rotina do género, se mais de 10% dos posts de determinado powermember forem no "Vende-se" tal deveria dar direito a um warning a este... e se continuasse perderia o estatuto de powermember.

para esta estatitica contavam todos os posts do user, ou então posts num dado período, por exemplo mensalmente.

outra solução mais "arcaica" mas que não seria preciso implementar nada, seria, para os posts no Vende-se que tenham "bad post reported" por outros users (devido ao autor do post abusar desta secção do forum) ser-lhe enviado um warning também.
 
Não sei se seria fácil de implementar uma rotina do género, se mais de 10% dos posts de determinado powermember forem no "Vende-se" tal deveria dar direito a um warning a este... e se continuasse perderia o estatuto de powermember.

para esta estatitica contavam todos os posts do user, ou então posts num dado período, por exemplo mensalmente.

Alguns fóruns funcionam mediante percentagens, e de facto seria algo agradável..., só tinha acesso ao classificados quem tivesse uma participação UTIL na parte PRINCIPAL do fórum. Claro está que o spam iria aumentar drasticamente...

Não sei é até que ponto isso é implementável e praticável na techzone...

É curiosa a quantidade de utilizadores que nunca vi na vida que vejo nos quadros do classificados, e até sou um utilizador que anda atento ao fórum...

outra solução mais "arcaica" mas que não seria preciso implementar nada, seria, para os posts no Vende-se que tenham "bad post reported" por outros users (devido ao autor do post abusar desta secção do forum) ser-lhe enviado um warning também.

hummm, e depois vinham as vinganças e as tentativas de prejudicar outros utilizadores, reports parvos atrás uns dos outros..., trabalho para os moderadores a controlar esses abusos...

abraços, HecKel
 
Na realidade não é facil, nem estou a ver assim de cabeça, uma boa solução (leia-se eficiente) para este problema.

Já alertei a equipa da TZ com mais pormenores sobre este fenómeno, entretanto este post fica para introspecção, pois não acho justo que se tente lucrar :

1º À conta da visibilidade do forum, que não tem fins lucrativos.
2º À conta dos users, pois isto é uma comunidade de entreajuda, e quando muito poderia-se era criar uma thread (tipo a que existe no hardforum.com - "Hot Deals") onde se poderia dar dicas sobre bons negocios que se possam fazer.
 
É extremamente complicado para os moderadores, verificar essas situações. O melhor mesmo é participar a um moderador quando se tem suspeitas de determinada situação.

O problema da loja online com produtos novos ou produtos comprados em ebay e afins é que para além de ser dificil provar; é muito fácil dar uma desculpa qualquer.
 
os únicos casos que desconfiei até hoje foi há pouco tempo terem começado a aparecer vários threads de vendas de cartões de memória da sony para a psp, que no ebay é aos milhares e a preços bastante baixos e que grande maioria são falsificados e vendidos de hong kong.

não estou a acusar nenhum user disso, mas ao venderem vários destes cartões em vária quantidade dá para pensar duas vezes.

de resto, e um bocado à parte deste assunto a minha sugestão era que apenas desse para fazer "bumps" às threads X vezes por semana, pois de momento aquela primeira página não é mais que uma guerra de "bumps".

não sei a que nível isto é implementável, visto que cada um pode apagar os "bumps" anteriores, mas era de valia que desse para fazer esse controlo.
 
Última edição:
o classificados é uma área onde já vendi e já comprei. fazem-se grandes negócios lá.

concordo que um fórum não é só feito para o classificados e como tal deveria haver um controle apertado nessa área. 2 (mini)moderadores especificamente para esse controle.
 
Sou um utilizador assíduo do vende-se (claro respeitando as regras) e concordo com a intervenção do spastikman até certo ponto. Nota-se que há ali coisas mais estranhas, mas raramente, não é nada de assim tão evidente.

O único e melhor lucro que posso ter é conseguir vender o meu material e comprar outro por uma diferença de preço mais aceitável, fazendo-me um favor a mim e outro a quem compra. Acho que é este o espírito do vende-se

Cumps
 
o classificados é uma área onde já vendi e já comprei. fazem-se grandes negócios lá.

concordo que um fórum não é só feito para o classificados e como tal deveria haver um controle apertado nessa área. 2 (mini)moderadores especificamente para esse controle.
Essa parte do fórum tem 2 moderadores e penso que não sao minis, o problema é que em vez de se ir passando o testemunho, vão-se deixando os cargos vitalicios mesmo que os moderadores não apareçam no forum mais de mes e meio....

A ultima vez que li as regras do Vende-se dizia assim:

Usar títulos objectivos: Athlon XP 2000+ ou P4 + Mobo + Mems ou para threads com várias coisas à venda: Vário material
Não usar títulos do tipo: Ultra promoção ou Limpeza geral
Não usar enfeites nos títulos do tipo: ---===** Athlon XP 2000+ ***===---
Colocar OBRIGATORIAMENTE um PREÇO BASE para todos os artigos

Preços base?? pois, já se encontram muitos que o preço base ficou em casa
Titulos objectivos? A moda agora é " A quitanda do Quim roscas" , " Barraca do zé" , " Compra a mim que faço saldos".. isto sim, titulos objectivos.

Fazer report de um post, é quando algo escapa ao moderador e ao fim de uns dias continua na mesma, entao avisa-se o moderador. Agora da forma que as coisas vão no Vende-se, com os atropelos às regras que lá existem, só se os moderadores forem cegos ou andarem a dormir.

Em relação á observação do spastik, tambem já tinha observado essa coisa de vender material comprado no ebay...e curiosamente , por parte de moderadores.

Não digo mais nada, pois já devo ser conhecido pelo "mal disposto"... não vamos estragar ainda mais a reputação :002:
 
Nas vendas o que tenho notado é o excesso bumps de alguns users, so podem usar o bump uma vez por dia mas por vezes vejo o mesmo artigo 3 e 4 dias sempre ca em cima no mesmo dia, agora de ver useres a venderem productos como se fosse uma loja online nao reparei ainda.
 
Nunca comprei nem vendi nada aqui. Mas nao vejo o mal de essas pessoas conseguirem a 20 e venderem a 30 qnd nas lojas esta a 50, ficamos a ganhar so, e uma oportunidade, ou es tu que arriscas perder o dinheiro do montante total no e-bay ou ate arriscar que isso fique na alfandega? Mais as postagens... ou se calhar e melhor nos(users) comprar mos a 40 a tua que tens encalhada la em casa, pela razao que me parece teres vindo ca postar. Nao sei, especulação ou nao, e uma hipotese, algo nao cheira nesta historia toda.

Cumps e As minhas Desculpas, se ofendi alguem.
 
Esqueci me de salientar, sim de facto ha mts bumps dos mesmos users, ate ao ponto de alguem que anuncie algo agr, daqui a umas horas esteja na 2a pagina...

true :/ é pena... mas acho que se alguem procura algo, nao vai ler pagina a pagina mas sim fazer uma pesquisa, por isso... alem disso tens a assinatura onde muitos metem links do que estão a vender.. (acho esta parte pouco benefica para o forum :S)
 
Nunca comprei nem vendi nada aqui. Mas nao vejo o mal de essas pessoas conseguirem a 20 e venderem a 30 qnd nas lojas esta a 50, ficamos a ganhar so, e uma oportunidade, ou es tu que arriscas perder o dinheiro do montante total no e-bay ou ate arriscar que isso fique na alfandega? Mais as postagens... ou se calhar e melhor nos(users) comprar mos a 40 a tua que tens encalhada la em casa, pela razao que me parece teres vindo ca postar. Nao sei, especulação ou nao, e uma hipotese, algo nao cheira nesta historia toda.

Cumps e As minhas Desculpas, se ofendi alguem.


comprar a minha "quê" ?

O que é que eu estou a vender que me possa dar lucro ?
Algo me deve ter escapado, ou então não estavas a falar para mim ...
 
comprar a minha "quê" ?

O que é que eu estou a vender que me possa dar lucro ?
Algo me deve ter escapado, ou então não estavas a falar para mim ...

O post dele era pra ti sim...

O que ele queria dizer era que se existe um user que consegue determinado material novo, em quantidades e o consegue vender aos users da TZ a um preço inferior aos das lojas, entao isso é uma mais valia pros users e n uma coisa má. O que ele perguntou foi se preferias antes que o pessoal so comprasse o material que alguns users têm encalhados em casa,e q por haver pessoal a vender material mais recente e a preços baixos dps n consegue despachar.

Eu uso o vende-se exporadicamente, e seria com mta pena minha honestamente que o vende-se seria encerrado. Dito isto e pro caso, acho que n ha grande problema naquilo que dizem...alguem arranja 15 conroes E6400 a 120€ cada...mete-os a venda..se estiverem efectivamente a trabalhar e durante a venda toda a informação for facultada e for tudo feito de modo correcto, onde esta o drama aqui?

Falo de users e n lojas atençao...vir pra aqui uma loja sobe a forma dum user pra vender tralha claro q n...

Cumps
 
Sou frequentador muito assíduo do "vende-se", embora a frequência dos negócios concluidos seja bastante baixa. Nota-se a ausência de moderação sobretudo nos títulos dos tópicos, nas ausências de preço base e no nº de bumps diários que alguns users fazem. A tal história de alguns venderem aqui o que vão comprando "por atacado" noutros lados não me tira o sono. Desde que não haja desonestidades no negócio entre os users...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo