O verdadeiro papel da placa gráfica!

Boas a todos!

Estou com ideias de comprar um portátil e agradecia a vossa ajuda.
Basicamente quero uma máquina potente e de dimensões reduzidas.
Vou usa-lo essencialmente para a faculdade(visual c++, matlab, maya, aplicações openGL, muitos dos aplicativos adobe CS3, blablabla....).

E estou de olho no MSI PR200:
-ecra 12.1
-procesador Core 2 Duo T9300 2,5GHz com 6mb cache nivel 2
-4 Gb Ram + 1Gb Robson
-disco 320 Gb
-grafica integrada X3100

Agora a minha questão é:
Será esta gráfica limitadora para o que quero? Vai ela tirar poder á minha máquina?
Sei que a nivel de jogos estou limitado, mas até que ponto a usar software de edição de video ou a usar um maya ou um 3d Max vou sentir a falta de uma gráfica melhor?
Será que ela vai dar conta do recado?

E já agora tirem-me uma dúvida (que talvez entre no campo da estupidez)
A mesma gráfica ao gerar gráficos 3D, num ecra grande ou num ecra pequeno, rende tanto num monitor quanto no outro? Ou no pequeno é mais rápida?
Pode ser um bocado idiota esta questão, mas eu não sei!!

Com os melhores cumprimentos,
André Abrantes
 
Olá André,

Numa placa grafica deves essencialmente procurar 2 requesitos

Em primeiro lugar processamento. É esse processamento que irá permitir gerar imagens complexas em menos tempo.
Por exemplo se estiveres a fazer rendering de um movie em Maya, irás conseguir terminar o rendering mais rapidamente utilizando um processador gráfico mais potente (GPU).

Por outro lado deves ter em atenção à memória, pois é a mesma que te permite gerar em buffer (memória de imagens temporárias) imagens de dimensão maior assim como espaço para texturas.
Por exemplo se tiveres memória suficiente, as texturas são lidas para a memória gráfica apenas uma vez, não necessitando por isso de gerar a mesma ou ler do disco a informação.

Quanto a placas especificas e quanto ao portátil não opino! :p

Espero ter ajudado.
 
Sim, a gráfica vai-te limitar em operações de edição de vídeo, 3d, ou qualquer outra que precise da gráfica, por outro lado o T9300 dá uma ajuda, mas não chega.

Não interessa se o monitor é grande ou pequeno, mas sim a resolução, e isso não vai depender do ecran, mas sim da configuração por exemplo a resolução do vídeo quando fazes edição de vídeo e não a resolução do teu ecran, pelo que uma resolução alta do teu ecran vai influenciar muito pouco.

Se não estou em erro, o melhor que existe para 12.1 é a 8400 ou 9300, que têem muito maior processamento que essas, mas deverá ser muito mais caro.
 
Olá André,

Numa placa grafica deves essencialmente procurar 2 requesitos

Em primeiro lugar processamento. É esse processamento que irá permitir gerar imagens complexas em menos tempo.
Por exemplo se estiveres a fazer rendering de um movie em Maya, irás conseguir terminar o rendering mais rapidamente utilizando um processador gráfico mais potente (GPU).

Por outro lado deves ter em atenção à memória, pois é a mesma que te permite gerar em buffer (memória de imagens temporárias) imagens de dimensão maior assim como espaço para texturas.
Por exemplo se tiveres memória suficiente, as texturas são lidas para a memória gráfica apenas uma vez, não necessitando por isso de gerar a mesma ou ler do disco a informação.

Quanto a placas especificas e quanto ao portátil não opino! :p

Espero ter ajudado.

Estás errado neste ponto....Quem trabalha nos renders é o CPU, não o GPU!!! O GPU influencia tudo o que se desenrola em tempo real, ou seja, no caso de programas de modelação 3d, tudo aquilo que vês na janela(viewports)...por exemplo, no Solidworks quanto melhor o GPU, mais suave e fluida vai ser a visualização de objectos em tempo real, e quanto mais complexos eles forem, ou quantos mais houverem na mesma vista, mais importante se torna a potência do GPU.
 
Última edição:
Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Já percebi que a gráfica vai ter um papel importante na utilização que quero dar ao computador.

Mas alguem me poderia dizer se com esta gráfica em específico vou ter problemas em modelação 3D e em outro tipo de ferramentas que já referi?
Agradecia que alguem que tenha esta gráfica desse o seu parecer.

Já agora, a Geforce 8400M GS é muito superior á x3100? Ou a diferença é pouca?

Novamente agradeço a vossa atenção.

Cumprimentos,
André Abrantes
 
Man, vais andar a trabalhar com software de imagem num monitor de 12'?......

Exactamente. Quando comecei a ler este tópico fiquei logo a bater mal com esse conceito...

Se vais trabalhar em edição de imagem, 3d, etc, não te safas com 12', mas de certeza mm. Ou melhor, tu consegues trabalhar, mas o esforço que vais fazer é tremendo...

Não te quero desiludir, mas acho melhor repensares isso. Até podes saber o que te espera, e estares consciente disso, mas em curto prazo vais-te arrepender.

Eu também vou comprar um portátil para trabalhar em design grafico (tudo da adobe, etc), e mesmo 15,4' acho um risco, mas também tenho de ter em conta a portabilidade, peso e consumo da bateria... O ideal num portatil para esse software deveria ser talvez 17'.

Cumps.
 
Back
Topo