Objectiva 4:3 p/Olympus

Acho que estás a pedir demais, boa e luminosa pode-se arranjar, agora barata! vai ser dificil....

Tens:
Olympus:
ZD Fisheye f3,5 -> +- 1.590E
ZD 7-14 f4
ZD 9-18 f4-5,6
ZD 11-22 f2,8-3,5 -> +- 730E ou £409.95+12,99 no Ebay
ZD ED SWD 12-16 f2,8-4
ZD ED 9-18 f4,5,6 (penso que ainda não está à venda)

Sigma:
EX DC HSM 10-20 f4-5,6 -> +- 460E ou £299.99 no Ebay
 
Última edição:
devido ao crop do sensor ser 2x o maximo de grande angular que consegues é a 7-14
Não percebo essa nota sobre o crop do sensor... Mas anyway, por acaso essa é a lente mais wide dentro de lentes para dSLR not-35mm, mas está longe de ser barata -> +/- 1500€ (tem no entanto uma qualidade irrepreensível).


Bem mas como o Paulosgal disse, wide, luminosa e barata é impossível :rolleyes:, diria que para qualquer marca. Dentro das mais acessíveis, tens as duas lentes:

- Sigma EX 4,0-5,6 10-20 DC FT -> ~500€

Não conheço bem a lente, mas pelo que leio tem uma qualidade razoável, é questão de procures no flickr e derivados aí pela net fotos e reviews

- Olympus Zuiko D 4,0-5,6 9-18 ED -> ~500€

Parece-me ser a melhor opção, afinal.. é Olympus, se não houver nenhuma surpresa, será certamente uma excelente lente :D (para a gama em que se insere, e à semelhança das outras lentes Standard Series) - estou também a ponderar a compra desta lente, deve chegar no inicio de Novembro.


Se quiseres algo da gama acima, tens a excelente Olympus Zuiko D 2,8-3,5/11-22 (lente brutal mesmo), mas já te fica pelos ~750€

Mais barato que isto, e ultra wide, não tou a ver mais opções... Tens sempre a wide 14-42 do kit que é muito excelente para o preço que custa, mas imagino que essa já tenhas.


(os preços são todos para lentes novas tirados da technikdirekt, se comprares em lojas portuguesas certamente ficam inflacionados)
 
Última edição:
Não percebo essa nota sobre o crop do sensor...

crop, FOV, multiplicador chama-lhe o que quiseres
todas as cameras não Full Frame tem um valor que deve ser multiplicado pelas focais das lentes.

no caso nikon/sony/pentax é de 1.5x, ou seja uma lente 50mm vai ser na realidade uma 75mm
no caso da canon esse valor é de 1.6x, ou seja a mesma lente 50mm será uma 80mm
no caso da olympus o valor é 2x, ou seja 50mm = 100mm

a lente mais wide disponivel para olympus é a 7-14. agr depende do que o utilizador queira. uma 10-20 tb é wide, mas ja começa nos 20mm
 
lol, eu sei o que é o crop factor, só não percebi o "como tem um crop x2, implica que o máximo ultra wide que consegues é 7-14", não percebo o sentido... Já perceberia se tivesses dito "como tem um crop x2, falando em 35mm, o mais wide que consegues é 14mm (com a lente Zuiko Digital 7-14)", that's it..
 
Então se todas as lentes dão essa equivalência não percebo isso do multiplicar... A equivalencia é feita conforme o zoom... Uma de 50mm dSLR e outra de 50mm SLR têm o mesmo zoom, mas distancias focais diferentes, logo, prespectivas diferentes.
Essa lentes que falam aí, na prática, têm menos de 7mm de distancia focal. Mas são equivalentes, em zoom, às de 7mm das SLR...
 
Então se todas as lentes dão essa equivalência não percebo isso do multiplicar... A equivalencia é feita conforme o zoom... Uma de 50mm dSLR e outra de 50mm SLR têm o mesmo zoom, mas distancias focais diferentes, logo, prespectivas diferentes.
Essa lentes que falam aí, na prática, têm menos de 7mm de distancia focal. Mas são equivalentes, em zoom, às de 7mm das SLR...


não percebi nd do que disseste...

as focais que vêm nas lentes são relativas ao uso FF.
se usares uma 50mm numa 5D, numa 450d e numa d80 vais ter resultados diferentes em cada foto
 
o que é que ha para n perceber?
como o fov é 2x precisa de uma 7-14 para ter um resultado semelhante a uma 10-20 numa nikon por ex

Não percebo o porquê complicar, porquê meter à discussão os crops (ou pelo menos da forma como o referiste). Simplesmente, a 7-14 é a lente mais wide para Olympus. Depois existem outras wide, tipo 11-22, 9-18, e por aí... e isso chega.

Se eu estou à procura de lentes para um determinado sistema (neste caso FT), who cares about crop factor?? Só mesmo para ter noção de quanto equivale em 35mm :rolleyes:

bem mas chega de offtopic...


Não sei de que lentes estão a falar, mas, as que tenho visto, dão os valores equivalentes em 135...
Full Frame = 35mm = 135 (referência normalmente vista nos rolos de filme), portanto se é a estes "135" que referes, estamos a falar da mesma coisa.
 
Esta era a que eu comprava se tivesse money:

zd-12-60.t.jpg


OLYMPUS 12-60MM f/2.8-4.0 Zuiko SWD LENS 12-60 MM

Preço: 643 Euro - no Ebay já com portes (conversão da moeda hoje dia 3-9-08)
http://cgi.ebay.co.uk/NEW-OLYMPUS-1...39:1|66:2|65:12|240:1318&_trksid=p3286.c0.m14
 
Última edição:
Bem mas como o Paulosgal disse, wide, luminosa e barata é impossível :rolleyes:, diria que para qualquer marca. Dentro das mais acessíveis, tens as duas lentes:

- Sigma EX 4,0-5,6 10-20 DC FT -> ~500€

Não conheço bem a lente, mas pelo que leio tem uma qualidade razoável, é questão de procures no flickr e derivados aí pela net fotos e reviews

- Olympus Zuiko D 4,0-5,6 9-18 ED -> ~500€

Parece-me ser a melhor opção, afinal.. é Olympus, se não houver nenhuma surpresa, será certamente uma excelente lente :D (para a gama em que se insere, e à semelhança das outras lentes Standard Series) - estou também a ponderar a compra desta lente, deve chegar no inicio de Novembro.

Obrigado pela resposta.

Estou a ver que é capaz de ser uma opção para o Natal ...

Quanto ao barata, não custa nada pedir ... a esperança é a última a morrer :002:
 
Então se todas as lentes dão essa equivalência não percebo isso do multiplicar... A equivalencia é feita conforme o zoom... Uma de 50mm dSLR e outra de 50mm SLR têm o mesmo zoom, mas distancias focais diferentes, logo, prespectivas diferentes.
Essa lentes que falam aí, na prática, têm menos de 7mm de distancia focal. Mas são equivalentes, em zoom, às de 7mm das SLR...

Normalmente a equivalência que vem referida nas compactas (SZ), bridges etc, não complicam. Porque são as mesmas. Ao longo de toda a distância focal tens uma equivalência e o zoom é fixo.

Quando falamos em SLR, as lentes são permutáveis, e uma lente com um zoom 3x, 18-55 por exemplo:

* numa máquina Nikon (não FullFrame) vai na realidade representar uma ~27-82mm (35mm equivalente)
* numa máquina Canon (não FullFrame) vai na realidade representar uma ~28-88mm (35mm equivalente)

Portanto a equivalência não é feita conforme o zoom. Essa poderá ser a ideia que fica das máquina que usam lentes fixa, onde ao variar a distância focal (quando te referiste zoom) varia o numero e a equivalência em 35mm. Na realidade, a equivalência não muda, mas poderá dar essa ideia, uma vez que com a lente recolhida aparece normalmente escrito - 35mm equivalente - e com ela estendida poderá aparecer escrito por exemplo - 420mm equivalente.

Mas a equivalência é fixa, depende do sensor da máquina. E em SLR isso é muito importante para a selecção de lentes.
A questão da Olympus, o factor de ter um factor de multiplicação 2x, implica que para se escolher uma lente Ultra-Grande-Angular/ Grande-Angular/ wide se tenha em conta que uma lente considera grande-angular com 20mm por exemplo, em máquinas Olympus não é grande angular (40mm). Daí ser referido que a ultra-grande-angular para a marca será uma 7-14
;)
 
Eu sei muito bem como isso funciona, e quando falo em zoom não tem a ver com 2X, 3X... Tem a ver com aquilo que vez com aquela objectiva. Se tiveres um sensor pequenissimo precisas de pouca distancia focal para "apanhar" o mesmo que "apanhas" com uma de 50mm.

A ideia aqui é: se me estou a dizer que essas das olympus também têm a equivalencia, então o 7mm que lá aparecem "apanham" o mesmo que os 7mm numa analógica. Basicamente estou a tentar saber o porque da multiplicação pelo fc se a lente já diz o que "apanha". No caso da lente ter marcado as distancias focais reais, então aí já acontece como ele disse.
 
Back
Topo