Objectiva - Desporto outdoor

rgouveia

Power Member
Bom dia,

Resolvi pedir a vossa ajuda e conselhos sábios ^^ na compra de uma objectiva para fotografar desporto outdoor, futebol, surf, moto-cross, etc.
Em termos de plafon como é de esperar não abunda.. Tenho um grande gosto por fotografia mas sou completamente amador.. A minha máquina é uma Nikon D40x.

Agradeço a vossa paciência e amabilidade na resposta.

Abraço
 
Preenche o questionario, ajuda mais. Uma coisa é certo fotografia de desporto é muito caro, e por menos de 1000€ numa lente nao consegues, e os 1000€ sao numa lente razoavel, 2000€ ja compras uma boa lente e dai para a frente é tudo bom.
 
Última edição:
Tens razão Pedro, não me lembrei do questionário, peço desculpa.

  1. Qual o orçamento disponível? Até 1000€
  2. Qual o tipo de equipamento? Lente
  3. Qual o fim a que se destina? Fotografias de desporto como Amador
  4. Quais as características pretendidas nesse equipamento? Tele-Objectiva para Nikon D40x
  5. Quais os acessórios a comprar em conjunto? ND
  6. Qual o local da compra? ND
 
Consegues dizer qual o tipo de desporto que pensas fotografar mais?

A nivel de exigencia fará toda a diferença. 200mm poderão chegar ou pode ser que só mais de 400mm.
 
Boas peço desculpa novamente, esqueci-me de referir isso.

Os desportos que queria fotografar são: Surf/Body-Board, Motocross e se tiver oportunidade futebol.

Agradeço desde já a vossa ajuda e paciência.

Abraços
 
se nao fosse o futebol, a sigma 150-500mm (f/5-6.3) é uma lente escura mas para surf serve e para o motocross so se for um dia muito escuro por ~900€, e por 800€ tens a 120-400mm (f/4.5-5.6) mais clara mas menos zoom. Uma 70-200mm f/2.8 acho que para o surf seria curta porem era melhor em termos de luz.
 
Para os 2 primeiros obriga-te logo a estourar os 1000€ numa 'bigma' ou identico. Quero com isto dizer algo como a sigma 50-500mm. O problema dos desportos maritimos é que regra geral estão muito longe do fotografo e exige uma lente tele, neste caso, telezoom.
Para o motocross e futebol a sugestão recai sempre na 70.200 2.8, é uma lente rápida na focagem e com capacidades extras, ou seja, captura com baixa luz.

Mas preferivel ponderar a compra. A bigma obrigará a aberturas cerradas, f8/f12 mas oferece 500mm. Excelente para Surf.
De lembrar que profissionalmente o aconselhavel são sem dúvida os 400mm ou 500mm, mas normalmente primes, isto é, caras.

Isto são 2 das opções que te deixo.
 
Obrigado pela resposta Pedro.

Para ser sincero o futebol posso descartar pois deverá ser uma situação muito esporádica. Quanto ao Surf e ao motocross será uma situação mais pontual.
 
De lembrar que o motocross também é feito durante o dia, logo a sigma 50.500 não será descartável para esse desporto. Os 50 a 500mm dão para cobrir tambem esse desporto.
Se vires as minhas fotos de desporto são sempre feitas com a 70.200 2.8. Como não faço desporto nautico nunca tive necessidade de lente tele.
 
Nao te posso aconcelhar o que vou dizer pois nao sei que resultados podem acontecer, mas sempre podes comprar a 70-200 2.8 e comprares um teleconversor 2.0x mas devesperder luz e e velocidade de focagem. O jamiro secalhar tem uma opinião melhor formada.
 
Eu já usei a minha 70-200 com um tc 2x e um 1.4x (este ultimo não recordo se era mesmo 1.4). De facto é tudo muito bonito na teoria mas na prática perde-se sempre qualidade de imagem, velocidade de focagem e 1/2 stop de abertura.

Depois a sigma 70.200 custa cerca de 800€ o TC também não é barato.

Eu fotografei uma prova de canoagem durante 3 dias e tinham emprestado um tc 2x. Usei, em 3 mil fotos, 15min do tc.
 
Agradeço novamente a vossa ajuda.

Estive a ver os preços e parece-me bem, ou seja:

SIGMA Objectiva 120 - 400 mm F4,5-5,6 DG APO OS HSM - 629€
SIGMA Objectiva 150 - 500 mm F5-6,3 DG APO OS HSM - 763€

Como a diferença não é substâncial, vou ponderar seriamente na 2ª opção.

Obrigado novamente pela vossa ajuda.

Abraços
 
Nikon AF Zoom Nikkor 70-300mm f/4-5.6G Lens F4-5.6 G
Boas pessoal o que achas desta lente para comecar a fotografar surf? tenho pouca experiencia em fotografia
 
Atenção que essa lente só foca com corpos Nikon com motores de focagem (d300/d700/d7x00/d8x0..)
Nos corpos de entrada (d3x00, d5x00), fica sem autofocus.... para esses convém ser uma lente AF-S.
Nesse caso teria de ser uma 70-300 VR.

Para surf, 300mm poderá ser um pouco curto para surf mas poderá desenrascar, de notar também que essas 70-300 da Nikon são um pouco SOFT nos 300mm (se fizeres crops em cima vais notar bastante).
 
Olá, para uma distância de 70 metros a que a foto seja tirada qual a lente necessária? As lentes com estabilização são muito mais cara, sem estabilização fica fraca a fotografia ou será quase impossível obter bons resultados uma vez que sou amador e não tenho quase experiência ....
Uma canon 550d ou 1100d são boas? Qual um bom valor para elas para ser considerado um bom negócio?
Deculpem a confusão e todas as perguntas mas estou mesmo a tentar começar a tirar umas fotos e não tenho mesmo noção(o meu objectivo principal é surf o fico fica a 50-70 metros de onde vou estar a tirar as fotos)
 
Back
Topo