1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Objectiva para fotografar insectos

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por rekarde, 22 de Agosto de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1151)

1. rekarde

rekarde Power Member

Venho pedir a vossa opinião para a escolha de uma objectiva para um tipo específico de fotografia macro, fotos a insectos e outros bichos minúsculos.

Para se ter uma ideia daquilo que pretendo fazer, podem seguir o link. De momento as fotos dos insectos estão a ser tiradas com a objectiva 18-55 do kit.

Para já a primeira dificuldade que encontrei é a extremas proximidade a que tenho de estar do motivo a fotografar. Para obter o máximo tamanho/detalhe utilizo 55mm a cerca de 30cm... o que me faz perder algumas boas fotos porque o bicho se assusta, ehehe
    No entanto uma lente 1:1 com focagem mínima a 30cm não traria grandes problemas.
    E é aqui precisamente que estou mais "atado" neste momento...gostava de obter muito mais pormenor, e como puderam ver no link, aquilo é o máximo que consigo... Digamos que procuraria alguma coisa que me permitisse ver os pormenores do olho da mosca, idealmente...

Já vi algumas lentes, mas vou deixar a lista em branco para saber quais são mesmo as vossas sugestões.

Tenho uma nikon d40. O motor de focagem na lente não será importante se houver um ganho relevante na qualidade na lente. 90% das fotos que tiro uso a focagem manual, mesmo com o anel de focagem ridículo da lente do kit da d40, eheh

Em termos de orçamento, algo que ronde os 400/500 euros.

Obrigado pela ajuda! :D

Última edição: 22 de Agosto de 2008
  2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O anel de focagem da D40? O anel normalmente é da lente, não da máquina... lol

Em relação a lentes tens várias opções. Penso que estas sejam as melhores:

Nikkor 105mm 2.8 Macro
    Sigma 105mm 2.8 Macro
    Tamron 90mm 2.8 Macro
    Tokina 100mm 2.8 Macro

Nikkor 105mm 2.8 Macro VR (é bem mais cara, mas julgo que é a única com AF).

Destas lentes, penso que a melhor em preço/qualidade é a Tokina, que acho que nem chega aos 400€. A Tamron é igualmente boa, mas já é um pouco mais cara. A Nikkor desconheço, mas talvez seja a melhor e ao mesmo tempo a mais cara de todas. A Sigma acho que é a pior e custa sensivelmente o mesmo que a Tamron.

3. se e para fotografar bichos assustadicos 100mm pra cima. pensa tb em comprar uns extension tubes para nos casos em k te consigas aproximar, conseguir ver os olhos das moscas :)

4. rekarde

rekarde Power Member

Eu estava inclinado para a lente da sigma... e ainda não tinha considerado a Tamron.
    Mas na tamron não encontrei essa lente compatível com nikon, só para canon. Ou não procurei bem?

A nikkor aparentemente só tem em VR, e manda-se para os 700 e tal euros...

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

rekarde manda-se para os 700€ mas a qualidade também não se compara a nenhuma outra!

para d40 da sigma com motor tens a 150mm que já te dá uma larga distancia dos bixos caso precises :p

6. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Apos analise da minha parte, a Tokina é altamente recomendada, mas a Sigma safa-se incrivelmente bem, e é uma das mais recomendadas hoje em dia.. Por norma a escolha Seria Kiron 105mm Macro (sem autofocus) passando pela Sigma (qb em preço/qualidade bastante boa, e já existe com motor HSM) e depois a Tokina se conseguires encontrar uma com boa qualidade e preço.

A Vr da Nikon costuma ter uma qualidade inferior ás 3 apresentadas.

7. rekarde

rekarde Power Member

Estou bastante indeciso, eheh

Qd iniciei o tópico estava inclinado para a sigma 105mm... depois lá encontrei um site com comparativos de fotos tiradas com várias lentes e fiquei então inclinado para a tamron... até ver as fotos da tokina. Apesar de mais difícil de encontrar, é neste momento a minha escolha...

Até fiquei tentado a dar os 700 e tal euros, mas era uma estupidez, já que a fotografia é só para me divertir... para gastar tanto dinheiro, mais valia dar 400€ por uma macro e comprar tb uma 55-200vr...

tou relativamente todo trocado, ehhe

8. se tivesses canon era "no brainer", Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro, o USM da vantagem sobre as alternativas e a qualidade de imagem e tao boa (ou melhor) das restantes. o preco e relativamente igual e a lente nao extende ao focar.

ja leste as reviews da www.photozone.de/Reviews ?

para alem da qualidade de imagem podes ter em conta o peso da lente e a extensao k faz kando focada mais perto.

9. rekarde

rekarde Power Member

Nessas reviews realmente nenhuma de destaca particularmente...

No site http://www.pixel-peeper.com dá para ver fotos do flickr organizadas por lente e/ou máquina. Aí gostei mais das fotos tiradas com a tokina e com a sigma. Mas tb, as fotos dependem do fotógrafo. :)

Porreiro era fazer um test drive, ehhe

O bom nisto é que, qq opção que faça, não será uma opção totalmente errada, eheh

10. sim, para alem do fotografo depende se usaram flash, extension tubes, etc etc

kando comprar uma macro mt provavelmente sera a canon 100mm, senao for acho k vou pra sigma.

mas ja tou cm tu, ***** uma delas e uma boa escolha, apenas vejo mais ppl c/ sigma.

11. rekarde

rekarde Power Member

na ***** a tokina está a 389... ás tantas meto-lhe mesmo mais 250€ em cima e trago a 55-200vr a acompanhar...
    e fico com a festa feita....

12. rekarde

rekarde Power Member

Estes preços são bons?

Tokina 100mm 2.8 Macro - 389€
    Nikon DX AF-S 55-200mm 4-5.6 ED VR - 259€

Última edição: 24 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página