Objectiva para fotografar insectos

rekarde

Power Member
Venho pedir a vossa opinião para a escolha de uma objectiva para um tipo específico de fotografia macro, fotos a insectos e outros bichos minúsculos.

Para se ter uma ideia daquilo que pretendo fazer, podem seguir o link. De momento as fotos dos insectos estão a ser tiradas com a objectiva 18-55 do kit.

Para já a primeira dificuldade que encontrei é a extremas proximidade a que tenho de estar do motivo a fotografar. Para obter o máximo tamanho/detalhe utilizo 55mm a cerca de 30cm... o que me faz perder algumas boas fotos porque o bicho se assusta, ehehe
No entanto uma lente 1:1 com focagem mínima a 30cm não traria grandes problemas.
E é aqui precisamente que estou mais "atado" neste momento...gostava de obter muito mais pormenor, e como puderam ver no link, aquilo é o máximo que consigo... Digamos que procuraria alguma coisa que me permitisse ver os pormenores do olho da mosca, idealmente...

Já vi algumas lentes, mas vou deixar a lista em branco para saber quais são mesmo as vossas sugestões.

Tenho uma nikon d40. O motor de focagem na lente não será importante se houver um ganho relevante na qualidade na lente. 90% das fotos que tiro uso a focagem manual, mesmo com o anel de focagem ridículo da lente do kit da d40, eheh

Em termos de orçamento, algo que ronde os 400/500 euros.

Obrigado pela ajuda! :D
 
Última edição:
O anel de focagem da D40? O anel normalmente é da lente, não da máquina... lol

Em relação a lentes tens várias opções. Penso que estas sejam as melhores:

Nikkor 105mm 2.8 Macro
Sigma 105mm 2.8 Macro
Tamron 90mm 2.8 Macro
Tokina 100mm 2.8 Macro

Nikkor 105mm 2.8 Macro VR (é bem mais cara, mas julgo que é a única com AF).

Destas lentes, penso que a melhor em preço/qualidade é a Tokina, que acho que nem chega aos 400€. A Tamron é igualmente boa, mas já é um pouco mais cara. A Nikkor desconheço, mas talvez seja a melhor e ao mesmo tempo a mais cara de todas. A Sigma acho que é a pior e custa sensivelmente o mesmo que a Tamron.
 
se e para fotografar bichos assustadicos 100mm pra cima. pensa tb em comprar uns extension tubes para nos casos em k te consigas aproximar, conseguir ver os olhos das moscas :)
 
Eu estava inclinado para a lente da sigma... e ainda não tinha considerado a Tamron.
Mas na tamron não encontrei essa lente compatível com nikon, só para canon. Ou não procurei bem?

A nikkor aparentemente só tem em VR, e manda-se para os 700 e tal euros...
 
rekarde manda-se para os 700€ mas a qualidade também não se compara a nenhuma outra!

para d40 da sigma com motor tens a 150mm que já te dá uma larga distancia dos bixos caso precises :p
 
Apos analise da minha parte, a Tokina é altamente recomendada, mas a Sigma safa-se incrivelmente bem, e é uma das mais recomendadas hoje em dia.. Por norma a escolha Seria Kiron 105mm Macro (sem autofocus) passando pela Sigma (qb em preço/qualidade bastante boa, e já existe com motor HSM) e depois a Tokina se conseguires encontrar uma com boa qualidade e preço.

A Vr da Nikon costuma ter uma qualidade inferior ás 3 apresentadas.
 
Estou bastante indeciso, eheh

Qd iniciei o tópico estava inclinado para a sigma 105mm... depois lá encontrei um site com comparativos de fotos tiradas com várias lentes e fiquei então inclinado para a tamron... até ver as fotos da tokina. Apesar de mais difícil de encontrar, é neste momento a minha escolha...

Até fiquei tentado a dar os 700 e tal euros, mas era uma estupidez, já que a fotografia é só para me divertir... para gastar tanto dinheiro, mais valia dar 400€ por uma macro e comprar tb uma 55-200vr...

tou relativamente todo trocado, ehhe
 
se tivesses canon era "no brainer", Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro, o USM da vantagem sobre as alternativas e a qualidade de imagem e tao boa (ou melhor) das restantes. o preco e relativamente igual e a lente nao extende ao focar.

ja leste as reviews da www.photozone.de/Reviews ?

para alem da qualidade de imagem podes ter em conta o peso da lente e a extensao k faz kando focada mais perto.
 
Nessas reviews realmente nenhuma de destaca particularmente...

No site http://www.pixel-peeper.com dá para ver fotos do flickr organizadas por lente e/ou máquina. Aí gostei mais das fotos tiradas com a tokina e com a sigma. Mas tb, as fotos dependem do fotógrafo. :)

Porreiro era fazer um test drive, ehhe

O bom nisto é que, qq opção que faça, não será uma opção totalmente errada, eheh
 
sim, para alem do fotografo depende se usaram flash, extension tubes, etc etc

kando comprar uma macro mt provavelmente sera a canon 100mm, senao for acho k vou pra sigma.

mas ja tou cm tu, ***** uma delas e uma boa escolha, apenas vejo mais ppl c/ sigma.
 
na ***** a tokina está a 389... ás tantas meto-lhe mesmo mais 250€ em cima e trago a 55-200vr a acompanhar...
e fico com a festa feita....
 
Back
Topo