1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Objectivas com ou sem estabilizador

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por AFarinha, 25 de Julho de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 3367)

1. Vou comprar uma CANON 500D e usarei a mesma para fotografar e filmar particularmente ou seja férias, actividades do meu filho na escola como peças de teatro etc...
    Devo comprar as objectivas com ou sem estabilizador?

Desculpem a minha ignorância, nesta matéria, mas penso que uma das razões de ser deste forum somos mesmo nós os ignorantes.

obrigado

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pensa um pouco e diz-me se achas que perdes alguma coisa em comprar objectivas estabilizadas, atendendo ao facto de que a estabilização pode ser desligada. :)

O estabilizador faz mais falta em teles que em wide, mas acima de tudo deves comprar a lente que precisas. Se houver uma versão estabilizada, melhor.
    Portanto o que pode acontecer é a objectiva que queres/precisas não ter estabilizador, ou não teres dinheiro para a versão estabilizada, mas duvido que alguém te diga que "não deves comprar lentes estabilizadas".

Última edição: 25 de Julho de 2009
  3. Luis SSantos

Luis SSantos Power Member

Estou de acordo com o Rui, recentemente, algum tempo atrás, comprei uma sigma 70-300mm DG (sem APO), para a minha Canon 450D, e estou um pouco arrependido, não completamente, pois esta lente não tem estabilizador ao contrario da que tem APO, no caso das Sigma, nas da Canon penso que é a inscrição IS, também por desconhecimento meu, só mais tarde me apercebi da asneira, as imagens quando visualizadas a 100% no PC, tem um aspecto "desfocado", "Baço", não é que as imagens estejam mal, mas comparando com as tiradas com a lente do Kit 18-55mm IS, é uma diferença, o detalhe da imagem... completamente diferente, penso, nunca experimentei, que possivelmente no meu caso seria melhor a APO, pois tremo um bocado... Isto que te digo é só um exemplo de quem foi mal aconselhado e só com a utilização do dia a dia e de pesquisar na Net se apercebeu de tal, mas o melhor, mesmo, será levares a maquina ao local onde vais comprar a objectiva e experimentares as lentes, mas continuo a achar que com ESTABILIZADOR só ficas a ganhar.

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A APO também não é estabilizada, vai ao site da Sigma e vê o que é APO. ;) A estabilização da Sigma chama-se OS. Tem também em conta que a Sigma 70-300, especialmente a versão não APO, é uma lente relativamente fraca, por isso as diferenças que notas em relação à 18-55IS podem não ser derivadas do estabilizador, mas sim da diferença de qualidade de imagem.

5. Luis SSantos

Obrigado pela correção.

6. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Como o rui disse o estabilizador é quase sempre uma mais valia, quando atrapalha pode ser desligado, a duvida é mesmo quando tens lentes que existem com e sem IS (tipo a 70-200 L F4) se o preço extra do IS vale o que custa. Quanto ao comprar com/sem IS essa questão tu mesmo respondes, quando compras a máquina em principio vem com 18-55 IS (esta está resolvida), se precisares de uma tele a que tem melhor relação preço/qualidade vem com IS (55-250) as alternativas da Sigma/tamron tem menos qualidade e normalmente não tem IS/VR/OS/...

Para tirares duvidas se é do tremelique, mete a máquina no modo de prioridade de obturador e mete a lente nos 300mm, especifica a velocidade nos 1/500's ou mais, se ficar "baça" é mesmo da lente porque a essa velocidade o IS/VR/OS pouco ajuda.

Última edição: 25 de Julho de 2009
  7. Luis SSantos

Obrigado pela dica amanhã vou testar.

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Exactamente. E fazer os possíveis para não tremer (mesmo a 1/500+ há quem trema). Apoiar num muro ou isso.

9. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Para as peças de teatro (acção em interiores) deverias dar prioridade a um flash e/ou uma lente rápida (f/2.8).

Partilhar esta Página