1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Objectivas de Kit

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 12 de Abril de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1909)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ah... Epah, é como tudo. A Olympus tem pontos positivos e negativos. Até à data é a marca que mais usei em SLR e sou o primeiro a dizer-te que não comprava. Primeiro porque detesto a ergonomia das máquinas, depois porque não gosto dos menus e funcionamento, por fim porque o sensor não é dos melhores e as lentes, apesar de boas, são bastante caras.
    No entanto os seus kits são relativamente baratos, e ao contrário da Canon ou Nikon, as lentes que acompanham as máquinas são de uma qualidade excelente.
     
  2. mundano

    mundano Power Member

    As lentes de kit da Olympus também não são nenhuma 7ª maravilha...

    A resolução da lente de kit da Nikon é superior, aliás, a 18-55 da Nikon no centro tem uma resolução incrível e nos cantos não se sai muito mal.. E a nova 18-55 IS de kit da Canon 450D também tem uma resolução muito boa, não tem nada a ver com a antiga 18-55..

    Depois as lentes da Olympus têm uma coisa que eu detesto, que é o zoom by wire.. Ou seja, o anel de zoom não tem ligação mecanica ao zoom, funciona como nas Bridge.. E assim não é possivel ter pelo tacto uma boa sesação do que estamos a fazer..


    Agora lente de kit a sério são as Leica D Vario-Elmar, essas sim, são lentes de kit fantasticas em tudo. MAs também o seu preço não tem nada a ver com as lentes que falei antes..
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não são nenhuma 7ª maravilha, mas mesmo assim são muito boas.

    A 18-55 do kit da 400D não tem qualquer hipótese. A 18-55 da Nikon é realmente ligeiramente superior no centro, mas enquanto a Olympus mantém a nitidez de canto a canto, a Nikon nos cantos piora, especialmente em wide.

    Podes ver aqui a comparação:

    Centro (Canon, Nikon, Olympus)
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    Aqui vê-se claramente que a Canon é a pior, e que a diferença da Nikon para a Olympus é ligeira.

    Canto (Canon, Nikon, Olympus)
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    Aqui já se nota uma diferença significativa entre a Olympus e a Nikon. A Canon continua a ser a pior.

    E mesmo em aberrações cromáticas, a Olympus é a mais contida, apesar de as outras não andarem muito longe.

    Resoluções:
    Canon 400D - 1600x1800
    Nikon D40x - 1600x1650
    Olympus E-510 - 1700x1700
     
  4. mundano

    mundano Power Member

    Não vejo nada.
     
  5. mundano

    mundano Power Member

    Rui Marto, não querendo ser mauzinho, mas se vires o exif das imagens da Nikon e da Olympus (as imagens da Canon não têm EXIF) vais ver que as da Nikon foram tiradas a F/3.5.. As da Olympus a F/8..

    Não sei que raio de site tenta fazer uma comparação nestes termos..

    Ainda assim, apesar de totalmente aberta, oque a coloca numa desvantagem enorme, a lente de kit da Nikon a olho nu parece mais nitida do que a da Olympus no centro.. Nos cantos, já se sabe que uma lente destas, toda aberta não tem condições para competir com uma lente fechada a F/8, ainda assim, não se sai muito mal.. Mas vendo alguns testes da Nikon 18-55 ve-se perfeitamente que nos cantos esta lente ganha imenso fechando um e ainda mais fechando dois stops e ai, a F/8 não sei se a lente da Olympus faria melhor figura...

    A lente da Canon a julgar pelas imagens também foi usada toda aberta nos testes, porque fechandoa F/8 ou F/11 todas as lentes são boas.. Até a 18-55 da Canon tira fotos razoaveis.. Abertas é que se ve as diferenças..


    PS: peço desculpa pelo desviar do tema.. Mas falar das lentes de kit das nossas compras acaba por nem ser assim tão offtopic quanto isso. De qualquer forma, se quiserem abrir um topico para discutir as várias lentes de kit e transferir para lá este conteudo. Podem contar comigo para continuar a discussão.
     
    Última edição: 12 de Abril de 2008
  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não é mauzinho, se é isso que lá está... :) Mas por acaso não vi isso. Quando tiver tempo procuro melhor.
     
  7. Drekas

    Drekas [email protected] Member

    O que aconselham para limpar o pózinho da lente?

    Já me aconselharam camurça... :)
     
  8. michael c

    michael c Power Member

    Olha, hoje para colocar o filtro UV não andei com grandes cerimónias. Também andava com receio, mas acabei por limpar o pó da lente com um pano de limpar os óculos. Ficou impecável. Tens de bafejar para não ser a seco e correres o risco de riscar a lente. Mas a mim ficou a brilhar depois de limpa.:D
     
  9. Drekas

    Drekas [email protected] Member

    Inicialmente pensei nisso. Pano de limpar óculos, foi quase instantâneo :) Mas quando me sugeriram a camurça ( same guy that sold me the filter ), fiquei naquela...
     
  10. mundano

    mundano Power Member

    Tenham muito cuidado a limpar as lentes... Uma limpeza mal feita e lá se vai o coating, ou então fica-se com um risco que depois faz bonitos (not..) flares nas imagens...

    O que eu aconselho é uma limpeza em duas fases..

    1º Com uma pera de sopro potente soprar tudo o que é pó da lente.. há também uns pinceis proprios para o efeito, muito macios e que são bons para retirar qualquer poeira..

    2º Só depois de não haver pó, é que se pode passar às esfregadelas na lente. Aqui, cada cabeça sua sentença.. Mas eu pessoalmente há quem use uns produtos que se compram na farmacia, eu uso mesmo liquido para lentes.. Encontra-se uns frasquinhos nas ***** e Fnacs da marca Hama, é barato e funciona. Depois é limpar com um pano de microfibras proprio para lentes..


    De qualquer forma o ideal é limpar o menor numero de vezes possivel.. Usar um filtro neutro ou UV ajuda a nunca ter que limpar a lente..
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu limpo com spray umas conjuntos que se vendem próprios para lentes, que consistem em dois paninhos, um húmido, outro seco.
    Primeiro dou-lhe com o spray para tirar o maior, depois passo com um pano húmido e no fim com o seco. Depois é montar logo o filtro para não sujar mais.
     
  12. Malcom115

    Malcom115 [email protected] Member

    Eu para limpar lentes primeiro dou-lhe um sopro forte (pode ser com esses "sopradores" profissionais mas eu uso um recipientezito [já bem lavado] de óleo de maquinas que faz o serviço e a custo zero) visto que não queremos cá poeiras quando fomos limpar com o tecido.

    Depois se for sujidade ou dedadas leves, um simples bafo e pano de microfibras (pano de óculos lavado) fazem o serviço.

    Se for dedadas profundas ou manchas persistentes, molho o pano de microfibras com um pouco de álcool etílico, deixo evaporar um bocadinho e limpo. ATENçÃO que tem de ser o álcool de embalagem azul (pureza mínima 95%) e nunca o de embalagem amarela (pureza ~75%). Este ultimo aparentemente contem glicerina e outras "porcarias" que até limpam bem as primeiras vezes mas com o uso as lentes podem ficar baças.
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O líquido de que falas é este?
    [​IMG]

    Comprei um kit na ***** que vem com um frasquinho, uns panos de limpeza e um soprador.

    Ps: desculpem a qualidade da "foto", foi com a webcam do mac :P
     
  14. Malcom115

    Malcom115 [email protected] Member

    Hehe, usas "mirror" na webcam :)

    Edit & Ontopic:
    Hoje vou ver melhor esses kits de limpeza embora não me atraiam muito. Já perguntei em algumas lojas e os fotógrafos de serviço disseram todos o mesmo. Álcool etílico não faz mal nenhum desde que seja de pureza elevada (95% para cima), sendo o que usam no próprio equipamento.
    O soprador deve ser a razão pela qual hoje devo desembolsar ~€10...
     
    Última edição: 16 de Abril de 2008
  15. OldMan

    OldMan Power Member

    SHIFT+CMD+F ou Edit > Auto flip new photos (no photo booth)
     
  16. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Então alcool 95 a 100% é seguro?

    assim tb compro para limpesas de massa termica :D
     
  17. Malcom115

    Malcom115 [email protected] Member

    Confirmaram-me que sim, é seguro.
    Mas também não é para usar todos os dias. É para situações em que agua destilada (bafo) não tira a sujidade (dedadas profundas ou gorduras).
     

Partilhar esta Página