Objectivas

adec_12

Power Member
Boas, como iniciado na fotografia tenho algumas duvidas relativamente à utilização de objectivas.Na pratica para que servem? Sei que existem várias com diferentes distâncias focais; se por exemplo quisesse tirar uma fotografia a um motivo distante qual será a objectiva conveniente, será que a qualidade de imagem sairá prejudicada mesmo com a utilização de uma boa objectiva?
Cumprimentos
 
a qualidade nunca se perder se esse motivo estiver a preencher quase toda a foto mas se mesmo na foto tirada for preciso um crop quase 100% a qualidade nunca será lá grande coisa.

quanto mais milimetros (mm) mais longe tiras as fotos !!!
 
aproveitando esta thread, é possível utilizar objectivas de uma SLR analógica numa SLR digital? na família tenho uma pessoa com uma Canon não muito velha com uma objectiva do outro mundo...será que a podia usar numa Canon 400d?
 
Depende. Todas as lentes EF podem ser usadas nas dSLR da Canon, e tens AF e metering nelas. As antigas FD e FL e que não dão.

Por acaso, a Canon é menos confusa neste aspecto que a Nikon.
 
aproveitar a thread!!!

estava já com o dinheiro metido para comprar a sigma 10-20 o problema que apareceu é q a loja em questão ficou sem ela em stock e eu estou sem lentes angulares logo procurei as alternativas. já conhecia a tamron 11.18 mas agora fiquei a conhecer a tokina 10-17 que ganha nas aberturas 3.5-4.5.

alguém tem esta ultima? pelo que li parece ter uma focagem bastante rápida mas gostava de saber opiniões 'caseiras' e de alguém q a tenha e possa comparar face à 10-20 da sigma.

Ela parece nos 10mm fazer um pouco efeito fisheye q por um lado eu adoro mas tenho medo que depois seja muito em comparação à sigma.

alguém me pode dar algo relativo a isso?

por mais 40€ parece-me a opção mais certa e devo mandar vir ainda hoje.
 
Epá, 10% de barrel distortion aos 17mm não é propriamente normal numa wide-angle... nem a 10mm ou a 12mm atingem esse valor.
Não sei se deste uma olhadela na review. Compara com outra wide-angle para veres a diferença
 
eu gostar .. gosto o problema é se depois não dá para fazer coisas que queria fazer com a 10-20 da sigma!!

Bem, agora deixaste-me pendurado no pensamento eheh

ela a 17 a distorção é pouca e nos 17 tenho depois a tamron!

agora eu 'amo' o fisheye q ela faz mas a distorção do olho de peixe as vezes não ajuda em situações que a sigma iria fazer bom serviço.. :/
 
isso já vi na pbase.. e claro q gostei pois adoro fish eye mas também gosto da panoramica que a sigma oferece entendes?

o perfeito era a sigma com a nikkor 10.5 ou esta tokina, ou mesmo bom era ter a tokina por exemplo e carregar num botao nela e tirar a distorção com nanotecnologia ahah
 
A Tamron 11-18mm é bastante parecida à Sigma, só é diferente nas distâncias focais.. tanto uma como a outra são "plásticas" e tanto uma como a outra produzem uns cantos que são uma porcaria. :D utilizei a 11-18mm no fim-de-semana passado e é mesmo muito parecida à Sigma (que também já utilizei durante uns dias). tem excelente definição no centro e é mázinha nos cantos, como "é normal" nesta gama de preços. as fotos que tirei com a 11-18mm não são nada de especial, eram só mesmo para testar, mas deixo aqui uma full size, sem pós-processamento, apenas passei de NEF para JPEG:

» http://img264.imageshack.us/img264/5347/dsc3987sy8.jpg (JPEG a 65% porque o imageshack tem limite de 1.5MB por ficheiro).

1/100s * f/13 * 11mm * iso 200 @ D50
 
pois.. e o preço é o mesmo que a tokina bah

como tou com urgência (e o teu flash depende dela lol) se calhar vai ser essa.. depois se não gostar vende-se e compra-se cá (europa) a sigma!!
 
E a Tokina 12-24 f.4? Ou já não é wide o suficiente? A nível de construção, são excelentes, e pelas reviews, tirando as aberrações cromáticas (que se eliminam com alguma facilidade), parece-me muito boa opção
 
Back
Topo