Objetivas para Olympus E-M10

Dcapitao000

Power Member
Sou um bocado noob nisto, para a e-m10 quais são as medidas de encaixe de uma objectiva, já percebi que posso comprar objectivas e bem mais baratas de outras marcas
 
Para em-10 tens que comprar lentes com mount Micro quatro terços, tambem conhecido por MFT ou M4/3. Seja de que marca for, seja olympus, panasonic, samyang,sigma, voigtlander, xiaomi, lowa, slr magic e etc etc. De notar que as da panasonic, olympus, sigma e xiaomi têm auto focagem e as outras das outras marcas serão focagem manual, o que dependendo da lente poderá nao ser grande problema até porque as maquinas recentea têm focus peaking e magnification
 
Um speed bosoter permite usar uma lente full frame num sensor mais pequeno.
Por exemplo, um speed booster Nikon/Canon FF tem um factor de 0.71, portanto uma 50mm numa full frame fica uma 70mm num sensor M43, sem speedbooster ficava uma 100mm. Aumenta tambem a quantidade de luz em 1 stop.

Um speedbooster e' fixe para uma M43, mas e' perfeito para fugi e sony porque tem sensores APS-c. ou seja, usas uma lente full frame e com coverage full frame.
 
Um speed bosoter permite usar uma lente full frame num sensor mais pequeno.
Por exemplo, um speed booster Nikon/Canon FF tem um factor de 0.71, portanto uma 50mm numa full frame fica uma 70mm num sensor M43, sem speedbooster ficava uma 100mm. Aumenta tambem a quantidade de luz em 1 stop.

Um speedbooster e' fixe para uma M43, mas e' perfeito para fugi e sony porque tem sensores APS-c. ou seja, usas uma lente full frame e com coverage full frame.

Mas a finalidade do speed booster é + para objectivas antigas ou estou a perceber mal?
para objectivas recentes tb é necessário o speed booster? as mesmas já não fazem essa abertura de luz?
duvidas e mais duvidas... :sad:
 
Speedbooster é para usares lentes para outros sistemas (canon, nikon, etc) e ficares com distancias focais e aberturas mais proximas daquelas para a qual a lente foi desenhada.
 
A ver se consigo explicar. Tu tens uma Olympus que usa lentes para o mout M43. Dito isto, so podes usar lentes M43, que sao feitas por enumeras marcas como ja referiram acima.

Se quiseres usar uma lente nao M43 (nikon, canon, M42, etc...) precisas de um adaptador desse mout para M43, seja a lente antiga, nova, seja o que for. Eu tenho varias lentes nikon (FF e APS-c) e M42. Tenho adaptador Nikon para M43 e outro M42 para M43.

Dando exemplos: A minha 50mm 'e uma lente DD, e posso usar a mesma na E-M10 com um adaptador Nikon para M43, o problema e' que a E-M10 tem um crop factor de 2x face a FF. Assim, fica uma 100mm. Um speed booster (ou focal reducer) tem uma lente que foca a imagem, ou seja, aplica um fator de 0.71x neste caso. Assim, a 50mm com o SB 'e uma 71mm em vez de 100 com um simples adaptador. Como foca a luz, aumenta também em 1 stop.

De referir que nao tenho um SB (ainda nao em apeteceu gastar o dinheiro), so tenho adaptadores, mas isto porque a lente que uso mais e' a vivitar 135mm com mount M42 e e fica uma 270. Se eu usasse um SB ficava uma 192mm, mas eu quero zoom neste caso.
 
O que ele quer e' um speed booster

Não compliques. O que ele quer é "mais objetivas".

Para isso, numa m43, o mais simples (que até nem é muito caro) é comprar objetivas m43 das marcas que as produzem: Olympus e Panasonic, principalmente.

O @Sydofne já deu a resposta mais correta e completa.

Speedbooster é para usares lentes de outras marcas

O que queres dizer é "de outros mounts". Panasonic também é "outra marca". E, no entanto, não é necessário qualquer adaptador/speedbooster para usar as objetivas m43 da Panasonic.
 
Última edição:
pelo que vi os speedbooster's não são propriamente baratas :( eu tive a ver e a marca meike e rokinon tem preços em conta, e como estou a começar não quero gastar rios de dinheiro, são boas estas objectivas?
entre essas que mencionei á mais marcas com preços em conta?
 
Não compliques. O que ele quer é "mais objetivas".

Para isso, numa m43, o mais simples (que até nem é muito caro) é comprar objetivas m43 das marcas que as produzem: Olympus e Panasonic, principalmente.

Ele disse que queria objetivas bem mais baratas, para isso ele precisa de um SB ou de um adaptador para lentes de outra marca.
Se ele se mantiver no M43 (que acho que e' o que ele deve fazer) nao vai ficar propriamente barato.
 
Neste momento, a primeira escolha para quem quer objetivas baratas em m43 deve ser o mercado em segunda mão e não a adaptação de objetivas.

É só esperar pela próxima troca de sistema do @MylleZ :D

nao tenho um SB (ainda nao em apeteceu gastar o dinheiro), so tenho adaptadores

E no entanto alguém diz que "quer uma objetiva barata" (sem sequer especificar qual) e tu conclues logo que "o que ele quer é um speed booster" (!)
 
Fazendo quote novamente:

Sou um bocado noob nisto, para a e-m10 quais são as medidas de encaixe de uma objectiva, já percebi que posso comprar objectivas e bem mais baratas de outras marcas

Ele quer objetivas bem mais baratas de outras marcas. Segundo o que ele pede, ele vai precisar ou de um adaptador ou de um SB. Um adaptador faz pouco ou nenhum sentido (a menos que queiras mais zoom, e esquecendo que custa uns tostoes), logo e' um SB que ele quer. Ninguem disse que era o ideal.
 
Vê bem o que escreveste: "ele vai precisar disto.... a menos que queira isto outro..."

Tendo em conta que ele tem uma 14-42, até é bastante provável que agora queira:

- 1 prime luminosa
- 1 objetiva mais longa
- 1 macro

Em nenhum destes casos um speedbooster será obrigatório. Até pode ser uma opção, mas não é obrigatório.

E, já agora, não é com adaptadores ou speedboosters que se consegue mais zoom, visto que o zoom não muda ;)
 
nada contra ninguem pois todos tem ajudado e agradeço por isso, mas sim queria
- 1 prime luminosa
- 1 objetiva mais longa
- 1 macro
ps: que modelos á no mercado para essas três opçoes?
O que queria mencionar caro era do tipo 300euros para cima por uma objectiva.
orçamento pode variar entre os 100 a 300 ate posso ponderar o mercado de usados tb
 
Assim já estamos a falar.

A prime luminosa é para fazer retratos? Se for esse o caso a minha sugestão vai para a Olympus 45/1.8 (a versão em preto está a ~250€ na Amazon ES).

Que tão longa queres uma objetiva mais longa? Achas que 40-150 será suficiente para ti? Se não sabes, terás de descobrir.

Quanto a macro, se estas com orçamento apertado pensava comprar um lente de aumento das mais baratas ou um kit de tubos de extensão (que são uns 20€) e não uma objetiva (uma 60/2.8 nova são mais de 400€). Pelo menos para já. Dependendo to tipo de particular de macro, uma objetiva adaptada até pode ser muito boa opção, pois em macro o AF não é muito importante.
 
Para retrato a panasonic 42.5 f1.7 ou olympus 45mm f1.8 sao as opções que tens que procurar. Tens depois so de focagem manual a samyang 50mm f1.2 ( conhecida por rokinon nos EUA). Tambem acessivel mas mais dificil de usar. Diria que para ti era melhor as duas primeiras opções que disse.

Para zoom tens a 40-150 da olympus que é muito barata, leve e espetacular opticamente, é quase obrigatoria, as vezes por 99 euros. Com mais alcance tem a olympus 75-300 que nos usados tens bons preços. Mais dicifil de usar devido a ter muito zoom, mas é preciso pratica para saber usar estas lentes ao seu potencial. Ha tambem a 100-300 da panasonic mas é mais cara, no entanto a versao 2 ja tem resistencia ao pó, areias e salpicos de agua, coisa que o teu corpo atual nao tem, mas se um dia tiveres um que tenha poderá ser algo a considerar.

Para macro a que o strobe disse é otima. Nao tenho nenhuma de macro, é um tipo de fotografia que nao ligo muito. Mas a 60mm f2.8 é muito boa

Para depois e como lente de "street photography" tens a olympus 17mm f1.8 ou a olympus 25mm f1.8, opções boas, de qualidade e com a distância focal classica de 35mm e 50mm respetivamente. Ha tambem panasonic 25mm f1.7, escolhe a que encontrares mais barata.

Outra lente que te aconselho a dar olho se achares piada é a samyang 7.5mm fisheye. É muito boa opticamente, muito creativa e facil de usar.

Tens uma maquina já bastante capaz que te permite ir agora adquirindo boas lentes com boa relaçao preço/qualidade e para depois daqui a uns 2/3 anos se continuares com o gosto da coisa comprar outro corpo seja olympus/panasonic.

As lentes nao tenhas receio pelos usados/refurbished. As lentes bem tratadas duram uma vida.

Quanto a adaptadores e speedbooster, apenas aconselho a quem tem boas lentes de outros sistemas para as aproveitar, para quem começa no m43 de raiz nao vale a pena e la se vai a vantagem do tamanho e peso do sistema, existem lentes nativas para tudo e de boa qualidade. A nao ser que fosse para video em que aí sim tem algumas vantagens os speedbooster por exemplo com estas novas sigma zoom de f1.8. Mesmo para o fotografo entusiasta nao vale a pena investir neste caminho
 
Última edição:
Back
Topo