Obras em casa por conta própria - como instalar rede?

Real_Saturn

Power Member
Boas. Vou desde já explicar a situação.

Moro numa casa bastante antiga e podre de um piso onde até a electricidade é muito arcaica, quanto mais modernices de redes e internet. A casa é relativamente grande, tem divisões pequenas e é muito repartida. Quero meter em 5 divisões tomadas de rede e de coaxial. Estou a fazer tudo por conta própria porque o dinheiro preciso para contratar uma equipa era quase como comprar uma casa nova. Já refiz 1 compartimento inteiro e estou a meio de outros dois. Já me oriento relativamente bem com a electricidade mas ao princípio atrofiei muito. A casa tem as paredes exteriores em alvenaria de pedra com uns 40cm de espessura e só as partes de baixo das janelas é que são mais finas com tijolo.

Neste momento tenho tudo a funcionar por coaxial porque sou da NOS. Vem um cabo do poste das telecoms (aqui vem por via aérea) até um canto da casa onde está um spliter, e dele saem dois cabos, cada um para seu lado. Um dos cabos entra pela janela de um dos lados da casa e liga ao router num quarto transformado em escritório que fica num canto da casa, mais do lado de trás. O outro entra numa divisão ao lado da sala principal junto do hall que é outra sala onde está a box com televisão Parti as paredes todas por fora e reboquei antes de meter isolamento. Vou meter a rede coaxial por fora da seguinte maneira:
- vem o cabo do poste e entra numa caixa de distribuição no topo da parede onde fica o spliter. Dessa caixa saem os tubos necessários que vão por fora da casa até cada divisão pela parede exterior e vão dar a tomadas de tv através da parede por baixo das janelas, onde ela é mais fina. No fundo, vou passar a ter as coisas como já tenho, mas dentro das paredes e por tubos em vez de ir tudo pendurado por fora de forma badalhoca. A única preocupação aqui é saber se consigo repartir tanto o coaxial sem perder sinal e os equipamentos deixarem de fucnionar, mas desde que tenha a infraestrutura montada com os tubos na parede, se o sinal não aguantar tanta repartição é só uma questão de abrir a tal caixa de distribuição que vou por e ligar ou desligar cabos quando quiser mudar os sítios da box, do router ou das TVs.

Para a situação actual as coisas resolvem-se, mas e se quiser mudar um dia o serviço e passar a fibra ou seja lá que ligações há, e o coaxial deixar de servir para esse efeito?

Queria meter por isso tomadas de rede também nos mesmos compartimentos, mas provavelmente por caminhos diferentes do coaxial. Não posso avançar muito mais nas obras do lado de fora sem prever em que sitios das paredes devo meter tubos para as redes. A fibra deverá vir do poste tal como o coaxial, mas depois não sei por onde deve entrar o sinal e a que equipamento deve ficar ligada para distribuir pelas tomadas que quero montar. O que eu quero é ter essas tomadas de modo a que se quiser ligar lá o router ou outro equipamento qualquer, ele funciona. Na pior das hipóteses, pelo menos ter lá os tubos e as tomadas para que depois seja só passar fios se necessário, sem ter de andar a partir paredes acabasas de refazer ou deixar fios à vista.

Já ouvi falar das caixas ATI, mas parece-me muito rebuscado e complexo, além de não ter meios para pagar mão de obra disso. Falaram-me em ligar os cabos das tomadas a um switch, mas não sei como isso funciona. presumo que tenha de ter o sinal que vem de fora a entrar primeiro no router, e só se o router estiver ligado a uma das tomadas que por sua vez estão ligadas ao switch é que o switch consegue mandar sinal para as restantes tomadas, mas não sei mesmo se é assim que funciona. O que quero é ter tomadas onde consiga ligar lá um equipamento e ele funcionar, basicamente.

Obrigado por qualquer ajuda.
 
Back
Topo