Obras em Casa - Preparar para o Futuro

]cool[

Portugal@Home Member
Boas,

tentei colocar o objectivo no título, mas segue explicação.

Do nada surgem boas oportunidades, e foi isso mesmo que surgiu, a oportunidade de um bom negócio numa casa moradia. No entanto, a mesma precisa de obras, parede abaixo, parede acima, preparar ao nosso gosto.
Este tópico não é por isso, mas para algo mais "à frente".

Que recomendações fazem de forma a olhar para o futuro?

Seguem alguns pontos que já pensei:

- Colocar cabos de rede "na parede" entre uma ou duas divisões no andar de cima de de baixo.
- Colocar cabo coaxial da mesma forma (este ponto é por causa da NOS). Será uma prioridade? Ou será que a NOS alguma vez vai passar a... (ponto seguinte)
- Colocar cabo fibra óptica entre divisões.
- Colocar luz de vários pontos pequenos (penso que explico bem). Será LED? Também já vi em fibra óptica. Mas será que dá boa luz?

O objectivo aqui é juntar ideias para que daqui a uns tempos não pense "Porquê é que não me lembrei disto durante as obras?!"
Até porque não quero andar com cabos de fora a ver-se, ou se tiver, que seja o mínimo necessário.

Obrigado.

Fikem bem!
 
Boas
Entre outras por exemplo se pensas por a tv na parede en vez de movel pensa nas tomadas que precisas e poe ja na altura que pretendes ter a tv ... Mais horrivel que possa ver e uma tv na parede com os cabos a vista e pendurados ...
De forma igual se pretendes ter um kit prologic pensa onde iras posicionar as colunas...
 
Boas
Entre outras por exemplo se pensas por a tv na parede en vez de movel pensa nas tomadas que precisas e poe ja na altura que pretendes ter a tv ... Mais horrivel que possa ver e uma tv na parede com os cabos a vista e pendurados ...
De forma igual se pretendes ter um kit prologic pensa onde iras posicionar as colunas...

As televisões serão todas pousadas e não penduradas. Assim evita o ter que tapar buracos se quiser mudar a televisão.

A relação a colunas, tenho Soundbar, assim até ajuda a tapar os cabos que passam por trás da televisão. ;)

Fika bem!
 
Estás a fazer uma grande confusão... não se instala fibra óptica dentro da casa. Os operadores que fornecem o serviço em fibra instalam um equipamento que faz a terminação do sinal óptico e o converte em ethernet.

Portanto o que precisas, e já que vais mexer nas paredes, é instalar pelos menos uma tomada de rede e outra de coaxial em cada divisão, e uma caixa ATI na entrada da casa para fazer as respectivas ligações.
 
Estás a fazer uma grande confusão... não se instala fibra óptica dentro da casa. Os operadores que fornecem o serviço em fibra instalam um equipamento que faz a terminação do sinal óptico e o converte em ethernet.

Portanto o que precisas, e já que vais mexer nas paredes, é instalar pelos menos uma tomada de rede e outra de coaxial em cada divisão, e uma caixa ATI na entrada da casa para fazer as respectivas ligações.

Tens toda a razão. Já estou com NOS há muito tempo e já me esquecia de que fibra depois era distribuído por cabo de rede. Assim poupo um cabo.

Obrigado.

Fikem bem!
 
No meu ponto de vista, é rede Ethernet em todo a casa. TODA.
Compra cabo com a maior bandwith que puderes pagar, e vai em frente. Foi o que fiz em casa.
 
No meu ponto de vista, é rede Ethernet em todo a casa. TODA.
Compra cabo com a maior bandwith que puderes pagar, e vai em frente. Foi o que fiz em casa.

Salas, quartos e escritório será certo, no resto das divisões não estava a pensar nisso.

Pré-instalação de ar condicionado na sala e nos quartos

Não somos grandes adeptos de ar-condicionado, daí não estar a pensar nisso.

Já agora, tomadas múltiplas na paredes, é bom ou nem por isso? Será sempre preferível uma extensão?

Fikem bem!
 
As tomadas multiplas podem ser úteis em alguns locais, tipo o local que metes computador (se tiveres monitor/desktop) vais sempre precisar de pelo menos 2. Na zona da TV também o mesmo.

Outra opção (e que me parece porreira) e´em algumas das tomadas (tipo junto à cama, balcão da cozinha ou junto do sofá) teres entrada USB para carregar telemovel/tablet sem precisar de recorrer a carregadores.

https://2usb.eu/media/catalog/produ...07581d9db96bb405/2usb.eu-2u-jung-enkel-32.jpg
 
Se forem as simples tomadas vs a extensão, a última permite o corte de corrente e proteções e tal. Isto pensando nos produtos mais básicos que não levem a grandes custos. Mesmo as tomadas é possível aparafusar/colar na parede em último caso.

Quanto ao cabo de rede eu até diria para colocar nas divisões todas. O coaxial sendo só para a TV já poderá sem em postos + estratégicos. Satélite não te interessa? Que não usem é tubagem do tamanho dos cabos para que no futuro caso haja alguma alteração seja fácil mexer na cablagem.
 
As tomadas com USB parecem úteis, mas em caso de um pico vai o telemóvel, tablet, etc, à vida... É melhor jogar pelo seguro.

Está-me a parecer que uma tomada com protecção de corrente será preferível, mais seguro e, se avariar, permite trocar facilmente.

Em relação às ligações, satélite não pretendo. Coaxial seria nas salas e quartos. Em relação ao cabo de rede, quando dizem todas as divisões, quais as vantagens de ter na casa de banho ou cozinha, por exemplo? (embora agora existam frigoríficos que se liguem à rede, pareceu-me ver)

Fikem bem!
 
eu seleccionava um local central para receber as ligacoes de rede da casa e talvez do cabo antena com 1 local para receber o cabo de fibra do exterior, neste espaco teria a possiblidade de colocar os equipamentos do operador de tv e net e se necessario um switch gigabit, em caso de futuro é facil substituir por melhor, neste espaco uma ups ou daquelas tomadas protecao da APC
selecionar local para colocar AP wifi, caso seja uma casa grande e passar os cabos para o tal local central

sendo possivel pensava em colocar tubagem extra, pelo sim pelo nao

no caso de nao pretenderes mexer muito na estrutura electrica existem tomadas com saida dupla que é possivel colocar no local de uma tomada normal, a legrand e a efapel tem disso, troquei em casa quase todas por estas, dá sempre jeito e fica mais pratico que rebentar paredes

preparar tubagem para cabos som e video, se for adepto, quer para sistema normal 5.1, tv ou projector por ex

pre instalacao AC, aquecimento e alarme
 
As tomadas com USB parecem úteis, mas em caso de um pico vai o telemóvel, tablet, etc, à vida... É melhor jogar pelo seguro.

Está-me a parecer que uma tomada com protecção de corrente será preferível, mais seguro e, se avariar, permite trocar facilmente.

Em relação às ligações, satélite não pretendo. Coaxial seria nas salas e quartos. Em relação ao cabo de rede, quando dizem todas as divisões, quais as vantagens de ter na casa de banho ou cozinha, por exemplo? (embora agora existam frigoríficos que se liguem à rede, pareceu-me ver)

Fikem bem!
Na cozinha por exemplo teres uma smartv ligada, ou um portátil ou algo do género, eu tenho uma power line do quarto a cozinha porque o sinal de wifi não chega bem.
 
E simples, na entrada da casa mandas por caixa ati grande com alimentação eléctrica, mandas para cada sítio da casa onde poderás por TV e PC ou tlf um tubo 25. Na sala onde podes por som, 2 tubos da parte de trás do sofá até onde vais por home cinema. Simples. Tem atenção entrada do ati. Põe tubo de acesso à rede telecomunicações com vd 25. Não sei se acesso e por poste, ou coluna
 
Apenas para dar um pouco de seguimento a este tópico.

A ver uma boa oportunidade, surge outra. Surgiu uma moradia por um pouco mais, mas sem comparação possível, e esta já está pronta.

A única preocupação que terei agora é cobrir a casa com sinal Wi-Fi, possivelmente à base de repetidores, que já tenho um, e são baratos.
Lâmpadas LED e depois vou vendo que será necessário.

Obrigado pelas dicas todas.

Fikem bem!
 
Desculpem voltar a ressuscitar esta thread...

Mas fiquei curioso com este comentário:

"O coaxial sendo só para a TV já poderá sem em postos + estratégicos."

Eu estou a fazer obras, e estava a pensar mandar colocar apenas tomadas de rede... A televisão da MEO, NOS, etc agora não é tudo por internet? Ainda se usa coaxial? (Caso ajude, esta casa é no centro do Porto.)
 
Coaxial é para o caso de teres antena de prédio (o "serviço público") e a quereres utilizar ou caso tenciones mudar para a zon.
 
Desculpem voltar a ressuscitar esta thread...

Mas fiquei curioso com este comentário:

"O coaxial sendo só para a TV já poderá sem em postos + estratégicos."

Eu estou a fazer obras, e estava a pensar mandar colocar apenas tomadas de rede... A televisão da MEO, NOS, etc agora não é tudo por internet? Ainda se usa coaxial? (Caso ajude, esta casa é no centro do Porto.)

A NOS passa por cabo coaxial um X número de canais, isso serve para as TV's que não tens BOX conseguires aceder a esses mesmos canais. Eu também fiz obras à pouco e deixei o coaxial preparado também/além das tomadas de rede, para o caso de querer colocar por exemplo uma TV no quarto não ter que pagar mais uma box.
 
Desculpem voltar a ressuscitar esta thread...

Mas fiquei curioso com este comentário:

"O coaxial sendo só para a TV já poderá sem em postos + estratégicos."

Eu estou a fazer obras, e estava a pensar mandar colocar apenas tomadas de rede... A televisão da MEO, NOS, etc agora não é tudo por internet? Ainda se usa coaxial? (Caso ajude, esta casa é no centro do Porto.)

O ONT tem uma saída de Coaxial e podes injectar sinal de TV em todas as outras tomadas da casa, ou seja, se tiveres MEO/VDF mandas o sinal para as tomadas do resto da casa e não tens de ter Box em todas as TVs.

Eu meti em todo os quartos e cozinha um tripo la Legrand 2 tomadas + RJ45 e TV, não é este modelo que é bem feio mas algo do género:
prise-double-precablee-prise-tv-simple-et-telephone-rj-45.jpg
 
Back
Topo