1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Obsidian Project...

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por Discovery, 30 de Junho de 2018. (Respostas: 34; Visualizações: 3947)

1. Discovery

Discovery Power Member

Boas.

As eheim foram das primeiras bombas a serem usadas em WC. Ainda o são, com algumas alterações, e a meu ver são das mais fiáveis que existem.
    Quanto ao teu sistema:
    Há quem defensa que sistemas "fechados" ao fim de uns 4 anos apresentem problemas de deterioração, corrosão, face aos sistemas custom como o meu.

Caso te interesses pelo assunto, tens aqui a explicação:

https://www.overclock.net/forum/61-...y-you-should-probably-not-buy-clc-cooler.html

Em resumo:

NO meu posso mudar quando e o que, a meu belo prazer.

2. Discovery

Discovery Power Member

UPDATE ao projecto.

Passado cerca de um ano, os tubos começaram a sofrer de "plastificação", ou seja parecem ter pequenas manchas de fungos.

Estive quase para optar por tubo industrial EPM, preto, mas a ultima da hora, optei por tubo transparente da Tygan e ainda em vez de usar G12 com agua destilada
    optei por Mayhems X1 Clear.

Confesso ter algum receio, pois é um tubo demasiado "macio", quase como que borracha, demasiado flexível. No entanto parece manter a forma mesmo ao curvar.

Domingo vou-me dedicar a isto.

3. godevskii

godevskii Power Member

Boas escolhas, tygon é tubo de boa reputação e há muito tempo conceituado no mundo PC WC. É pena que ele tenha as marcações...

4. Discovery

Discovery Power Member

Obrigado.

Pelo que pesquisei na net, dá para remover com acetona. Não sei se é verdade ou não.
    Já testei alguns fits 10/13 e parecem segurar bem este de 12.7/9.57, salvo erro.

Domingo vai ser uma aventura purgar tudo, especialmente os radiadores....

5. godevskii

godevskii Power Member

Sai mas o tubo fica baço, e a acetona não faz bem ao plástico/borracha porque actua como solvente.

6. Discovery

Discovery Power Member

Yep.....vou tentar montar com as letras viradas para a board....tb não é nada de muito preocupante.

7. Discovery

Discovery Power Member

Após uma tarde a volta disto, tubos novos, uma grande limpeza ainda que não total....

8. w@rrior

[email protected] Power Member

Porque usas dois reservatórios?

9. Discovery

Discovery Power Member

O da esquerda é mais antigo e aproveitei-o.
    O Heatkiller como comprei bomba nova, tive de meter um para controlar os líquidos.

10. Discovery

Discovery Power Member

Projecto actualizado com recuperação de algumas velhas fotos....desculpem algumas são antigas e nao as encontro.

O sistema esta a funcionar normalmente sem fugas ou quaisquer problemas com 21º IDLE.

Estou a pensar meter um filtro de carro para remover impurezas remanescentes. A ponderar.

11. Discovery

Discovery Power Member

UPDATE:
    Fonte trocada após +- 12 anos.

Nova seasonic Platinium incorporada.

12. Discovery

Discovery Power Member

UPDATE:

ISto vai servir para meter a D5 24/7 sempre a bombar e impedir a acumulação de lixo e detritos....(my teory).

Como tenho mais tempo, em principio vou desmontar tudo e fazer uma limpeza profunda, principalmente aos radiadores, coisa que nunca o fiz.
    Notei que o reservatório da D5, o nickel está um pouco baço.

13. Discovery

Discovery Power Member

UPDATE:

Bomba a funcionar interrruptamente há 5 dias, sem a fonte aquecer....aprovada.

Próxima fase:
    Remoção do liquido, e limpeza dentro do possível dos radiadores....

14. Discovery

Discovery Power Member

Remoção do liquido anterior, pois já apresentava muito plástico diluído.....

Além de imensas partículas em suspensão, os tubos ficaram rosas conforme fotos.

O PC foi levada para a banca da cozinha e sujeito a agua fria a correr, quente, vinagre, e finalmente agua destilada e depois progressivamente X1 Clear.

Neste momento tenho a bomba 24/7 ligada, e o interior como que com agua pura da montanha. A ver por quanto tempo.

15. godevskii

godevskii Power Member

O rosa pode ainda ser restos do anti-congelante g12 que tinhas antes, e deixou resíduos nos radiadores.