Obsidian Project...

Discovery

Power Member
Bem este ano depois de uns 10 anos a usar um Q6600 G0, era altura de fazer o upgrade.

A minha escolha recaiu sobre um Ryzen 2700X + Asus Crossair VII + 16G Flare X.
Tudo o resto foi básicamente recliclado do velho PC...

A caixa de pois de muitas hesitaçoes, recaiu sobre a Corsair Obsidian 750D.

Montagem do projecto:
NCLkgFd.jpg

N7qcaUF.jpg

uVtfZCP.jpg

MfdkdJX.jpg




Aqui já a funcionar com o Cooler Stock, embora as fotos não façam jus a sua beleza. Tb adquiri uns leds da Phantek, salvo erro.

Yjn268o.jpg


Stage II
- Watercooling.
 
Última edição:
Stage II

Depois de uns tempos com Aicooling, era tempo de meter isto a arrefecer a sério.
WC já não é novidade para mim:

knhEXrN.jpg


Um Apogee GT e anteriormente o poderoso Innovatek Rev. 3. Serviram bem durante muitos anos

Feito isto, após muita pesquisa, o WB recaiu sobre um Heatkiller IV, versão niquel:

OKpW7nL.jpg

TuF5KbN.jpg


A acompanhar o bixo, um radiador triplo:

fpmDmKA.jpg


De resto reciclei a fiel Eheim 1046, reservatório, e ainda um pequeno radiador Ice Extreme, que por aqui tinha....

Dc8v9Zb.jpg

MHFm754.jpg

IuSBLmQ.jpg
 
Última edição:
Pequeno update:

A minha bomba EHEIN 1046, além de ruidos, parece que tem dificuldade em vencer a pressão, ou seja, tem muito pouco fluxo..

Dessa forma mandei vir um veio interno completo para a mesma, e a tubagem, vai passar de 8mm internos para 10mm.
Espero melhorar qq coisa o fluxo.

Cumps,
 
Um veio para aquilo custa 10 paus, com esse dinheiro ele não compra nada melhor novo...
Por acaso o que aquela bomba tem de bom é ser usada em aquários logo há peças para tudo o que precises de substituir, enquanto nas bombas dedicadas ao pc wc raramente encontras peças sobresselentes.
 
Exacto.
Depois em silencio e fiabilidade, nada bate uma Ehaim 1046....

Hoje chegou via DHL as roscas de encaixe e 3 metros de tubo de 10mm interno, bem como o veio interno novo da bomba.
So estou em duvida se os encaixes não irão ser demasiado grandes e nao encaixam no reservatório Inovatek...

Logo ponho algumas fotos.
 
Bem só há pouco terminei, desde as 5H da tarde a volta disto....
Ainda tive de ir ao Aki comprar abraçadeiras devido a uma fuga no Black Ice....

Tubo e material chegado hoje, 3 metros de tubo de 10mm por 13mm e respectivos encaixes e peça para bomba Eheim 1046..

33jiq2v.jpg

2b5w9f.jpg


Ja a desmontar......tirar o liquido todo sem derramar....ja com novos tubos montados:

23hvwac.jpg


2u765w4.jpg


Aqui podem comparar com o tubo velho:

2ih1q81.jpg


Já com liquido a correr....

aos7tg.jpg


Algumas considerações:
- Cometi o erro de comprar este radiador e agora percebo que é bastante restritivo, e não a tubagem em si. Fiquei bastante desiludido a ver o liquido a não correr quase nada.
Comecei então o difícil processo de abanar a caixa até remover o máximo possível de ar, até que finalmente começou a ter algum fluxo. Lição aprendida.

21l34g3.jpg

ra5ie9.jpg

16hr994.jpg

2jff4uq.jpg


A bomba agora é supersilenciosa, e apenas gastei uns 15 euros, acho que dura outros 12 anos a bombar.
Aqui, não mexo tão cedo nos próximos anos.
 
- Cometi o erro de comprar este radiador e agora percebo que é bastante restritivo, e não a tubagem em si. Fiquei bastante desiludido a ver o liquido a não correr quase nada.
Comecei então o difícil processo de abanar a caixa até remover o máximo possível de ar, até que finalmente começou a ter algum fluxo.

O problema não é do radiador, essa bomba é fiável mas é uma bomba típica de aquário, tem um caudal bastante baixo, acho que são 300 L/h ou coisa parecida e a pressão também não é das melhores.

Tenho radiadores alphacool xt45, o teu é um st30 presumo mas a diferença é pouca, e com uma d5 não tenho qualquer problema em alimentar 2x360 xt45 + 1x120 45mm também.

Já agora o líquido é mesmo rosa ou foi a foto que capturou essa cor?
 
Correcto quanto ao caudal.
A meu ver, o radiador é restrictivo pois ao soprar para remover liquido notei resistência.....

Antes, tinha um "Big Momma" conhecido na altura como radiador de saufagem, e aquilo não tinha restrição nenhuma. O liquido andava bem depressa....
Tb estava ao nível do piso e não dentro do pc conforme este, o que por si exige da bomba, tb mais esforço....mas por motivos praticos e esteticos, não posso usar neste PC...

O liquido é G12, o que se usa nos carros do grupo VAG a diesel, com uma pequena mistura de agua destilada.
Sempre funcionou bem, e os blocos esta sempre limpos.

A D5 parece nao ser tao silenciosa.....pelo que li.
 
Ui então metes-te muito concentrado, não tem mal nenhum usar anti-congelante no sistema, já cheguei a usar num sistema secundário quando me acabou o biocída mas isso deve ser 1 parte de AC e 8 de água... Também podes meter com mata algas das piscinas mas tens de diluir mais e não é anti-corrosivo, mas sai muito mais barato que comprar biocída em frascos pequenos.

A d5 é silenciosa acredita tenho uma a bombear há 5 anos e sem stress nenhum... Já as ddc também tive uma no sistema secundário e são mais barulhentas...
 
Ainda sou do tempo de meter uma gota de fairy no liquido para matar as algas......e duvido que sobrevivam muito tempo aqui...

Estive a ver as D5 e são muito muito caras. além de que os encaixes meter um reservatório são tudo menos praticos.

Pequeno calcanhar de aquiles das D5: Se entrar uma pequenissima quantidade de ar nos rolamentos, elas ressentem-se ao ponto de atingir a longevidade das mesmas....

Neste momento mal dou pela minha.....o veio estava mesmo "comido".....acho que bastava trocar apenas isso...mas por 15 euros.....
 
Sim ainda são caras, quanto à conecção existem versões com topo que aceitam fittings por norma g1/4" e existem ainda reservatótios de acoplar mas claro que isso torna ainda mais caro. Não quero com isto dizer que deves ou não investir apenas comentei pelo facto de sentires pouco fluxo, e eu com mais rads do mesmo género não sinto esses problemas...
 
Sim eu percebi, na boa. Talvez uma Eheim 1046 ou 1250, pois já tenho tudo o resto.....a ponderar. De momento nao tenho OC neste 2700X, pois é uma carga de trabalhos fazer OC nestes AMD...

Basicamente é net, videos e torrents e pouco mais. De vez em quando faço edição de imagem e video....

De qq modo visualmente com estes tubos mais grossos ficou mais Xpto e preparado para o futuro.
 
UPDATE:

Reparei recentemente que a EHEIM de facto não dá conta do recado, pelo que lá para as semana, depois de muitas pesquisas, irei arriscar numa nova bomba D5 Vario,
e respectivo tanque.
 
Material chegou hoje:

QpFNU4x.jpg

qQPmqIs.jpg

n8nG34U.jpg

W5hNcDN.jpg


Já está instalado e a bombar. Foi uma luta na net tentar saber o máximo acerca das bombas e reservatórios, mas acho que acertei em cheio.
Graças as pesquisas evitei comprar uma VP755, por exemplo.

Brutal o poder destas bombas apenas na posição 2......
Para já estou a testar fugas.
 
Última edição:
IMO acertas-te no material correcto, que tal esse res, é de uma qualidade diz lá...

Podias também ter optado pela multiport para o topo, não pagavas extra por isso e ficava com mais uma opção de inlet para por vezes não usar curvas.
 
O reserv parece que foi feito no futuro e enviado numa máquina do tempo directamente para mim.....é o detalhe e qualidade ao máximo....
Não reparei nesse pormenor, confesso, mas prefiro ter assim e ir abastecendo por cima.

Fica o conselho: Bombas D5 é fugir das VP755 a todo o custo!

20ab24j.jpg


So a ver a agua a jorrar no reservatório, valeu a pena:berlusca:
 
Só uma questão de um leigo , mas por exemplo o sistema que tenho da corsair h100i pro rgb em quanto é diferente deste teu sistema?!
Existe assim tantas melhorias no arrefecimento face aos tradicionais ?!

Estou intrigado sobre este método e aproveito para te dizer que gostei do que li e gosto do teu setup em geral.. como tenho aquários e filtros eheim nunca pensei que se usasse bombas eheim para pc's :p
 
Back
Topo