Obsidian Project...

Boas.

As eheim foram das primeiras bombas a serem usadas em WC. Ainda o são, com algumas alterações, e a meu ver são das mais fiáveis que existem.
Quanto ao teu sistema:
Há quem defensa que sistemas "fechados" ao fim de uns 4 anos apresentem problemas de deterioração, corrosão, face aos sistemas custom como o meu.

Caso te interesses pelo assunto, tens aqui a explicação:

https://www.overclock.net/forum/61-...y-you-should-probably-not-buy-clc-cooler.html

Em resumo:

NO meu posso mudar quando e o que, a meu belo prazer.
 
UPDATE ao projecto.

Passado cerca de um ano, os tubos começaram a sofrer de "plastificação", ou seja parecem ter pequenas manchas de fungos.

Estive quase para optar por tubo industrial EPM, preto, mas a ultima da hora, optei por tubo transparente da Tygan e ainda em vez de usar G12 com agua destilada
optei por Mayhems X1 Clear.

MpaNm19.jpg


Confesso ter algum receio, pois é um tubo demasiado "macio", quase como que borracha, demasiado flexível. No entanto parece manter a forma mesmo ao curvar.

Domingo vou-me dedicar a isto.
 
Obrigado.

Pelo que pesquisei na net, dá para remover com acetona. Não sei se é verdade ou não.
Já testei alguns fits 10/13 e parecem segurar bem este de 12.7/9.57, salvo erro.

Domingo vai ser uma aventura purgar tudo, especialmente os radiadores....
 
Projecto actualizado com recuperação de algumas velhas fotos....desculpem algumas são antigas e nao as encontro.

O sistema esta a funcionar normalmente sem fugas ou quaisquer problemas com 21º IDLE.

Estou a pensar meter um filtro de carro para remover impurezas remanescentes. A ponderar.
 
UPDATE:

tNLFmQI.jpg


AgFI2V5.jpg


ISto vai servir para meter a D5 24/7 sempre a bombar e impedir a acumulação de lixo e detritos....(my teory).

Como tenho mais tempo, em principio vou desmontar tudo e fazer uma limpeza profunda, principalmente aos radiadores, coisa que nunca o fiz.
Notei que o reservatório da D5, o nickel está um pouco baço.
 
UPDATE:

Bomba a funcionar interrruptamente há 5 dias, sem a fonte aquecer....aprovada.

Próxima fase:
Remoção do liquido, e limpeza dentro do possível dos radiadores....
 
Remoção do liquido anterior, pois já apresentava muito plástico diluído.....

6V79TXf.jpg

rpKDjyV.jpg

jSXSfxm.jpg

KTjXNBY.jpg

rg5jcn5.jpg


Além de imensas partículas em suspensão, os tubos ficaram rosas conforme fotos.

O PC foi levada para a banca da cozinha e sujeito a agua fria a correr, quente, vinagre, e finalmente agua destilada e depois progressivamente X1 Clear.

Neste momento tenho a bomba 24/7 ligada, e o interior como que com agua pura da montanha. A ver por quanto tempo.
 
Pequeno (grande) update ao projecto.

Depois de a bomba ter estado 24/7 horas a trabalhar, a semana passada reparei em 2 problemas:

- O radiador superior estava cheio de ar.

- O liquido (novamente) estava cheio de partículas de plástico

Fotos:

nrFyStD.jpg


oRLqaAR.jpg


Aqui podem verificar uma espécie de pó no tubo, mas é de facto o tubo como que picado por dentro e já a libertar pequenas quantidades de plástico sob forma de particulas....

Após, comecei o longo processo de desmontagem, limpezas dos radiadores (vinagre 24h), e até a própria bomba.

jKD9PjQ.jpg

MrNqsm2.jpg


Nesta ultima foto, descobri o culpado pela entrada do ar: o velho Ice Extreme, tem as pontas afiadas como facas, e com o fits, abanadelas do pc para remover o ar, literalmente cortou o
tubo por dentro.....
Na fotografia anterior, podem ver o radiador na banca cheio de vinagre o qual la esteve 24 horas.

Face a esta calamidade, desisti tos tubos transparentes, e optei por Tygan R60, mas difícil de dobrar, mas a prova de libertação de plásticos.

gQ8Q5Ra.jpg

duXm6Ed.jpg


Após limpezas, montei novamente tudo, e o novo tubo.

3z5J0Gn.jpg

3sI049j.jpg

JeiVTMu.jpg

KC0VwHs.jpg

FhyXMfl.jpg

5s3mD2E.jpg

CINwdNp.jpg


Entretanto, dado facto do radiador não estar ok já para os tempos modernos, optei por encomendar um novo:

jwDfcC5.png


Facto bastante desagradável: Ao repor o liquido, qual o meu espanto quando do nada surge o raio do lixo do "Plasticizer", ou seja, o único componente que não limpei internamente
foi o Heatkiller IV.
Quando chegar o radiador, irei proceder a remoção e limpeza do WB internamente. Tem de ser.

Depois actualizo isto.
 
Obrigado.

Não gosto de ver o liquido sujo. Quando acabar o XT1 Clear devo regressar ao bom velho G12 para carro diluído com destilada que tão bem me serviu muitos anos.

Logo que chegue o radiador meto fotos.
 
Ok.
Hoje recebi o radiador, dei uma limpeza muito básica, e ainda desmontei o WB pela primeira vez, o qual como já desconfiava tinha algum plástico....

Removi o venho black Ice Extreme e montei este novo. Fiz alguns pequenos ajustes nos tubos, e acertos.

Depois foi só meter XT1 Clear e remover o melhor possível o ar.

Deixo aqui fotos. Neste momento está a bombar.

p36kWxc.jpg

TuEUQXx.jpg

EY2q7e5.jpg

WvGGt5U.jpg

8V39FXj.jpg


TeeyQdF.jpg

txNoiCm.jpg
 
Back
Topo