OC 9900K + RTX 2080

EliteGamer

Power Member
É o seguinte, tenho um 9900K e uma MSI 2080 X Trio os quais estão stock, o pc é usado maioritariamente para gaming. A questão é a seguinte, vale a pena dar OC em ambos? Tentei uma vez na gráfica a seguir uns videos no YT, mas acabava por levar BSOD. Não percebo lá grande coisa no que toca a OC's. O resto dos componentes estão na assinatura.
Cheers! :001:
 
Ter um cpu K e não lhe fazer oc devia ser considerado crime.:winknu:
A gráfica se achas que precisas de mais sumo poderás também tentar subir um pouco os clock`s/memórias, se bem que tendo uma igual, atenção às temperaturas.
 
Ter um cpu K e não lhe fazer oc devia ser considerado crime.:winknu:
A gráfica se achas que precisas de mais sumo poderás também tentar subir um pouco os clock`s/memórias, se bem que tendo uma igual, atenção às temperaturas.

Tentei uma vez dar Oc na gráfica, mas como não consegui acabei por desistir. Devo ter feito algo mal, daí vir aqui pedir ajuda. Uso o MSI Afterburner. Quanto a Temps, a gráfica fica pelos 65°C stock em load e o Cpu anda entre 60-70°C.(Aio em Quiet Mode)
 
Podes ver aqui, por exemplo, os ganhos que se tem:

https://www.guru3d.com/articles-pages/msi-geforce-rtx-2080-gaming-x-trio-review,29.html

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-gaming-x-trio/36.html

Eu tenho a minha 2080 sempre com as goelas abertas, lol, claro que chega a passar os 300w em load, mas who cares, a fonte aguenta bem.

Jogo normalmente a 2050/15600. Alguns jogos vai para os 2070, outros baixa para 2025, mas não baixa mais que isso.

Turing não é tão simples como antes no Afterburner, não é só mexer as barras para a direita e já está. Por exemplo, jogo na boa o Wolfenstein Youngblood a 2070mhz, mas o Control e o Metro Exodus nem pensar, é os tais 2025.

Abre o Afterburner e com ela stock, joga o jogo que jogas mais e depois posta aqui a foto do Afterburner com o log, tal como está no primeiro link que deixei.

Depois, pôes o power limit todo para direita e sem mexer em mais nada, fazes o mesmo. Jogas e postas a foto do log do Afterburner.

Logo se vê depois, mas se ela já estiver a fazer boost e a manter esse boost a mais de 2025mhz, já não muito mais a puxar no core.
As memórias é outra história, mas é mais simples.

Quanto ao 9900k, isso até é pecado, homem. :D
Vê no youtube o guia do Derbauer para o 9900k e já ficas com uma base. Podes precisar de mais ou menos voltagem, mas é uma base.

Pela review da Techpowerup, a tua board é 5*:

https://www.techpowerup.com/review/asus-tuf-z390-pro-gaming/13.html
 
Ora bem, vou dar up a este tópico.
Ontem fiz OC no 9900K a 5Ghz, 1.30v. Segui um vídeo do YT. PC ligou normalmente, rodei prime95 para aí 10mins, com o Aio em Quiet (temp max de 92°c) e não tive crashes. Joguei Shadow of The Tomb Raider durante 30mins e até aqui, tudo normal (temp em jogo 72°c) por fim rodei o Cinebench 2 vezes é à segunda, levei Bsod. Dei reset à Bios sem o OC, e o interessante é que agora o Cpu está a 4.8Ghz all core em stock e idle e fez pico de 1.40v (opções de energia em desempenho máximo). Talvez seja o Asus Multicore Enhancement que causa isso? @sithdarklord

Edit: Antes do OC, pelo que me lembro o cpu em idle ficava pelos 4.3 ou 4.6 all core.
 
Eh, eh, finalmente esse 9900K está a levar o carvão que merece.

Antes de mais, qual o factor que tens no AVX?

Penso que com o MCE ele fica a fazer boost a 5.0 em todos os cores, mas com o habitual exagero nas voltagens que a Asus faz.
Para efeitos de testes ao overclocking, recomendo pores o AIO em modo balanced ou performance, porque depois nos jogos podes baixar novamente. Nos jogos nunca aquece tanto como nos testes.

Eu gosto de fazer à mão, por isso, recomendo tentares com 1.35v (AIO em performance!) e fazes o Cinebench, que foi o que te fez os BSOD's.
Mete o windows em balanced, não é preciso estar sempre em desempenho máximo.
À medida que vai passando o cinebench, vais baixando a voltagem. Talvez fique nos 1.33.

Não te esqueças que se tiveres 5.0 em todos os cores, mas tiveres AVX 3 (por exemplo), vai haver situações em que ele vai flutuar entre os 5.0 e 4.7. O ideal é AVX 0, que é para nunca baixar dos 5.0, mas isso às vezes só é possível através de aumento de voltagem.

Eu tenho o meu a 5.0, AVX 0, a 1.35v.
 
Não sei a quanto tinha o AVX, pelo que percebi ele desce as clocks se o Cpu se sentir apertado, certo? O Cpu de momento está a dar 4.7 e 4.8 all core sem o OC apenas com MCE ativado. Ainda não passou disso para cima. Sou novo neste mundo, já sei algumas coisitas mas nada de mais. Tem problema ele ter picos de 1.40 e 1.44v com o MCE?
@sithdarklord

Edit: Quanto ao colocar a energia em Balanced, perco performance no PC? Se colocar em Balanced ele só atinge os 5Ghz de OC se precisar, certo? Ao contrário de Alto Desempenho que ficava sempre colado nos 5Ghz independentemente do que eu estava a fazer.
 
Se tiveres por exemplo os 5.0, mas no AVX 3, se a aplicação que estás a correr (jogos, inclusivé) usarem instruções AVX, ele baixa 300mhz e fica nos 4.7. Se tiveres AVX 2, ele baixa 200mhz.

Pois, estás usar auto na voltagem ao usar o mce? Isso é muito!

Recomendo o guia do Derbauer no youtube. Ele diz para pôr AVX 3, mas isso depois vais testando. Cinebench estável com AVX 3? Ok, muda para AVX 2 e volta a testar. Continua estável? AVX 1 e por aí em diante.

Sim, para estar na net e isso não precisas disso sempre no máximo. Depois de colocares em balanced, abre o cpu-z e vês a frequência a subir e a descer consoante a necessidade.
 
Então como meto o Cpu completamente stock, para guardar uma Bios stock em caso de emergência. MCE off? Se eu fizer reset na Bios ele ativa o MCE sozinho.
 
Penso que faça mesmo fazendo load optimized defaults. Quando chegar a casa irei verificar.
Edit: Outro pormenor, há uma parte no vídeo do der8auer que ele coloca algo level 6 outra coisa em 200%, mas o máximo que a minha board aparece lá é 140%, isso é exatamente o quê? @sithdarklord
 
Última edição:
Back
Topo