1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC a 1800

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por digital_jesus, 6 de Janeiro de 2004. (Respostas: 43; Visualizações: 2537)

1. digital_jesus

digital_jesus I fold therefore I AM

Boas a todos.
    Desde já informo ke pouco sei sobre OC. Algumas luzes k tenho, foi por ter andado neste forum a ler os vossos projectos.
    Vai daíe resolvo desmontar um sistema ke tinha praki ligado á net e pouco mais o kual tinha sido comprado baratinho a um bakano ke tava bem á rasca de euros.
    Encontrei este amd t-bred 1800 com o seguinte spepping:
    axda1800dlt3c
    9567336240110
    JIUHB 0320 UPMW
    Com o OPN-462 'e indikado como um downgrade de um 2400.
    Agora aki vai o meu pedido de ajuda.

Tenho: assus a7n8x deluxe
    memória kingston 516 a 333
    dissipador silent boost (k gosto bastante depois de lhe ter tirado as vibrações).
    Como fazer pra ver kuanto dá?
    Onde parar antes de fritar o sistema?'E ke este custou a conseguir, mesmo não sendo grande coisa, e de momento não ha euros pra um novo.
    Fikem bem e agradeço desde já.

2. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

tens um bom cpu.... parecidos com o teu andam á volta dos 2400mhz com 1.8vcore no maximo.... o que é bom!

sobe o multiplicador para o maximo (12.5), vcore em 1.8v e Vdimm em 2.9v ( o maximo que tiver, nao ha problemas aqui!)
    Agora vai subindo o FSB de 166mhz (na bios, nas opções da Ram, mete a frequencia a 100% ), até ficar instavel ( bloquear o pc, ou nao conseguir fazer o 3dmark Pifast TOAST etc..)... desta forma vais descobrir o limite do teu cpu com esse Vcore.

Quando isso acontecer, volta aqui e diz-nos os resultados... para podermos passar á FAse 2 do overclock :D

3. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

O crash disse tudo...

O meu tb é um downgrade de um 2400

Já esteve a 2300 com 1,85v....

mas creio k não dava mais pk as memorias estavam a limita-lo (DDR 333Mhz OEM)

Pode ser k com as tuas kingston consigas melhores resultados...

A meu ver não fazia assim...

Vais comecando a aumentar o FSB calmamente até ao momento de crashar...

Ai aumentas o core/mems aos poucos até estabilizar

Continuas a aumentar FSB até crashar...aumentas o core/memorias até estabilizar e assim por diante...

Não dês grandes saltos....vai aos poucos para te aperceberes com calma do k é a origem do crash...

Vai demorar tempo.....convém teres paciencia....

Bons overclocks e depois avisa os results...

4. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

nao digas isso!!!!!!!! antes disso vem a fase2 do projecto!!!!! e depois a fase3 e 4!...

primeiro é conhecer os limites do cpu, depois do FSb, depois jogar com as voltagens, e só no final vais jogar com o FSB e cpu ao mesmo tempo!

senao é salganhada e no fim, nao se percebe nada do que se fez!

5. SwimmerBoy

Só disse isso pk tu disseste para o rapaz aumentar core, mems e multiplicador ao máximo....

Eu vou fazendo aos poucos...

Aumentando calmamente e ir testando....

6. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

nao.... disse para meter multiplicador 12.5, vcore em 1.8v, mems em 2.9v (maximo), e subir fsb ate ficar instavel....
    depois disto, nao vamos subir nada de mems nem etc para estabilizar, mas sim deixar o cpu em paz, e passar a testar o fsb na fase seguinte sem influencia d o cpu...

Coisas bem feitas, é saber limites de cada coisa....

-primeiro sabe-se o limite do cpu,
    -depois vamos ao limite do Fsb,
    -e só depois de ter os dados do FSB e Cpu, é que vamos brincar com mais voltagem no cpu se valer a pena,
    -e no fim, juntamos o maximo de FSb com o maximo de cpu...

da maneira que estas a dizer, nao é racional pois ele vai encalhar num sitio, e no fim nao sabe o que está a limitar, pois ja andou a aumentar voltagens ao mesmo tempo que subia o fsb.... e não é isso que se quer... a unica voltagem que vai ficar sempre igual desde o inicio, é o Vdimm que vai directamente para os 2.9v!
    2.9v é pouco, nao é perigoso nem nada parecido... se fosse possivel, ate metia 3.1v! por experiencia, as Nforce2 sao menos puxadas nas memorias e estas aquecem mt menos do que nas board Via....

ele primeiro faça o que eu disse la em cima.... depois que venha cá dizer os mhz de cpu que conseguiu... para depois lhe dizer como testar o FSb...

Última edição: 6 de Janeiro de 2004
  7. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Ora aki está uma maneira diferente de fazer as coisas.
    Eu por norma vou aumentando o fsb e diminuindo o multiplicador mantendo a velocidade original (e consequentemente aumento o vcore qd fica instavel) e vejo até onde aguenta o FSB.
    Mas pk dizes para por a tensao das mems no maximo?
    Já agora, o modo que eu estou a fazer é incorrecto?

abraços

P.S: Desculpa la afastar da questao da tua thread digital_jesus....

8. NPinho

NPinho I folded Myself

e a voltagem das memorias??? tb deve-se aumentar...

cumps!

9. digital_jesus

Boas e obrigado a todos desde já.
    Se calhar é uma boa forma eu exprimentar as 3 formas apresentadas e colocar os resultados.
    Vou começar pela solução do crash, já k foi o 1º a ajudar:)
    è pena não poder começar hoje, mas amanhã ja tenho resultados.
    Pode-se tb dar o caso de eu como sou maçarico nestas andanças fazer mal o k me indikaram e ter resultados errados:confused: .
    De kualker das formas, vai akabar a malandrice a este processador:D .
    Fikem bem

10. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

ORa bem, aqui vai um POSt bemmmm longo....

só tás a fazer na ordem inversa ao que eu aconselhei para fazer...

nao ha prob nisso... mas o ponto fraco de um Pc ao fazer overclock, normalmente sao a board e a RAm, por isso tento descobrir primeiro até onde o cpu chega...

-primeira coisa a fazer, meter o Vdimm no maximo, nao faz mal nenhum, e se a board for boa para overclock, vamos precisar de todo o Vdimm necessario... fica ja o primeiro ponto de estabilidade resolvido!

o que aconselhei, foi primeiro descobrir o Limite do Cpu com a voltagem 1.80v para ter referencias! para isso disse para meter o multiplicador mais alto possivel para que possamos aumentar os mhz do cpu subindo o fsb enquanto este ainda está com mhz baixos ( para nao interferir na estabilidade do cpu...)

****Fase1 por exemplo: 1.8vcore****
    166 x12.5 = 2075mhz
    180 x12.5 = x
    185 x12.5 = x

até chegar a um ponto onde o cpu fique instavel...
    por exemplo, 200x12.5 = 2500mhz, é impossivel que aquele cpu dê 2500mhz com 1.8vcore, mas se reparares, chegamos aos 2500mhz so com 200 de fsb, isto nao vai interferir na estabilidade do cpu porque esta relativamente baixo!

portanto, Ponto1, saber até onde o cpu vai sem interferencias...
    por exemplo, supomos que o cpu dele dá 2400mhz com 1.8v a ar

*****Fase2****
    baixar o multiplicador do cpu ao minimo, para saber até onde chega o FSB e respectiva memoria, mantendo o Cpu sempre com baixos mhz para nao interferir na estabilidade do Fsb...

200x 8 = 1600mhz
    210x 8 = x
    215x 8 = x

supondo que ele consegue um fsb maximo de 215mhz,

******fase3******

entao agora, vamos juntar o maximo do cpu com o maximo do FSb,

soluções possiveis:
    215x11 = 2365mhz
    209x11.5 = 2403mhz

é muito mais rapido chegar ao overclock maximo do nosso PC desta forma, do que andar a tentar adivinhar onde o Pc fica estavel, aumentando o CPu e FSB ao mesmo tempo.... depois o pc bloqueia, e nao sabemos o que foi!.... vamos tentar aumentar o Vdimm e o vcore á toa, e nem sabemos o que bloqueou... isto é mau..

*******FAse4...****

depois de ele ter ficado com o 209x11.5 = 2403mhz... e ele reparar que as temperaturas ainda tao rasoaveis, entao vamos tentar subir o Vcore do Cpu, e descobrir onde ele chega! entao voltamos ao inicio, multiplicador no maximo (12.5), e começar com fsb baixo e subindo....

supomos que ele consegue 2500mhz com 1.9vcore,

vamos jogar com o FSb e os novos Mhz do cpu.....

Possiveis soluções:
    215x11.5 = 2472mhz
    209x12 = 2508mhz

simple as that!

Última edição: 6 de Janeiro de 2004
  11. digital_jesus

cumprimentos a todos e em especial ao |OC|CRASH_OVer pelo ke para mim foi a explicação mais simples e completa de fazer OC.
    :D :D
    Após fazer akeles passos consegui correr o meu 1800 a 2465 (12*205*1.75vcore)
    Estou um pouco limitado pela board, pois não encontro afinação para vdim e o vcore não passa dos 1.75v.
    De kualker forma gostei bastante deste exercicio. ficam aki os resultados:
    cpumark 200
    super pi 48 seg.
    cpuz 2465

Se estiverem interessados ponho as pics, mas primeiro tem k me ensinar como se faz:) :)
    Já agora, para isto dar mais um bocadinho, ke tenho ke mudar?:D :D :D
    Referencia ao solent boost, ke a 2300rpm não deixou ultrapassar os 46º a 198*12.5*1.75.
    Fikem bem e obrigado mais uma vez

12. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

bem te disse que tinhas um Bom cpu....

tás limitado pela board, tanto em overclock como em performance... devias ter tipo, 42/43 segundos no super pi, for sure!
    Asus a7n8x deluxe..... actualiza a tua bios, ja vi boards iguais a darem muito mais FSB!
    e so teres 1.75vcore... elas dão até 1.85v se nao me engano, que é suficiente para chegares aos 2550mhz.... actualiza a bios...

!Bios

alterar Voltagem da RAm é aqui:
    é o DDR reference voltage

Tens mais informação da tua board aqui: www.amdmb.com

PS: Eu em cima disse:
    acho que vou engolir as minhas palavras... loll tens um bom cpu

Última edição: 7 de Janeiro de 2004
  13. Bugs

Bugs Power Member

Sem duvida, um bom cpu...
    eu já tive uma a7n8x e tb posso dar uma ajudinha... :D
    digital_jesus, diz-me só q revisão é a tua board, sff...

1º truke fiável, mudares o jumper do fsb, com a board desligada ;) este jumper está mm ao lado eskerdo do NB (chipset) e ao lado direito dos mosfets, deve estar na posição de 266/333 MHz mete-o para 200, vê no manual se tiveres dúvidas, este trukezinho deve dar-te mais algs MHz de FSB;

2º Há umas BIOS modadas (Uber) para estas boards, estas BIOS vão-te dar mais opções de Vcore, Vdimm, etc aconselho-te a experimentares - http://homepage.ntlworld.com/michael.mcclay/

Para já, penso que isto já te ajuda a "subir" um pouco mais...
    Espero ter ajudado alg coizinha, depois posta a revisão da tua board, que podes encontrar escrito entre o 2º e 3º slot PCI À frente do modelo (a7n8x).
    Boa sorte

14. digital_jesus

Boas uma vez mais a todos.
    É sempre bom ter sorte.No meu caso tive-a com este processador, mas principalmente com o pessoal ke está desse lado do ecran.:D :D :D . Bem hajam.

|OC|CRASH_OVer:001: :001: Vou exprimentar o ke me indikaste mais pra noite.É ke isto deter ke trabalhar...:confused:

Bugs:D :D .Brigadão pela tua ajuda. a rev é 2.00.Logo á noite exprimento a passagem do fsb para 200.
    Fikem todos MUITO bem.

15. digital_jesus

Viva. Então é assim. Kuase ke derreto com a board, pois ke na actualização da bios a drive de diskettes resolve entregar a alma ao diabo. Ainda nem sei como é ke voltou a arrancar.
    Pelos testes vejo ke tou limitado:
    memórias
    vcore.
    Embora o manual refira k dá para 1,85v, só me aparece opção até 1,75.
    Anda praí uma bios bacana ke o bugs :) indikou, ke parece ser optima. Vou arranjar uma drive de diskettes e depois volto á carga.

para os 2500 só me faltam 4 (208*12)
    Fikem bem

16. SwimmerBoy

Diz ai como te saiste e kal foi a bios nova k puseste...

Alguem sabe de bios modadas para A7V8X??

De preferencia com manuais do k fazem pk isto de meter uma bios k nao conheço de lado nenhum é dose...

17. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

|Oc|CRASH_OVer, n é por nada mas axei isso uma big barafunda.... mas prontox d qq forma vou fazer cm dizes.
    Dp apito os ocs..........

thanks

abraços p tds

18. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

de Barafunda só tem o tamanho do post.... porque se resumires aquilo tudo ficas com:

1º saber limite do Cpu (voçes é que decidem o Vcore aqui...)
    2º Saber limite do FSb e RAm (Vdimm voçes decidem, mas recomendo meter vdimm no maximo desde o inicio)
    3º Juntar o Maximo do Cpu e FSb
    4º Overclock pronto...!

fica confusao ao ler na diagonal ! mas se fazes o steps certinhos como eu disse, ficas quase certo com o Overclock possivel do teu hardware, e ainda melhor, ficas consciente do que fizeste!

...em vez de andar á balda a aumentar mhz daqui e dacola, mais voltagens e etc, para que no processo alguma coisa bloqueie, e nao sabes o que é... fazer o que eu disse la em cima, evita muita e muita Pergunta que eventualmente iriam fazer pro forum....

um abraço

19. digital_jesus

Pronto. Vai acabar por aki este teste.:puke: . tou limitado pelas memórias ke não passam dos 205. Pra umas 2700 até k não é muito mau.
    A bios indikada pelo bugs:cool: parece-me boa, embora não a tivesse testado completamente.Acrescenta várias opções ke a original não tem.
    Pelo menos flasha bem, por isso kem estiver com receio do flash, no ploblems:001:
    Até ter patacas para memórias decentes, fiko-me por aki.
    Agradeço sinceramente a todos os ke se preocuparam e me ajudaram.
    Fikem bem:003: :009:

20. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Bom, no fds vou ver s faço isso assim, mas uma coisa, qd dizes multiplicador no maximo 12.5, isto no maximo nao e 12.5 é 17 ou 18, agora ja n sei...
    Se meto a 18 pimba 133x18=2400Mhz..... Epá, axo q n deve la xegar, pk tenho q o esmifrar td pa por a 2.2 (191x11.5).... mas dp aviso.

De qq forma obrigado pela explicaçao (longa).... :D

cumps

Partilhar esta Página