1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC a 6600

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Gizb0, 26 de Setembro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1639)

1. Gizb0

Gizb0 Power Member

bOas. Queria saber a vossa opinião acerca dos testes que ando a fazer. Aqui vão as imagens.

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]

[​IMG][​IMG]
    Há alguma coisa que possa fazer, ou até aqui está tudo bem?
    Desde já o meu obrigado!

2. HackPB

HackPB Power Member

Boas!
    Com as infos que tens nao estou a ver que tipo de ajuda pretendes! Queres saber se é um bom OC 3000mhz? Queres saber se a temperatura do processador esta alta? Queres saber se da para puxar mais pelo sistema? Ou so queres uma opiniao do OC que fizes-te?
    Bem primeiro de tudo para ser mais intuitivo o teu post, colocavas prints com o CPUz (no processador e memorias) e umas de estabilidade com o Occt ou o intel burn test ou prime! E as temps com o core temp.
    Quanto ao OC nao conheço mt bem essa bord mas penso que tem capacidade para mais no entanto as temps pareceram-me um pouco altas para 3000 (e ate tens um bom cooler) mas com as outras prints poderia ver mais mais ao certo tal como temps em idle e load!

Bem dps de colocares mais alguma info pode ser que haja mais respostas!!

Cumps

3. Gizb0

Gizb0 Power Member

bOas! Queria saber se a voltagem está alta, se as temps estão altas.

4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu estou cego ou fizeste um underclock? Então se isso é um Q6600 a 2.4Ghz e o tens a 2003Mhz, andaste para trás... Ou diminuiste o multi? Se diminuiste o multi e só aumentaste o FSB tenta dar menos voltagem no cpu para baixar as temps...

5. DarkIonX

DarkIonX Power Member

PERA ae eu vi o do 3.3v o uma hora pulou pra 7.0v como isso?????

6. Gizb0

Gizb0 Power Member

Não. Ele está a 3000. Com o Speed Trap passou do muitl9 para 6.
    Em relação àqueles picos de voltagem, também não faço ideia o que seja...

7. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu não conheço muito bem o OCCT mas esses testes que mostram as imagens são em full load ou em Idle?

Se forem em full load o multi não pode descer nem com o EIST nem com o C1E activado prlo facto do cpu estar em carga...

8. Gizb0

Gizb0 Power Member

Durante o teste, o multi varia. Há tempos de carga e tempos de "descanso".

9. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Não sabia dessa... Mas eu desactivava isso na BIOS para ter o CPU sempre no máximo... Acho que assim o teste de estabilidade é mais fiável...

10. Gizb0

Gizb0 Power Member

Ok. Em relação às temps e vcore, está tudo em ordem, ou devo alterar alguma coisa?

11. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Como estás a mudar os settings da BIOS? Por software ou mesmo na BIOS?

Se foi mesmo na BIOS que vCore deste? Parece-me um pouco quente para 1.21v de vCore como indica a imagem... Mas este 1.21v é sempre menos porque o cpu está em load e há sempre vDrop...

Experimenta dar menos um pouco de vCore ou então aproveitas esse vCore e aumentas mais um pouco o FSB. As temps não estão muito más mas parecem-me um pouco acima do que seria de esperar para esse vCore...

12. Gizb0

Gizb0 Power Member

Tudo por Bios. Na bios meti 1.25

13. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pois, e fazes bem... Mas com esse cooler e com 1.25v devia estar mais fresquito.... penso eu...

Tens o cooler bem montado e tens pasta térmica aplicada certo? Tenta melhorar a refrigeração dentro da caixa...

14. Ricardo C.

Ricardo C. Power Member

Eu tenho um Artic Cooling Freezer 7 Pro e tenho umas temperaturas quase iguais as tuas ( tenho um pouco mais ), sendo que o teu cooler é superior, mas mesmo assim nem estão assim muito elevadas, perfeitamente aceitaveis para um quad core!

15. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Bem, se estão dentro do normal, melhor... Pensei q com esse vCore pudesse estar mais fresco...

16. Ricardo C.

Ricardo C. Power Member

Supostamente quanto menos vcore menos calor produzido, logo poderia estar mais fresco, mas pelo que vi no gráfico aquele vcore já é o 1.25 com o vdroop, e pelo que sei até aos 72ºC os G0 não têm qualquer tipo de problema.

17. Gizb0

Gizb0 Power Member

Baixei agora um pouco do Vcore. Vamos ver como vai correr...

18. Ricardo C.

Ricardo C. Power Member

Um pequeno reparo em relação ao OCCT, eu testei o meu que tem um VID muito alto ( 1.3250v ) meti 1.26v na bios e testei com o OCCT e passou, mas quando fui correr o prime95, logo na 1 hora deu-me um erro no 2 core!

19. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu não sei porquê nunca usei esse programa... Uso o Orthos para stressar, Core Temp para ver as temps e uso o Asus AI Suite para ir subindo o FSB até ter que alterar voltagens... Depois é na BIOS. Aliás nem sei se dá para alterar voltagens com este programa da Asus... lol... E uso o CPUz para ir vendo as velocidades do cpu, FSB, mems e timings... Uso esporadicamente o memset para alterar timings mas raramente...

20. WindWalker

WindWalker Power Member

OCCT - lento, apenas para testar estabilidade aparente.
    Prime95, Orthos - mais lentos mas testam 'a fundo'.

IntelBurnTest - relativamente rápido e testa 'a fundo'.

O EIST (Enhanced IntelSpeedStep) e o C1E State (mudança do valor de Vcore) mudam o multiplicador/Vcore de forma a que o CPU consuma menos e dissipe menos calor em Idle.

Quando o CPU tem carga suficiente (e no caso da maior parte dos testes de stress, a carga é ~100%), o multiplicador e Vcore sobem automaticamente.

Se for definido na BIOS um valor de Vcore diferente de 'Auto', então a mudança automática de Vcore deixa de existir.

Se o EIST é uma função de poupança de energia, não há interesse em desactivá-lo, a não ser que prejudique o Overclock (o que não acontece, pelo menos em OCs baixos a moderados).

Partilhar esta Página