OC a 6600

Primeiro: concordo perfeitamente com o que o Wind disse!!!

Segundo: Guizb0 coloca umas prints daquilo que te disse atraz e dps sempre da para tirar mais conclusões, no entanto volto a referir que acho que tens (pelo menos no inicio) um Vcore alto para 3.0...
 
OCCT - lento, apenas para testar estabilidade aparente.
Prime95, Orthos - mais lentos mas testam 'a fundo'.

IntelBurnTest - relativamente rápido e testa 'a fundo'.



O EIST (Enhanced IntelSpeedStep) e o C1E State (mudança do valor de Vcore) mudam o multiplicador/Vcore de forma a que o CPU consuma menos e dissipe menos calor em Idle.

Quando o CPU tem carga suficiente (e no caso da maior parte dos testes de stress, a carga é ~100%), o multiplicador e Vcore sobem automaticamente.

Se for definido na BIOS um valor de Vcore diferente de 'Auto', então a mudança automática de Vcore deixa de existir.

Se o EIST é uma função de poupança de energia, não há interesse em desactivá-lo, a não ser que prejudique o Overclock (o que não acontece, pelo menos em OCs baixos a moderados).


Nada que já não se soubesse... Uma função e outra, C1E e EIST podem atrapalhar o OC, uma vez que grandes variações de vCores ou de Mhz do CPU, por alteração do multi, podem fazer com que o sistema crashe, reinicie ou bloqueie. Por isso eu desactivo sempre essas funções...
 
bOas!
Baixei um pouco o vcore, ja fiz mais uns testes, desta vez no Intel BurnTest e fiquei com vcore de 1.224 (CPUZ). Devo baixar mais?
TEMPS:
Core0: 51
Core1: 51
Core2: 59
Core3: 59
 
Última edição:
Boas! umas perguntas:
O 1.224 é na bios que tens? É visto no CPUz em load ou onde?

Dependendo do local podia dar mais info, mas o ideal a fazeres é baixar mais ate encontrares o minimo que ele consegue.
Penso que consegue menos voltagem, mas so tentando... ja vi q6600 a 3.6 com 1.280.

Cumps
 
Boas! umas perguntas:
O 1.224 é na bios que tens? É visto no CPUz em load ou onde?

Dependendo do local podia dar mais info, mas o ideal a fazeres é baixar mais ate encontrares o minimo que ele consegue.
Penso que consegue menos voltagem, mas so tentando... ja vi q6600 a 3.6 com 1.280.

Cumps
O meu E6750 faiz 3.2 a 1.18v, quando o Vendetta chega vo testa 3.6 a 1.280 pra ver se isso bomba a toda
 
Boas! umas perguntas:
O 1.224 é na bios que tens? É visto no CPUz em load ou onde?

Dependendo do local podia dar mais info, mas o ideal a fazeres é baixar mais ate encontrares o minimo que ele consegue.
Penso que consegue menos voltagem, mas so tentando... ja vi q6600 a 3.6 com 1.280.

Cumps

bOas! é no CPUZ. Sim, é em load!
 
Bem entao se é visto no CPUz em load, ou seja ja houve vdrop (certamente), entao tenho quase a certeza que da com menos Vcore, mas é como ja te disse vai colocando cada vez menos e testando a estabilidade com o interlburn ate encontrares um minimo!

Cumps
 
bOas! Baixei mais um bocadinho o vcore e no cpuz mostra 1.200 em idle e 1.216 em full. Vi agora que o VID é de 1.2875V
Será que não tenho a voltagem demasiado baixa?
Corri o intelburntest e está tudo bem...
As temps agora anda a rondar os 58º nos dois primeiros cores, e 50/48 nos outros dois.
 
Não nao esta baixo de mais, apesar do VID ser maior, portanto se vires que com essa voltagem ja esta tudo bem podes deixar estar, contudo podes ainda tentar baixar mais ou entao aumentar o OC :P
 
Back
Topo