OC a Athlon xp2600+ (A7N8X-X) (@2100 = xp3000+)

ruiascensao

Power Member
Boas pessoal..
Estou-me a aventurar um pouco no OC no meu athlon xp2600+.
A minha motherboard eh a A7N8X-X..
Esteve a correr até à data a 1900Mhz (166*11.5).
Baixei o multiplicador para 10,5 e aumentei o FSB para 200, ficando assim com 2100Mhz.
Corro o SP2004, e as temperaturas que me aparecem no everest são:

Placa mãe 21 °C (70 °F)

Processador 35 °C (95 °F)

CPU Diodo 50 °C (122 °F)

Não sei se estas temperaturas são aceitáveis. Digam-me vocês.. Digam-me também se tenho margem para aumentar mais um pouco..
Aceito sugestões :p

Já agora.. O teste corre-me durante algum tempo e depois dá-me este erro:
"Test 1, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922945 using 1024K FFT length.
FATAL ERROR: Rounding was 0.4996910095, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
Torture Test ran 11 minutes 30 seconds - 1 errors, 0 warnings.
Execution halted."
Qual o significado?
 
Última edição:
Penso que tenhas que aumentar o Vcore ou alguma tensão ("voltagem").

Também tens que ter atenção à frequência das memórias.

Voltagem do núcleo - 1.65V
Voltagem de entrada/saída - 1.6V

As memórias estão a 200Mhz, o que me leva a concluir que não valerá apena mexer mais no FSB do processador..

Não valerá também apena mexer no multiplicador?
O que acham dos valores das temperaturas?
 
Eu nunca tive um Athlon XP, mas penso que essas temperaturas sejam mais que aceitáveis. Penso que esses CPUs aquecem bastante.

As memórias são DDR400?
 
Boas pessoal..
Estou-me a aventurar um pouco no OC no meu athlon xp2600+.
A minha motherboard eh a A7N8X-X..
Esteve a correr até à data a 1900Mhz (166*11.5).
Baixei o multiplicador para 10,5 e aumentei o FSB para 200, ficando assim com 2100Mhz.
Corro o SP2004, e as temperaturas que me aparecem no everest são:

Placa mãe 21 °C (70 °F)

Processador 35 °C (95 °F)

CPU Diodo 50 °C (122 °F)

Não sei se estas temperaturas são aceitáveis. Digam-me vocês.. Digam-me também se tenho margem para aumentar mais um pouco..
Aceito sugestões :p

Já agora.. O teste corre-me durante algum tempo e depois dá-me este erro:
"Test 1, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922945 using 1024K FFT length.
FATAL ERROR: Rounding was 0.4996910095, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
Torture Test ran 11 minutes 30 seconds - 1 errors, 0 warnings.
Execution halted."
Qual o significado?

Isso é Prime95 certo? Significa que tens o CPU instável penso eu.
 
Boas!!

Eu quando testava a estabilidade dos meus XP-M 2500+/2600+ usava o programa TOAST. O prime deve fazer a mesma coisa, por isso não deve ser por aí.

Para aumentar a estabilidade tem de aumentar a voltagem da CPU (tendo em atenção as temperaturas, obviamente).
Para ver qual a temperatura máxima do seu processador, veja aqui, mas, quanto a mim, tentar mantê-lo sempre abaixo dos 60-65 ºC é o melhor, além de ser sugerida uma Max Case Temp de 85ºC.

Cumprimentos.
 
Ok.. Já aumentei a voltagem do CPU, as temperaturas practicamente não variaram.
Temperatura do processador - 38ºC
CPU Díodo - 51ºC
Por qual me devo seguir?
 
mete um divisor nas memórias para não atrapalharem
sobe o cpu simplesmente subindo o fsb e corrigindo a voltagem até ao ponto que entenderes
depois ve qual e o divisor que de te dê mais velocidade nas rams e que elas aguentem
por experiência própria DDR oem não faz muito mais que os 200

boa sorte, essa board era porreirita e fácil de utilizar por isso não deves ter problemas
 
Eu não entendo muito disto..
Meto um divisor nas memórias como assim?
O processador já está com o FSB a 200 que é a frequência a que está as memórias.. Não era essa a ideia?
 
Mas repara, se mantiveres o divisor 1:1, o FSB vai ser igual à frequência real das memórias.

Se as memórias estão na frequência máxima de especificação de fábrica (DDR400=2*200), e como as memórias DDR400 comuns não vão muito além dos 200MHz, é muito provável que por exemplo com um FSB de 210 as memórias já não fiquem estáveis (funcionando a DDR420).

O uso do divisor é para garantir que a frequência das memórias é sempre inferior a 200MHz (ou outra qualquer frequência estável), pois sabes que elas funcionam estavelmente com esse valor ou abaixo do mesmo. Assim, se houver erros/instabilidade, só pode ser do CPU ou da mboard.

Já com um valor superior (FSB 210 e DDR420, por exemplo) não conseguirias saber se era problema das memórias, CPU ou mboard. Terias que ter testado previamente as memórias com esse valor maior que 200 com o resto do sistema estável para excluir, à partida, instabilidade das memórias.
 
Última edição:
Esse cpu já é um tbred b aquecem pouco ;)
Penso que tem multiplicador 12.5x 166mhz fsb = 2075 mhz reais.

O multiplicador deve ser naturalmente bloqueado para cima.

Tive a ver e parece que existem 3 modelos de 2600+
http://hankfiles.pcvsconsole.com/answer.php?file=564

O meu conselho é meteres isso ao máximo do multiplicador e fsb 200. voltagem a 1.65 ou 1.7 máximo.
Ficas assim com fsb síncrono com as memórias :)

Tenho um 2100+ @ 2700+ 13x166 c\ voltagem 1.65 (até com 1.6 que é o default ele aguenta, mas prefiro assim fica mais estável numa msi kt3 ultra 2 -aru (raid, fsb 100/133/166)
e um 2500+Mobile @ 2400, 12x200, com voltagem tb mínima numa abit N7F-S (a mítica com soundstorm :D :D :D)
 
Como eu já tinha dito, o multiplicador estava no início a 11.5 e o FSB a 166.. O que eu fiz foi diminuir o multiplicador para 10.5 e aumentar o FSB para 200.
Só que quando tentei aumentar o multiplicado para 11.0, o computador não me arranca..
Algumas sugestões para a resolução deste problema?
 
Como eu já tinha dito, o multiplicador estava no início a 11.5 e o FSB a 166.. O que eu fiz foi diminuir o multiplicador para 10.5 e aumentar o FSB para 200.
Só que quando tentei aumentar o multiplicado para 11.0, o computador não me arranca..
Algumas sugestões para a resolução deste problema?

Então neste momento tenho já o FSB a 200mhz, só me adianta talvez aumentar o multiplicador, não? E ir ajustando com a voltagem, certo?

Acho que é isto.

Se mesmo com o aumento da tensão ("voltagem") não ficar estável, então deve ser porque o CPU não dá mais, ou porque a mboard/fonte está(ão) a limitar.
 
Back
Topo