OC a FX5900

avantix

Power Member
Boas,

Tou aqui com umas duvidas e gostava que me ajudassem.

Placa:
Gainward Ultra/1100 - Fx5900 Origem (300/700)
Drivers 53.06

Software: RivaTuner

1º Existem dois tipos de OC ? 2D e 3D ? de origem o Rivatuner reporta que a placa está em 2D(300/700) e 3D(400/700), qual destes tenho de ir alterando ?? os dois ??

2º Consegui fazer um 3dMark03 com os clocks a 2d(300/850) e 3d(420/850)
http://service.futuremark.com/compare?2k3=2024368
Mas agora não consigo repetir o teste, pois o 3dmark salta para fora ao fim do 2º jogo ...

3º Eu estava á espera de ver artefactos, ou algo de estranho nos gráficos, mas até agora a unica coisa que me acontece é o 3dmark03 saltar para fora, mas o 3dmark01 funca bem....

4º Temperaturas da "bicha" são de 43º Normal, e quando está em bench a 54º.. ainda tenho margem ?? (stock cooling)

5º que devo aumentar primeiro o Core ou a memory ??

Fico á espera da vossa juda para ver até onde isto vai... Gracias
 
Não mexas no setting de 2D.

Não sou nenhum expert de rivatuner, mas já li em qq lado pa evitar mexer nos settings 2D. Também a unica diferença que se vai notar é nos 3D.

Quando puseres os clocks 2D em default a maneira mais facil de testar é a seguinte:

- Aumentar memorias logo 10% e ir aumentando até aparecerem artefactos.
- Depois de teres o limite das memorias, o core é a mesma coisa, 10% logo, depois aos poucos, quando sentires a coisa instavel estas perto.

Isto ir testando com 3dmark sempre que mudas alguma coisa.
Atenção, pode nem dar os 10%, mas "normalmente" dá!
 
Última edição:
Avantix vê se consegues atingir estes valores da review, se conseguisses é porque essa placa veio um estrondo.

Pelos vistos já conseguiste ir dos 700Mhz de memória para os 850Mhz.

Nada mau.Mas chegar aos 925 da review era obra.

Quanto ao core, na review eles passaram de 400 para 490 , o que é apenas uma loucura.

MAs se atingires os 450 de uma ultra normal já não é mau.

Mas tenta puxar essa menina, faz bem os testes.

Good Luck...

Se isso correr bem, ainda desisto de uma 9800pro e vou para uma dessas só para o gozo de andar a puxar dela :D.

[][]
 
Última edição:
Bem cometi uma pequena loucura, mas acho que ainda dá mais...

Só tou a usar as Defenições 3D ... já percebi o que isso é!!!

Bem fiz detect settings no RivaTuner, para ver o que ele me dizia de máximo de OC, e ele disse-me isto: 500 / 902

como não quiz ariscar assim, baixeoi o core para 425Mhz e deixei a memoria nos 900:

http://service.futuremark.com/compare?2k3=2026995

Não tá mau ... continuo sem artefactos, e sem problemas nos gráficos....

quando saio do 3dmark e de jogos , a temp da grafica está nos 57º ... na sei se é muito...

O meu problema com o 3dmark03 (ia abaixo) devia ser do OC ao CPU ... pois agora baixei para 2100Mhz (tinha 2200) num 2600+, e ele já corre sem problemas...

Vamos ver se isto dá mais :P
 
Boas noticias sim sra :D

850mhz nas mems e uma optima noticia. Deve dar na boa para o mod da ultra, e capaz de sempre dar mais qq coisa, ja ke aumenta as voltagens.
 
Depois , põe a bios da fx5950 ultra da Leadtek, e pões isso, numa fx5950 ultra.

Com clocks de sonho :D .

Acho que para 40 bucks , esta é a placa a comprar.

Bate a 9600xt na boa, e só perde mesmo para uma 9800pro :001:.

Vai dando noticias, as mems a 900 é um delirio.

Tenta pelo menos levar o core aos 450 e depois inseres aquela bios, e tá andar, uma ultra de topo com uma malaica dessas.

Melhor ou igual só mesmo as 9500@9700 ou 9800@9800pro.

É a Nvidia a dar brindes ao pessoal.Marketing na certa.Pelo menos estas dão todas para fazer esse overclock e mod.

Enquanto as Ati era um tiro no escuro.

Acho que vou mesmo comprar uma :P .

Keep on touch...

[][]
 
Última edição:
Sem duvida abaixo da 9800pro deve ser a melhor soluçao. Eu como ja tenho a 9800pro nao me interessa .. mas para quem esteja a pensar dar na casa dos €200 .. e uma optima soluçao.
 
Tou a achar estranho ...

já consegui meter a placa a correr o 3dmark03 e uns joguitos com os settings a 450/920, mas o score no 3dmark03 foi inferior ao que tinha tido com os settings a (425/900) ....

mas continuo sem artefactos .. não quero é puxar mais... pois isto não é muito arejado... tenho de investir no arrefecimento ... :D
 
Resultados menores :D.

Põe em default :P.Vais ver o 3DMArk a subir.

Testa bem isso outra vez.

Põe o pessoal update.

Já agora, depois diz o máximo que obtiveste.

[][]
 
Originally posted by Neo
Resultados menores :D.

Põe em default :P.Vais ver o 3DMArk a subir.

Testa bem isso outra vez.

Põe o pessoal update.

Já agora, depois diz o máximo que obtiveste.

[][]

Pois, não percebi....

é normal ter resultados menores com aumento de clocks ???
Bem, vou colocar em defualt e vou voltar a ir subindo aos poucos....

O máximo que atingi sem artefactos foi: 460/935
Mas ainda dá mais .... eu vou fazer um 3dmark com estes settings para verem ... e vou puxar mais até ver os artefactos...
 
Originally posted by SwimmerBoy
Não percebi o k keres dizer com isto....

Tb já me aconteceu aumentar os clocks da grafica e ter um resultado inferior....
Ironia meus amigos ironia...:rolleyes:

Realmente estas 5900 parecem bastante boas, realmente a ter em conta para o top 5 de placas :)
 
Originally posted by SwimmerBoy
Explica lá isso sff
Ele disse akilo no gozo pelo facto de com os clocks superiores (presumindo k esta estavel) ter dado menor score final. Logo, pondo tudo a default ainda daria mais:D eu agora, seguindo a mesma onda, ate sugeria k ele fizesse underclock e era ver o score a disparar:D:D

Foi isso...
 
quando dá menos a partir de certo clock é porque não está estavel

elementar não ??

ou acham que só artefactos nos graficos é que são sinonimo de instabilidade no oc das graficas
 
Então explica-me como é k pode tar instavel um sistema que só subi cerca de 20mhz nas memorias da gráfica e no core sem tocar no cpu??

Só vejo k o problema esteja na fonte de alimentação
 
Back
Topo