OC a Intel Pentium D820

Boas pessoal!

Eu tenho um processador igual mas o meu não passa dos 3713MHz, FSB a 265, estando mesmo instável a esta frequência. Penso que se do que é mas queria que os mais entendidos dissessem algo sobre isto. Eu tenho 2GBs de memória PC2-5300 (333MHz) (4x512MB) em Dual-Channel mas há uma memória que é PC2-4300 (266MHz). Será que esta memória está a limitar o overclock? Tenho um sistema refrigerado a ar com 3 ventoinhas mas o cooler de origem da Intel.

Cumps
 
Boas pessoal!

Eu tenho um processador igual mas o meu não passa dos 3713MHz, FSB a 265, estando mesmo instável a esta frequência. Penso que se do que é mas queria que os mais entendidos dissessem algo sobre isto. Eu tenho 2GBs de memória PC2-5300 (333MHz) (4x512MB) em Dual-Channel mas há uma memória que é PC2-4300 (266MHz). Será que esta memória está a limitar o overclock? Tenho um sistema refrigerado a ar com 3 ventoinhas mas o cooler de origem da Intel.

Cumps

Diminui o racio das memorias face ao FSB. Já deve dar para subir um pouco mais o clock do cpu ;)
 
Diminui o racio das memorias face ao FSB. Já deve dar para subir um pouco mais o clock do cpu ;)

Como é que posso fazer isso? O rácio está a 1:1. Também já reparei no CPU-Z que a Rated FSB está a 1061MHz. Eu penso que a minha board tem limite de 1060MHz. Alguém me pode confirmar se é assim?

Cumps
 
Então tens ai um problema qualquer. Se as memorias dão 266 fsb, porque estao a dar problemas aos 265 ? Não é por ai que o pc nao está bem.
 


Aqui estão algumas informações. No CPU-Z em que mostras as características da memória, essa é a tal que só dá até 266MHz. Acham que deva por a frquência das memórias a 265 em vez dos 530? Assim o rácio deve ficar a 1:0.

Cumps
 
Última edição:
Experimenta relaxar os timmings das memorias. Estás a correr as memorias a 265 com os timmings SPD delas para 200. Experimenta meter os CAS a 4 e ve se resolve o problema.
Tal como dissemos para os outros D's, monitoriza as temperaturas.
 
As temperaturas máximas que registei foram 66-67º. Acho que a minha board não tem opção para modificar os timmings.

Cumps

EDIT: Até agora só consigo fazer 3432MHz estáveis. Vou deixá-lo assim mais uns dias para ver se fica instável.
 
Última edição:
Boas,
Acho que o que te está a dar instabilidade no teu sistema são mesmo as temperaturas, porque nos CPU's as temperaturas não devem passar dos 60ºC. A solução para este problema é ou retirares o OC, ou se o quiseres manter, compra um cooler novo. Por 20€ comprar o Arctic Freezer 7 Pro, que é bem previligiado.
 
Pois também penso que seja essa a razão. ~70º é muito quente para qualquer componente funcionar correctamente na minha opinião. Vou deixar a 3.4GHz e mais tarde compro um cooler. Ainda vou comprar uma 8800GT primeiro.

Cumps
 
Back
Topo