OC a P4 3.2GHz, nao passa dos 3.6

A P A C H E

Power Member
Boas...

Ontem decidi fazer um OC mais rigoroso com o meu CPU um P4 3.2GHz Prescott, fui logo para os 3.45GHz, testei com o Intelburntest e ORTHOS e o sistema estava perfeitamente estavel. Aumentei um bocado mais o FSB (e o Vcore para os 1.4) e cheguei aos 3.6GHz, testei, mais uma vez estava perfeitamente estável, joguei GTA IV, CoD4 corri 3DMark para alem de ter corrido também o Intelburntest e o orthos e deixei o PC toda a noite ligado. Hoje decidi aumentar mais um bocadinho tentei 230x16, o PC não estava estável, reiniciei aumentei o Vcore para o nível seguinte (1,415, acho eu), continuava a não estar estava estável.

Aqui vao uns screenshots

Iddle (Vcore no CPU-Z aparece sempre a subir e descer, variando entre 1.344 e 1.299, na BIOS esta a 1.400, o normal é 1.38)


Full Load (Intelburntest) (Vcore no CPU-Z aparece sempre a subir e descer, variando entre 1.344 e 1.299, na BIOS esta a 1.400, o normal é 1.38)



O CPU nao passa dos 50ºC, e normalmente no Orthos e Intelburntest nao ultrapassa os 48ºC, postanto este é mesmo a temperatura maxima

Sistema:
MB:Gigabyte GA-8I915P Duo
RAM: 2x1GB DDR2 533MHz
Grafica: XFX 8600GT XXX com OC
Fonte: OEM 350W (que vergonha, não me batam)
Cooler: Stock da Intel
Disco Rigido: Hitachi 160GB
 
Última edição:
Diminui a frequência das memórias que elas tendem a aumentar automaticamente com o processador.

De restou podes aumentar a voltagem mais um pouco (1.45v) e volta a experimentar.

:cool:
 
Diminui a frequência das memórias que elas tendem a aumentar automaticamente com o processador.

De restou podes aumentar a voltagem mais um pouco (1.45v) e volta a experimentar.

:cool:

quanto á frequencia das memorias, nao consigo diminuir mais, se diminuir mais o sistema nem faz boot. Elas neste momento, a 3.6GHz, estao a 225x2, ou seja, 450 mas podem ir facilmente até 533MHz uma vez que funcionam a essa frequencia normalmente, ou estarei enganado?

Já agora qual é a voltagem maxima para na queimar/reduzir tempo de vida do CPU?

EDIT: As temperaturas come é que estão? Por aquilo que tenho ouvido falar dos Prescott's e uma vez que tenho stock cooler acho estas temperaturas boas, mas é sempre bom ter algumas opiniões
 
Última edição:
quanto á frequencia das memorias, nao consigo diminuir mais, se diminuir mais o sistema nem faz boot. Elas neste momento, a 3.6GHz, estao a 225x2, ou seja, 450 mas podem ir facilmente até 533MHz uma vez que funcionam a essa frequencia normalmente, ou estarei enganado?

Já agora qual é a voltagem maxima para na queimar/reduzir tempo de vida do CPU?

EDIT: As temperaturas come é que estão? Por aquilo que tenho ouvido falar dos Prescott's e uma vez que tenho stock cooler acho estas temperaturas boas, mas é sempre bom ter algumas opiniões

Estás certo penso eu.

Quanto ás voltagens tudo varia consoante a temperatura...

Quanto mais voltagem = Mais quente fica o processador.

Se tiveres um bom sistema de refrigeração e isso tiver fresquinho podes ir sempre aumentando um bocado.. Testa com o Orthos ou assim... Depois quando começar a atingir os limites do processador páras de meter voltagem.

Se tiveres WC é um mimo.. Podes meter bem mais voltagem porque as temperaturas não sofrem picos tão grandes em idle e full como sofrem a air cooling...

Cumps e boa sorte nisso.

Respondendo ao teu edit: As temperaturas estão óptimas para esse processador, nem no meu estava tão fresco a WC.. (apesar de estar a levar com 1.45v em cima :P)

Podes aumentar mais fsb e vcore sem problemas.. Quando isso em full começar a atingir os 65graus começas a por o pé no travão da voltagem e a ires diminuindo até estabilizares...
 
Última edição:
agora aconteceu-me uma coisa que nao estava á espera, aumentei o FSB para 230, gravei a BIOS o PC reiniciou e logo no boot foi abaixo e voltou a reiniciar com tudo em default. Pensei que nao tivesse Vcore, aumentei para 1,42 e continuava a nao fazer boot e areiniciar com tudo em default, dei-lhe ainda mais Vcore, 1,43, aconteceu o mesmo.

Voltei a tentar com FSB a 225, Vcore a 1,40, que foi da ultima vez em que ele fez Boot e estava perfeiteamente estavel, no entanto nem assim fez boot, voltou a reiniciar e ficar tudo em default. Reduzi ainda mais o FSB, para 218, aconteceu o mesmo nao fez boot e reiniciou com tudo em default.

Uma vez que andou 2 dias com FSB 225, Vcore 1,40 e estava estavel nao percebo o porquê disto.

Será da fonte?
 
Boas...

Bem, ontem tentei outra vez fazer OC, e lá consegui, aumentei tal como da outra vez para FSB 225 e Vcore a 1,4.

Tentei entao FSB 230 com o mesmo Vcore, estava instavel reiniciava durante o IntelBurnTest, tal como acontecia antes, decidi então ir aumentando as voltagens, mas nunca ficava estavel, aumentei agora o Vcore para 1,5 e ficou estavel. As temperaturas em full mal passam os 50º, sendo o maximo que vi no IntelBurnTest 54º.

O qua acham do Vcore esta muito alto?? Devo continuar a subir o FSB? Ouvi dizer que o recomendado era 1,5 no maximo, mas como este CPU é antigo nao sei se o valor é o mesmo, já que estes CPU's em default têm uma voltagem maior que os de hoje em dia.

Já agora reparei que no CPU-Z o Vcore nunca passa dos 1,39, ou seja, o Vdrop (acho que é o termo correcto para isto, mas nao tenho acerteza) é de 0,1? Não é um bocadito grande?

Cumprs

EDIT: fiquei espantado sem OC no 3DMark05 tinha cerca de 5000 marks, agora faço 8200. Grande difereça mesmo, nao estava á espera
 
Última edição:
Sim o vdrop nessa board é realmente muito grande, a não ser que exista alguma opção na bios que está ligada para ele diminuir o fsb e vcore quando está em idle. No meu faz isso.

A board que tens acho que tb não é muito estável para andar a puxar o cpu. O problema dos reboots pode ser derivado disso. podes tb ter que auemntar a voltagem do NorthBridge da board para ela conseguir lidar com tanto fsb.

Se pudesses meter pics da bios ajudava um pouco.


Cumps
 
Sim o vdrop nessa board é realmente muito grande, a não ser que exista alguma opção na bios que está ligada para ele diminuir o fsb e vcore quando está em idle. No meu faz isso.

A board que tens acho que tb não é muito estável para andar a puxar o cpu. O problema dos reboots pode ser derivado disso. podes tb ter que auemntar a voltagem do NorthBridge da board para ela conseguir lidar com tanto fsb.

Se pudesses meter pics da bios ajudava um pouco.


Cumps

Não tenho como tirar fotografia, no entanto encontrei na net uma foto da BIOS

Tech_20041125_PX_RGB_Pic2.jpg


Estas são as UNICAS opções que têm a ver com OC

Na minha BIOS está

C.A.M. - Normal (Não sei o que é)
Robust Graphics Booster - Auto (nao sei o que é)
C. I. A. 2 - Disabled (não sei o que é)
CPU Host Control - Enabled (opção que desbloqueia o controlo manual do FSB)
CPU Host Frequency (MHz) - 230
Memory Frequecy For - 2.00
Memory Frequency - 460
DIMM Overvoltage Control - Normal
PCI-E Overvoltage Control - 100MHz
CPU Voltage Control - 1,5
Normal CPU Vcore - 1,38

Cumprs
 
mas achas que posso ir copntinuando a aumentar o FSB? Ou o Vcore esta muito alto já?

Bom o fsb aumentas sim, mas até te dar instabilidade, depois reduzes até onde estava estável. Em relação ao vcore não estou muito dentro dessa geração da intel pois nessa altura tinha amd ;).

Cumps e bom natal
 
Back
Topo