OC a P4 Northwood + p4c800 Deluxe

cpe

Power Member
Viva, tou a tentar OC o meu CPU mas não consigo..alguem me pode dar uma ajuda?
O caso é o seguinte:
já tive o Oc a 3.2 mas entretanto mudei as mems (para melhor esperava eu) mas pelo vistos fiquei pior. Agora nem consigo que a board faça restart apos alterar os valores.
as specs são as seguintes:

CPU:nortwood 2.8C
mems:2x512 patriot a 2.3.2.5 @200
2x512 OCZ a 2.3.2.5 @200

ora pelo que vi ambas as mems suportam até 250mhz e a board (por sinal umas das melhores para OC dentro do Chipset 875) tambem suporta mais.

o que estou a fazer de errado que desta vez nem consigo que a bios arranque apos a alteração de valores apenas usando o asus AI OC em 5%.
será os timmings da memórias? terei de dar mais voltagens as mems?
 
Mostra aí screenshots do cpuz para eu me orientar.

Esse cpu tem q multiplicador?

Mete as Rams @ 2.9V ou 3V e experiments 2-3-2-6

Posta aqui as temperaturas do cpu e motherboard.

cumps
 
Mostra aí screenshots do cpuz para eu me orientar.

Esse cpu tem q multiplicador?

Mete as Rams @ 2.9V ou 3V e experiments 2-3-2-6

Posta aqui as temperaturas do cpu e motherboard.

cumps
viva,
o multi é 14 como é intel batatas por aqui nao me safo
as rams a 2.9v ainda vá agora a 3v é capaz de ser demais as patriot podem aguentar mas as OCZ nem pensar nisso é bom e lá se vai um 1GB:007:
as temps neste momento estão a 35º e 36º respectivamente processador e board.
tenho 7 vents de 80mm TT e mais um TT big tycoon sobre o processador e 1 Zalman sobre a gra´fica.
vou tentar fazer umas alterações a bios e já volto...

aqui ficam os screens:
http://img96.imageshack.us/my.php?image=cpuzwa0.jpg

ja tentei alterar as coisas mas parece me que estou a fazer algo mal porque consegui arrancar com ele mas depois levei aqueles horriveis ecrans azuis do XP.
 
Última edição:
o que estou a fazer de errado

Respondeste à tua própria pergunta:

usando o asus AI OC em 5%.

"Home qué home" faz OC em modo Manual.

Esse cpu tem q multiplicador?

CPU:nortwood 2.8C

Northwood A - FSB400
Northwood B - FSB533
Northwood C - FSB800

Sendo o FSB dos P4 um bus QDR (4*200=800)

14*200=2800 :D

Mete as Rams @ 2.9V ou 3V e experiments 2-3-2-6

Não dá. O máximo é 2.85V, 2.83V reais.


as rams a 2.9v ainda vá agora a 3v é capaz de ser demais as patriot podem aguentar mas as OCZ nem pensar nisso é bom e lá se vai um 1GB:007:

Pois, se te deixasses de automatiquisses descobrias que na BIOS só podes escolher de 2.55 a 2.85V com incrementos de 0.1V, portanto nem aos 2.9V chegas. E os chips dessas memórias aguentam com 2.9/3V.

Acho que devias começar por ler o manual para obteres a explicação das opções que vão aparecer quando escolheres o modo [Manual] na BIOS.
 
ora pelo que vi ambas as mems suportam até 250mhz

Viste mal :)

Se for um bom par talvez consigam ate fazer isso mas nunca com menos de 3,2v, portanto com essa mboard precisavas de vmods.

Baixa o divisor das mems de 1:1 para 5:4 e deixas de ter os blue screens.

EDIT: Vi agora que tas a usar os 4 sticks, com 4 sticks nunca vais conseguir passar dos 200 nas mems. Se conseguires fazer os 200 com cas2 ja é bom.
 
Respondeste à tua própria pergunta:



"Home qué home" faz OC em modo Manual.





Northwood A - FSB400
Northwood B - FSB533
Northwood C - FSB800

Sendo o FSB dos P4 um bus QDR (4*200=800)

14*200=2800 :D



Não dá. O máximo é 2.85V, 2.83V reais.




Pois, se te deixasses de automatiquisses descobrias que na BIOS só podes escolher de 2.55 a 2.85V com incrementos de 0.1V, portanto nem aos 2.9V chegas. E os chips dessas memórias aguentam com 2.9/3V.

Acho que devias começar por ler o manual para obteres a explicação das opções que vão aparecer quando escolheres o modo [Manual] na BIOS.

respondo te:
depois de ler o teu post percebi claramente o quiseste dizer.
como atras referi já o tive oc a 3.2 com outras mems e com latencias mais altas é verdade mas já não mexia na minha maquina a quase 2 anos, por isso é normal ter esquecido algumas coisas, até porque as novas bios nada tem a ver com estas mais antigas.
Claramente tens razão, devia ter feito manual mas queria nem que fosse 1 vez usar a porra do AI ASUS OC para puder comentar e/ou criticar (não tenho por habito comentar/recomendar/sugerir qualquer coisa sem antes experimentar).
Quanto as voltagens, tal como referi eu sei que elas dão 2.9v/3v e provalvelmente até mais mas e mais uma vez com referiste a bios apenas permite 2.85v/(2.83v reais).Quando ao recurso que propoes, tenho 2 problemas em relação a isso:
1- o manual pouco ou quase menhuma informação acresceta aquela que já sei...
2- uso a ultima bios disponivel na ASUS, logo beta, logo com alguns campos novos que nem no manual aparecem logo será inutil recorrer a tal recurso.
Mas o teu post alertou me sim e, - nesse aspecto tenho realmente de te agradecer - para o erro que estava a fazer e para o qual o teu post me alertou. O facto de configurar mais vezes maquinas alheias desta vez jogou contra mim, mas seguindo o teu raciocinio já comecei a recordar as pequenas particularidades da board que possuo.a minha duvida agora vai no sentido de quais as latencias melhores?


2-2-2-5 @200
2-3-2-5@210
2.5-3-3-6@230
3-3-3-6@250

grato.
 
@cpe XBLK com latências 2-3-2-5? Isso é mesmo típico das LLK :X que usam chips Winbound CH-5/6

Mesmo que sejam TCCD, estás a misturar um par de TCCD com outro que não deve ter nada a ver. Assim, vais precisar de tensões mais elevadas (CH-5/6) e timings mais altos (TCCD) para poder ter os 4 módulos ao mesmo tempo.

Acho que te devias ficar pelas TCCD. São as melhores para Intel.
 
@cpe XBLK com latências 2-3-2-5? Isso é mesmo típico das LLK :X que usam chips Winbound CH-5/6

Mesmo que sejam TCCD, estás a misturar um par de TCCD com outro que não deve ter nada a ver. Assim, vais precisar de tensões mais elevadas (CH-5/6) e timings mais altos (TCCD) para poder ter os 4 módulos ao mesmo tempo.

Acho que te devias ficar pelas TCCD. São as melhores para Intel.

viva, levantaste 1 ponto importante para mim como posso confirmar isso. o everest não me diz nada de mais....qual o programa que me pdoe dizer isso?
grato
 
no cpuz dá me os valores que pos anteriormente.
neste momento estao as patriot a 2.2.2.5 @200mhz e não me diz mais nada se são llk ou xblk etc. pelo menos no site da patriot e pela referencia correspondem as xblk...mas gostava de confirmar...
as OCZ são 4001024eldcpe-k e são o elo fraco da cadeia mas já tenho mais 1 kit de patriot a caminho ;)
 
Última edição:
Alguem está a vener um OCZ DDr booster por 5€...acho que é o WindWalker..

Se tens esse kit 2x512Mb elas tem q dar prai 240 ou 250...dependendo dos chips..

Ha e mete OC manual..

abraço
 
obrigado, eu sei que no maximo dos maximos as OCz dão 240, mas como não sei se fico com estas ou as patriot que estão em RMA, por enquanto vou tentar assim ate por estas em principio irao migrar para o meu sistema 939...
 
Back
Topo