OC a Pentium D 925 @3.00Ghz - Temperatura

Bruno_007

Power Member
Ora boas.

Estou-me a iniciar no OC no meu 1º cpu e como tal precisava da vossa experiência ou conhecimento, mas no entanto porém por aqui já consegui um aumento em perto de 30% da velocidade de origem, estável sem ter tido aumentado a voltagem muito, e se aumentei foi em 0.03 e foi para atingir estabilidade. Deverá dar mais e tenho intensões de continuar até o cpu se der em +/- 62Cº em full load, mas não é essa a questão.

O que queria saber era se conheciam algum programa que monitorize a temperatura do CPU, e que quando chegue a um valor limite definido o speaker da NB apite ou faça algum som no PC. :p

Isto porque não quero estar aqui em frente ao PC sem fazer nada enquanto o Prime95 faz obra...
 
Última edição:
tens o real temp, ou o core temp pa veres as temperaturas...ja agora kal e a tua board?
Tanto o Core temp como o Real temp não funcionam com a série 4 e D, por isso estão automaticamente discartados.

A board é a que vês no My System.

E já agora acho que vou ficar pelos 3902Mhz, ou se for mais será até perto dos 4000Mhz, mas já está satisfatório para mim. Mais longe só com um cooler melhor.

Agora o problema será com as memórias ram... É quase certo não as conseguir pôr a 1040 Mhz para manter o rácio 1:2, certo?

Sendo assim qual o rácio que deverei usar para tentar tirar partido de uma melhor performance?
 
Última edição:
Um cpu igual ao teu já teve nas minhas mãos, bateu os 4.8 e ficou com os 4.5 estáveis...

Portanto...
Portanto... Não posso chegar a esse valor sem sair de temperaturas recomendadas. :p
Estou com 44ºC em idle mas vai aos 64Cº em full load após uma meia hora de Prime95. Por isso acho que vou ficar com o valor final de 3975 Mhz a 1,33V. Dou-lhe mais se investir num novo cooler.

Agora a questão da ram mantêm-se... Qual o melhor rácio? Acho que as minhas team elite não vão a um total de 1060 para o racio 1:2 manter-se...
 
Portanto... Não posso chegar a esse valor sem sair de temperaturas recomendadas. :p
Estou com 44ºC em idle mas vai aos 64Cº em full load após uma meia hora de Prime95. Por isso acho que vou ficar com o valor final de 3975 Mhz a 1,33V. Dou-lhe mais se investir num novo cooler.

Agora a questão da ram mantêm-se... Qual o melhor rácio? Acho que as minhas team elite não vão a um total de 1060 para o racio 1:2 manter-se...

tenta sempre por a 1:1, o que me parece impossível para um P4

Por isso tenta 1:2 que tbm é estável...

Põe as rams a latências baixas(tipo 667) e depois de veres o máximo do cpu é que vês o máximo das rams...

Uma coisa de cada vez...
 
tenta sempre por a 1:1, o que me parece impossível para um P4

Por isso tenta 1:2 que tbm é estável...

Põe as rams a latências baixas(tipo 667) e depois de veres o máximo do cpu é que vês o máximo das rams...

Uma coisa de cada vez...
Exacto, mas já cheguei ao "máximo virtual" pois não tenho uma solução de cooling mais eficaz até ver para ele manter-se ok sem lhe prestar muita atenção.

Logo ou uso o rácio 2:3 em que a ram está a 795, ou posso procurar outro rácio mais abaixo ou acima. 1:1 é impossível até ver, teria que ter a ram a 530. 1:2 também não me parece que vou alcançar já que preciso 1060.

Então não sendo possível o rácio 1:1 ou 1:2 qualquer um serve desde que a frequência da ram esteja a 800 ou acima, ou nem por isso? :p
 
Última edição:
Exacto, mas já cheguei ao "máximo virtual" pois não tenho uma solução de cooling mais eficaz até ver para ele manter-se ok sem lhe prestar muita atenção.

Logo ou uso o rácio 2:3 em que a ram está a 795, ou posso procurar outro rácio mais abaixo ou acima. 1:1 é impossível até ver, teria que ter a ram a 530. 1:2 também não me parece que vou alcançar já que preciso 1060.

Então não sendo possível o rácio 1:1 ou 1:2 qualquer um serve desde que a frequência da ram esteja a 800 ou acima, ou nem por isso? :p

Tenta encontrar racios do tipo...

3:2

5:4

4:3

Capiche? :D
 
Tenta encontrar racios do tipo...

3:2

5:4

4:3

Capiche? :D
Ya... Better. :D

Vamos ver o que elas dão agora...
Já agora, só para transformar o paleio que disse em imagens:


semttulo3dr8.jpg
<-Valor 1M s/OC | Valor 1M c/OC->
semttulo2yn2.jpg


semttulo1ro4.jpg
semttuloij8.jpg

FBWH BenchTool (Crysis Warhead)
//////////// Resumo \\\\\\\\\\\\\

13-10-2008 15:50:16 - Microsoft Windows XP Home Edition Service Pack 3

DirectX 9.0c MAINSTREAM 3X @ Mapa: ambush @ 0 1280 x 1024 AA 0xx
==> Framerate [ Min: 9.84 Max: 53.96 Med: 37.86 ]
Depois do OC ao CPU @3975 Mhz
//////////// Resumo \\\\\\\\\\\\\

14-10-2008 19:44:19 - Microsoft Windows XP Home Edition Service Pack 3

DirectX 9.0c MAINSTREAM 3X @ Mapa: ambush @ 0 1280 x 1024 AA 0xx
==> Framerate [ Min: 25.52 Max: 68.19 Med: 49.05 ]

É ir tratar o ram amanhã, por agora fica assim.
 
Última edição:
Parece que a performance subiu e muito...

Fiz 27 segundos com o cpu a 4.7 se bem me lembro...

Força com isso!
Subiu, e é algo que se nota plenamente no Crysis Wars a nível de fps e fluidez. Até a placa gráfica aquece mais, dantes não saía dos 76Cº a jogar na definição gráfica "Best Performance" no multiplayer, agora sobe aos 83Cº.

Sempre era o desgraçado do meu cpu a atrasar a carroagem toda. :D
usa o da board k da o asus probe, e estas com o cooler intel? com pra um cooler melhor pa isso um xigmatek achilles:D e bomba com isso
Só precisas de ver o My System que tenho lá também o cooler, mas parece que já não é suficiente para o serviço que quero dar ao cpu. :p

Ok talvez tente com o asus probe, só tenho o AI Suite instalado. É porque quero meter o Prime95 a correr umas tantas horas para ver como se comporta o sistema.
 
Subiu, e é algo que se nota plenamente no Crysis Wars a nível de fps e fluidez. Até a placa gráfica aquece mais, dantes não saía dos 76Cº a jogar na definição gráfica "Best Performance" no multiplayer, agora sobe aos 83Cº.

Sempre era o desgraçado do meu cpu a atrasar a carroagem toda. :D
.


Pois, tens um sistema muito parecido ao meu =(

A minha gráfica nem chega a ser utilizada a 40% =|

Esqueci-me de dizer que quando fiz essa sessão de bench ao pentium D tava com um thermalright ultra extreme...
 
Bem afinal as Team Elite que aqui tinha saíram-se MUITO melhor do que eu esperava... Rapidíssimas a atingir o valor que eu queria:

semttulo1hy9.jpg


E isto apenas a 1.8V! Já estou a correr o Prime95 há uns bons minutos e mais tarde meto-lhe o memtest a ver se está tudo ok. Há mais algo que possa fazer? Talvez tentar baixar os timmings com mais voltagem? Ou está bom assim?

E mais tarde, talvez após verificar que o sistema está estável, vem o Veredicto Final... :D

Edit: Essses 1.8 acabaram por se transformar em 2.0 porque passado alguns minutos o PC freezava. A ver como fica agora...

Edit 2: Nem 2.05V chegaram para impedir o PC de freezar após algum tempo. Só vou experimentar até 2.1V, se não lá tenho que aumentar os timmings.
 
Última edição:
Há alguma regra que deva obedecer quando modifico os timings?
É que a única coisa que associo aos timings é que quanto maior os valores mais tempo demora a fazer o serviço. :p

Estou a experimentar a 2.1V 1º sem mexer nos timings...

Edit: A 5:5:5:18 e a 2.0V também voltou a congelar uma meia hora depois... Continuo a aumentar os timings e a voltagem a ver se se torna estável ou não vale a pena? É mais porque agora não ando com muito tempo, e valorizo mais a opinião de quem sabe disto... :p
 
Última edição:
quando vires que o aumento de voltagem nao faz diferença, relaxas os timings
experimenta algo com CL6; se nem assim ficar estável só mesmo baixando o OC
 
Bem... Estabilizou com 2.1V e 6:6:6:18. Agora... Aguenta com 2.1V em cima sem algum tipo de cooling?

E... Vale a pena manter com CL6 só para manter o rácio 1:2? Não ficaria melhor com uns poucos mhz a menos e com CL5? Ou isso é algo que tenho que experimentar?
 
sim, talvez renda mais baixares os timings, frequencia e tensão

quanto ao aquecimento n sei, uso as minhas com 1.8v para o dia a dia e estão frescas ao toque.
o máximo que dei durante um periodo grande foram 1.9v, visto nao escalarem com mais volts.
 
Ok obrigado pelas opiniões e dicas. Já têm mais um overclocker ambulante pelas ruas... :p

Bem mas continuando com as experiências, a 5:5:5:18 e a 2.1V o PC já não congela, mas acaba por dar erro no Prime95. Talvez... com 2.2V fosse ao sítio, mas é algo que então preciso de pôr lá o dedo. :p
 
Back
Topo