OC a Pentium D 925 @3.00Ghz - Temperatura

Ora bem, já há algum tempo que tinha a intenção de tentar chegar aos 300FSB no meu cpu (atingindo um OC de 50%). Para isso levei algum tempo a pensar no cooling que ia adoptar. Após ponderar entre WC e Air, acabou por vir um TRUE 120 +2 fans, por ter pouco espaço na minha caixa actual para montar a bomba e o reservatório lá dentro, pelo menos.

Chegada a encomenda a casa, e o cooler e as fans montadas, apontei as temps que tinha no momento para comparar com o cooler que tinha antigamente, um AC7 Pro, que mantinha o cpu a cerca de 62Cº em Full Load. Agora no TRUE obtenho o seguinte, com a caixa aberta (3975Mhz, 1.352V):

◄ idle | load ►

Vendo as temperaturas bem simpáticas deu-me confiança para até aos 1.5V caso fosse preciso, o que aconteceu. Usei 1.55V na bios, e com o vdroop já aplicado ficou-se pelos 1.494V em windows. E a 4.5Ghz lá consegui fazer -30seg no superpi :p:



Entretanto para uma setting 24/7 fiquei-me pelos 4.2Ghz a 1.408V, e com as rams a 934Mhz 5-5-5-12, com default voltage (1.8V).

Agora até me conseguirem convencer do contrário fico-me por aqui, não vejo grande razão para tentar atingir um valor maior já que quero algo estável e razoável para o dia-a-dia. :)

No entanto tenho cá por casa um Celerom D 336 a 2.8Ghz parado, por isso um dia destes talvez vá ver o que ele dá. O que não me motiva a fazê-lo já é a colocação da massa térmica depois. Pensava que era fácil e tal espalhar uma camada fina pelo cpu e pelo heatsink com um cartãozinho, mas ainda perdi mais de meia hora a fazer isso e nem sei se ficou bem aplicado, que a pasta parece que já tava a ficar seca de tanto alisar! :p
 
Hum.. Tempting, tempting... Sempre era um marco a atingir na forma de lembrança mais tarde. :p

Bem, então neste domingo parece que tenho razão para ir até perto dos 1.6V se as temps o deixarem. E mesmo que não consiga subir o clock muito mais, uma cópia nova do Windows deve ajudar com menos uns milésimos de segundo no final, já que tenho sempre alguns processos abertos que são tralha, por exemplo o punkbuster.

Ah e obrigado por teres comentado o resultado do meu cpu. Eu próprio não sou muito activo no fórum em termos de comentar algo. Às vezes, mais por preguiça, limito-me a apenas criar uma ideia para mim sem a demonstrar/escrever no fórum. :p
 
Hum.. Tempting, tempting... Sempre era um marco a atingir na forma de lembrança mais tarde. :p

Bem, então neste domingo parece que tenho razão para ir até perto dos 1.6V se as temps o deixarem. E mesmo que não consiga subir o clock muito mais, uma cópia nova do Windows deve ajudar com menos uns milésimos de segundo no final, já que tenho sempre alguns processos abertos que são tralha, por exemplo o punkbuster.

Ah e obrigado por teres comentado o resultado do meu cpu. Eu próprio não sou muito activo no fórum em termos de comentar algo. Às vezes, mais por preguiça, limito-me a apenas criar uma ideia para mim sem a demonstrar/escrever no fórum. :p
arranja umas mems que deem 600 e vais ver o pi a baixar sem aumentares o clock do cpu :D
tweaks que podes fazer:
instalaçao nova
desligar o processos que nao fazem falta
gestor de tarefas por o super PI em prioridade maxima e talvez selecionar so 1 core ,
costuma dar melhores resultados
desligar o explorer

cumps.
 
Última edição pelo moderador:
Apenas criando um novo profile no windows, para não o ter de instalar noutro disco, mantendo cerca de 16 processos vitais a executar, e subindo a voltagem um pouco, lá foi dar nisto:



É só fazer a validação agora e fica o assunto arrumado. :)
Back to the 4.2Ghz now... :p
 
Desculpem reviver o tópico mas tenho progressos interessantes, e algumas dúvidas para tirar.

Basicamente comecei novamente a campanha de fazer overclock ao meu CPU, mas agora a usar outras capacidades que desconhecia. É sabido que os processadores variam o multiplicador conforme a carga dele, mas a minha BIOS não tinha a opção de o modificar, estava sempre fixo nos 15. Há uns dias atrás espreitei o AI Suite e reparei que o programa tinha uma opção para mudar o multiplicador, de 12 até 15, como deveria aparecer na BIOS, e então, que foi o que tive a fazer há pouco, mudei o multiplicador para 12, continuei com a mesma voltagem que era necessário para os 4.2Ghz, e lá fui subindo o FSB para tentar chegar a um racio 1:1 com a RAM, ao que cheguei a isto sem grandes problemas:



Era um resultado que já chegava para comparar com o ratio que tinha a 4.2 x15, 3:5.

Então fui fazer o benchmark de memória do everest e compará-los, só que ele apresentou uns resultados que não sei se devo confiar, basta olharem para a a primeira SS, a x15 e respectivo ratio, e a segunda, x12:



Ele diz-me que tenho o CPU a 5330Mhz, frequência que também aparece no POST, memórias a 888Mhz (estes 2 valores só podem estar bugados), e obtenho claramente melhores resultados de Write e Copy.

Com a situação explicada, agora queria pedir a vossa opinião sobre duas dúvidas que tenho:

1ª- O resultado do benchmark com o FSB:RAM a 1:1 é credível? Tem lógica que a 3:5, com mais 100 (guiei-me pela SS que estava mal) 224Mhz de frequência e CL5 não consiga superar o valor de Read e ficar significativamente abaixo do de Write e Copy?

2ª- Se a 1ª resposta for positiva, vale a pena continuar assim e perder a "dança" dos 15<->12, que supostamente é para poupar energia, ou aliviar o CPU de uma carga excessiva?

E mais logo vou experimentar os outros multiplicadores, para ver onde o CPU quer ir, mas aí se calhar já não posso contar com o 1:1 ratio.
 
Última edição:
Ahhh! E o mais estranho de tudo: experimentei jogar uns jogos com essa configuração, e por estranho que pareça todos corriam em "speedmode", tipo velocidade mesmo fora do normal do estilo de gameplay.

Dei conta disso no multiplayer do Crysis Wars, conseguia correr mais rápido e disparar mais rápido que os outros, sem nunca ser identificado como cheat ou algo assim. O único senão era que via todos os jogadores a laggar, em vez de andarem teletransportavam-se, até veículos. Parecia que eles lagavam de forma a que conseguissem acompanhar-me.

Ah e mais engraçado: experimentei o Crysis Warhead em Enthusiast, e logicamente tinha uns 20-10FPS. Mas aquilo estava rápido, de que maneira que parecia que tava a jogar a uns 60FPS. Não tinha lentidão a virar a mira por exemplo, estava perfeito. Consequência disso: as vozes misturavam-se quando havia várias falas, porque não acabava uma começava logo outra. :p

E ainda experimentei o DiRT. Aquilo em vez de carro de rally parecia um F1! Tinha as vezes mini-breaks, que davam um boost do caneco ao carro. :D

Estes dois jogos crasharam após algum tempo, por isso indica instabilidade em algo. Mas é engraçado jogar assim. :D
 
Back
Topo