OC a q6600 / p5k-pro/ teamelite ddr2 800

Starrk

Power Member
Oi malta, aqui vai mais um topico sobre o q6600...

tive o processador a 3.2 durante prai 6 meses, estavel no pr95, quando descobri o intel burn test, lá fui de testar o bicho outra vez, e descobri que não estava tão estavel como eu pensava. vai dai aumentei a voltagem e resolvi o problema.
A questão é que o bicho do OC renasceu, e agora quero ver o que é que isto consegue dar.

Parti então para os 3.4. Neste momento o OC está estavel e já sobreviveu com sucesso a 100 intelburntest's. os valores que tenho na bios são: cpuv=1.39375 DramV-2.00 e NBv 1.35


O cpuz dá-me 1.368 em idle e 1.344 em full. a temp max do CPU em full foi de 62º.

O meu medo antes de avançar mais é o vdrop ser muito grande, alguem sabe de algum pencil mod para esta board (não me vou meter em soldaduras)?


Axam que consigo puxar isto até aos 3.6?

ps. o vid do CPU é 1.300
my.php
 
Isso do Vdrop é psicológico. Aumentando o valor de base na BIOS o valor de Vcore, já descontado do Vdrop, aumenta na mesma.

O Vdrop até é algo que a Intel impõe aos fabricantes de mboards. Não será por acaso.
 
Eu gostava de saber era os pontos de medição de voltagem do cpu e das memórias nesta mesma board... Já à algum tempo que ando a pesquisar pela net mas ainda não encontrei nada...
 
isso quer dizer que se eu na bios puzer 1.6 mas o cpuz disser que só estão 1.49 eu estou seguro?

outra duvida, ter as memorias a 5:6 é pior que 1:1 em termos de performance?
Vale mais ter as mems mais lentas mas com os timings mais apertados se isso as mantiver a 1:1?
 
Última edição:
Estou a tentar atingir os 3.6

1ª tentativa

- pus o CPUv a 1.5 e a NB a 1.35 - iniciou o windows bem, e comecei a correr o intelburntest, só que a temperatura começou a subir... e quando chegou aos 72º (na terceira ronda) eu parei.

2ª tentativa

- CPUv a 1.45 e a NB a 1.35 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (1ª ronda)

3a tentativa

- CPUv a 1.4625 e a NB a 1.41 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (2ª ronda)

4a tentativa

- CPUv a 1.4625 e a NB a 1.45 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (5ª ronda)

acho que devo ter de aumentar a voltagem da NB e das outras que ainda estão em auto tipo o PPL, mas não sei quais serão as voltagens aconselhadas.... alguem me ajuda..
 
o meu dissipador é o noctua NH-C12P.

aqui vai de novo mas com os valores do cpuz também

1ª tentativa

- pus o CPUv a 1.5 (CPUZ- 1.472/1.450) e a NB a 1.35 - iniciou o windows bem, e comecei a correr o intelburntest, só que a temperatura começou a subir... e quando chegou aos 72º (na terceira ronda) eu parei.

2ª tentativa

- CPUv a 1.45 (CPUZ- esqueci-me de apontar) e a NB a 1.35 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (1ª ronda)

3a tentativa

- CPUv a 1.4625 (CPUZ- 1.440/1.408) e a NB a 1.41 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (2ª ronda)

4a tentativa

- CPUv a 1.4625 (CPUZ- 1.440/1.408) e a NB a 1.45 - iniciou o windows mas fez reeboot no intelburntest (5ª ronda)
 
entretanto decidi tentar os 3.5

consegui com facilidade, os valores que estou a usar são:

BUS speed - 389
Bios cpuV - 1.4500
CPUZ cpuV - 1.424/1.392
NBv - 1.45
PPL - 1.7

As memorias estão a 779mhz - 5 5 5 15 com 2.0v

esta foi a minha primeira tentativa e passou 30 IBT.

Como tenho visto que estas mems aguentam mais tentei com elas a 779 4 4 4 12, e a 934 5 5 5 15
o computador não fez post com nenhuma delas, mesmo com a voltagem a 2.2

O problema será das mems? ou é alguma das outras voltagens que eu tenho que aumentar?

As hipoteses que tenho na bios são:

CPU voltage

CPU pll voltage

FSB termination voltage

Dram voltage

NB voltage

SB voltage

Clock overcharging voltage
 
Última edição pelo moderador:
Como tenho visto que estas mems aguentam mais tentei com elas a 779 4 4 4 12, e a 934 5 5 5 15
o computador não fez post com nenhuma delas, mesmo com a voltagem a 2.2

O problema será das mems? ou é alguma das outras voltagens que eu tenho que aumentar?

Talvez o NB Voltage, talvez.

As hipoteses que tenho na bios são:

CPU voltage ~1.5V (depende muito do CPU, difícil dizer)

CPU pll voltage 1.50V deve ser suficiente

FSB termination voltage 1.2/1.3V

Dram voltage 1.9V?

NB voltage 1.4/1.55V, 1.4V deve servir para até 450MHz de FSB

SB voltage não sei

Clock overcharging voltage na minha P5K nunca notei nenhuma influência deste valor no OC, por isso 0.80V que é a opção a seguir ao mínimo

.
 
Back
Topo