1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OC a Q6600 (Warning, noob inside)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por GlassPrisioner, 27 de Novembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 897)

  1. GlassPrisioner

    GlassPrisioner Power Member

    Boa gente, tenho o sistema que podem ver aí ao lado, e tenho um vizinho meu que me lixa a cabeça por o meu quad estar a 2.4Ghz. Se ele entendesse alguma coisa de OC, eu até nem me importava muito que ele falasse e ajudava-me na tarefa, mas ele só lê que estes Quads podem ser fácilmente levados a 3.0Ghz, mas não sabe fazer OC. Ora, eu também não, portanto torna-se díficil.

    Estive a ler aqui os tópicos para principiantes e tenho uma ideia de tudo o que roda o OC, mas quando é para meter as mãos ao trabalho... 'tá de noite. Não vi nenhum tópico que mostrasse qual o 1º passo a dar quando se quer fazer OC ao Q6600, mas vou ser sincero e dizer que não procurei muito, mas há uns dias o meu vizinho mostrou-me este post num forum estrangeiro:

    A minha pergunta é, devo começar mesmo por aqui? O texto dá-me a idéia básica do que é para fazer, e se eu tentar, nem que seja para pôr o CPU só a 2.6Ghz, já fico a saber fazer, pelo menos.

    Não quero também tentar mais por agora porque o cooler que tenho é o de stock, não quero estar a puxar temperaturas, e a caixa que tenho é esta. Estou a pensar em comprar um cooler se realmente me saísse bem com isto, mas de momento não páro em casa, e não dá nem para experimentar fazer o OC, mas isto anda-me a ocupar as ideias e quero desde já arrumar o assunto.

    Sei que deve haver muito boa gente já farta de perguntas destas, mas enfim, tentem aguentar com mais um. :-D

    Obrigado desde já por qualquer opinião dada.
     
  2. infected_

    infected_ Power Member

    Safas-te a ingles? Lê este guia... a mim até me ajudou...
     
  3. GlassPrisioner

    GlassPrisioner Power Member

    Não tenho problemas com inglês. Obrigado desde já pelo link, para a semana quando estiver em casa já leio/experimento. Começaste por aí? Já vi que fizeste um bom OC ao processador.

    Mais uma vez, obrigado. :)
     
  4. freezeer

    freezeer Power Member

    ola pelo que parece es meu vizinho... tens um bom sistema para fazer oc...bem se ja leste alguma coisa entao ja tens o principio e a noçao de como fazer oc.. agora so tens de meter maos á obra nao tens de ter medo... começas por subir o fsb mas para isso tens de meter as opçoes da bios em manual...

    AI OVERCLOCK TUNER <MANUAL> isto para poderes começar a fazer oc..


    CPU RATIO SETTING < 9 >

    PCIE FREQUENCY <100>

    FSB FREQUENCY <300> (9X300=2700MHZ)


    metes assim e experimentas... nao ha nada como experimentar...


    qualquer coisa manda pm..

    bons oc´s
     
    Última edição: 28 de Novembro de 2008
  5. Ralf23

    Ralf23 Power Member

    Viva.
    Em vez de abrir um novo tópico com a mesma questão, aproveito este para também pedir ajuda visto o sistema ser semelhante (CPU+board).

    Recentemente ao ler um post de outro user, em que ele perguntava se valia a pena trocar um Q6600 por um E8400, por causa dos jogos, alguém respondeu que se ele fizesse OC ao Q6600 não era preciso trocar.

    Ora eu também andava com esta dúvida.
    Logo quando montei a máquina, não era minha intenção fazer OC, mas depois de ler esta resposta decidi tentar o OC ao meu Q6600.
    Li também que a minha board e processador até são propícios a essas aventuras, e que se aguentavam bem até aos 3GHz.

    Assim, tendo em atenção ao "My System", o que é que eu precisaria fazer para overclockar o meu CPU, não querendo esticar demais (acho que me ficava pelos 3GHz para ter estabilidade)?

    Já fiz o update à minha BIOS (v1501). O CPU tem o cooler de origem. As memórias como são a 1000MHz, e a BIOS não tem suporte para essa velocidade, e, a conselho de outro user aqui do fórum, fiz um OC para 1066MHz, mexendo só na DRAM Frequency (fiz bem?).

    Agora no que toca ao CPU, (já lá vai o tempo em que tinha só de mexer nos "switch's" do FSB da board para overclockar o meu Celeron 900MHz, :-D), ainda não me aventurei.

    A informação é muita, está dispersa e carregada de termos técnicos que desconheço (ex: Vcore, etc) e os sistemas raramente (ou mesmo nunca) são iguais de exemplo para exemplo, o que dificulta a adaptação ao nosso (isto para quem nunca fez nada deste tipo).

    Gostaria então que alguém familiarizado nestas andanças me pudesse dar uma ajuda, indicando também se devo comprar outro tipo de cooler para o CPU ou algum outro material.
    Tenho uma caixa Thermaltake esta, que comprei a um amigo meu há uns anos, mas que ma vendeu sem fans. O monitor que possuo é um Samsung 226BW.

    Ou então, será que para jogar os titulos mais recentes fluentemente, me basta trocar a gráfica para por exemplo uma 4870, e deixar o CPU descansado?
     
  6. tuniq

    tuniq What is folding?

    Depende de quando queres melhorar o desempenho do CPU... Como já disseste, fizeste OC às mem's só pela frequência. Se o sistema está estável assim, deixa-o estar... Normalmente, acompanhada pelo aumento da frequencia, vem um aumento da voltagem das mem's ...

    O vCore não é mais do que a voltagem do CPU ou seja, aumentas a frequencia deste e à medida que vais aumentando, ele vai "querendo" mais energia ou seja, tens de aumentar o vCore...

    Começa por definir os defaults na BIOS, passar tudo a manual, depois vais aumentado a frequência do CPU por exemplo:

    CPU RATIO SETTING < 9 >
    FSB FREQUENCY <300> (9X300=2700MHZ)

    Ao mesmo tempo, metes as mem's com o tal OC, aumentas as voltagens se necessário (as minhas mem's da OCZ não perdem a garantia até aos 2.35v, no teu caso, terás de ver isso na embalagem/site)

    E também defines,
    PCIE FREQUENCY <101>

    Agora não te esqueças de ir correndo testes de stress ao sisteama .. Para isso usa Prime95, IntelBurnTest e o RealTemp para monitorizares as temps .... (Nota: No real temp tens de ir às definições e pôr o TjMx a 100ºC)
    Se as temps forem muito altas com 2700MHz p.e., pensaria seriamente em comprar um cooler e comprar umas fans (já que dizes que nao tem nenhuma.)

    Espero ter ajudado... Qualquer coisa, posta !

    Cumps,
    tuniq
     
    Última edição: 29 de Novembro de 2008
  7. Ralf23

    Ralf23 Power Member

    Fixe. Assim que tiver disponibilidade vou experimentar e depois posto o resultado (espero que não frite nada).
    E o CPU aguenta-se com o cooler de origem?
    As memórias aumentei a freq. mas não mexi na voltagem, ficaram os 2.1 como de origem. Até agora está estável.
    Quantoa a esses testes de stress, depois onde é que vejo as temperaturas? Tenho de ter algum tipo de display ligado à board?
    Esses testes dizem-me se o sistema está estável?
     
  8. freezeer

    freezeer Power Member

    sim ate aos 3 ghz aguenta-se bem com o cooler de origem.. vai subindo o fsb.. podes meter logo 300 de fsb e testas com o prime 95 ou com o orthos e claro tb tens de ver as temps com o real temp ou msm com o coretemp e postas aqui os resultados e o pessoal mediante isso ajuda-te...o oc tem varias variantes como por exemplo podes subir o fsb e teres de descer as memorias ou ate mesmo mexer nas voltagens.. sempre na tentativa erro..
     
  9. Ralf23

    Ralf23 Power Member

    Ok.
    1ª Tentativa:

    CPU RATIO = 9
    FSB = 300
    PCIE = 101

    Resultado: O cooler do CPU disparou (acho que era o do CPU e não da gráfica), o computador não iniciou e desligou.
    Reiniciei a máquina e carregou os valores por default (menos os da memória).
     
  10. OnTheNet

    OnTheNet Mestre BOINC

    procura na bios na parte das fans/temps e escolhe nas ventoinhas o silent mode.

    se o cpu nao iniciou é falta de voltagem em algum sitio, diria no cpu.

    tens as voltagens em auto ou manual ?

    coloca aqui uma screenshot do coretemp para ver o vid do teu cpu, que é o q determina se necessita de mais ou menos voltagem.
     

Partilhar esta Página